Here, There And Everywhere - Minha Vida Gravando Os Beatles

Here, There And Everywhere - Minha Vida Gravando Os Beatles Geoff Emerick

Resenhas - Here, There And Everywhere - Minha Vida Gravando Os Beatles

Jailson 12/05/2021

Minha Vida Gravando os Beatles
O livro me emocionou muito, há décadas não lia nada a respeito dos Beatles e conhecer parte de sua história, através dos processos de gravação de seus álbuns mais famosos, foi uma experiência ímpar. Uma pena esse livro ter demorado tanto a chegar em minhas mãos ...

vortexcultural 07/08/2016

Por Thiago Augusto Corrêa
A potência musical da banda The Beatles é uma afirmativa constante mantida pelo tempo. Naturalmente, aliados à sua excelência, há a força como produto cultural que movimenta o mercado. Mesmo após mais de 40 anos do final da banda, ainda há consumidores de informações sobre o grupo lançadas em obras fonográficas de releitura, shows comemorativos e lançamentos literários que apresentam a história do quarteto de Liverpool sob diferentes pontos de vista. Um fato impressionante sobre a potência da música em si.

Lançado pela Novo Século, Here, There and Everywhere – Minha Vida Gravando os Beatles poderia ser mais um relato jornalístico de pesquisa formal com entrevista e depoimentos sobre a banda. Não fosse seu autor, Geoff Emerick, um dos profissionais que acompanharam boa parte da trajetória musical do FabFour e ainda foi responsável por intensificar a gama sonora produzida em diversos álbuns da banda.

Em 480 páginas, o livro feito em parceria com o jornalista Howard Massey apresenta ao leitor uma breve biografia de Emerick e seu primeiro contato com a música através de uma coleção de vinis de música clássica e de como, aos 15 anos, já apaixonado por sonoridades, conseguiu um emprego na EMI como assistente de engenheiro de som, um cargo conhecido popularmente como aquele responsável por mexer os botões (oficialmente, é quem ajuda o engenheiro a calibrar o som para as gravações). Os primeiros capítulos pontuam seu amor pela música para compreendermos parte de sua criatividade quando, promovido a engenheiro de som dos Beatles, ele mergulha na função e vai além da sonoridade da época, sendo um precursor de novas texturas musicais.

Geoff foi convocado oficialmente para trabalhar como engenheiro de som da banda no álbum Revolver. No prefácio da obra, o autor desenvolve uma cena de impacto nos apresentando, de supetão, a primeira vez que John Lennon lhe pediu uma sonoridade específica. Criativo e técnico, o engenheiro conseguiu desenvolver um sistema para dar ao cantor a voz profunda e distante da canção Tomorrow Never Knows.

Leia a crítica completa no Vortex Cultural.

site: http://www.vortexcultural.com.br/literatura/resenha-here-there-everywhere-beatles-geoff-emerick/

Nati 28/06/2014

Sim, a vida de alguém gravando Os Beatles
Geoff Emerick começou a trabalhar nos estúdios da EMI ainda adolescente e não demorou muito para se tornar o engenheiro de som dos Beatles, gravando álbuns deles, desde Revolver ao último, Let it be.
O bacana no livro é a quantidade de referência da cultura pop e clássica que é citada, além, é claro, de diversas curiosidades de muitas músicas dos Beatles, o que acaba fazendo a gente ler o livro inteiro com o som ligado, tentando perceber certos detalhes que o Geoff diz estar presentes nas músicas.
É um livro muito rico no que diz respeito à história das músicas e o G. Emerick esteve presente pra contar as transformações visíveis na amizade do grupo e como a banda foi se desestruturando. Claro que em alguns momentos a gente percebe que é um humano falando de outro, dá pra perceber uma espécie de parcialidade na opinião dele para certos acontecimentos. Mas ainda assim, isso é apenas um detalhe que acaba dando mais veracidade aos acontecimentos que o Geoff relata.
Apesar de a ideia principal ser um livro que conta a rotina de gravação dos Beatles, o livro acaba sendo um tanto autobiográfico e isso não é de todo ruim, mas pra quem viveu anos tentando escrever bem pra passar no vestibular, o livro inteiro é uma redação que saiu do tema, mas que acaba indo além dos Beatles, ou melhor: mostra até onde os Beatles estiveram presentes na vida do Geoff, mesmo depois de terem terminado como banda.

site: http://napolitanocomomeupe.blogspot.com.br/2014/06/livro-here-there-and-everywhere-geoff.html
Jailson 12/03/2021minha estante
Show...