Iracema

Iracema José de Alencar
José de Alencar




Resenhas - Iracema


1344 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |


melnoliteraverso 05/09/2023

Avaliação: Iracema
Alencar você me paga. Eu terminei esse livro no ônibus e tive que me segurar pra n dar uma choradinha. Sério mesmo. No meu insta: @menoliteraverso vai ter uma resenha mais completinha.
comentários(0)comente



severo 03/09/2023

Bem chatinho de ler, li apenas pra fazer um trabalho escolar, mas admito que a história é bem interessante
comentários(0)comente



Eliza.Obryen 03/09/2023

Iracema
O livro se trata do romance entre O Homem Branco e a Índia Iracema. A relação do casal serviria de alegoria para a formação da nação brasileira. A índia Iracema representaria a natureza virgem e a inocência enquanto o colonizador Martim representa a cultura (europeia).
comentários(0)comente



anaclarabcruz 02/09/2023

Tenho muita dificuldade em resenhar clássicos, não consigo medir o quanto da minha afeição é fruto da história ou é carregada pelo peso da obra.
Vamos analisar o enredo: uma indígena e um português se apaixonam durante o processo de colonização brasileiro. Tudo isso com um toque de romantização de todas as figuras indígenas e de um processo de dominação doloroso.
Pensando hoje em dia, isso é um absurdo. Estudando a literatura brasileira, entendo a posição no cânone.
Existe um ar meloso e poético que dependendo da perspectiva pode enjoar ou encantar. Portanto, acredito que a leitura serve como conhecimento, não para ser totalmente apreciada e venerada. Olhar para o passado é compreender nosso presente.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Luana 28/08/2023

Tirando toda a parte besta, como o ciúmes exagerado, a falta de amor próprio, a depressão (pós parto também), o abandono da família e da própria importância para a participação da sua sociedade.... até que o livro é ok. Acho que isso foi mais um problema do próprio Alencar em não saber escrever personagens femininos. Outra coisa meio sem noção foi a questão da distância dos lugares.. a Iracema só podia ser o Flash pra andar tão rápido assim. O lado positivo é que é legal saber a origem do nome de várias cidades do Ceará e as guerras indígenas e com quem eles se aliavam (portugueses, franceses ou holandeses).
comentários(0)comente



Emanuelly 24/08/2023

Iracema
Li para uma peça da escola e o livro me surpreendeu, a escrita obviamente não é muito "fácil", pois há alguns erros ortográficos e conjugação na 2° pessoa, mas eu entendo o motivo disso. José de Alencar foi um gênio! No início, confesso que não gostei, porém depois várias coisas começaram a acontecer e eu fiquei viciada. O final é triste, mas mostra a realidade da época. Recomendo lerem!
comentários(0)comente



Pietra 19/08/2023

Um dos clássicos nacionais que mais agridem. Nuances rasas e eurocentristas decorrentes da época, gerando pouquíssimo agrado ao público atual. Dentre gerações de literatura, cumpre o que se propõe, mas algo que não deveria ser vista de forma de apreciação como está sendo, talvez a melhor forma de ler é tendo em mente a contemplação.
comentários(0)comente



Doug 18/08/2023

Indianismo
Esse foi o meu primeiro contato com uma obra de Alencar. Esse livro apresenta ao leitor uma história de romance entre um português (Martim) e a Índia Miracema. Gostei do livro, apesar da história ser bem simplória e genérica. Um livro para se ler rapidamente...
comentários(0)comente



bruna 16/08/2023

A prosa poética de José de Alencar é linda? é.
Os primeiros versos "serenai verdes mares" vai sempre ecoar na minha mente? sim.
Mas a leitura é muito arrastada, o vocabulário é muito difícil (e olha que essa edição já vem cheia de notas de rodapé pra explicar o significado das palavras), algumas idealizações são muito batidas já. Mas assim, incrível ver todos os elementos do romantismo na obra do jeitinho que lembrava das aulas do ensino médio.
Dilva 16/08/2023minha estante
Tomei antipatia por esse livro. Que raiva dessa Iracema...




euaninh.a 16/08/2023

A escrita de José de Alencar é super detalhista e isso me deixa impaciente. Tirando esse detalhe eu amo a história da indígena Iracema, ela é uma guerreira linda e corajosa. Gostaria que o final tivesse sido diferente, mas de toda forma é muito bom.
comentários(0)comente



Nosferana 14/08/2023

Esplêndido
O livro é apenas um pouco difícil de ler, mas afirmo com tudo em meu ser que este é um dos melhores livros que eu já li nesse ano. Eu estou completamente apaixonada, mergulhada nos romantismo de José de Alencar e viciada na história da virgem dos lábios de mel, cujo cabelo era tão negro quanto as asas da graúna e sorriso era tão doce quanto favo de jati.
Ziza 14/08/2023minha estante
O Ubirajara tem a mesma pegada, mas num tom mais heróico.


Ziza 14/08/2023minha estante
Senhora é o meu romance nacional favorito


Nosferana 14/08/2023minha estante
Obrigada! Eu estarei colocando na minha lista de leitura aqui. ?




Fuzue 11/08/2023

Iracema é prosa
Iracema, detentora dos segredos de Jurema, é a formosura e força expressa na tão complicada prosa poética de José de Alencar.
comentários(0)comente



Oliver- 10/08/2023

É MUITO BOM
Momentos durante a leitura ??

'Verdes mares bravios de minha terra natal, onde canta a jandaia nas frondes da carnaúba"

O amor de Iracema é como o vento dos areais; mata a flor das árvores "

E o que a história conta? ??

Diante de um amor improvável entre uma índia (Iracema) e um colonizador europeu (Martim), uma guerra é travada entre as tribos Tabajara e Pitiguara.

A primeira vez que li Iracema, foi quando eu tinha 12 anos, para fazer uma redação no colégio. E por mais que livros clássicos tendem a ser "tediosos" por possuir uma escrita muito formal, a criança se apaixonou pela prosa poética de Alencar. Lembro que a edição em que li possuía rodapés explicando as palavras mais complicadas e, claro, os diversos termos indígenas. E isso facilitou ainda mais aquela criança, que nunca havia lido um livro antes.

Mesmo eu sendo louco pela rainha do crime (Agatha Christie ), José de Alencar foi o primeiro autor que eu tive contato do mundo da Literatura. E Iracema foi o primeiro livro pelo qual me apaixonei. E agradeço DEMAIS a minha querida professora de redação (e amiga) por ter incentivado a leitura naquela época e apresentado esse livro que me marcou e muito.

Um romance maravilhoso, com suas poesias marcantes, sendo uma verdadeira epopeia. Não tem como não se apaixonar pela escrita de Alencar, pelos personagens marcantes, pela história envolvente e pela cultura indígena descrita aqui.
comentários(0)comente



Pansexualien 10/08/2023

PÉSSIMO
Odiei! Talvez seja pela minha falta de costume em ler livros da época do romantismo brasileiro, mas a leitura é muito difícil. A descrição dos acontecimentos é super simples e rápida, enquanto há detalhes e palavras difíceis para descrever coisas bobas, como aromas e cenários(óbvio que detalhes nessas partes são bons, mas na quantidade que tem nesse livro chega até a ser desnecessário e INSUPORTÁVEL). Além de que o livro retrata o homem branco com aquela visão romantizada de "grande salvador que está ali para civilizar esses selvagens", e a Iracema estranhamente se sente grata por isso(?????). Me incomoda profundamente como o Martim é descrito como o guerreiro cristão e a Iracema como a virgem dos lábios de mel(é irritante o quanto ela é sexualizada). Poderia passar horas e horas falando mal desse livro, mas só de pensar, minha raiva já aumenta... Enfim, não vale a pena a leitura.
comentários(0)comente



1344 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR