Horror em Gotas

Resenhas - Horror em Gotas

1 | 2 | 3 | 4

Laís Helena 05/04/2017

Resenha do blog Sonhos, Imaginação & Fantasia
Horror em gotas, de Karen Alvares, reúne 30 contos de terror e horror, alguns mais curtos, alguns mais longos, alguns com pegada mais sobrenatural, outros com enredos mais realistas. Como são 30 contos (31 na edição comemorativa; eu tenho a primeira edição), não vou falar sobre todos; em vez disso, farei um apanhado geral.

Já comentei algumas vezes que eu tenho um pé atrás com histórias de terror, porque sempre fico na expectativa de que elas me assustem — e, quando tratam de elementos dos quais não tenho medo, sempre acabo me decepcionando.

E minha experiência com esse livro foi oscilante. Algumas histórias, por focarem em situações ou criaturas que eu não temo, acabaram não me envolvendo. Algo que talvez não tivesse acontecido se a tensão tivesse sido melhor trabalhada. Faltou mexer um pouco mais com as expectativas do leitor, fazê-lo prender a respiração junto do personagem — enquanto que em outros contos isso foi feito de forma bastante satisfatória.

Também senti falta de me conectar com os personagens. Em certas histórias, eles nem tinham seus nomes revelados, e nem era necessário; mas eu senti falta de algo que despertasse minha empatia por eles, que me fizesse temer por eles.

A escrita na maior parte do tempo me agradou. Há um pouco de tell aqui e ali e, como eu já mencionei, o suspense poderia estar mais presente, mas, no geral, a narrativa é envolvente.

Quanto aos enredos, alguns trazem boas reviravoltas e bastante mistério, enquanto que outros revelaram demais, tirando o ar de especulação, o que acabou quebrando um pouco a tensão ou mistério construídos. Outros, por sua vez, ficaram um tanto exagerados nos elementos sobrenaturais, e por isso não funcionaram comigo — mas creio que tenha sido mais uma questão de gosto.

No geral, meus favoritos foram aqueles que envolvem o psicológico. Gostei bastante de Azul (que também aparece na Trasgo #1), A Confissão e O Sorriso.

site: http://contosdemisterioeterror.blogspot.com.br/2017/04/resenha-horror-em-gotas.html

Cláudia 07/03/2020

Surpreendente
Positivamente surpreendente.

Denise 13/02/2020

Horror em gotas do real e cotidiano que nos cerca!!!
O livro apresenta contos curtos que só paramos de ler quando o livro realmente acaba.A leitura é bem fluída, gostosa de se fazer; alguns contos se destacam ,na minha opinião,game over,o homem invisível entre outros.O que mais me chamou a atenção no livro é que as historias de horror são palpáveis, se apresentam em um cotidiano real,você se sente ali vivendo junto com os personagens dos contos.Super recomendo e estou com vontade de conhecer outros trabalhos da autora.É sempre bom ler uma boa dosagem de contos nacionais.

Gui 30/01/2020

Ideia interessante, execução fraca
A autora promete doses de horror que arrepiem seus cabelos, entretanto ela não cumpre a promessa. Os contos apresentam momentos de terror quase inexistentes, são rápidos demais e não imergem o leitor em um ambiente de tensão. Alguns contos chegam a te deixar bastante curioso sobre o que acontece no final, mas o desfecho é, na grande maioria, sem graça.

Crítica, eu? 05/11/2018

Horror em Gotas
Horror em Gotas, de Karen Alvares, é um livro composto por 31 contos de terror, pensado para que uma história seja lida a cada dia do mês. Publicação independente, os pequenos enredos da obra foram originalmente pensados para um projeto em que um conto de horror era publicado por dia.

Com narradores variados para cada conto, normalmente variando entre a primeira e a terceira pessoa, Horror em Gotas apresenta um estilo de escrita bem desenvolvido e maduro. As histórias são bem contadas e as narrativas são premiadas com uma boa performance por parte da autora Karen Alvares.

Toda essa qualidade de escrita, no entanto, não salva os 31 contos do abismo. Os enredos não são bem trabalhados, dando a impressão de que acabaram cedo demais. Não é por serem curtos, mas sim porque as histórias carecem do tradicional início-meio-fim. É claro que não necessariamente nessa ordem. A sensação que fica é de que alguns contos são fragmentos de histórias ou finais sem um início que lhes dê contexto.

Outro ponto extremamente negativo para a obra é que o tema das histórias se repete muito. Horror em Gotas é uma compilação de contos e, já que há a pretensão de trazer uma ponta de terror para cada dia do mês, a autora deveria tê-lo feito abordando diversos assuntos. Há muito tempo que mortes inexplicadas, jogos de videogame e estupro são lugar-comum na literatura e não assustam mais adultos. E o único motivo que faz crer que é esse o público-alvo do livro é que a capa o informa em letras garrafais.

É isso mesmo: os contos de Horror em Gotas não são assustadores e não aterrorizam. Alguns são apenas histórias de assassinato mal desenvolvidas, outros são enredos sobrenaturais que impressionam tanto quanto o bicho papão a uma adolescente de 15 anos e há, ainda, os que simplesmente não fazem sentido. As histórias não oferecem um bom panorama dos personagens e o enredo é tão curto que não há tempo para que o leitor crie nenhum tipo de identificação com os personagens. Se a proposta era que um conto fosse lido por dia, mais páginas deveriam ser gastas no desenvolvimento de cada história. Pelo que Horror em Gotas apresenta, é difícil que um leitor deseje passar 31 dias na companhia de algo tão pouco envolvente.

Horror em Gotas é um livro cujo único aspecto positivo é a escrita de Karen Alvares. Talvez a ideia de estar com o leitor durante um mês tenha sido um calo para o desenvolvimento do livro. A autora tem potencial narrativo para criar algo interessante, mas ou não teve criatividade suficiente para desenvolver 31 histórias ou teve medo de que seu leitor não quisesse dedicar tempo para ler mais páginas. Aliás, o que falta em Horror em Gotas são exatamente esses elementos: páginas, variação de temas e aprofundamento dos contos. A proposta era interessante, mas o livro simplesmente não vale a pena e uma boa escrita não pode salvar uma obra.

site: https://criticaeublog.wordpress.com/

Helga 27/10/2019

Decepcionante
Li sem nenhum conhecimento prévio, sem ler resenha, sem ver nota.
O livro prometia histórias de horror, mas o que recebi foram histórias q nem medo deram. Para ser justa, poderia salvar uns três contos: game over, o perfume da morte, o focinho de porco.
Essa experiência não me fará desistir da autora, posteriormente lerei outra coisa, talvez o tema não tenha sido feliz.

isabellapenna 15/10/2019

Horror?
Pelo nome do livro ser horror em gotas eu esperava mais sangue, mais tortura, mais gore mesmo. Então mesmo todos os contos serem bem escritos e as histórias interessantes, me decepcionei um pouco.

Lethycia Dias 13/10/2019

Trabalha bem o medo e a imaginação
"Horror em gotas" é uma coletânea de contos de terror escritos em 2013 como parte de um projeto colaborativo de publicação de contos diários, e tem o acréscimo de mais um conto escrito em 2016.
As histórias desse livro são quase todas curtas e apresentam várias formas de trabalhar com nossa imaginação e nossos medos. Em algumas, o terror é instigado por algo desconhecido ou sobrenatural; em outras, é causado pela natureza humana, pela violência, por sentimentos de ódio ou vingança, ou ainda por informações com as quais os personagens não conseguem lidar.
Uma coisa que me chamou atenção nos contos é que em quase todos existe um ponto de virada no final, uma frase ou palavra que dá sentido a toda a situação apresentada antes ou que a modifica de uma forma que os personagens não podem mais controlar - e quer alguma coisa mais assustadora do que não termos controle sobre nosso destino?
Fiz uma leitura lenta, apesar das poucas páginas do livro. Mas pude apreciar bem o que li. Entre os melhores contos presentes aqui, posso destacar "Gato vadio", "Game Over", "Focinho de porco", "Doze" e "O homem sem rosto".
Eu já tinha lido contos da Karen Alvares em outros e-books antes, mas esse foi o meu primeiro contato com uma publicação um pouco mais extensa de autoria dela, e percebi um uso muito bom das narrativas curtas, das palavras bem calculadas para dizer apenas o necessário. Quero muito ler mais livros dela, e recomendo bastante a leitura de "Horror em gotas".

site: https://www.instagram.com/p/B3iZBEkDKc-/

angeskoober 01/10/2019

Ótima coletânea.
Esses não são os primeiros contos da Karen que leio. Já conhecia um pouco da escrita dela e com essa coletânea, que é bem variada, pude perceber que ela é bem criativa nos tipos de horror que cria. Tem sobrenatural, vingança, algo mais humorístico... Ela tem um humor bem ácido que eu gostei bastante.
No geral gostei dos contos, muitos com final que surpreende.
Recomendo para quem gosta de contos de terror e horror, porque alguns contos assustam mesmo (eu não me assustei, mas analisando como alguém que já teve muito medo, posso dizer que assustam sim kkk).
A escrita da Karen em alguns contos e a temática de alguns deles me lembram o livro da Cah Muniz, Contos (In)Contáveis, que já resenhei também. Eu adoro escrever horror e terror e adoro ler contos nesse tema de escritoras brasileiras. Nossa literatura macabra tem muita opção legal para quem quer ler mais e para quem quer adentrar esse mundo sinistro.

Arca Literária 21/12/2018

resenha disponivel a partir do dia 12/02/2019 no link http://www.arcaliteraria.com.br/horror-em-gotas-karen-alvares/

1 | 2 | 3 | 4