Ensinando para transformar vidas Howard Hendricks

Resenhas - Ensinando para transformar vidas

Herivelton.Costa 18/02/2024

Para transformar sua vida
Este é daqueles livros que não possuem muitas páginas, não é um calhamaço, porém o conteúdo em suas páginas simplesmente não tem limites de aplicação.

O Autor Howard Hendricks escreveu nas poucas páginas deste pequeno livro, um mundo de preciosidades sobre a tarefa do ensino, que são frutos dos longos anos de experiência na função.
O conteúdo é bem condensado, direto e sem rodeios, são dicas excelentes para toda pessoa que de alguma maneira está lidando com a tarefa de ensinar, não importando o tipo de classe ou assunto que está ensinando, pois as dicas deste livro são de aplicação universal.

É uma excelente fonte de conhecimento para qualquer pessoa que lida com ensino.

Chrys 11/02/2024

Muito prático
O livro é baseado nas sete leis de Ensino de John Milton Gregory.
A aborgadem é prática, com muitos exemplos, é uma boa ferramenta para auxliar professores.

Joemy 10/02/2024

Este livro transformou minha forma de ensinar
"A questão, embora incômoda, é: estamos dispostos a pagar o preço do crescimento espiritual? Pois a verdade é que existe um preço a ser pago. O ensino eficiente não se acha à venda por aí, a preço de liquidação, não." (p. 142)

Como professor de jovens na escola bíblica da minha igreja, tenho buscado melhorar na forma como ensino meus alunos. Este livro veio ao encontro dessa minha busca e me entregou muito mais do que eu esperava.
Pude compreender, em suma, que o ensino não é só uma questão de forma e de conteúdo, mas também de transmissão da vida espiritual de coração para coração. Já estou colocando em prática vários dos ensinamentos do livro, e tenho visto o resultado disso no envolvimento e interesse dos alunos nas minhas aulas.
O autor estrutura o livro em torno das "sete leis do ensino", que são explicadas e exemplificadas, uma em cada capítulo, sendo resumidas assim pelo próprio autor:
"(...) sete princípios didáticos, com o objetivo de estimular a mente e o sentimento do professor, levando-o à ação.
Lei do Professor. Quem para de 'crescer' hoje, pára de ensinar amanhã.
Lei do Ensino. A maneira como os alunos aprendem deve determinar a maneira como ensinamos.
Lei da Atividade. Quanto maior o nível de envolvimento no processo de aprendizagem, maior o volume de conteúdo apreendido.
Lei da Comunicação. Para que haja comunicação é necessário que se estabeleçam pontes de ligação entre o comunicador e o receptor.
Lei do Coração. O ensino que realmente causa impacto não é o que passa de uma mente para outra, mas de um coração para outro.
Lei da Motivação. O ensino será mais eficiente se o aluno se encontrar adequadamente motivado.
Lei da Preparação. O processo ensino-aprendizagem é mais eficiente se tanto aluno como professor estão previamente bem preparados." (p. 141).

Julia4744 03/11/2023

Incrível como um simples livro com menos de 150 páginas pode nos ensinar tantas coisas.

Acreidto que em algum momento da vida, acabamos por esquecer que alunos são, antes de mais nada, pessoas. Não importam se crentes ou não, mas são pessoas e cada um tem um ritmo diferente, uma forma de aprender diferente... E, por mais óbvio que seja, simplesmente some da nossa cabeça e desistimos de um aluno que não aprende da forma certa, sem sequer considerar que o problema talvez seja a forma de ensinar. Nós somos os professores e devemos nos adaptar aos alunos, e não o contrário.

Mariana.Berbet 18/10/2023

Essencial para o ensino
Seja você professor ou pai/mãe, esse livro deve ser um dos de leitura obrigatória.
Linguagen simples e didático, mesmo escrito há alguns anos sua linguagem se mantém atual. Você vai se empolgar com as ferramentas que o utor fornece que vão tornar seu ensino mais consciente e eficiente.
Vale a leitura muitas vezes!!!

Rafael1548 02/09/2023

Leia-o
Oseias afirma que o povo do Senhor foi destruído porque lhe faltou conhecimento. Efésios afirma que um dos ministérios é o de mestre.

Há pessoas levantadas por DEUS para o ensino e esse livro como motivo de existir incentivar e moldar o erudito cristão a como deve ser feita a transmissão do ensino.

Num período de decadência moral e didática dentro do seio evangélico, que o SENHOR desperte Seu eruditos e inflame-os com o fogo do SANTO ESPÍRITO.

Lívia GM 08/08/2023

Ensino com propósito
Esta é uma obra que traz excelentes reflexões a respeito da prática docente, atrelando os conteúdos teóricos e teológicos aos aspectos práticos, isso de forma didática e em uma linguagem acessível. É um livro que, sem dúvidas, reúne importantes pressupostos para aqueles que estão dentro de sala de aula e nos mostra que ensinar é uma tarefa que vai além da transmissão de conteúdos, não se reduzindo também ao mero desenvolvimento intelectual, quem ensina, deve fazê-lo para alcançar corações, visando a transformação de vidas por meio do ensino da verdade das escrituras, do evangelho.

Isabella 30/01/2023

27/01/23 - 30/01/23
Senti como se estivesse em uma aula - comentários, exemplos, testemunhos, bem estilo típico de professores mais experientes. Senti que algumas coisas são idealizadas, e que nem sempre serão passíveis de aplicar, mas a maioria dos princípios trazidos pelo autor são de grande valia. Espero conseguir colocar em prática os ensinamentos deste pequeno grande livro!

Monique Baliza 28/11/2022

Esse é um livraço!

São sete princípios didáticos, com o objetivo de estimular a mente e o sentimento do professor, levando-o a ação.

Vou ler mais vezes!

Lau_bia 20/07/2022

Um livro simples na sua essência mas com verdades confrontantes. Que tipo de professores temos sido? O quanto temos influenciados nossos alunos? Quais as verdades que estamos ensinando? Ele traz 7 leis do ensino-aprendizagem, junto com maneiras e exemplos práticos de serem aplicados. Todo professor (principalmente os iniciantes) deveriam ler.

Guilherme.Francisc 05/07/2022

Precioso
Esse é um livrinho precioso. Há princípios que são importantes para todos aqueles que dão aula, seja na igreja ou fora dela. É importante ressaltar que o livro contém "princípios", por isso é válido sempre considerar como aplicá-los hoje e em cada contexto que o professor se encontra. Como o autor mesmo diz, o livro contém princípios, mas Deus não usa princípios e sim pessoas. Por isso, o que mais conta não é ter bons princípios (apenas), mas se dispor a ser usado pelo Senhor.

Não creio que esse seja um livro de leitura única. É daqueles que precisa ser revisitado. Indico bastante!

joaocrz @joaocrz 15/03/2022

Ensinando para transformar vidas
Comprei este exemplar, depois de ouvir uma indicação em um podcast que não me recordo. Depois de alguns anos peguei para ler e percebi o quanto é necessário para todos que se envolvem com a educação, seja ela cristã ou não.

O professor/pastor Hendricks nos trás 7 leis que todo professor deve cumprir, elas são as leis do professor, do ensino, da atividade, da comunicação, do coração, da motivação e da preparação prévia.

Portanto, é um livro que deve ser relido a cada ano ou no máximo a cada dois, para não deixar cair os preceitos no esquecimento, pois Howard traz preciosas lições e experiências vividas ao longo do seu ministério.

Diógenes Gimenes 22/02/2022

Ensinando para transformar vidas
Livro com lições valiosas e experiências riquíssimas. Leitura imprescindível para quem ama a educação e o ensino.

Guilherme Moles 29/01/2022

Meu novo top 1
Livro que realmente mexeu comigo, se você é professor esse livro é uma leitura obrigatória pra ti.

A lei do coração me marcou. Tenho certeza de que se você ler esse livro não se arrependerá.