Espelho partido

Espelho partido Mercè Rodoreda

Resenhas - Espelho Partido

Geovana540 02/04/2024

É uma boa escrita e um bom enredo, mas não consegui me conectar com os personagens nem criar muita empatia, o que muitas vezes me desligou da história!

valmir 17/02/2024

Espelhos
" saber a hora certa é o que há de mais importante na vida. Um homem é feito de segundos, de minutos".

Não sei bem porque mas fez-me lembrar da Casa dos Espíritos.
Acompanhamos uma família, durante anos, vários personagens, misterios.
Mas nem tudo parece revelado, acaba as vezes parecendo um mosaico, estilhaços.
Adorei cada segundo e de cada pedacinho de reflexo, de um espelho interessante.

Nubia.Daumas 12/01/2024

Não amei
Apesar de o clima geral do livro me lembrar muito livros q amo, como Cem anos de solidão e A casa dos espíritos, no geral não consegui me identificar com nenhum personagem e isso atrapalha o ritmo da leitura pq, no fundo, não estava interessada no destino de nenhum deles.

lauramathias 29/12/2023

Narrativa arrastada
A história em si é ótima mas a leitura é arrastada e te faz pensar se o livro não poderia ter 150 páginas a menos.

Carla.Cerqueira 03/10/2023

A Vida imita a Arte? Ou a arte imita a Vida?
Utilizo um trecho do epílogo que resume bem o livro: "Espelho Partido é um romance em que todo mundo se apaixona por quem não tem de se apaixonar e quem tem falta de amor procura obtê-lo seja como for: no intervalo de uma hora ou num intervalo de um momento". (p. 301) A vida imita a arte ou a arte imita a vida?

Nathy 10/08/2023

Arrastado demais em algumas partes, corrido demais em outras que poderiam ser melhor aproveitadas. Em geral, minha curiosidade estava sempre aguçada. Alguns lapsos temporais achei mal colocados, deixando em aberto questões que seriam interessantes saber. Corrido demais a passagem dos personagens, não dá pra se conectar com ninguém. O final trás uma pulga pra sua orelha.

Ana 27/07/2023

Não gostei!
Demorei uma eternidade para terminar de ler esse livro, lia, parava, esquecia, lia, parava, esquecia.
Agora, finalmente, posso dizer com propriedade: que livro chato!
Conta a história de várias gerações de uma família, mas não tem absolutamente nada que te prenda a trama.

Daianebcs 18/04/2023

Uma grande novela
Amo como os segredos são guardados e jamais confessados e tirando a parte do fantasma tinha tudo pra ser 5 estrelas. Tbm achei que faltou contar melhor o q aconteceu com Ramon. Mas é um excelente livro.

Cris 15/04/2023

Leria novamente
Trata-se de um livro que atravessa algumas gerações na família Valldaura. Capítulos curtos e um pouco desconexos entre si, mas que no todo cumpre a função de discorrer décadas sob pontos de vista de vários personagens. Eu diria que o ?personagem? que norteia o livro é o palacete da família. Gostei muito desse livro, adorei os personagens, são personagens reais e bem construídos. A escrita também me agradou, embora seja ligeiramente descritiva em excesso.

Lara 25/03/2023

Engraçado como as coisas são... O espelho partido tinha absolutamente tudo para ser um hit por aqui: uma história familiar, passando por três gerações, ambientado em Barcelona, durante a Guerra Civil... Só temas e temáticas que me interessam e cativam. Mas algo não funcionou pra mim. Talvez seja uma coisa de momento, mas a escrita cortada, que chega a ser confusa às vezes, fez com que fosse muito difícil me conectar e até mesmo acompanhar a trama. É muito comum em dramas geracionais que a gente se perca nos personagens (alô Gabo!), mas a questão nesse livro não é uma simples confusão pelo número de personagens ou algo assim, acredito que a escrita seja poética em um nível que não consegui acessar. De capítulo em capítulo a autora me deixou perdida em vários momentos, iniciando uma narrativa sem contexto anterior. Algumas poucas vezes essa estratégia funcionou para mim, me deixando intrigada, esperando a conexão com a história como um todo, mas a repetição desse recurso me cansou e quase sempre não cumpriu o esperado. Entendo que seja apenas uma questão de uso das palavras e artifícios narrativos que não funcionarán para mim, infelizmente. A história em si é muito interessante, em retrospecto, a experiência de leitura que dificultou minha conexão. O fio condutor da história é Teresa, no início uma jovem buscando uma ascenção social, passando por uma gravidez indesejada, amores perdidos, amantes, dois casamentos e muitas perdas familiares. Ao seu redor surge a família que vamos acompanhar, desde sua filha Sophie com um casamento conturbado, até seus netos, perdidos um a um, de um jeito ou de outro. A mansão da família também faz parte dessa história e o ponto alto do livro foi acompanhar a condição do casarão, especialmente ao longo da guerra civil. O fim dado a construção para mim diz muito sobre a trajetória da família, enterrada em nome de aparências. No final é uma história muito boa que, para mim, foi mal contada nesse sentido de que a escrita elaborada e cheia de cortes e conexões atrapalhou a leitura. Mas talvez essa tenha sido a intenção, de refletir, até mesmo na escrita, as complexidades e rupturas dessa família.

Lopscarol 24/12/2022

Ah, Seila
Então, gostei e não gostei, não me prendeu na maior parte do tempo, não entendi a base da história, a escrita e boa mas a história não me prendeu mesmo

Andre.S 13/11/2022

Que livro lindo!! Épico e
Extremamente cativante e bem escrito! Narra varias decadas na vida da família Valldaura, com foco na personagem Teresa. O passar do tempo da-se sem qualquer informação prévia, mas habilmente colocada pela autora naturalmente na narrativa e nas mudanças das personagens!! Maravilhoso!

Rebeca 04/10/2022

acaaaaaaba pelo amor de deus
no começo não entendi e quando chegou no final parecia que tava no começo.

leitura cansativa, pouco objetiva, detalhes demais que torna tudo arrastado.

Caroline Vital 28/08/2022

Muito bom!
Uma mistura de Downtown Abbey com Cem anos de solidão.

A leitura é meio pesada, pela forma de escrita, mas o enredo é envolvente.