Bíblia Sagrada

Associação Torre de Vigia de Bíblias e Tratados
Frank Charles Thompson

Resenhas - Bíblia Sagrada

fontbooks 17/01/2024minha estante
Mulher Jesus não morreu por ninguém vai estudar

Alberto.Tisbita 31/12/2023

Sola Scriptura
Seria uma enorme presunção de minha parte me colocar na posição de avaliador da obra que não apenas me avalia, mas também desenha meu paradigma de avaliação de todos os aspectos da vida: não apenas o literário, mas também o ético-moral, o econômico, o antropológico e o político, dentre outros. Resta a mim debruçar-me sobre o trabalho editorial específico deste título, e a experiência pessoal vivida em contato com esta apresentação eletrônica.

Posto que seja louvável a iniciativa da editora de desenvolver uma tipografia própria para a leitura bíblica, no Kindle eu ainda estou para descobrir uma fonte tão amigável quanto a Bookerly ? razão pela qual empreendi quase toda a leitura com os caracteres desenhados pela Amazon, em detrimento da "Leitura Perfeita".

Outro ponto em que minha expectativa se descolou (para cima) da realidade foi na usabilidade do modesto sistema de concordância presente nas notas de rodapé. Seria deveras útil que, quando referenciassem outras passagens bíblicas, tais apontamentos fossem apresentados em forma de link. Convenhamos: navegar em saltos manualmente num e-book é infinitamente menos prático que fazê-lo num livro físico.

Seguindo o gancho da comparação ora apresentada, devo assumir que, quando se trata de um fluxo de leitura unidirecional e constante ? cujo melhor exemplo é a leitura bíblica extensiva anual (meu caso) ?, nenhuma outra experiência pode ser mais prática que o uso do livro eletrônico. Viver sem medo de que o sagrado calhamaço não me caiba na mala de viagem é libertador. Outrossim, o é a possibilidade de destacar e rabiscar a Bíblia à vontade sem receio de precisar fazer correções ou complementos posteriores aos meus próprios rabiscos.

Em suma: perfeita é a Palavra, nunca a leitura, mas ela não precisa ser perfeita para ser maravilhosa.

nickyeomie 31/12/2023

Biggest achievement ??
Graças a Deus!! Pela primeira vez na minha vida, consegui ler a bíblia inteira no ano. Obrigada por essa oportunidade Senhor! E que em 2024 eu consiga novamente ??
Thaí 31/12/2023minha estante
Parabéns!
Feliz ano novo

celiellida 31/12/2023minha estante
Parabéns! Que benção!

nickyeomie 01/01/2024minha estante
Obrigada meninas ?? feliz ano novo pra vocês ?

Nanda;) 01/01/2024minha estante
Que lindo! Coloquei essa meta para mim esse ano!

Ge91 09/01/2024minha estante
Parabéns!
Em que ordem você leu?

nickyeomie 09/01/2024minha estante
Eu li pelo plano anual que minha igreja fez, onde lemos antigo e novo testamento ao mesmo tempo. Porém tem vários vídeos na Internet mostrando as várias formas de leitura anual. O importante é não desistir haha

Amanda Cristina 31/12/2023

Bênçãos, muitas bênçãos.
A palavra de Deus enriquece nossa alma, nos transforma de uma maneira inexplicável.

Jôjô 31/12/2023

Perfeita e agradável é a Palavra do Senhor , ela nunca volta vazia , há sempre o que nos ensinar .

nanat.rosa 30/12/2023

É incrível como Deus fala a cada leitura, como Ele mostra o zelo e amor pelos Seus filhos em cada página!

Laninha 30/12/2023

A cada vez que leio sempre aprendo ou compreendo algo novo. Um livro que é sempre atual. Não tem como discordar totalmente da Bíblia.

Felipe1468 28/12/2023

Um encontro com Deus
É impossível ler a Bíblia toda e no final não ter um encontro com Deus, é um livro ótimo, que apresenta para nós um Deus grande que tem planos para todos. Só por meio de Jesus é que podemos ser salvos.

Kellyane7 26/12/2023

Palavra Verdadeira...
Não há um livro como esse e nunca haverá, não importa a edição, não importa editora, não importa língua. A Bíblia é a Palavra de Deus, é sua história, é aquilo que está destinado para nós. Não sei o que seria de nós se essas Palavras não existissem e não sei como há tantas pessoas que vivem sem conhecer a Palavra. Todos os dias eu me nutro com as palavras desse livro e a cada dia eu aprendo algo novo, eu sinto algo novo, eu vivo algo novo. Então, tenha essa experiência também, leiam, leiam muito, nem que seja um versiculo por dia, mas leiam a Palavra de Deus ?

Helio 24/12/2023

A Bíblia
A Palavra de Deus, pura e eficaz que ensina e revela a vontade de Deus para nossas vidas. Deus conversa conosco todos os dias. Amém.

Ju 22/12/2023

Leitura anual
Leitura que faço todo ano. É incrível perceber como parece algo novo a cada leitura. Além de melhorar meu relacionamento com Deus todos os dias z

Star 18/12/2023

Amooo
Amo ler a Bíblia e tem sido edificante ler ele inteiro todo ano. E que ano que vem consigo ler ele mais uma vez, sempre vai ser a melhor leitura do meu ano

Jaciel 14/12/2023

O Melhor Livro que Existe!
Graças a Deus tive a honra de ler a bíblia do início ao fim e, de Gênesis a Apocalipse, contemplar a historia da humanidade pelo ângulo da fé.

Esse livro sagrado nos mostra a fragilidade humana e a soberania de Deus, despertando-nos para uma vida santificada para a salvação, por meio da graça de Jesus Cristo o nosso Salvador.

Espero continuar lendo a bíblia até o fim da minha vida, pois ela é o melhor livro que existe.

Luiz 04/12/2023

Um "Grande Desafio"
Livro: Bíblia
Autor: Vários

Minhas resenhas, geralmente, abordam análises minhas, comentários sobre a vida e obra do autor, pontos positivos e negativos, experiência pessoal de leitura, tipo de edição e etc; essa resenha propriamente é diferente das outras, fica muito mais no âmbito de experiência pessoal e testemunho do que qualquer outra abordagem.

Tendo isso posto, a idéia era nesse ano tentar agregar diversos livros sobre o Cristianismo e a Doutrina Católica, buscando reduzir a lacuna intelectual e limitação que eu tinha sobre esses temas, reuni diversos livros, que acreditei, me darem uma base sobre o assunto e então aos poucos ir me aprofundando e ampliando a gama de conhecimento. Confesso que talvez não tenha reunido a melhor bibliografia possível, mas sem dúvida tive a oportunidade de ler livros fantásticos. Claro que nem todos os livros foram sobre Cristianismo e Catolicismo, houveram livros sobre literatura e outros temas diversos sobre Política, mas ainda sim a maior parte foi sobre a proposta principal.

Sem dúvida livros essenciais sobre o tema não poderiam faltar O Catecismo da Igreja Católica e as Sagradas Escrituras. Optei justamente por esse ano iniciar a Bíblia e ano que vem dar continuidade ao Catecismo. E de fato ler a bíblia constituiu o maior desafio até então, era o maior livro que eu leria até então, e desde que iniciei essa empreitada fiquei temeroso em não conseguir concluir até o fim do ano, mas Graças a Deus, consegui concluir a leitura, tendo o mês de Dezembro de "folga".

Iniciei em Janeiro (na verdade já havia lido uns capítulos no ano passado, imaginando que não conseguiria dar conta de ler tudo esse ano) e segui lendo até Novembro. Decidi por usar a estratégia de começar a ler pelo Novo Testamento e finalizar com o Antigo. Acredito, sem dúvidas, ter sido a melhor opção, o Novo Testamento é muito bom de ser lido e entendido, a história e os assuntos são bem interessantes, enquanto que no Antigo Testamento boa parte do texto se constitui enfadonho e até repetitivo. Exigiu bastante disciplina pra finalizar e persistir nessa empreitada.

A edição, apesar de muito conhecida e amplamente aceita e divulgada, não achei das melhores escolhas, mas era a que eu tinha, e a única opção alternativa era uma Bíblia protestante e de linguagem "atual pra jovens", e justamente por isso decidi nem considerar a lê-la primeiro. A real é que os comentários da Bíblia, edição pastoral, é repleta de comentários condizentes com a Teologia da Libertação, ou seja, um forte enfoque sociológico de influência marxista. Comentários sobre Oprimidos e Opressores, apelo ao Pobre, necessidade de derrubar o "poder político", sugestão de "ideias revolucionárias" e dentre outros linguajares são amplamente usados pra comentar os acontecimentos relatados na Bíblia, alguns até retirando o caráter milagroso e divino pra uma interpretação mais "social" ou "secular", a título de exemplo a mudança de entendimento de multiplicação dos pães pra repartir o pão. Isso se apresentou um certo desafio até logo em seguida, no decorrer dos livros eu decidir abandonar completamente os comentários feitos.

Outro ponto importante de se comentar é que ao passo em que iniciei a leitura em Janeiro e terminei em Novembro, lendo paralelamente outros livros, pude ir, ao longo do processo, ampliando o entendimento geral sobre a bíblia e a doutrina. Impossível não chegar a conclusão de que a Bíblia foi o livro mais difícil que já li, mesmo com um vocabulário razoável, um bom ritmo de leitura e até mesmo um bom nível de interpretação, percebi que ainda sim era um desafio a leitura. O que me leva a conclusão de que a ideia de "Sola Scriptura" é inviável e impraticável, o texto bíblico somente não viabiliza uma compreensão clara dos principais aspectos da doutrina cristã.

É necessário uma boa tradução, uma Bíblia com bons comentários explicativos de história, costumes e cultura da época, um bons livros que explorem temas específicos em relação ao todo do texto bíblico, de forma a clarear acontecimentos, fatos, teologia e doutrina, é necessário também um bom "guia" ou "mestre" que te ajude a se atentar a determinados pontos e até mesmo facilite "links" com outros textos, sejam eles dentro da Sagrada Escritura ou fora dela... enfim, o ponto em que quero chegar é que desprovido da orientação correta, das referências corretas, da melhor tradução e edição possível, e sem um mínimo de bagagem intelectual, cultural e conhecimento prévio, absorver muita coisa da Bíblia, se torna uma tarefa quase impossível.

Não atoa essa ideia de "livre exame", abolindo uma certa autoridade, e sem as chaves de entendimento corretas, providas por uma boa teologia, é fácil cair nas mais diversas interpretações equivocadas, fruto da sua própria ignorância. Ler a Bíblia constituiu, pra mim, um verdadeiro "tapa na cara" de que sim, é necessário ir para além da Bíblia para se entender ela e tudo que nela está contido.

Sou católico, de fato, e portanto, crítico dos 5 Solas provenientes da Reforma, mas ao passo em que optei por me aprofundar na doutrina católica, coisa que nunca fiz na vida até esse ano, e tenha entrado nesse "debate" entre Católicos e Protestantes, passar pela leitura da Bíblia constituiu uma verdadeira confirmação de que nada mais pueril que arrogar um Sola Scriptura num texto tão complexo de milênios de idade, aquele que diz ser capaz de ler a Bíblia sem algum tipo de autoridade que lhe dê "um norte", ou sem textos de apoio, ou sem uma "chave de leitura" correta, e etc, é alguém que não se deve levar a sério, pra dizer o mínimo. Na verdade existem passagens que vão exatamente nessa contramão dizendo que nem tudo foi escrito na Bíblia, ou que não é possível entender por falta de quem lhe saiba explicar. Isso constitui a insuficiência desse "Sola" como princípio, até mesmo porque na própria Bíblia nada consta dizendo que ela é a única fonte de autoridade.

Confesso ainda ter muito o que aprender sobre cristianismo e catolicismo, seja dentro do protestantismo ou do próprio catolicismo, mas acredito que essa minha jornada inicial ao ler a bíblia constituiu um grande aprendizado, conforme fui lendo outros materiais e livros, percebi minha deficiência em atentar pra diversas passagens e sua importância. Essa foi a primeira vez que li a Bíblia toda, espero que numa próxima, de posse de mais referências, mais conhecimento, e uma melhor edição, eu possa assimilar mais coisas e me atentar a diversas outras coisas que deixei passar.

Bíblia - Cronograma:

43 - Sofonias [novembro]
44 - Ageu [novembro]
45 - Zacarias [novembro]
46 - Malaquias [novembro]

OBS: os asteriscos demarcam os livros que mais gostei de ler.