Bíblia Sagrada

Bíblia Sagrada Max Lucado
Associação Torre de Vigia de Bíblias e Tratados
Frank Charles Thompson




Resenhas - Bíblia Sagrada


540 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Jaciel 14/12/2023

O Melhor Livro que Existe!
Graças a Deus tive a honra de ler a bíblia do início ao fim e, de Gênesis a Apocalipse, contemplar a historia da humanidade pelo ângulo da fé.

Esse livro sagrado nos mostra a fragilidade humana e a soberania de Deus, despertando-nos para uma vida santificada para a salvação, por meio da graça de Jesus Cristo o nosso Salvador.

Espero continuar lendo a bíblia até o fim da minha vida, pois ela é o melhor livro que existe.
comentários(0)comente



Luiz 04/12/2023

Um "Grande Desafio"
Livro: Bíblia
Autor: Vários

Minhas resenhas, geralmente, abordam análises minhas, comentários sobre a vida e obra do autor, pontos positivos e negativos, experiência pessoal de leitura, tipo de edição e etc; essa resenha propriamente é diferente das outras, fica muito mais no âmbito de experiência pessoal e testemunho do que qualquer outra abordagem.

Tendo isso posto, a idéia era nesse ano tentar agregar diversos livros sobre o Cristianismo e a Doutrina Católica, buscando reduzir a lacuna intelectual e limitação que eu tinha sobre esses temas, reuni diversos livros, que acreditei, me darem uma base sobre o assunto e então aos poucos ir me aprofundando e ampliando a gama de conhecimento. Confesso que talvez não tenha reunido a melhor bibliografia possível, mas sem dúvida tive a oportunidade de ler livros fantásticos. Claro que nem todos os livros foram sobre Cristianismo e Catolicismo, houveram livros sobre literatura e outros temas diversos sobre Política, mas ainda sim a maior parte foi sobre a proposta principal.

Sem dúvida livros essenciais sobre o tema não poderiam faltar O Catecismo da Igreja Católica e as Sagradas Escrituras. Optei justamente por esse ano iniciar a Bíblia e ano que vem dar continuidade ao Catecismo. E de fato ler a bíblia constituiu o maior desafio até então, era o maior livro que eu leria até então, e desde que iniciei essa empreitada fiquei temeroso em não conseguir concluir até o fim do ano, mas Graças a Deus, consegui concluir a leitura, tendo o mês de Dezembro de "folga".

Iniciei em Janeiro (na verdade já havia lido uns capítulos no ano passado, imaginando que não conseguiria dar conta de ler tudo esse ano) e segui lendo até Novembro. Decidi por usar a estratégia de começar a ler pelo Novo Testamento e finalizar com o Antigo. Acredito, sem dúvidas, ter sido a melhor opção, o Novo Testamento é muito bom de ser lido e entendido, a história e os assuntos são bem interessantes, enquanto que no Antigo Testamento boa parte do texto se constitui enfadonho e até repetitivo. Exigiu bastante disciplina pra finalizar e persistir nessa empreitada.

A edição, apesar de muito conhecida e amplamente aceita e divulgada, não achei das melhores escolhas, mas era a que eu tinha, e a única opção alternativa era uma Bíblia protestante e de linguagem "atual pra jovens", e justamente por isso decidi nem considerar a lê-la primeiro. A real é que os comentários da Bíblia, edição pastoral, é repleta de comentários condizentes com a Teologia da Libertação, ou seja, um forte enfoque sociológico de influência marxista. Comentários sobre Oprimidos e Opressores, apelo ao Pobre, necessidade de derrubar o "poder político", sugestão de "ideias revolucionárias" e dentre outros linguajares são amplamente usados pra comentar os acontecimentos relatados na Bíblia, alguns até retirando o caráter milagroso e divino pra uma interpretação mais "social" ou "secular", a título de exemplo a mudança de entendimento de multiplicação dos pães pra repartir o pão. Isso se apresentou um certo desafio até logo em seguida, no decorrer dos livros eu decidir abandonar completamente os comentários feitos.

Outro ponto importante de se comentar é que ao passo em que iniciei a leitura em Janeiro e terminei em Novembro, lendo paralelamente outros livros, pude ir, ao longo do processo, ampliando o entendimento geral sobre a bíblia e a doutrina. Impossível não chegar a conclusão de que a Bíblia foi o livro mais difícil que já li, mesmo com um vocabulário razoável, um bom ritmo de leitura e até mesmo um bom nível de interpretação, percebi que ainda sim era um desafio a leitura. O que me leva a conclusão de que a ideia de "Sola Scriptura" é inviável e impraticável, o texto bíblico somente não viabiliza uma compreensão clara dos principais aspectos da doutrina cristã.

É necessário uma boa tradução, uma Bíblia com bons comentários explicativos de história, costumes e cultura da época, um bons livros que explorem temas específicos em relação ao todo do texto bíblico, de forma a clarear acontecimentos, fatos, teologia e doutrina, é necessário também um bom "guia" ou "mestre" que te ajude a se atentar a determinados pontos e até mesmo facilite "links" com outros textos, sejam eles dentro da Sagrada Escritura ou fora dela... enfim, o ponto em que quero chegar é que desprovido da orientação correta, das referências corretas, da melhor tradução e edição possível, e sem um mínimo de bagagem intelectual, cultural e conhecimento prévio, absorver muita coisa da Bíblia, se torna uma tarefa quase impossível.

Não atoa essa ideia de "livre exame", abolindo uma certa autoridade, e sem as chaves de entendimento corretas, providas por uma boa teologia, é fácil cair nas mais diversas interpretações equivocadas, fruto da sua própria ignorância. Ler a Bíblia constituiu, pra mim, um verdadeiro "tapa na cara" de que sim, é necessário ir para além da Bíblia para se entender ela e tudo que nela está contido.

Sou católico, de fato, e portanto, crítico dos 5 Solas provenientes da Reforma, mas ao passo em que optei por me aprofundar na doutrina católica, coisa que nunca fiz na vida até esse ano, e tenha entrado nesse "debate" entre Católicos e Protestantes, passar pela leitura da Bíblia constituiu uma verdadeira confirmação de que nada mais pueril que arrogar um Sola Scriptura num texto tão complexo de milênios de idade, aquele que diz ser capaz de ler a Bíblia sem algum tipo de autoridade que lhe dê "um norte", ou sem textos de apoio, ou sem uma "chave de leitura" correta, e etc, é alguém que não se deve levar a sério, pra dizer o mínimo. Na verdade existem passagens que vão exatamente nessa contramão dizendo que nem tudo foi escrito na Bíblia, ou que não é possível entender por falta de quem lhe saiba explicar. Isso constitui a insuficiência desse "Sola" como princípio, até mesmo porque na própria Bíblia nada consta dizendo que ela é a única fonte de autoridade.

Confesso ainda ter muito o que aprender sobre cristianismo e catolicismo, seja dentro do protestantismo ou do próprio catolicismo, mas acredito que essa minha jornada inicial ao ler a bíblia constituiu um grande aprendizado, conforme fui lendo outros materiais e livros, percebi minha deficiência em atentar pra diversas passagens e sua importância. Essa foi a primeira vez que li a Bíblia toda, espero que numa próxima, de posse de mais referências, mais conhecimento, e uma melhor edição, eu possa assimilar mais coisas e me atentar a diversas outras coisas que deixei passar.


Bíblia - Cronograma:
[03/01 a 30/11]

? Novo Testamento
1 - Mateus [Janeiro]*
2 - Marcos [Janeiro]
3 - Lucas [Janeiro]
4 - João [Fevereiro]*
5 - Atos dos apóstolos [Fevereiro]*
6 - Romanos [Fevereiro]*
7 - 1 Coríntios [Fevereiro]*
8 - 2 Coríntios [Fevereiro]*
9 - Gálatas [Março]*
10 - Éfeso [Março]
11 - Filipenses [Março]
12 - Colossenses [Março]
13 - 1 Tessalonicenses [Março]*
14 - 2 Tessalonicenses [Março]*
15 - 1 Timóteo [Março]
16 - 2 Timóteo [Março]
17 - Tito [Março]
18 - Filemon [Março]
19 - Hebreus [Março]*
20 - Tiago [Março]*
21 - 1 Pedro [Março]*
22 - 2 Pedro [Março]*
23 - 1 carta de João [Março]*
24 - 2 carta de João [Março]*
25 - 3 carta de João  [Março]*
26 - Carta de Judas [Março]
27 - Apocalipse de João [Março]

? Antigo Testamento
1 - Genesis [Junho]*
2 - Êxodo [Junho]*
3 - Levítico [Junho]
4 - Números [Junho]
5 - Deuteronômio [Agosto]
6 - Josué [Agosto]
7 - Juízes [Agosto]
8 - Rute [Agosto]
9 - 1 Samuel [Agosto]*
10 - 2 Samuel [Agosto]*
11 - 1 Reis [Agosto]
12 - 2 Reis [Agosto]
13 - 1 Crônicas [Setembro]
14 - 2 Crônicas [Setembro]
15 - Esdras [Outubro]
16 - Neemias [Outubro]
17 - Tobias [Outubro]*
18 - Judite [outubro]
19 - Ester [outubro]
20 - 1 Macabeus [Outubro]
21 - 2 Macabeus [outubro]
22 - Jó [outubro]*
23 - Salmos [outubro]
24 - Provérbios [outubro]*
25 - Eclesiastes [outubro]*
26 - Cântico [outubro]
27 - Sabedoria [outubro]*
28 - Eclesiástico [outubro]*
29 - Isaías [novembro]
30 - Jeremias [novembro]
31 - Lamentações [novembro]
32 - Baruc [novembro]
33 - Ezequiel [novembro]
34 - Daniel [novembro]*
35 - Oséias [novembro]
36 - Joel [novembro]
37 - Amós [novembro]
38 - Abdias [novembro]
39 - Jonas [novembro]
40 - Miquéias [novembro]
41- Naum [novembro]
42- Habacuc [novembro]
43 - Sofonias [novembro]
44 - Ageu [novembro]
45 - Zacarias [novembro]
46 - Malaquias [novembro]

OBS: os asteriscos demarcam os livros que mais gostei de ler.
comentários(0)comente



Elizeu.Alex 28/11/2023

Espada de dois gumes.
Ela é viva e eficaz. mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, que penatra até o ponto de divisão: da alma e o espírito, das juntas e medulas. e é apta pra julgar os pensamentos e desejosdo coração.

todo dia eu venho sendo confrontado por este evangelho.
comentários(0)comente



Isabella1759 14/11/2023

Biblia ???
É a bíblia né! Sem palavras! Como Deus fala ao nosso coração através da sua palavra! Você lê e sai tocado pelo Senhor! ???
Sophia1137 08/01/2024minha estante
Concordo Isa. Esse livro é um livro que, COM CERTEZA, merece as ?????, pois Deus nos ama muito. É muito bom saber que temos outra cristã aqui
Amém ???




S0sophis 13/11/2023

Aaah a bíblia
A bíblia o melhor livro ja escrito, uma coisa tão antiga mas que ainda sim é mais atual que o jornal de amanhã, todos deveriam ler!
comentários(0)comente



Sidney.Muniz 03/11/2023

Bem interessante a tradução dessa Bíblia, os comentários também são bem interessantes, tem várias informações sobre livros e versículos.
comentários(0)comente



Estefane9 02/11/2023

A linguagem é fácil, sempre tem palavras diferentes de outras edições oq gira a chavinha do "será?" "Não lembro disso".
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Matheus 25/10/2023

O Livro mais incrível e perigoso do mundo.
Após terminar a Bíblia, me considero um novo ser humano, são tantos ensinamentos complexos e ao mesmo tempo maravilhosos, que com certeza irei precisar reler novamente para uma maior compreensão. Resumindo a minha opinião, a Bíblia é um livro divino, mas que precisa ser lido com muita cautela, por se tratar de diversas interpretações diferentes, devemos respeitar e não julgar as interpretações dos outros. Mas uma coisa eu creio, Deus é bom o tempo todo, com os justos e verdadeiros.
comentários(0)comente



Gabi 25/10/2023

Bíblia
Tem nem o q dizer né, é a Bíblia, palavra de Deus
Basicamente um manual pra viver
Te amo Jesus??????
comentários(0)comente



Paulo.Diniz 18/10/2023

Essa versão da Bíblia é muito boa. Todo começo dos livros tem uma breve contextualização, além de notas de rodapé e vários apêndices históricos.
comentários(0)comente



3ddy 16/10/2023

A versão mais recente da Tradução do Novo Mundo traz consigo uma série de novidades, além de um pequeno dicionário para melhor entendimento de palavras em cada página e um guia de textos relacionados a alguns versiculos, tem nas ultimas páginas explicações de medidas, moedas, conversão de valores, mapas e muito mais. Posso dizer que com essa versão a compreenção das escrituras se torna muito mais fácil, mas não tira o mérito de outras versões e autores.
comentários(0)comente



Renatha 04/10/2023

Sentimentos controversos
Eu iniciei essa leitura na pandemia em agosto de 2020. No início me propus a fazer essa leitura para conhecimento e não algo espiritual. Eu sempre fui leitora, curiosa acerca de religiões e cresci na igreja católica (na época que comecei a leitura já estava meio afastada da igreja), estava com meus 23 anos e achei que era o momento.
Ao longo da leitura que eu já tinha decidido que seria devagar, sem pressa e intercalando com outros livros que gosto, tive vários momentos diferentes. Teve momentos que lia grande quantidade de páginas de uma vez, outros que lia um pouquinho por dia e outros momentos que não lia nada por um bom tempo. Eu terminei a leitura em outubro de 2023 e nesses 3 anos também tiveram coisas da minha vida que mudaram e influenciaram na leitura, fazendo com que em alguns momentos eu buscasse o meu projeto de leitura da Bíblia como um apoio e orientação espiritual também, en que ela me acalmava e acalentava o coração. Teve inclusive dentro desses 3 anos, um ano inteiro que fiquei sem ler nada dela.
Hoje finalizei a leitura como iniciei, como um projeto mais para conhecimento acerca da religião do que como algo espiritual, mas não posso negar que apesar da intenção ser aprendizado histórico, eu percebi que o espiritual sempre vai estar interligado de algum jeito quando vc se propõe a ler a Bíblia, nem que seja algo inconsciente, uma busca por respostas ou autoconhecimento, ou para uma afirmação da própria fé por exemplo, mesmo que no final vc não concorde com ela, acho que todos leem ela em busca de algo, nem que seja pela confirmação de que não concorda com ela entendeu? Não sei se faz sentido, mas é a conclusão que cheguei.
Além disso, ao longo da leitura eu entendi muito coisa que não entendia e não entendi muita coisa que eu queria entender, encontrei coisas que não estava procurando e não encontrei coisas que eu estava procurando, achei que seria uma afirmação da minha fé, mas confesso que sai da leitura com a sensação contrária, acho que depois que vc lê a Bíblia ela parece menos mítica, menos distante, menos fictícia e mais fictícia ao mesmo tempo, um sentimento controverso e inexplicável, como cresci frequentando a igreja tenho a sensação de que principalmente na mudança do antigo para o novo testamento, a mudança da aliança, eu amo o que Jesus prega, acerca do amor e tudo mais, acredito nisso, no sentido do que ele pregou, e também aumentou meu medo/temor de não seguir as orientações da religião, só que apesar disso parece que diminuiu minha credulidade no que está escrito ali. É tão controverso que não sei se tô conseguindo me explicar. E ao mesmo tempo enquanto estou escrevendo tudo isso estou me sentindo uma blasfemadora, parece errado dizer isso e sinto culpa ao colocar isso em palavras, mas foi a sensação que tive ao longo da leitura e ao terminar ela. Medo de ser punida divinamente falando e pensamentos controversos.
De qualquer forma pretendo continuar estudando acerca das demais religiões. Ao longo desse estudo a sensação que tenho é que indiferente da religião que vc segue, de como elas são externadas, se essas pessoas todas existiram ou não, no final o que importa é que a doutrina, a essência e o ensinamentos parecem a um olhar leigo como o meu serem os mesmos em todos, amor, respeito, e essas coisas inerentes ao que é bom. E é isso que importa.
comentários(0)comente



Ertal 21/09/2023

Iluminação
Espiritual, humana, histórica e de uma compreensão que requer atenção, interpretação e abertura de visão, pois quando trazermos a leitura com uma visão em nosso interior. Perceberemos o desenvolvimento pessoal e moral, a paciência, a fé, a iluminação, a liderança e os maiores inimigos vem a tona como o ego, orgulho e males que atrasam o desenvolvimento da humanidade.

De um católico, espírita e Rosa Cruz (AMORC).
comentários(0)comente



@bibliotecadaana 10/09/2023

Melhor leitura da minha vida!
A minha edição é bem parecida com essa, mas por não ser essa mesma. Aqui já finalizou a leitura, mas na minha ainda estou na página 1593 e falta mais um pouco. Porém já posso dizer. Que com certeza essa leitura foi a leitura mais importante da minha vida.
A cada página lido fui conhecendo mais de Cristo e mais de mim mesma.
Desenvolvi um relacionamento de intimidade com Ele, sentimento esse que jamais quero perder.

Recomendo muito a leitura??
comentários(0)comente



540 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |