Anatomia de Um Assassinato

Anatomia de Um Assassinato Philip Shenon




Resenhas - Anatomia de Um Assassinato


4 encontrados | exibindo 1 a 4


Malice 02/11/2020

Contando a história de forma interessante
Avalio como muito bom o grande livro de Shenon. Muitos detalhes sobre o fatídico assassinato de Kennedy e sobre as investigações da Comissão Warren com uma visão jornalística sem esquecer do encanto que é uma boa prosa.
comentários(0)comente



Leandro Matos 18/11/2014

Anatomia de um Assassinato | A História Secreta da Morte de JFK
Há 51 anos, o presidente americano John Fitzgerald Kennedy, era assassinado ao circular no automóvel presidencial na Praça Delay, em Dallas no Texas. Às 12:30, do dia 22 de Novembro de 1963, Kennedy era alvo de três disparos, onde o primeiro, providencialmente era desviado por uma árvore, rechaçava no cimento da calçada e atingia James Tague, um cidadão comum, que pelo fato, posteriormente viria a se tornar testemunha. 3,5 segundos depois, ouve-se um segundo disparo. O presidente acenava para aqueles que o saudavam durante a comitiva, quando foi transpassado por trás na garganta, e logo encosta-se no banco do veículo com a ajuda da primeira dama Jacqueline Kennedy, mas não por muito tempo. Passados apenas 8,4 segundos do primeiro estampido, John F. Kennedy era alvejado pelo último e letal disparo, que estilhaçava e espalhava seu crânio pelo veículo aberto, deixando sua esposa atônita, que numa atitude desesperada, tentava em vão juntar alguns pedaços do seu corpo que ficaram espalhados pela traseira do veículo e seus seguranças, totalmente descrentes de tamanho absurdo. Tudo isso diante de dezenas de pessoas e registrado por uma dúzia destas, que não faziam a mínima ideia que estavam presentes em um dos assassinatos mais polêmicos, controversos e misteriosos de toda a História.

Com a proposta de trazer uma nova interpretação sobre a investigação organizada pela Comissão Warren, Philip Shenon, jornalista investigativo que por anos escreveu para o New York Times, pesquisou minunciosamente por cinco anos todos os trâmites e deu nova voz a personagens envolvidos direta e indiretamente com o caso em seu livro, Anatomia de um assassinato, publicado pela editora Companhia das Letras.

Vale ressaltar, que o autor reconhece que não poderia atestar veemente sobre todos os meandros do ocorrido, mas não por isso, deixa de descrever e documentar não o assassinato, mas a investigação como principal arco narrativo do livro. Onde por essa perspectiva, o livro se apresenta funcional, com seus capítulos curtos e com sua descrição precisa.

***

Leia a review completa no link abaixo:

site: http://nerdpride.com.br/anatomia-de-um-assassinato/ ‎
comentários(0)comente



Mariana Knorst 11/08/2014

Anatomia de Um Assassinato
Este livro não virou filme, mas sua história, ainda que em versões variadas, já esteve diversas vezes nas telonas. Anatomia de Um Assassinato de Philip Shenon, busca dissecar os bastidores da Comissão Warren, comissão responsável pelas investigações do assassinato de John F. Kennedy.

A história dos Kennedys sempre foi alvo de especulações e, sobretudo, de teorias conspiratórias, inclusive muito antes do assassinato de JFK. Ao lado da história dessa família, ainda temos ao seu redor as histórias de Marilyn Monroe e Frank Sinatra e seu envolvimento com a “máfia”. Assim, podemos dizer, resumidamente, que os anos 50 e 60 foram mergulhados num mar de delírios conspiratórios.

No livro, como dito, temos acesso a uma infinidade de informações post mortem, onde tudo começa, por óbvio, no fato gerador (assassinato de JFK). A partir de então, somos inseridos em um cenário político, onde observamos as primeiras reações de um governo prestes a desmoronar emocionalmente e seu desempenho para retomar o controle e definir os integrantes da comissão de investigação, que ficaria responsável, inclusive, por reavaliar as anotações e avanços da CIA e do FBI.

Após a complicada constituição da comissão, passamos a parte mais interessante, a investigação propriamente dita.

Por se tratar de uma história complexa, não temos uma narrativa linear, ou melhor, a narrativa segue os caminhos sugeridos pelas provas apresentadas em ordem de descoberta. Assim, muitas vezes, retornamos a pontos que até então considerávamos superados. Achei esta característica formidável, pois transfere ao leitor a responsabilidade de refletir sobre as possíveis consequências das inúmeras provas variáveis.

Ainda, na história, temos uma quantidade incansável de depoimentos, pois nenhuma prova em potencial poderia ser desperdiçada. Então, lemos desde relatos plausíveis, como os de Marina Oswald, esposa de Lee Oswald (possível assassino do presidente), embora cheio mentiras e omissões, até relatos completamente insanos, como os de pessoas que nem ao menos presenciaram o evento e afirmam ter informações imprescindíveis e inquestionáveis.

O livro explora inúmeros detalhes, dentre eles o da teoria da “bala única”, onde uma única bala teria atingido JFK e o governador do Texas. Até hoje esta teoria é alvo de dúvidas e ponto de partida para novas teorias.

A leitura é bastante densa devido à quantidade de informações, tanto originárias das investigações quanto dos bastidores políticos e sociais da comissão. Levei bastante tempo para concluir e, devo admitir, embora esta versão da história seja muito bem fundamentada ao apresentar dados e fatos concretos, ainda restam muitas dúvidas, talvez oriundas da absorção indireta das teorias conspiratórias incansavelmente repetidas ao longo dos anos.

Portanto, Anatomia de Um Assassinato é uma leitura necessária para todos aqueles que buscam informações concretas sobre este período tão dramático da história norte americana, bem como para aqueles que não se contentam apenas com teorias e suposições. Philip Shenon garante uma leitura rica em detalhes e sobretudo em conhecimento.

site: http://gargalhandopordentro.blogspot.com.br/2014/08/livro-anatomia-de-um-assassinato.html
comentários(0)comente



Paulo Henrique 28/07/2014

Muito bom
É um livro bastante detalhista, cansa muitas vezes, mas vale a pena. É muito bem escrito e traz muitos fatos interessantes sobre esse episódio da história americana.
comentários(0)comente



4 encontrados | exibindo 1 a 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR