Maquiavel / Belfagor, o Arquidiabo / A Mandrágora

Maquiavel / Belfagor, o Arquidiabo / A Mandrágora Niccolò Machiavelli

Resenhas - Maquiavel / Belfagor, o Arquidiabo / A Mandrágora

Brunov 13/03/2017

Um tanto machista e superficial
Belfegor tem uma ótima premissa, porém o conto é muito curto e não desenvolve bem. Por si só mereceria uma ou duas estrelas.

Por sua vez, Mandrágora, como na introdução adverte, é um tanto machista e, ao contrário da intenção do autor, não achei particularmente engraçado, apesar da malandragem generalizada, até do inocente, de dois momentos de surpresa; Nem a dimensão psicológica, nem os ambientes são bem tratados. Por si só mereceria 3 estrelas, talvez 4.

Em ambas as histórias fica a sensação de que faltou algo. Que poderiam ser reescritas diversas vezes aperfeiçoando-as como era comum na época inclusive nas obras de Shakespeare, quando estas não eram remakes de contos mais antigos.

Aqui vou abrir uma exceção e deixar uma queixa: não costumo ser exigente quanto ao material físico, entretanto a capa dessa edição tinha algo esquisito em seu corte e me incomodava a mão chegando a dar coceira. Já peguei outros volumes dessa coleção e a Editora Escala parece não ter nenhum capricho na produção deles, apesar do conteúdo ser de qualidade.