Fran Ferreira 01/04/2021Eu achei que seria um livro mais abrangente nas dicas de venda de forma geral, mas o que o percebi, foi que ele foca mais nos vendedores externos, tipos "porta em porta". Eu estava na página 20 e já não aguentava mais ler, muito repetitivo, dando praticamente a mesma dica no fim do que em tese seria uma dica diferente, mas comum certo espaçamento entre elas. Ao longo do livro, foram umas 4 vezes que as palavras utilizadas foram trocadas, porém, davam o mesmo sentido da explicação.
Pra mim, não precisava ser um livro na real, creio que uma cartilha seria suficiente. O livro é curto, um espaçamento legal, o tamanho do livro também é menor (não é pocket), no fim tem umas 10 páginas indicando outros livros da editora havendo com o tema.
Além de repetitivo, achei o livro chato, eu não quis ler para aprender técnicas de vendas, até porque pelo ano que foi escrito e hoje, algumas dessas técnicas evoluíram na forma de execução e para quem trabalha com internet nem se fala, li mais por curiosidade, por "estudo/pesquisa" e pelo que me lembro, não tinha lido nada específico assim, enfim, não curti no geral.
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Spoiler:
Dicas Finais de cada capítulo:
- Para estabelecer um diálogo forte com o cliente: avalie sua linguagem de vendas, comprometa-se a fazer algo diferente e pare de tentar "educar" os clientes. pág. 10
- Dicas para se programar com mais eficiência: prepare-se para visitar o cliente, customize todo o material e visualize a visita. pág. 12
- Como aperfeiçoar suas habilidades de venda: avalies as seis habilidades principais, faça uma autocrítica e peça feedback. pág. 14
- Dicas para melhorar sua abordagem de vendas: prepare-se para estabelecer um relacionamento amigável, alavanque sua abordagem e defina seu propósito. pág. 17
- Como aumentar sua habilidade de se relacionar: expresse consideração, seja compreensivo e estabeleça uma relação de confiança. pág. 20
- "Confiança é como oxigênio para as vendas." pág. 20
- Ideias para ajudar a direcionar a conversa na primeira abordagem: mostre que fez o dever de casa, direcione o assunto para as necessidades do cliente e centralize o foco nos benefícios para o cliente. pág. 22
- Como usar estratégia de questionamento: desenvolva uma estratégia poderosa de perguntas para criar diálogos de alto impacto sobre necessidades, prepare as perguntas e pergunte sobre a implementação. pág. 24/25
- Princípios para ajudar a fazer perguntas eficazes: coloque as necessidades do cliente em primeiro lugar, segure o seu impulso de responder e faça sempre mais uma pergunta. pág. 28
- Dicas para criar diálogos objetivos e eficazes sobre as necessidades do cliente: vá devagar, mostre que você entendeu e seja curioso. pág. 31
- Formas de tornar suas questões mais eficazes: estruture suas perguntas, encontre o ritmo certo e faça perguntas mais profundas. pág. 33
- Dicas de estratégias para trocar eficiência pela eficácia: preste atenção no conteúdo, repare na ênfase e nas emoções e use a linguagem corporal. pág. 36
- "Escute e aprenda. Os melhores vendedores são os melhores ouvintes." pág. 36
- Dicas de capacidade de mostrar conhecimento sobre o cliente: saiba o que você quer comunicar, atualize a mensagem constantemente e posicione-se com eficiência. pág. 39
- Dicas para se destacar na análise dos seus concorrentes: conheça a concorrência, veja o mercado com os olhos do cliente e destaque sutilmente as fraquezas da concorrência. pág. 41/42
- Veja como transformar objeções em oportunidades: tenha consideração e empatia pelo cliente, pergunte para conhecer mais e posicione sua resposta. pág. 44/45
- Estratégias básicas para a verificação de feedback: obtenha feedback antes de seguir em frente, use perguntas de verificação durante toda a negociação e avalie seu objetivo de forma realista. pág. 48
- "Verificação é a bússola que mantém você na direção certa." pág. 48
- Estratégias para negociar: descubra a necessidade por trás da demanda, negocie, não faça concessões e use o poder do silêncio. pág. 50/51
- Como alcançar um resultado de fechamento mais efetivo: estabeleça um objetivo para cada encontro, solicite feedback ao longo dos encontros e termine uma visita sabendo qual será o próximo passo. pág. 53/54
- Ideias para ajudar a alavancar todos os recursos para se tornar um vendedor: mapeie o processo de tomada de decisão do cliente, recrute o apoio dos colegas e escolha um "conselheiro" na empresa do cliente. pág. 56/57
- Como se tornar um mestre no processo de confirmação (ação para finalizar a venda) : não "ache" ada, lembre-se de que as coisas mudam e não aceite a primeira informação. pág. 63
- "Confirmar algo existe a mistura perfeitas das seis habilidades fundamentais: postura, relacionamento, questionamento, escuta, posicionamento, e o mais importante, verificação." pág. 63