Rios de Histórias

Rios de Histórias Paulo Cambraia...

Resenhas - Rios de Histórias

><'',º> 23/03/2018

É preciso dizer que 'Rios de Histórias' não é apenas um livro de (e sobre) História do Amapá e da Amazônia - muito mais que um livro local ou regional, trata-se de um rico registro de uma historicidade e de um esforço historiográfico que mesclam de forma infalível certas ideias que são tratadas como dicotomias - e tais dicotomias são puramente artificiais, como Sidney e Paulo nos mostram. Respeito à tradição e modernidade, sofisticação e tangibilidade ao leitor comum, divulgação e produção de conhecimento, ensino de qualidade e popularidade, franqueza e doçura, capacidade intelectual rara e afabilidade - são traços distintivos da história de dois pesquisadores, que são colegas e parceiros, professores e amigos, cartografando Rios de História que cativaram alguns (sinceramente, muitos, devo dizer) leitores ávidos por conhecimento acadêmico (...).

Fonte: Google Books

site: https://books.google.com.br/books/about/Rios_de_hist%C3%B3rias.html?id=Ky4CrgEACAAJ&redir_esc=y

z..... 07/12/2015

Li em 2013 ao encontrar por acaso em uma banca de revista. A obra traz cerca de 50 artigos históricos, publicados no jornal Tribuna Amapaense, interessantes para a pesquisa estudantil pelo olhar historiográfico sem perder o rigor acadêmico na informação.
Tem cinco partes que recontam o cenário amazônico e amapaense, desde a ocupação portuguesa, em relato sucinto e de leitura facilitada ao público em geral. Particularmente, tive interesse especial pela última, referente aos projetos Jari e ICOMI. Assunto recorrente em pesquisas e de grande representatividade para o desenvolvimento do Amapá.
Desde os primeiros capítulos se mostra bastante atrativo, como um rio que flui oportunizando conhecimento em toda sua extensão, em cada uma de suas curvas - justificativa do título.
Os autores, Paulo Cambraia e Sidney Lobato, são historiadores graduados na Universidade Federal do Amapá.
Valorizo muito essas publicações por entender que há uma deficiência em nosso Estado na divulgação da produção acadêmica que, em geral, ficam retidas nas instituições sem muito conhecimento ou apreciação pública.

Divulguei também em meu blog, assim que a li

site: http://casteloroger.blogspot.com.br/2013/09/rios-de-historias-ensaios-de-historia.html