Clarice

Clarice Nádia Battella Gotlib

Resenhas - Clarice uma vida que se conta

Biblioteca Álvaro Guerra 21/09/2022

Neste livro de Nádia Battella Gotlib, temos considerações críticas sobre a obra literária de Clarisse Lispector, bem como dados biográficos da autora, trazendo relações com suas raízes na formação da personalidade literária de Clarisse.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788531411649

Line 09/08/2022

Surpresas em palavras
Peguei o livro na biblioteca da escola, não esperava que fosse tão bom. Uma autora magnífica e misteriosa, mas cheia de históriam. Dou minha palavra que esse livro é um dos mais empolgantes que já li, a história dessa mulher é incrível

João Comparetti 30/05/2021

Clarice, além das citações
Eu me lembro que quando vi este livro na biblioteca da minha escola (na época eu estava no 1º colegial) ele imediatamente chamou muito a minha atenção e eu tive que pega-lo para ler.
Me lembro também que íamos à biblioteca uma vez por semana para fazermos as trocas dos livros e então eu tinha uma semana para lê-lo, mesmo os meus colegas tendo ficados impressionados com o tamanho do livro e duvidando muito que eu iria ler, de fato o li em até menos de uma semana (creio que li em 5 dias se me lembro bem), pois a leitura é tão envolvente que você fica imerso e simplesmente não consegue mais largar o livro, além de ser também um trabalho gráfico impecável, cheio de fotos lindas e importantíssimas da vida da Clarice.
Bom, o meu interesse por esta biografia da autora partiu diretamente por citações (quotes) de frases da mesma, extraídos de seus livros (as vezes inventadas por alguém na internet e simplesmente colocando o nome dela), por conta de eu achar sempre essas citações muito geniais, me ver muito nelas e por elas tocarem em mim num lugar muito especial.
Comecei a ler então esta biografia também como forma de introdução para as obras da autora, pois eu gostaria muito de no caso de Clarice, saber detalhes da vida desta renomada autora para depois dar início às suas obras, como modo de entender melhor e também me sentir mais próximo de todo aquele contexto. Eu amei muito esta biografia (a primeira e única que li na minha vida até o momento) mas infelizmente ainda não dei início em nenhuma obra da Clarice até em então (e olha que eu li esta biografia em 2014), porém já sinto mais confiante para ingressar na leitura das obras da autora e minha admiração por ela só aumentou!
Livro recomendadíssimo para quem gosta de Clarice, ou gostaria muito de conhecê-la melhor.
Deixo aqui os meus parabéns e Nádia por este trabalho lindo, riquíssimo e muito importante!
Poderia facilmente ser considerada uma leitura obrigatória para quem quiser conhecer um pouco mais da literatura brasileira!

Daya 28/08/2016

É encantador a forma como esse livro nos leva para o mundo de Clarice, um mundo diferente daquele que talvez imaginavamos que seria. Tem os altos e baixos, os problemas, mas a beleza interior de Clarice transborda em cada página.

Fernando Nery 13/06/2015

Clarice: uma vida que se conta
"Escrever é tantas vezes lembrar-se do que nunca existiu. Como conseguirei saber do que nem mesmo sei? assim: como se lembrasse. Com um esforço de "memória", como se eu nunca tivesse nascido. Nunca nasci, nunca vivi: mas eu me lembro e a lembrança é em carne viva."
Clarice Lispector

O que dizer primeiro do fascinante livro “Clarice: uma vida que se conta” escrito por Nádia Battela Gotlib e publicado pela Edusp?
Através desse livro, conheci o universo da grande escritora Clarice Lispector. A autora Nádia soube criar uma atmosfera envolvente e ao mesmo tempo confusa sobre Clarice Lispector. Narrativas bibliográficas se cruzam com as considerações críticas sobre a obra de Clarice. Temos em mãos um livro onde se encontra um profundo diálogo entre história e ficção.
Nádia soube nos mostrar que Clarice é muito confusa em algumas obras. Porém, esse aspecto confuso não é um defeito. Existem muitos escritores que geram confusão pelo fato de não estarem amadurecidos na escrita. Tais escritores tentam explicar e não conseguem. A confusão dentro da obra desses escritores é sinal de falta de habilidade. Em Clarice, notamos que a confusão é um dom natural. Ela gera confusão de maneira proposital. A autora não se preocupa com o entendimento do fato. O seu objetivo é descrever sensações.
Ao ler esse livro e ter contato com fragmentos da obra de Clarice, fui dominado por um turbilhão de emoções. Percebi que Clarice nem sempre é para entender, mas para sentir. Clarice provoca o prazer de ler. Quem deseja conhecer Clarice Lispector, deve deixar certos preconceitos de lado para poder mergulhar em seu universo. Deve eliminar aquela história de que livro bom deixa tudo claro e bem amarrado. Bons livros podem gerar confusão, desde que essa seja a proposta real do autor. Nada mais triste do que um autor que tenta explicar algo e não consegue. Confusão nesse caso é algo negativo. Porém, já vimos que Clarice parece gostar de ser um tanto hermética e obscura.
Não pensem que o livro é somente confusão. É claro que ele é permeado de alguns fatos claros. Gostei de saber que Clarice começou a escrever em sua infância e foi rejeitada. Pobre de quem rejeitou a autora!
Amei saber que Clarice era pobre e não tinha condições de comprar livros e por isso tinha que pedir emprestado. Algumas pessoas não gostavam de lhe emprestar livros e colocavam obstáculos. Fico imaginando a cara de quem negou um livro para Clarice ou pôs obstáculos em sua leitura.
Fiquei super feliz, quando descobri que ela tinha um desejo enorme de ler “Reinações de Narizinho”, mas esse foi o livro negado. No entanto, ela lutou para conseguir ler a obra que era fruto de seu desejo.
Enfim, descobri uma Clarice profundamente humana e misterioso. O livro de Nádia Battela Gotlib me fez desejar conhecer mais a obra literária de Clarice Lispector para sentir todas as confusões de sentimento em minha alma.
Vislei Gonçalves 25/03/2018minha estante
Amei ler sua resenha. Com o livro aqui debaixo do meu braço, pronto para ser lido.
Cara, devo dizer que tinha certeza enquanto lia que esse texto era de uma mulher, isso é um elogio, acho, sendo que minha intuição foi pela delicadeza/sensibilidade de suas palavras; Louco para ler aqui.