Ligue os pontos

Ligue os pontos Gregório Duvivier

Resenhas - Ligue os Pontos

Rainha Azul 02/09/2015

Ligue os pontos
Estou tentando ligar até agora.
Com todo respeito ao autor, uma decepção para mim.
Uma pobreza infantil.

Renata (@renatac.arruda) 10/07/2015

Rio Zona Sul
Os poemas tratam, em geral, de um Rio Zona Sul e são espertinhos e engraçadinhos, mas achei meio infantis e com muitos clichês. Gosto do Gregório, acho um rapaz talentoso e divertido, mas que aqui brinca de ser poeta e provavelmente não seria publicado por uma grande editora fosse um poeta desconhecido.

Siga @prosaespontanea no Instagram!

Danilo Rabelo 12/12/2014

Poesia moderna, cômica e acima de tudo poesias " inteligentes".

Mila F. @delivroemlivro_ 24/11/2014

Incrívelmente fantástico!
Gregório Duvivier dispensa apresentações, basta dizer que ele faz parte do famoso canal no YouTube: Porta dos Fundos, mas ele não é só um humorista sarcástico e inteligente, ele também é escritor e Ligue os Pontos é um de seus livros de poesia.
Trata-se de um livro que em pouco tempo dá para devorá-lo, mas sua essência fica muito mais visível se for saboreado calmamente. É um livro simples, singelo e – na minha concepção – é quase uma ode ao Rio de Janeiro, em que Duvivier faz seu próprio mapa sobre bairros cariocas e vai ligando cada bairro e cada história de forma simples e sarcástica.
Ligue os Pontos também trata de amor, de luz, trevas e de sentimentos intangíveis e fugazes, é um livro pequeno, mas que traz de tudo um pouco, exaltando aquilo que se deve exaltar e ironizando e criticando outras tantas coisas abomináveis.
Mesmo não conhecendo o Rio de Janeiro e mesmo me perdendo na hora de ligar os pontos – por conta da minha falta de conhecimento – dá para ler tranquilo e apreciar a genialidade e o jogo de palavras e mistérios que envolvem cada poema e trecho.
Definitivamente este livro se trata de um daqueles que vez por outra vamos querer pegá-lo, abrir numa página qualquer e ler, degustar as palavras e os sentimentos por trás de cada uma delas, desvendar o mistério das palavras e da escolha delas por Duvivier é uma tarefa incrivelmente fascinante.
Nada do que está em Ligue os Pontos foi escrito sem pretensão, nota-se logo nos primeiros poemas que há um objetivo e cada leitor pode ver de um prisma diferente e este é um dos grandes legados da poesia.
Ligue os Pontos também é um livro que vem a me alegrar, pois vejo a força da poesia brasileira, que ela não morreu e que há ainda bons poetas hoje em dia. Que Duvivier seja sempre uma caixa de surpresa para todos os leitores - cariocas ou não - brasileiros.

site: www.delivroemlivro.com.br

Rao 31/10/2014

Um livro que pode ser lido em uma viagem de ônibus para a universidade (meu caso) e que pode ser lido pela vida inteira, que provavelmente vai acontecer. Um poeta nos tempos nerd, me agradou muito e me contempla perante a visão do amor e o big bang.

Camille 17/10/2014

Ainda não tinha tido a chance de conhecer o texto de Gregório Duvivier, e quem me convenceu foi a Tatiany, em plena bienal. Comprei, mas fiquei com receio.

Não pela escrita, até porque elogios não faltam ao livro. Mas por nem sempre captar os sentidos mais complexos de um poema, já que, para mim, se não consigo me identificar, é quase impossível conseguir entender a visão do autor.

Então, à noite, tomei coragem e arrisquei. A primeira parte do livro que me fez parar, suspirar e pensar "nossa, uau" foi logo a primeira página após a dedicatória para a Clarice.

Para minha surpresa, consegui me ver ao ler os poemas. Desde aqueles que falavam dos bairros (e tinha como ele estar mais certo sobre a Urca?) até os que se mostravam mais delicados.

Honestamente, não sei como fazer uma resenha de um poema, logo não tenho como garantir que estou falando algo que faça sentido. O importante é dar uma chance ao livro, à cada poema e passar um tempinho que seja prestando atenção nele. Realmente vale a pena.

Um comentário para além da escrita inspiradora do autor, vale prestar atenção na capa do livro, super bem feita e com mais sentido para o texto do que parece em uma primeira olhada. Fora isso, notem que a lombada brilha no escuro. Parabéns também à editora pelo trabalho, ficou muito bonito.

Lu 03/07/2014

Foda, mas com ressalvas.
Esse livro de poemas é lindo. A escrita e o lirismo do Gregorio nos fazem viajar. Porém, por possuir um capitulo inteiro dedicado ao Rio de Janeiro, o livro perde um pouco de relação com os não-cariocas. Confesso que fiquei confusa na profusão dos bairros e etc. Contudo, continua sendo um dos melhores livros de poesia que eu já li.

Paula1735 18/12/2013

Cativante.
Eu, que nunca gostei muito de poesia, resolvi ler o livro por causa do Gregorio mesmo. Sempre gostei de seus textos na Folha de S. Paulo e de seus roteiros pro canal Porta dos Fundos, e mesmo antes de ler Ligue os Pontos, sabia que seria emocionante. Quando resolvo falar do mesmo, rapidamente me vem uma lembrança de um dos textos do autor em sua coluna na Folha, em que ele comenta sua experiência de leitura sobre Nu, de Botas, de Antônio Prata, e se declara "amigo platônico" do escritor, por se sentir íntimo ao ler seu livro. E foi exatamente isso que eu senti ao ler Ligue os Pontos. A cada poema, a escrita diferenciada de Gregorio (sim, intimidade demais chamá-lo assim, eu sei) me surpeende. Ao mesmo tempo em que leio, é como se eu sentisse que presenciei os momentos relatados por ele, e essa é uma das melhores sensações que um leitor pode ler. É como se ele tivesse me contado, pessoalmente, cada verso do livro. Ligue Os Pontos - Poemas de Amor e Big Bang é cativante. Essa é a palavra certa. O jeito como ele relata as coisas do dia-a-dia, usando as palavras do dia-a-dia, e não aquela linguaguem formal e, convenhamos, chata, é cativante. Se você procura por um livro que te faça sentir a mesma emoção que o autor sentiu ao escrever, esse livro é perfeito, sem nenhum exagero. Não posso falar muito mais, e a minha única reclamação é de que o livro é pequeno demais. Ah, e agora eu só faço ler poesias, de tanto que eu gostei.