Imperfeito

Imperfeito Robson Gabriel
Robson Gabriel

Resenhas - Persuasão

Gabriel 11/07/2015

Livro de estreia do autor é marcado por uma narrativa leve e uma história divertida!
Imperfeito é o primeiro livro do autor Robson Gabriel, e que ótima iniciada! Nunca tinha lido nenhum livro do gênero, e decidi iniciar com esse livro. E que livro! É um romance leve, divertido, a narrativa do autor auxilia muito por ser fácil e sem muitas enrolações. O livro flui de uma maneira rápida que em poucos horas você o termina. Além de ter um final chocante, digno do livro e que vai deixa qualquer leitor ansioso para a sequência que será lançada em breve. Imperfeito marca uma estreia arrebatadora do autor, um romance que com certeza é uma ótima oportunidade para quem não conhece o gênero!

Nath 09/09/2016

Resenha do blog Pobre Leitora
Imperfeito se trata de um romance LGBT e traz pitadas de drama, sensualidade e ação. É uma história sobre descobertas, auto-conhecimento e tem muito a ensinar a todos.

Eu, como hétero e cis, nunca tive que me esconder, nunca tive dúvidas ou sofri com minhas escolhas, então acreditem quando eu digo que ler Imperfeito foi um grato aprendizado. É interessante saber o que um personagem assim pensa, o que ele sofre, e é impossível não se compadecer com a situação. Queria eu que o mundo fosse aberto a tudo e todos, mas infelizmente não acontece assim e muitas pessoas sofrem todos os dias por ser quem são. No caso, Daniel sofre com suas próprias dúvidas, seu próprio medo, o preconceito dos pais, amigos e conhecidos. É revoltante! A todo momento eu queria entrar na história e ajudá-lo, seja defendendo-o ou dando uns sacodes que é pra ele acordar pra vida rs

O livro é narrado em primeira pessoa pelo Daniel, e a escrita do autor é jovem e atual, além de trazer várias referências pop, já que o personagem principal é leitor assim como nós e adora música. O Robson Gabriel teve o poder de me fazer sofrer junto com seus personagens, de sentir tudo o que eles sentiam.

A história toda é muito dramática e principalmente, real. Histórias como essa acontecem todos os dias, em todos os lugares, com milhares de pessoas. Seus personagens também são reais e imperfeitos, todos carregando a dose certa de bondade e maldade, além de seus dramas pessoais.
Foi incrível acompanhar a evolução de Daniel; ele cresce e amadurece muito no decorrer da história, mesmo com todas dificuldades e obstáculos impostos as vezes por ele mesmo, Daniel vai se tornando uma nova pessoa a duras penas e isso é gratificante.
E se preparem: o final é desesperador!

Imperfeito foi uma leitura revigorante, que recomendo a todos!

site: http://pobreleitora.blogspot.com.br/2016/08/resenha-imperfeito-robson-gabriel.html

Giih.Rosendo 11/09/2016

Resenha - Imperfeito
Mais um livro comprado na Bienal e que praticamente devorei em casa. Comprei o livro no meu primeiro dia de Bienal, mas como eu não tinha muito dinheiro e ainda tinha que comprar os livros que estavam na minha listinha, acabei fazendo a bobagem de comprar Imperfeito com a minha prima, a condição era que eu leria e depois iria dar para ela. Quando cheguei em casa comecei a ler, e sério, não tinha forças para entregar para a minha prima. Voltei uma semana depois para comprar outro exemplar, dessa vez só para mim (risos).

Imperfeito tem uma premissa muito interessante, uma pessoa que está em duvida sobre sua sexualidade, as perguntas sobre isso, como lidar com uma sociedade homofóbica e preconceituosa, entre milhares de outras duvidas que cercam a cabeça de alguém que está se descobrindo. Eu nunca havia lido nada com o tema LGBT, por nunca ter conhecido um livro que falasse sobre isso. Estou muito grata ao autor (super fofo) que me ensinou tanto com esse livro. O livro fala de coisas que acontecem todos os dias, em todo o mundo, ele fala a realidade.

Os personagens são bem interessantes, com suas próprias qualidades e defeitos, tão humanos quanto nós. Gostei muito do fato do autor ter feito os personagens assim, nenhum bom ou ruim e sim humanos que fazem escolhas boas ou ruins, isso tornou o livro muito mais real. Confesso que fiquei (muito) irritada com o Dan por fazer muito drama em muitas situações, e por se menosprezar em algumas situações.

O livro é retratado em São Paulo, e amei todas as menções em lugares, como o MASP, a Av. Augusta, e muitas outras que tem no livro. E tabém tem muitas menções a musicas, livros ( como o da Kiera Cass, gritei quando li que o Dan estava lendo o livro dela). A capa do livro está uma fofura. As paginas são amareladas e a fonte é do tamanho ideal. Infelizmente achei alguns (mínimos) errinhos no livro, mas nada que estrague a leitura.

O livro é narrado em primeira pessoa e tem uma narrativa bem jovem e atual. E também não posso deixar de mencionar o final, que quebrou meu coração em mil pedaços e que me faz espera muito pela continuação. Eu fique muito feliz com a minha compra e não me arrependo em nenhum momento de ter comprado, Dan e sua história conquistaram o meu coração e com certeza vai conquistar o seu! Recomendo a todos a ler e a vibrar com o Dan.

site: http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/

Brina.nm 14/09/2016

Resenha pelo blog Gordinha Assumida
Sabe aquele livro que você não dá nada pra ele, mas acaba se tornando uma leitura que você quer indicar pra todos na rua, e principalmente para pessoas preconceituosas? Então, esse é o livro.

Antes de começar a resenha, eu gostaria de ‘contar’ que eu sou uma pessoa de cabeça muito aberta com a questão da homossexualidade, e passo dias com raiva quando escuto um discurso preconceituoso com relação a isso, ainda mais vivendo em uma família de evangélicos, e trabalhando para uma pessoa evangélica. Toda discriminação, todos os discursos sem base de conhecimento nenhum, de como se ‘ser gay, ser lésbica’ fosse uma forma de se rebelar, que se ela entrar na igreja Deus vai curar ela, de como Deus criou homem e mulher e blá blá blá, me irrita em um ponto que prefiro sair de perto da pessoa pra não sair em um bate boca, como já sai várias vezes com minha mãe e não adiantou em nada.

Mas em fim, agora com vocês sabendo como me sinto com esse assunto, devem ter uma ideia de como esse livro mexeu comigo, e que eu queria mesmo, de verdade, que todos que tem seus discursos homofóbicos pudessem ler esse livro para entender um pouco o que se passa na cabeça de um homossexual, e ver como é triste viver se escondendo e tentando se encaixar no modelo padrão da sociedade.

Imperfeito foi uma leitura que escolhi sem saber do que se tratava do tema, mas quando fui adicionar depois ao Skoob, pude perceber que foi uma ótima escolha, daquelas que abre mais sua mente e te coloca no lugar do personagem, fazendo com que você sinta todas as suas dores e dúvidas.

Daniel é um exemplo pra família, é um jogador de futebol, um garoto estudioso e que adora ler, mas nunca sentiu uma forte atração por mulheres, mesmo já tendo namorado muitas. Quando ele beija Andy, seu amigo, ela acaba percebendo que gosta mesmo de homens, e que isso pode ser um verdadeiro problema. Ainda mais quando ele vê um garoto na rua apanhando por isso.

Um dia ele está andando pela cidade, e encontra um rapaz lindo, Bernardo, que lhe diz que não há problema nenhum em ser gay, que ele será mais feliz se aceitar isso, mas será que vai ser mesmo?

O garoto cogita várias vezes contar para seus pais, para poder parar com essa farsa que criou, essa confusão que está sua vida, onde ele fuma, bebe e se machuca todos os dias, para aliviar essa pressão que lhe estão impondo, mas ao ouvir sua mãe conversando com uma amiga, seu coração se despedaça mais, e ele percebe que nunca será aceito do jeito que é.

"-Sabe Tereza, - minha mãe faz uma pausa. – Eu preferia ter um filho bandido, do que ter um filho gay. Isso é uma vergonha!"

Todo o medo, todas as situações que ele se mete só para poder se esconder, tentar ser aquele garoto ‘normal’ que gosta de meninas, é de cortar o coração, pois vemos todo seu sofrimento, toda a mudança de personalidade, de um garoto jovem e alegre para um estressado e distante, onde tudo é motivo para que ele exploda.

O ‘final’ do livro é triste, emocionante, e um pouco ‘esperado’, pois vemos o resultado de se assumir, e que era realmente do jeito que ele imaginava: nada fácil. Toda dor que ele passa, violência, humilhação, confesso que fiquei com muita raiva, pois fiquei com aquele sentimento: como as pessoas podem ser tão cegas, tão preconceituosas e tão violentas até com quem elas conhecem? Tudo é tão surreal, é uma escolha que não tem nada a ver com você, que não vai mudar em nada a sua vida, somente a daquela que é homossexual, mas ainda assim as pessoas tendem a se comportar como se fossem uma aberração ter uma ‘coisa’ dessas por perto.

Em fim, eu recomendo muito essa leitura, pois ela nos abre mais os olhos ainda para o quanto é difícil se assumir em um país em que o preconceito é passado tão livremente em todos os canais de televisão, onde as pessoas simplesmente pregam a violência ao invés de o amor.

Agora é esperar o segundo livro, o qual não vejo a hora de ler para ver como Daniel irá viver após ter contato a todos a sua opção, e ter passado pelo que passou.

"Sei que isso pode ser difícil e estranho, - continuo, a voz calma e direta. – Mas eu preciso que vocês saibam. Eu sou gay. E eu peço desculpa por isso."

site: http://www.gordinhaassumida.com.br/2015/09/imperfeito-robson-gabriel-1.html

Raffafust 25/09/2016

Confesso que tive medo de ler o livro e não gostar. Calma, nada que o desabonasse, mas sobre o tema LGBT eu sou super fã de David Levithan e o Robson é meu amigo, já pensou criticar livro de amigo? Mas....depois do primeiro capítulo e com o livro lido em praticamente um dia, posso afirmar que o autor não só me surpreendeu positivamente como também deixou aberta a minha vontade e a de todos que leram o livro depois do final bafônico.
Vamos à história: Daniel ama jogar futebol e tem 15 anos, tem uma namoradinha mas ainda não sabe do que gosta. Sim, ele nunca transou com ela e depois de ter trombado em Eric durante o jogo de futebol ficou realmente na dúvida de seus gostos. Para piorar, Eric o segue até o chuveiro do vestiário querendo algo mais, aquele moreno lindo, alto, bonito e sensual poderia ser a solução dos seus problemas? Não por enquanto, ele prefere dizer não e enganar a si mesmo.
Pula pra o fim do ensino médio, Daniel está então com 18 anos, em uma das milhares de festas que vai com seu grupo ( Andy, Line e Bia) ele acaba beijando Andy, que pede para ele se libertar mas ele continua afirmando que gosta é de meninas. Por mais que seu corpo diga outra coisa.
Na faculdade ele vai continuar lutando contra suas vontades, mas ao conhecer Bernardo, um gatíssimo que até lembra a Branca de Neve, e que é professor de Sociologia - está aí um ótimo motivo para não acabar com a matéria, rs por favor governo, deixa ela ficar! - os dois vão trovar olhares e Daniel vai tentar mais uma vez se desvencilhar do que ele sente vontade.
É nessa que vai acabar se envolvendo com Ingrid, uma moça que vai se apaixonar por ele sem saber do que seu namorado curte de verdade. O autor teve a sensibilidade que esse tipo de livro pede, o de mostrar ao mundo o como tempos de adolescente já são complicados, imagina para quem gosta do mesmo sexo? São cruéis, nem todos tem a mesma receptividade ao se assumirem, seja com os amigos, seja com a família. Daniel sofre com isso e acaba por tentar negar o que é magoando as pessoas ao seu redor, mesmo que essa não seja sua intenção.
Ao leitor cabe torcer para que o mundo dele e de muitos que passam por isso seja mais justo, mais compreensivo e menos julgador.
Não posso contar mais nada, só pedir que leiam, e pedir ao meu querido amigo autor Robson que nos dê a continuação, vai ter né?

site: http://www.meninaquecompravalivros.com.br/2016/09/resenha-imperfeito-astralcultural.html

Clara 25/06/2020

Realmente eu amei esse livro, o jeito que o autor usou as palavras, sem nada genérico ou muito repetitivo, eu amei.
É muito interessante ressaltar que o autor também demonstra MUITO sentimento nesse livro, não existe uma parte que você vai ler e achar monótono, até por que você realmente entra no embalo junto com o personagem principal e sente nem que seja um pouquinho do sofrimento que ele sente.
O livro termina com um final muito inesperado, que ainda estou tentando digerir e sinceramente meus parabéns ao autor e eu não vejo a hora de ler o próximo livro.

Maravilhosas Descobertas 24/05/2017

IMPERFEITO, DE ROBSON GABRIEL

Daniel narra sua própria história em Imperfeito. Um garoto que era popular na escola, participava do time de futebol e que tinha seu grupo de amigos e que vê sua vida mudar rapidamente quando se forma e está prestes a iniciar seu primeiro ano na faculdade. Ainda quando no ensino médio, certas coisas aconteceram e fizeram com que Daniel questionasse coisas das quais ele sempre foi certo, mas demorou muito para que ele aceitasse o que estava acontecendo e deixar de ver aquilo tudo como apenas uma fase.

Depois de beijar seu amigo Andy, Daniel entende que gosta mesmo de garotos, mas por diversos motivos, não se sente seguro em se abrir sobre isso, o problema é que esse segredo começa a afetar o protagonista de diversas formas negativas. Mesmo começando a faculdade, Daniel continua guardando o segredo e as mentiras vão acumulando de tal maneira, que outras pessoas passam a ser afetadas. Agora o garoto precisa tomar decisões e lidar com as consequências do mundo de mentiras que criou.

Robson Gabriel aborda o tema com uma visão bem real e pé no chão, o que é um ponto super positivo. A narrativa em primeira pessoa também é muito bem trabalhada e não permite que o autor se canse, querendo ler tudo de uma só vez.

Honestamente, não vi praticamente nenhum ponto negativo na história, meu único problema foi Daniel, ou melhor, suas decisões imaturas e egoístas. Eu entendo que a situação dele é delicada e os motivos pra ele decidir guardar tais segredos são totalmente claros e compreensíveis, mas não concordei com muita coisa que ele fez. Acho que a partir do momento que ele percebeu que suas mentiras estavam afetando outras pessoas também, ele devia ter ao menos tentado fazer as coisas de outro modo, mas não, ele continuou mentindo mais e mais e acabou deixando tudo ainda mais complicado.

Mais pra frente, entendemos que tudo foi necessário para direcionar o leitor aos momentos finais, E QUE MOMENTOS FINAIS!!! Então sim, Imperfeito é um livro incrível que mostra muito bem como é a vida de um garoto que se descobre/aceita homossexual e que deveria ser lido por todos. Robson Gabriel nos encantou com a narrativa que criou, e nos deixou desesperados pela continuação, Inquebrável, que está por vir.

site: http://www.maravilhosasdescobertas.com.br/2017/05/imperfeito-de-robson-gabriel.html

mimiconta_ 03/11/2017

virou pássaro e criou asas
Quando acabei de ler esse livro foi como se tivesse havido uma explosão que me causou uma surdez e paralisia momentânea. Chocada! Pensava comigo: caramba! 😱Ainda com os olhos marejados. O autor @robsongabrielaut foi de uma delicadeza ímpar ao narrar de forma suave e intensa, o exato momento em que Dani, que se julgava imperfeito, sentiu-se perfeito, sagrado, virou pássaro e criou asas... Livre pra voar! A história sobre um rapaz (assim como muitos) que se recusa a assumir sua homossexualidade por medo. Medo de magoar aqueles a quem ele ama e que o amam; medo da incompreensão, rejeição e da violência. É comovente... Me envolveu! Vale muito a pena! Mesmo.
Robson 10/11/2017minha estante
Maravilhosa

Douglas P Da Silva 11/06/2017

Recomendo
Imperfeito é uma história de autoconhecimento com um personagem que cativa o leitor nas entrelinhas. Uma narrativa que esmiúça o medo e a insegurança diante do preconceito. Um romance LGBT que precisa ser lido.
Robson 13/06/2017minha estante
Que coisa maravilhosa

geov4neleme 06/03/2018

Uma história surpreendente
Imperfeito te dá a visão menos explorada de autoconhecimento enquanto homossexuaal. Dan é um jovem que luta contra seus desejos, e acaba se tornando uma pessoa amarga e agressiva.
Robson 11/03/2018minha estante
Obrigado pela resenha, querido

carolmndss 11/12/2017

Adorei!
Resenha feita originalmente no blog Virando Amor

Dan está terminando o ensino médio e, no meio disso, está num período complicado com relação a aceitação de sua homossexualidade. Por toda sua vida, ele nunca se sentiu bem por esconder seu eu verdadeiro, mas ele não consegue aceitar de jeito nenhum que, pra ser feliz e livre, ele precisa começar a aceitar que é ok gostar de garotos. Quando ele entra pra faculdade e conhece pessoas novas, seu plano de viver uma mentira pelo "bem das pessoas ao seu redor" é abalado.

O livro mostra de um jeito bem real e honesto o autodescobrimento de Daniel, porque realmente não é fácil se assumir homossexual quando vivemos num mundo preconceituoso, mas e quando você mesmo não consegue se aceitar? Quando você mesmo é o homofóbico e tem pensamentos de que, o que você sente, é algo vergonhoso e não deveria acontecer?

Esse preconceito não parte somente dele e vemos também o quanto ele é rodeado de pessoas intolerantes, sua própria mãe demonstra que não gostaria de ter um filho gay, e obviamente, contribui mais ainda para seu medo de assumir crescer.

Recebi em parceria com o autor ao participar do booktour do mesmo e gostei bastante, mas achei algumas situações forçadas, como quando o garoto do nada chegou perto de Dan e o acusou de não assumir gay sendo que ele tinha literalmente acabado de o conhecer.

Dan é um personagem que me irritou profundamente em diversos momentos, e creio que tenha sido a intenção do autor, pra mostrar de verdade como é uma pessoa que fica nessa prisão de não ser quem é de verdade. Quando ele tratava as pessoas ao seu redor de qualquer jeito, usando quando bem entendia, isso me irritava.

O autor mostrou muito bem o caminho pra libertação, entre erros e acertos. Ele tinha "motivações" pra finalmente se assumir, mas no fim, a coragem e decisão de mostrar ao mundo quem é de verdade, fica somente em suas mãos.

O livro é bom e tem uma grande carga dramática, e super recomendo pra quem quer ler um livro LGBT com bastante drama e com um final surpreendente que te faz querer a continuação, Inquebrável, com urgência!

site: http://www.virandoamor.com/2017/12/resenha-imperfeito.html

Katia Góes 05/07/2021

Sobre aceitação, respeito...
ℍ𝕠𝕛𝕖, 𝕧𝕒𝕞𝕠𝕤 𝕗𝕒𝕝𝕒𝕣 𝕕𝕖 𝕀𝕞(𝕡𝕖𝕣𝕗𝕖𝕚𝕥𝕠), 𝕕𝕠 ℝ𝕠𝕓𝕤𝕠𝕟 𝔾𝕒𝕓𝕣𝕚𝕖𝕝...
🫂 O livro aborda as descobertas e a busca por aceitação que os considerados “diferentes” já passaram, passam ou vão passar. Na grande maioria dos casos, esse processo não é fácil, e muitos vivem a infelicidade de não se assumir ou se aceitar. Diante de todo acesso a 'informação' que temos hoje em dia, ainda existem pessoas que acreditam que se apaixonar por uma pessoa do mesmo gênero, ter a pele escura ou até mesmo ser gorda, o torna uma pessoa 'diferente' dos padrões que a sociedade criou durantes os anos. Isso acaba fazendo com que muitas pessoas se sintam oprimidas, com vergonha de ser quem são, por medo de uma palavra contrária. E é isso que Daniel, protagonista deste livro, vive. Ele reprime ser quem realmente é, com medo do que as pessoas irão dizer.
❤️‍🩹 A trajetória do protagonista não é bonita, deixa muita gente machucada pelo caminho, embora seja ele, quem mais sofra. O enredo todo é muito dramático e bastante real. Histórias como essa acontecem todos os dias, em todos os lugares, com milhares de pessoas. Os personagens são “imperfeitos”, e todos têm sua dose certa de bondade e maldade, além dos dramas pessoais.
🧠 "Vivemos em um país em que ser um bandido é mais bonito, completamente normal e aceitável para a sociedade do que amar livremente quem se é."
🧠 "Dizem que para sabermos do que gostamos de verdade, precisamos experimentar de tudo um pouco, mas eu me recusei a acreditar nisso - tinha medo de acreditar, para falar a verdade. E se eu tivesse gostado? Estaria perdido para o resto dessa minha vidinha medíocre."
🗣️ Imperfeito nos faz pensar fora da caixinha a respeito de diversos assuntos. É uma lição para todos, uma espécie de choque de realidade.
🤝 Por estarmos no mês que é celebrado o orgulho da comunidade LGBTQIA+, trazendo ainda reflexões sobre a importância do respeito e da igualdade, resolvi compartilhar com vocês esta leitura. E lembrem-se: “aceitar o que julgamos ser “diferente” é uma escolha nossa. Porém RESPEITAR é um DEVER de todos”!

laylsv 11/10/2022

Péssimo
A história no início é um pouco confusa, não consegui captar o que o autor queria passar. Personagens pouco estruturados e o final (péssimo) em minha opinião. Tudo ocorreu muito rápido na história e o final deixou um (?) na minha testa, personagens além de pouco desenvolvidos, me deixou super estressada. Por ser um livro representativo eu esperava mais, me decepcionei.

Larissa 11/10/2022

Temática importante, enredo nem tanto
O livro gira em torno de uma temática que tem que ser discutida, visto que estamos em momento de abrir cada vez mais espaço à diversidade. Mas a forma com que s história é conduzida não me agrada tanto, acho bastante adolescente e muito focada nos erros.