Iracema José de Alencar
José de Alencar

Resenhas - Iracema

aureamariasf 16/09/2023

Quase que doloroso de se ler?
Só li porque minha professora de literatura recomendou para que ajudasse no entendimento do movimento literário da época (primeira fase do romantismo """"brasileiro"""" - indianismo), e sinceramente, que autor 🤬 #$%!& kkkkkkkkk me fez questionar se tudo o que eu aprendi a vida inteira sobre a relação dos colonizadores portugueses e os nativos daqui (principalmente as mulheres) esteve errada esse tempo inteiro.

o cara escreveu a nossa história de maneira totalmente contrária, colocando os nativos como os vilões, descrevendo-os como "selvagens" (sim, ele mesmo usa essa palavra) e os colonizadores como os "civilizados", os salvadores desta terra... plmds, intankável.

uma lista humilde de absurdos que me fizeram odiar esse livro:
1- eurocentrismo ESCANCARADO e ainda dizem que essa obra é um símbolo de literatura NACIONAL (??);
2- identidade "nacional" super estereotipada, sexualizando a mulher indígena do começo ao fim (sem meme, o protagonista vê a mulher morta e ainda assim pensa "tá morta, mas continua lindaaa");
3- o maior absurdo de todos: tratar a imagem dos portugueses como os inocentes;
4- a mulher (iracema) ser a vilã. sim. a nativa é a vilã da história... só pode ser sacanagem cm a minha cara;
5- "romance" (nojo) super meloso, característico do movimento literário;

uma bomba, se for possível não lerei mais nada desse cara :)

Xaaaa 16/09/2023

Romance poético
Esse deve ser um dos livros mais bonitos que eu já li. Não tanto pela história, ou pelo romance, ou pela trajetória que nós leitores percorremos ao lado da Iracema, mas sim pela escrita.

Eu tava tão apaixonado pela escrita do José de Alencar que não conseguia largar o livro. A forma com que ele descreve os ambientes e os personagens é linda. Os diálogos desse livro são os mais poéticos e bonitos que eu já li.

Quero ler esse livro de novo muitas vezes pra poder encher os meus olhos com essas frases tão lindas.

Grazi 15/09/2023

Clássico e Poético
Foi uma experiência nova para mim, uma clássico brasileiro e gostei bastante da alegoria da colonização do Brasil ser representado no romance de Iracema e Martim. Da mistura do indígena e da natureza sendo Iracema e Martim o europeu que coloniza.

Algumas partes foram complicadas de ler como não sou acostumada. Achei o final, apesar do apesares um final bonito e condizente com a trama e entendi o significado que o autor quis passar.

No geral gostei bastante!

Mimi4you 14/09/2023

Uma b0sta
Desculpa, mas é sim. Dor física para ler isso do início ao fim. Li porque fui obrigada. A obsessão desses caras por s3x0 já está me enchendo o saco. Nunca tem nada pra falar fora objetificação de corpos. SEMPRE. Me pergunto se não tinham um hobby, ou uma mãe presente. Machismo já era esperado mas me decepcionou mesmo assim.

Mi 14/09/2023

Iracema!
Agora depois que já passou toda essa etapa da vida de vestibular, tenho muito mais vontade de ler os livros exigidos.

Bom, a leitura é um tanto quanto difícil porque tem um linguajar bem diferente do que usamos. Aos poucos eu fui acostumando, mas ainda não entendia qual era o ponto chave da história. No final das contas é tudo sobre Iracema.

Gostei do livro, mas não foi grande coisa, gostaria de conhecer outros livros desse autor.

M.R. 13/09/2023

Surpreendente
Fui obrigada a ler "Iracema" e no fim fui surpreendida, porque achei divertida essa leitura.
É uma obra do Romantismo da primeira geração, que trata sobre o indianismo num aspecto nacionalista. Possui uma linguagem extremamente poética, o emprego de termos indígenas, um narrador onisciente, o artifício da 3ª pessoa na fala, mesclagem de elementos históricos e fantásticos, indígena como herói, amor trágico, etc.
Esse livro cria uma identidade nacional ao conectar América com Europa, muito evidenciado no nascimento de Moacir, filho de Iracema e Martim. Moacir é a representação do povo brasileiro.
Achei a história cativante, e gostei que José de Alencar apontou a destruição dos indígenas pelos brancos. É um tópico importante.
O final me deixou triste, ela merecia coisa melhor.

BJekyll0 10/09/2023

A virgem dos lábios de mel.
José de Alencar representa tudo que a primeira fase do romantismo prega.
Um indianismo idealizado.
A bravura dos povos indígenas, as batalhas heroicas, o amor idealizado e superficial. O europeu herói, salvador que ainda na "dor" foi capaz de trazer seu Deus para as tribos.
Iracema tem seu valor histórico, suas menções e comparações que agregam valor semântico e trazem um vocabulário regionalista. Mas é isso. Apenas isso. É uma ilusão traduzida dos europeus por Alencar do que é um herói nacional, regional, indianista. Li o livro no ensino médio, li na faculdade e depois de anos tentei novamente. O que fica é somente a ilusão de uma TENTATIVA de literatura nacional. Mas vocabulários regionais ou culturais não transformam uma obra em um registro histórico. É somente um romance esquecível.

letAcia1172 08/09/2023

A formação da nossa identidade nacional
Iracema é um livro excepcional. assumo que não estava em meus planos lê-lo, mas, como boa estudante de letras li, já que essa foi uma das leituras obrigatórias do período no qual estou. a gente tem aquela ideia instaurada pelo ensino médio de que essa obra, escrita durante o romantismo, retrata a conciliação da europa com a américa (encontro simbolizado pela suposta história de amor entre iracema e martim). ou seja, sob essa perspectiva tem toda aquela ideia da junção das etnias dando origem a uma nação plural e miscigenada etc etc etc toda essa baboseira superficial que não capta a essência da mensagem que o enredo passa. e que essência seria essa? seria justamente a história do genocídio sofrido pela população nativa do brasil. iracema e o povo tabajara representam esses povos que foram subjugados e mortos no processo de ocupação e construção do nosso país. tanto é que basta martim chegar à tribo para que tudo comece a desandar. eis que iracema morre. o povo tabajara morre. e o amigo de martim (da tribo rival dos tabajaras - os pitiguaras) converte-se à cultura e à religião dominante na europa. enquanto os primeiros, como já dito, representam o genocídio, o extermínio da população indígena; o último representa o processo de aculturação ao qual os povos indígenas foram submetidos. essa é a leitura que alencar, no século xix, fez do processo de constituição do brasil enquanto nação. divo nunca critiquei !

Vicente.Aguiar 06/09/2023

Iracema
Iracema é um dos livros que retratam melhor o romantismo brasileiro, ele traz muito os aspectos da nacionalidade e da valorização do indígena. O enredo é muito romantizado, infelizmente, mas isso se dá ao fato da literatura da época que foi escrito. É um livro incrível que vale a pena ler.

Mai.lendo 05/09/2023

Clássico do romantismo
A obra é um clássico do romantismo brasileiro, e recria o momento histórico da colonização do país, que vinha sendo habitado e conquistado pelos europeus.
Conta a história de amor entre a bela índia tabajara, que guardava consigo o segredo de Tupã, importante para o seu povo, é um colonizador português, em uma história de herói e amor românticos, com muitos exageros e discrições pormenorizadas das paisagens naturais.
A historia do casal é interessante e ao mesmo tempo muito triste, e com certeza não vingaria nos dias de hoje, mas consegue prender o leitor apenas para descobrir como findará esse amor. Em diversas situações de tive raiva dos personagens, principalmente de Martim.
Enfim, é um clássico, mas não me cativou.

melnoliteraverso 05/09/2023

Avaliação: Iracema
Alencar você me paga. Eu terminei esse livro no ônibus e tive que me segurar pra n dar uma choradinha. Sério mesmo. No meu insta: @menoliteraverso vai ter uma resenha mais completinha.

severo 03/09/2023

Bem chatinho de ler, li apenas pra fazer um trabalho escolar, mas admito que a história é bem interessante

Eliza.Obryen 03/09/2023

Iracema
O livro se trata do romance entre O Homem Branco e a Índia Iracema. A relação do casal serviria de alegoria para a formação da nação brasileira. A índia Iracema representaria a natureza virgem e a inocência enquanto o colonizador Martim representa a cultura (europeia).

anaclarabcruz 02/09/2023

Tenho muita dificuldade em resenhar clássicos, não consigo medir o quanto da minha afeição é fruto da história ou é carregada pelo peso da obra.
Vamos analisar o enredo: uma indígena e um português se apaixonam durante o processo de colonização brasileiro. Tudo isso com um toque de romantização de todas as figuras indígenas e de um processo de dominação doloroso.
Pensando hoje em dia, isso é um absurdo. Estudando a literatura brasileira, entendo a posição no cânone.
Existe um ar meloso e poético que dependendo da perspectiva pode enjoar ou encantar. Portanto, acredito que a leitura serve como conhecimento, não para ser totalmente apreciada e venerada. Olhar para o passado é compreender nosso presente.