The War with Hannibal

The War with Hannibal Tito Lívio

Resenhas - História de Roma

Wilton 22/05/2013

Livro de inestimável valor histórico: foi escrito, em termos de cronologia histórica, praticamente na mesma época dos fatos relatados. Dei nota 4 na escala de 1 a 5. Não dei cinco, por causa de alguns fatores:
a) A tradução peca em não transmitir a emoção que o autor desejaria, apresentando um estilo muito frio e, porque não dizê-lo, antiquado;
b) Às vezes, personagens importantes "somem" como por encanto: foi o que aconteceu com Magão e Asdrúbal (não o irmão de Aníbal; outras vezes, personagens feitos prisioneiros pelos romanos reaparecem, do nada, em ações posteriores; isso aconteceu com Magão e Asdrúbal, irmão de Aníbal, entre outros.
c) Felipe da Macedônia, importante personagem da guerra, foi traçado em breves e parciais pinceladas. A descrição negou-lhe o perfil de estadista.
d) Não há importantes notas de rodapé para situar o leitor no tempo. Para saber a época dos fatos, mais ou menos de 212 a 200 a. C., tive que pesquisar. Num livro de História, a ausência deste tipo de informação é lamentável.
Mas, o conteúdo é tão denso que prende o leitor do início ao final. Em suma, recomendo a leitura por parte dos aficionados em História com "H" maiúsculo.