Iracema

Iracema José de Alencar
José de Alencar

Resenhas - Iracema

Renata 03/05/2023

Chorei e não foi de alegria
Importante ressaltar que esta foi uma leitura obrigatória, não só pela escola mas também vestibulares. Apesar de ser uma escrita arrastada, com um rico vocabulário (afinal, se trata de uma escrita de 1865), a trama me envolveu o suficiente para permanecer. Entretanto, a partir do capitulo XX minha curiosidade já não era suficiente para me motivar. Sinceramente, o final não só me fez triste como me trouxe indignação por parte dos personagens. Recomendo apenas para quem aprecia os clássicos da literatura brasileira ou, vai prestar vestibular.

sbduds 02/05/2023

Litoral e iracema
Li e ouvi o audiobook. Foi uma experiência legal por ser meu primeiro clássico nacional, mas é apenas isso. Não achei a escrita tão difícil, mas muitos termos eu só ignorava e encaixava no contexto.

claudio 01/05/2023

Exemplar perfeito do romantismo
Iracema é um livro cheio de probleminhas quando é lido com um olhar anacrônico e simplista. É claro que muita coisa na obra estará ultrapassada, muitos conceitos são estranhos e a própria forma do livro é difícil de ler. Mas, acima de tudo isso, Iracema é uma experiência literária que retrata uma época, uma época muito anterior à nossa, e como retrato dessa época e do seu espírito, esse é um livro incrível. Um perfeito exemplar dos exageros, breguices, problemas e qualidades do romantismo brasileiro.

Lidie 30/04/2023

Iracema, minha primeira leitura de José de Alencar
Gostei bastante de conhecer a história, o autor, a visão dele sobre os povos originários do Brasil e um pouco sobre a história do Ceará.

Os elementos que constituem a história formam um cenário lindo de se imaginar.

Algo que me chamou atenção foi um dos pássaros que o José de Alencar retratou na história, o guará. Me apaixonei por ele quando fui procurar imagens suas e desde então me tornei mais curiosa por pássaros.

Fui surpreendida com o final da história. Não encerrou nada parecido como eu imaginei.

Por fim, Iracema é um livro que recomendo sim. É leitura de época, então é preciso vincular a história ao seu contexto histórico-social do autor e lembrar que nossa visão de mundo muda com ó tempo, por isso, o autor tem a visão de alguém do tempo dele e nós temos a do nosso. Dá pra ler a história mesmo discordando de alguns pontos.

eu.juubs 30/04/2023

A virgem dos lábios de mel
Esse livro tem uma linguagem densa, por isso a leitura não flui tão rápido, mas é muito interessante ver como as características do Romantismo se enquadram na obra. É retratada a visão eurocentrica dos povos indígenas no período de colonização do Brasil e a exaltação do homem branco (português) visto como um herói.

Izabelly137 26/04/2023

Faz tempo que eu queria ler um clássico e Iracema caiu de paraquedas no momento certo... Esse livro é muito marcante, principalmente pra quem é Cearense por que a história do Ceará surgiu pela história desse livro.

Amanda.Ramos 24/04/2023

A história em si, é muito boa... Empolgante, mas achei a narrativa um pouco arrastada. Possivelmente, pelo época em que foi escrito.

Emerson Dylan 23/04/2023

Revisitando depois de adulto...
Revisitando depois de 14 anos. É certo que a leitura obrigatória em nossa fase secundarista pode causar traumas. É certo também que, com a distância do tempo e com o acúmulo formativo, nosso olhar pode ver a Lenda do Ceará de maneira mais carinhosa.
Os incômodos são bem perceptíveis na releitura: o romantismo de Alencar é barroquista, exagera no enciclopedismo de um estudioso obcecado com a criação de uma identidade nacional. Os exageros afastam a inserção do leitor: tudo o que ocorre entre a virgem dos lábios de mel e o estrangeiro é distante, difícil criar qualquer vínculo; tudo também é corrido, não há mera impressão do passar do tempo (diferente de outros títulos do próprio autor). Tudo é reducionismo, não há espaço para a contradição, que é a maior síntese desse país.
Inegável, no entanto, que, em meio a esse barroquismo, exista real beleza. Há grandes momentos no poema em prosa de Alencar. Mais uma vez o cuidado histórico: o que hoje soa pedante, era inovação no contexto ao qual foi escrito.
É claro que Iracema pertence a um momento muito específico da história da literatura e da própria história do Brasil, ansioso para criar sua narrativa de mito fundador. É claro que é um absurso Iracema ainda ser exigida como leitura obrigatória no ensino médio quando temos Carolina Maria de Jesus e tantos outros nomes mais potentes para dialogar com os estudantes. É claro há muita coisa a ser contestada em sua estrutura e em suas próprias leituras nos últimos 150 anos. No entanto, não deixa de ser um divertido prazer descobrir e redescobrir esta obra, cuja visita passa rápida, mas não deixa de marcar território.

Fabricia98 23/04/2023

Iracema é a filha virgem do pajé da tribo tabajara que se envolve com Martim, homem branco aliado da tribo dos pitiguaras, inimigos dos tabajaras. Um dia Martim se perde e acaba virando hóspede de Araquém, pai de Iracema. A partir daí se desenrola a narrativa. Uma história de amor, mas também de lutas cujo ápice é o nascimento de Moacyr. Alencar faz uma prosa poética para retratar essa lenda do Ceará. Há quem ache a linguagem difícil, eu não achei. Devemos considerar o contexto de produção do livro.

Lua 23/04/2023

Odiei ........................................................... ............................
sosophz 23/04/2023minha estante
KKKKKKKKK PRA QIE TANTO PONTO

Yagaum 02/05/2023minha estante
simples assim kkkkk

tw.ale 22/04/2023

é a mãe do Ceará? é.
mas a coitada tem o mesmo problema da Pocahontas, as duas são palmiteiras e cadelas de colonizador.
lilmxr 24/04/2023minha estante
mds a coitada da iracema?