Gosto de Batom

Gosto de Batom Valter Petenel

Resenhas - Gosto de Batom

Matheusvarraes 31/05/2022

Uma leitura diferente do comum. No início, pareceu-me muito interessante e instigante, surpreendo-me positivamente, pois havia me adaptado à forma singular de escrita do autor, entendendo a proposta.

Porém, a história e a narrativa se perderam nos últimos 30% do livro, que tomou um outro caminho, diferente da proposta do resto do livro todo. (As últimas 30 paginas são um espanto, pensei assim: o autor não teve ideia e escreveu isso).

Alem do mais, apesar de boa escrita, o autor passou a repetir 4 ou 5x o nome do título no final do livro, meio que tentando justificar a escolha do termo, o que me pareceu forçado, pois a capa, o título e a resenha não correspondem à proposta, definitivamente.

Para mim, o livro ainda apresentou um problema. Em determinado momento, o autor atribuiu diferentes pesos e medidas dos preconceitos dos personagens (e próprio narrador em 3a pessoa) ao relacionamento homossexual, propondo a naturalização de um e reforçando preconceitos de outros.

Fora isso, é lamentável ver livros não tão antigos assim tratando orientação sexual com a expressão "preferência". Se o autor optou por tratar deste tema, deveria ter compreedido melhor e utilizado as palavras corretas para definir e explicitar determinada situação.

Su 07/07/2014

No começo achei um pouco cansativa a forma de narrativa, com pouquíssimos diálogos, e muitas informações compactadas nos parágrafos, nos dando às vezes pouco tempo para entender as características dos personagens.
Mas com o passar do tempo e com o vínculo criado com os personagens, o livro passa a ficar mais fluente...
Com muitas mudanças, algumas muito diferentes, é um livro de leitura excitante, sem muito descrever dos fatos, deixando claro apenas o principal, porém me prendeu muito na leitura!