Espada da Galáxia

Espada da Galáxia Marcelo Cassaro

Resenhas - Espada da Galáxia

jeankorb 08/01/2024

Um livro sobre a semelhança de diferentes.
Fiquei surpreso com o livro, sobre sua abordagem sobre a visão a partir de seres extraterrestres, sobre seus pontos de vista e motivações, sobre suas semelhanças com nossa forma de pensar e agir, mas ao mesmo tempo com suas particularidades.
Um livro sobre guerras que não se pode definir um inimigo.

Hidalberto 24/01/2023

Sobre a espada da galáxia...
Marcelo Cassaro, eu conheço desde os anos de 94, quando iniciei minhas aventuras pelo RPG. Nesta data só conhecia como criador de um sistema de RPG... O tempo foi passando, o grupo se desfez e eu continuei minhas aventuras de RPG só que agora apenas nas leituras.

Depois de algum tempo descobri que ele era mais do que um criador de um sistema de RPG, era escritor, roteirista, desenhista um pouquinho de cada coisa. E foi nessa descoberta que descobri que ele tinha escrito um romance de ficção científica chamado "Espada da Galáxia".

Tal trama cheia de referência de filmes, livros, desenhos dos anos 80 e 90. Claro que esse livro é uma revisão do que ele havia escrito lá nos anos 90. Mas a maneira como ele conseguiu unir vários elementos e ao mesmo tempo deixar algo novo é surpreendente.

O enredo é bem amarrado, ele consegue fechar o conflito e deixa um gancho para possíveis continuações. Mas ele deixa bem claro que não deseja continuar, mas que outros poderia. Não custa nada dizer que com sua autorização.

Basicamente a história é o confronto entre duas raças e que no meio estão os humanos.

Vale a pena a leitura... Recomendo muito.

MateusCantele 30/12/2022

Uma excelente viagem!
Cassaro nos leva pela galáxia. Nos mostra culturas alienígenas que poderiam muito bem existir. Tudo numa roupagem aventuresca digna dos melhores filmes de sessão da tarde. Além disso, faz algo que adoro: pegar eventos históricos e criar histórias fantásticas para justificá-los. Uma excelente aventura sci-fi!

Ricardo.Barroso 02/02/2021

Boa ficção-científica brasileira que merecia mais destaque
Marcelo Cassaro foi o responsável por muita coisa que eu lia entre a infância e a adolescência, principalmente a revista de RPG Dragão Brasil. Ler esse livro foi ao mesmo tempo conhecer algo que eu só ouvia falar que existia (o livro ficou muito tempo esgotado e esquecido pelo próprio autor, que praticamente reescreveu ele 20 anos depois) e viajar no tempo.
Fora esse interesse pessoal, o livro é bastante acima da média e é uma pena que não tenha o devido reconhecimento no mercado. Vindo do Cassaro, eu imaginava algo mais galhofa, com mais humor ou referências, ou mesmo mal escrito. Para minha surpresa, não é isso. A linguagem é direta e ele toma cuidado para manter a coerência científica nas descrições. Ele acerta muito na criação das raças alienígenas e nas suas personalidades. Infelizmente os terráqueos são muito pouco explorados e o roteiro as vezes fica lento, com soluções simples demais. Mas para quem só está querendo uma história de sci-fi tradicional, até com alguns questionamentos morais, e com raças interessantes para usar numa aventura de RPG, fica a recomendação.

Rodolfo 04/11/2020

A parte dos metalianos e traktorianos é sensacional. Acho que nunca vi criações assim na cultura nacional ou internacional. A parte dos humanos é meio sessão da tarde. Vale a leitura.

Danizio0 29/10/2020

Nem tudo que reluz é metaliano
Espada da galáxia apresenta um grande épico da literatura de ficção científica brasileira, aqui temos uma grande epopéia espacial, um dos primeiros livros de ficção que eu leio que o foco principal não são os humanos, mais sim os metalianos, uma raça de seres alienígenas com fortes características de insetos, quem vivem em colônia, e sevem a sua Rainha-mãe que é tudo o que mais importa para eles.

Na trama dois metalianos acabam se envolvendo numa cruzada de vingança contra a humanidade, que acabou os traindo e tirando deles o que eles mais amavam, Cassaro com muita mestria constituiu uma trama em que consegue fazer o leitor se apaixonar por ambos os lados dessa guerra, aqui você vai ter muitas viagens pelo espaço, batalhas entre naves, alienígenas de todas as formas e tamanhos, e uma trama cheira de reviravoltas, tudo que um boa amante de ficção científica ama ler.

Hugo "X" Rosa 25/01/2018

Melhor espécie de alienígenas
Incrível história envolvendo uma forma de vida digna de estar nos cinemas.
A história do livro ocorre no passado em 1995.
Mas, ainda funciona mesmo nos dias de hoje.
Fico imaginando o quanto da tecnologia moderna não é devido aos alienígenas que visitam nosso planeta.

Lucas 04/02/2013

Ficção criativa, mas leitura nada cativante.
Este livro contem idéias interessantes e mostram a inventividade de seu autor. Isso deve ser reconhecido. Entretanto não curti a leitura. Em dados momentos, ler este livro foi mesmo uma experiência maçante.

itxesco 25/01/2010

Boring to death!
O começo do livro é um recorte de cenas e falas clássicas das historias em quadrinhos de super-herois da década de 80. Vinte páginas foram o bastante pra desanimar - cenas que ficam muito bem em uma aventura de RPG, mas que não encontram lugar em uma boa estante...