Voando pela noite

Voando pela noite André Giusti
André Giusti

Resenhas - Voando pela noite

Universo dos Le 18/10/2013

Voando pela noite é um livro de contos. Os contos, apesar de independentes e diferentes, apresentam pontos em comum: abordam a juventude das décadas de 80 e 90, falam da descoberta da liberdade, da independência, da sexualidade e dos prazeres da vida. O interessante é que as diversas situações colocadas pelo escritor acontecem em um período em que a internet e as facilidades de comunicação não existiam. Nos contos, as pessoas se comunicavam por telefones fixos, por encontros aleatórios nas ruas e, algumas vezes, por coincidência do destino.

Com situações inusitadas e diálogos bem construídos as histórias criadas por André Giusti nos conduzem a uma realidade diferente da que vivemos hoje, mas ao mesmo tempo comprovam que os jovens serão sempre iguais: repletos de sonhos, de expectativas e de desejos. Independente do tempo, a intenção é vencer barreiras, conhecer o desconhecido e se relacionar.

Um ponto central abordado nos contos é a questão da sexualidade. O escritor narra muito bem a descoberta do prazer e a visão dos homens sobre o sexo e sobre as mulheres. Algumas cenas possuem descrições bem intensas e diretas, no entanto ele consegue manter a medida e em nenhum momento a narrativa se torna vulgar ou cansativa.

Entre os diversos contos do livro, "Fonedrama" aborda questões peculiares e merece destaque. Nele, o personagem principal recebe uma ligação por engano e esta ligação lhe coloca em uma situação inimaginável. Ele se envolve com a mulher, Vanessa, que era casada. O texto aborda a questão do desejo, da traição, da honra, do psíquico e da moral.

DESTAQUES:

- A narrativa é em terceira pessoa e o narrador nunca apresenta o personagem principal. Todas as referências são por meio do termo "ele". No entanto, os demais personagens são apresentados e individualizados.

- Ao longo de cada conto o escritor faz inúmeras referências a livros e cantores. Posso destacar a menção ao livro A Insustentável Leveza do Ser e ao grande poeta Paulo Leminsky. Também existem referências a Raul Seixas, Roberto Carlos, Erasmo Carlos etc.

OUTROS DETALHES NO BLOG:

site: http://www.universodosleitores.com/2013/10/voando-pela-noite-de-andre-giusti.html