O Livro dos Espíritos

Leia outra vez
e mais outra
e outra
....
a cada leitura um aprendizado novo.
Livro base.
Gatita 12/05/2016minha estante
É bem isso mesmo =D

Nathalia Almeida 14/12/2015

Espiritismo
O livro e bastante longo e um pouco difícil de ler, por sua complexidade. O livro e bastante explicativo e excalrecedor

Andre_Sch 14/11/2015

Dentro de minha humildade de conhecimento da doutrina, acredito fortemente que o livro trouxe alguns princípios que antes eram questionados por mim e agora esclarecidos por Kardec.
Quão belo são os modos de escrita compreensível sobre ensinamentos fundamentais da natureza ao elo com a imortalidade da alma.
Quanto aprendizado tiramos das respostas dos superiores, mas ainda existe muito dessas respostas que em reflexão, para mim são complexas de entendimento, mas minha evolução doutrinária continua, até chegar o momento de clarear essas informações.
Precisamos praticar, semear, compartilhar esses ensinamentos, precisamos sair do anonimato e praticar o bem, exemplificar para mudar, em busca da regeneração.
Fecho com uma das frases que mais me marcou no livro: “A terra produziria sempre o necessário, se o homem soubesse contentar-se com o necessário”

Sanderson Cássio 18/10/2015

Indispensável
Simplesmente o livro que mudou a minha vida... Lembro-me que primeiramente comprei a edição econômica da IDE (2 reais na epoca) e sempre dizia que foram os 2 Reais que mudaram minha vida para sempre...

Volnei 20/06/2015

O livro dos espiritos
Este livro teve sua primeira edição em abril de 1856 e desde então vem sendo o farol para aqueles que querem aprender tudo sobre a doutrina dos espíritos. A obra é composta por uma coletânea de aproximadamente 1018 questões relacionadas a vida em geral.

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/ https://twitter.com/volneicampos

Rodrigo 27/05/2015

Educativo
Essa religião é realmente algo fantástico, quando se fala de amor e o livro dos espíritos trás temas para todas as áreas da vida, vale a pena meditar sobre esse livro.

brunnoleto 26/05/2015

Fundamentos da Doutrina
Obra fundamental da Doutrina espírita, esclarece como foi o processo de desenvolvimento da doutrina no mundo, quais os seus principais fundamentos e esclarece sobre todas as dúvidas pertinentes ao espiritismo. Essencial e básico para qualquer pessoa que queira conhecer a doutrina ou que seja seguidora dela. Leitura obrigatória! Recomendo.

Paula 16/04/2015

E tudo começou como um passatempo para os franceses. Os fenômenos mediúnicos – mesas girantes que se moviam apenas com o poder de concentração das pessoas – agitavam as reuniões em salões culturais ou mansões.

De mesas girantes a psicografias, que formaram O Livro dos Espíritos, surgia aí uma nova religião aos homens: o espiritismo.

A primeira edição saiu em 1857, com 501 perguntas respondidas pelos espíritos através dos médiuns. Porém ainda ficaram muitas lacunas, e a segunda edição, agora definitiva, contém 1.019 perguntas, todas organizadas por Allan Kardec.

Independente da religião, cada um de nós já se perguntou para onde vamos depois da ‘morte’, uma dúvida inerente ao ser humano. Então esse é um livro básico para quem quer apenas conhecer ou o começo para quem acredita que há muito além do que esta realidade.

site: http://leiturasdepaula.blogspot.com

Rich 16/01/2015

Ciência da vida após esta vida
Trata-se de um estudo científico sobre fenômenos que se repetem ao redor do planeta e que demonstram que aqueles que supomos mortos ainda existem e desejam se comunicar com os que permanecem na terra. Kardec observou os fenômenos ditos sobrenaturais, os catalogou, identificou sua causa e o modo de, até certo ponto, reproduzi-los. Esta é uma obra que analisa racionalmente essa relação incessante que há entre as duas humanidades, encarnada e desencarnada, levanta o véu sobre o "desconhecido" e os coloca no domínio dos fatos naturais. Digamos que a principal aquisição daquele que se debruça sobre essa ciência é a compreensão de que a morte não existe e que o medo dela seria algo sem sentido.

marcelgianni 09/12/2014

Doutrina Espírita
Não se trata de um resumo ou sinopse do livro (para isso basta pesquisar na web ou ver algumas outras resenhas postadas aqui), mas sim de um relato do que me chamou a atenção no livro, e que pode influenciar outras pessoas na sua decisão de lê-lo ou não. Sem o uso de spoilers, faço uma análise sucinta da obra, justificando minha nota atribuída.

Obra doutrinária espírita para quem quer explicações sobre as coisas que o cercam, buscando a elevação espiritual. Formatado no estilo de perguntas e respostas, que nos trazem à reflexão da vida, fazendo com que enxerguemos nossos defeitos e busquemos um aperfeiçoamento.

Gabi 14/11/2014

Uma obra maravilhosa, explicando sobre assuntos de difícil entendimento e explicação. Demorei alguns meses para terminá-lo, pois quis sorver tudo que fosse possível do seu conteúdo, apesar que sinceramente, é o tipo de obra que teríamos que ler uma vida inteira para aprendermos tudo que poderíamos.

"Todos os espíritos, mais ou menos bons, quando encarnados, constituem a espécie humana, e como nossa erra é um dos mundos menos avançados, aqui se encontram mais maus que bons espíritos; por isso, aqui vemos tanta perversidade. Façamos, portanto, todos os esforços para aqui não retornar depois desta estada, e para merecer ir repousar num mundo melhor, num desses mundos privilegiados, onde o bem reina sem oposição, e onde não nos lembraremos de nossa passagem neste mundo, senão como de um tempo de exílio".

Valério 28/08/2014

Fundamentos de doutrina
A doutrina Espírita, antes mesmo de considerações acerca da veracidade de suas crenças, prega lições que, independente de orientação religiosa, todos deveríamos seguir.
Traz como fundamento a principal lição do Cristianismo e se diz a continuidade do trabalho iniciado por Cristo.
Através do Livro dos Espíritos, muitos podem saciar sua curiosidade sobre os mais diversos temas que envolvam o espiritismo, como reencarnação, missão na Terra, evolução dos espíritos, como se dá a ligação do espírito ao corpo, etc.
Para conhecer o espiritismo, é obra essencial, apesar de já estar um pouco datado, quando aborda questões físicas, científicas e de tecnologia (exemplo: Cita a força do vapor que move máquinas quando quer explicar que de elementos simples surgem grandes forças. Pois este raciocínio seria ainda mais evidente referindo-se à energia atômica, só para citar um exemplo)
Porém, se seu objetivo é aprofundar-se nas lições do espiritismo, prefira "O evangelho segundo o Espiritismo".
Gostei do livro, mas, como dito, ele mais explica a doutrina. As lições estão mais fortemente presentes no "Evangelho Segundo o Espiritismo".
De qualquer forma, vejo o espiritismo como uma doutrina que transforma sem fanatismos. Ensina sem dogmas. Vale a pena conhecer, entender e seguir seus preceitos morais, mesmo que não se acredite no espiritismo.
NatBelus 26/02/2015minha estante
O ideal é a leitura completa das 5 obras do pentateuco Espírita. O Livro dos Espíritos é uma grande introdução. Para aqueles que buscam se aprofundar nas questões morais e comportamentais e lições de vida é recomendado o Evangelho. Para aqueles que tem curiosidade científica e gostam de estudar os fenômenos recomenda-se o livro dos médiuns e Gênese, para misturar os dois, depoimentos de espíritos desencarnados que trazem as lições e suas experiências, além de casos, pra quem tem curiosidade de ver o "outro lado" ou as consequencias desde recomenda-se o Céu e Inferno. Enfim, o ideal é se estudar todos e se aprofundar mais naquilo que lhe cativa mais.

Roner 24/08/2014

Bem vindos a um mundo novo
A racionalidade e método de Allan Kardec se faz perceber ao mundo pela primeira vez em O Livro dos Espíritos. Obra que descortina o véu sobre o etéreo mundo dos espíritos, este clássico traz à luz o Espiritismo, doutrina tríplice de cunho religioso, filosófico e científico. É um ótimo livro para quem busca conhecer e acredita na existência de dimensões e possibilidades muito mais abrangentes do que nossos restritos sentidos materiais podem perceber. Apesar do nome, O Espiritismo desfaz toda definição até então deturpada sobre o mundo espiritual, retirando-o do domínio sobrenatural, religioso e místico, e trazendo-o para uma abordagem científica. Também trata de temas polêmicos e existenciais, oferecendo ideias que, embora não absolutas, (pois, no meu ver, algumas já foram superadas por novos pensamentos, mais racionais e coerentes) servem de subsídio ao rompimento do pensar engessado, guiado há muito pela crença cega, imposta, não raciocinada.