O Nascimento da Tragédia

O Nascimento da Tragédia Friedrich Nietzsche

Resenhas - O Nascimento da Tragédia

Gabriel.Luck 01/12/2023

Outro Nietzsche
Esse é bem mais dificil eu acho do que as outras obras, principalmente por que ele analisa como se o teatro fosse uma representação de deuses antigos e acaba por também analisar outras coisas como os gregos e os antigos pensadores.
Deve ser o que mais está escrito de forma pouco compreensível. Mas se vc entende de teatro e cultura antiga acaba sendo uma boa leitura.

Indra 11/11/2023

Livro principal (e o primeiro que escrevera) que ele explica o conceito do espírito Dionisíaco e Apolíneo.

Marcos606 07/09/2023

Uma obra mais especulativa do que exegética, O Nascimento da Tragédia examina as origens e o desenvolvimento da poesia, especificamente da tragédia grega. Nietzsche argumenta que a tragédia grega surgiu da fusão do que ele chamou de elementos apolíneos e dionisíacos - o primeiro representando medida, restrição e harmonia e o último paixão desenfreada - e que o racionalismo e o otimismo socráticos significaram a morte da tragédia grega. A parte final do livro é uma rapsódia sobre o renascimento da tragédia a partir do espírito da música de Richard Wagner.

nenos 25/06/2023

“Para tudo o que é físico no mundo, o metafísico, e para todo o fenômeno, a coisa em si”.
A vitória sobre o otimismo oculto na essência da lógica, expostas por Kant e Schopenhauer, são, nas palavras de Nietzsche, o substrato de nossa cultura. Esse substrato reflete uma realidade sancionada pelo mito e o culto, um enredo de ilusões para modificar a eterna essência das coisas que compõem o consolo metafísico sob um turbilhão de fenômenos.
A pertinência da vivacidade, a própria força afirmativa-criativa de Sócrates conduzida de maneira crítica e dissuasora, foi seduzida pela busca da verdade do que a verdade em si. O conhecimento, segundo Hamlet, é o motivo que sobrepesa a atuação. Essa falta de equilíbrio entre reflexão e ação, o conhecimento de que a vida não pode proporcionar a verdadeira satisfação, segundo Schopenhauer, conduz à resignação.
A tragicidade, portanto, é a insolvência diante a preciosa sanidade cadavérica que passa bramando nos entusiastas. Se, a carência de razão constante e inevitável diz respeito sobre algo essencialmente amoral, a fugaz sensação da aparência através da justiça poética constituída há tempos pelo mundo olímpico, foi então responsável por banhar a vida em glória e transformar os impulsos em arte e prodígios.
Em suma, toda a “divina comédia” da vida, os montantes prometeicos e dionisíacos, carregam um afã para com a expressão do mundo. Exteriorizações da vontade expressos através de um número infinito de melodias dentro da psique indestrutível e perene, gera preponderância que atribui autenticidade. Autenticidade, nas palavras de Nietzsche, é a música. E o drama é somente um reflexo, uma silhueta isolada da ideia.

Link dos meus highlights: https://drive.google.com/file/d/1wsIfMBEKLtKBq_9ZBGdJ8LHwKRwwKy3Q/view?usp=sharing
caio.lobo. 09/07/2023minha estante
E o que achou das falas sobre Wagner?

Laila.Muniz 03/06/2023

"Apolo não podia viver sem Dionísio!"
Li PDF. | "Ele é salvo pela arte, e através da arte salva-se nele ? a vida."

Sim, Nietzsche foi um filósofo, todavia, ao longo dessa obra, ele não nos deixa esquecer que ele foi poeta e compositor também. A sua sensibilidade para a arte e a cultura é imensurável.

Em "O Nascimento da Tragédia no Espírito da Música", ele vai deixar registrado o seu pensamento de maneira "apolínea" e minuciosamente descrito. E é por isso que esse é o melhor livro para começar a estudar a filosofia nietzschiana.

Friederich se pergunta, em seu primeiro livro, "Há um pessimismo da fortitude?". Ele divide e reúne a arte, monta e desmonta quebra-cabeças, acusa e discorda e parabeniza e concorda com diversos pensadores.

Com este livro, fortalece pensamentos que sempre ressurgirão em suas obras e torna-se inesquecível.

medderao 11/10/2022

Os melhores pensadores são os mais incompreendidos
Aqui temos um Nietzsche poeta, artista e crítico cru. Não é sua obra mais ácida ou humorada e é sua empreitada mais séria, seu empreendimento mais apolíneo. O que muda bastante nas obras derradeiras do autor alemão.

Aqui tá justificado, não sem muitas mistificações e manipulações, vermos Nietzsche como o pai da suspeita relativista. Nietzsche escreve como um sofista e brinca com as categorias binárias do homem teórico.

Essa é a obra mais inspiradora do médico da cultura e sua cirurgia mais complexa. É também o terreno mais fértil de sua extensa obra e enseja os conceitos mais conhecidos como a vontade de poder que é trabalhada somente uma década depois do lançamento dessa obra.

Leitura obrigatória.
caio.lobo. 09/07/2023minha estante
Livro pra se ler ouvindo Wagner

romulorocha 01/05/2022

O nascimento da tragédia, de Friedrich Nietzsche - 9,5/10
Este foi o primeiro livro publicado pelo autor, e neste volume Nietzsche já aborda algumas de suas críticas sobre a cultura, sofrimento e religiosidade, as quais irá fundamentar e discutir por muitos anos de sua vida.

Em O nascimento da tragédia, Nietzsche apresenta de forma instigante como a cultura e filosofia gregas contribuíram tanto para o desenvolvimento do conceito de tragédia, quanto para a sua ?destruição?. Desta forma, para o autor, boa parte da forma como o sofrimento é encarado em sua época tem influência dos pensamentos filosóficos gregos, os quais renegam o sofrimento ao campo transcendente.

Ótima oportunidade para compreender melhor as ideias e pensamentos defendidos pelo autor.

#resenhasdoromulo #literaturaalema #friedrichnietzsche #onascimentodatragedia

Paulo 02/11/2021

Um elogio às estética
A influência e a genialidade de Nietzsche é algo que dispensa comentários, e essa obra ? situada tão cedo no seu pensamento ? torna-se interessante só para ver onde esses traços começaram. Porém é evidente, se alguém já conhece outras obras do autor, que nem tudo aqui será levado adiante, particularmente a admiração por Wagner e o povo alemão, e a recorrência do pensamento schopenhauriano. Mas a tese continua relevante, um apelo à importância da arte na vida, e sobre como ela age como bálsamo para a existência. É claro que no final resta a reflexão do que Nietzsche acharia das novas expressões artísticas que surgiram, pois algo como a interatividade dos jogos eletrônicos era inimaginável naquela época e, pessoalmente, o que ele acharia de algo como Sweeney Todd, tão bem trabalhado em suas ideias musicais e em sua maneira de trazer o público para o palco.

Will 07/06/2021

Desculpe-me pela heresia, sr. Nietzsche
Sinto-me até um herege em criticar uma obra de Nietzsche, mas esse livro não me cativou tanto como os outros que já li dele. E certamente foi porque não entendi o mesmo em sua total essência. Vejam bem, não estou querendo soar pretensioso em dizer que entendi plenamente os outros que já li (a saber: '...Zaratustra', 'A Gaia Ciência' e 'Além do Bem e do Mal'), mas senti um transcendentalismo ao lê-los. Em 'O Nascimento da Tragédia', confesso que me cansei em várias oportunidades, demorando um tempo considerável para terminá-lo.

Renatinha 07/04/2021

Apolo x Dionísio
Em sua primeira obra publicada, Nietzsche vai, basicamente, falar que a tragédia pode ser uma ocasião para mostrar a humanidade.
O sonho Apolíneo simboliza o mundo da beleza harmoniosa, organizada, e o sonho Dionísiaco significa o mundo do caos, da falta desmedida.
Para Nietzsche a oposição entre Apolo e Dionísio também explica a existência humana, onde o ponto de equilíbrio é a arte.

Renan 01/03/2021

A primeira vez que quis ler esse livro foi quando eu estava mo segundo ano do Ensino Médio (séculos atrás), e a professora de Literatura comentou que Nietzsche (ainda bem que uso o corretor ortográfico, se não eu nunca ia acertar como se escreve Nietzsche) disse que toda a expressão artística pende, um momento para uma arte mais apolínea, e outro momento para uma mais dionisíaca. E naquele momento, algo me impactou nas suas palavras.
O que é uma arte apolínea? O que é uma arte dionisíaca? Naquele dia, a professora (Fátima Amaral, nunca se esquece o nome dos melhores professores) explicou que mesmo com a alternância de movimentos literários da modernidade (de Petrarca pra cá) sempre há arte apolínea e dionisíaca: primeiro o Humanismo, depois o Barroco, então o Arcadismo, depois o Romantismo, seguido por Realismo/Naturalismo, depois Parnasianismo/Simbolismo, e o Modernismo, do qual ainda não conseguimos nos livrar.
Cada movimento desses tem elementos apolíneos (a certeza, a grandeza, a sobriedade, a razão, o individual) e dionisíacos (a emoção, o povão, a embriaguez, o coletivo), mesmo havendo preponderância de um ou outro elemento.
O apolíneo e o dionisíaco não são opostos, rivais. Na verdade, se alimentam um do outro, se revezam, e seu revezamento é o que faz a história da arte acontecer e existir.
Infelizmente, tudo isso parece ter acabado, como Nietzsche temia e como ele alertou.

Léo 15/04/2020

Obra inaugural do pensamento nietzscheano, no qual o filósofo vai apresentar a uma visão dos gregos um pouco insólita.
Nietzsche, totalmente influenciado por Schopenhauer, tem como base do pensamento artístico dois impulsos, o apolíneo e o dionisíaco, os quais estariam em constante conflito, mas que, em um dado momento, fariam um "tratado de paz", o que fez nascer a tragédia ática.
Vale a ressalva da figura de Richard Wagner nesta obra de Nietzsche, tendo em vista que Wagner, por vezes, é visto como um expoente da música alemã.

Obra muito importante para o entendimento daquele que será futuramente chamado de "o filósofo do martelo".

Jose.Carlos 06/04/2019

Breve relato.
Arte para Nietzche
O NASCIMENTO DA TRAGÉDIA 1872

"A arte é estimulante da vontade de poder" "
"A arte deve antes de tudo e em primeiro lugar embelezar a vida, portanto fazer com que nós próprios nos tornemos suportáveis e, se possível, agradáveis uns aos outros."

Arte Filosofia (Estética) A dualidade de Dioniso e Apolo a Música Vontade de poder, Liberdade do Corpo, Embriaguez Modernidade, Ritmo, Gosto e Estilo.

Prefacio: Contexto historico
A Guerra Franco-Prussiana ou Guerra Franco-Germânica (19 de julho de 1870 - 10 de maio de 1871) foi um conflito ocorrido entre Império Francês e o Reino da Prússia no final do século XIX. Durante o conflito, a Prússia recebeu apoio da Confederação da Alemanha do Norte, da qual fazia parte, e do Grão-Ducado de Baden, do Reino de Württemberg e do Reino da Baviera. A vitória incontestável dos alemães marcou o último capítulo da unificação alemã sob o comando de Alemanha.[1]

Também marcou a queda de Napoleão III e do sistema monárquico na França, com o fim do Segundo Império e sua substituição pela Terceira República Francesa. Também como resultado da guerra, ocorreu a anexação da maior parte do território da Alsácia-Lorena pela Prússia, território que ficou em união com o Império Alemão até o fim da Primeira Guerra Mundial.

Pista do livro: “Considera a ciência sobre a ótica do artista, e a arte sobre o olhar da vida”.

Perguntas: O que significa Dionisiaco? O que é a tragédia? O que é a mora?

Inicio do livro

A arte que conhecemos hoje (1872) vem da dualidade e antítese entre Apolo e Dionísio. Nietzsche tenta resgatar o equilíbrio dessa dualidade perdida ou deturpada pelo cristianismo.

Primeira dualidade imposta por ele o Sonho e a embriaguez.

Sonho

Primeira manifestação dos deuses na alma do homem, do artista com a sua arte. É no sonho que o artista invoca a sua criação e traz ao mundo dando sentido ou razão a sua noção de belo. Ex-: O poeta, que para ele toda a poesia é interpretação verdadeira dos sonhos.

Ai ele vai, alem e diz "Pos bem, o homem dotado de uma sensibilidade artística se comparta com relação à realidade do sonho da mesma maneira que o filosofo diante da realidade da existencial”.
Assimilando com lucidez as coisas agradáveis e negativas.
Apolo é essa experiencia com o sonho, como deus criador dotado de formas belas, condutor da luz, que reina sobre as coisas belas. Através dessa visão a arte torna a vida mais digna de ser vivida. Isso é um princípio individual que Apolo nos permiti deslumbrar por meio da nossa sabedoria, beleza e aparência.
Embriaguez

O homem quando toma noção do caos que é viver e que a razão não compreende tudo se ver horrorizado, mas o princípio da individualidade do homem se sobre sai e no seu íntimo faz brotar o ser dionisíaco.

Que seja pela bebidas que sempre fez parta da vida do homem ou pela renovação da prima verá que faz o princípio individual se esquecer em si mesmo!
A aliança do homem com homem esta selada.
O escravo esta livre.
O homem canta, dança e festeja como membro de uma comunidade superior de onde brota leite e mel.
Torno-se obra de arte: potencia da estética da natureza.

Parte 2 do livro

A diferença de como compreendemos a arte hoje e como os gregos compreendiam. Hoje a arte esta fora, longe e enquadrada, para os gregos tudo é era arte.

O equilíbrio do Dionisíaco e Apolíneo faz nascer a tragédia grega que é a compreensão máxima dessas artes.

Declínio da tragédia é panem é a entrada do pensamento bárbaro na cultura greta.

Realidade dessa decadência se apresenta hoje no Brasil.

A arte apolíneo tanta resistir a esse declino, contudo, a dionisíaca é facilmente confundida com a barbaridade.

Como se dar essa resistência: A essência do sonho é igual à essência da nossa natureza, considerando a nossa realidade de modo empírico. Assim o sonho é a satisfação superior da aparência das aparências. Essa satisfação é a arte que faz o homem escapar da dor desse conhecimento, fazendo suporta a tragédia.
Criando um ser que conhece a si mesmo.

O “bárbaro” o “Titânico” quer acabar com essa consciência, essa consciência se refugia no esquecimento de si na embriaguez.

O começo
Homero e Arquíloco

Homero (em grego: Ὅμηρος, transl. Hómēros) foi um poeta épico da Grécia Antiga, ao qual tradicionalmente se atribui a autoria dos poemas épicos Ilíada e Odisseia.

Os gregos antigos geralmente acreditavam que Homero era um indivíduo histórico, mas os estudiosos modernos são céticos: nenhuma informação biográfica de confiança foi transmitida a partir da antiguidade clássica,[1] e os próprios poemas manifestamente representam o culminar de muitos séculos de história contadas oralmente e um bem desenvolvido sistema já muitas vezes usado de composição poética. De acordo com Martin West, "Homero" não é "o nome de um poeta histórico, mas um nome fictício ou construído".[2] Para o historiador e filósofo Richard Tarnas, Homero - independentemente da polêmica sobre sua existência histórica - foi "uma personificação coletiva de toda a memória grega antiga".[3]

Homero teria nascido em Esmirna, atual Turquia, ou em alguma ilha do mar Egeu e vivido no século 8 a.C. Mas a sua origem é tão controversa que oito cidades disputam a honra de terem sido a terra natal do poeta.[4]

Arquíloco

(gr. Άρχίλοχος) nasceu na ilha de Paros por volta de -650 — a primeira data relativamente precisa da Literatura Grega (Lesky, 1995, p. 136) —. Sabe-se que era filho ilegítimo de um aristocrata, Telesicles, e que teve de abandonar a ilha devido a problemas financeiros. Em Tasos viveu como soldado mercenário e, ao que parece, morreu em combate durante uma disputa com a vizinha ilha de Naxos provavelmente no fim do século -VII.

Arquíloco adaptou a poesia épica a novas formas, mais naturais. Compôs inúmeros iambos satíricos, alguns bastante ferinos, e também canções sensuais. Os versos transbordam espontaneidade, sentimento e uma certa rebeldia em relação aos valores estabelecidos. Mencionou muitos eventos políticos contemporâneos

Seus poemas logo se tornaram muito populares: faziam parte do repertório dos rapsodos e eram cantados frequentemente nos concursos públicos de poesia. Os antigos colocavam-no em pé de igualdade com o próprio Homero (Pl. Ion 531a).

Parte final do livro

Assim surgi os ditirambos dramáticos: trazendo o “eu” do artista épico e plástico.
O épico — O eu dessa arte esta na contemplação da mesma em relação ao mundo abstrato.

O plástico — é subjetivo contempla o que esta criado fora de si, é o desprezo e alegria da realidade tal como ela é.

T.h.e. P.o.s.s.e.s.s.e.d 11/03/2019

De todos, o pior.
Leitura absolutamente maçante. O autor supõe que o nascimento da tragédia é uma junção entre o período apolíneo e dionisíaco. Tenta desvendar a origem e cai em paradoxos. Pessoalmente acredito que Nietzsche (embora muitos contradizem) é um filósofo que "não ensina a pensar" e sim a dar continuidade à um pensamento individual, contradizendo o próprio termo (niilismo) que o autor usa o tempo inteiro. Na minha opinião uma leitura desafiadora para o leitor mais ávido e se curioso em ler algum livro de Nietzsche, este com certeza não deve ser o primeiro, pois na página 40 já estaria fatigado intelectualmente.