We Were Liars

We Were Liars E. Lockhart

Resenhas - We Were Liars

Teixeira 25/04/2024

We Were Liars ? 5 ?
> Viver de privilégios, luxúria e beleza é excelente. Passar o verão numa ilha, com família, uma vista maravilhosa, e um cheiro que provoca entusiasmo e atrai o amor é verdadeiramente incrível. Passar da realidade para um outro universo, cheio de histórias, emoções de arrepiar a pele, voltas e risos, dias ensolarados e noites que brilham é, de facto, o auge do bolo, o conto que todos queremos nos nossos livros. Mas...

Todas as pessoas sentem a necessidade de mentir, nas boas e nas piores circunstâncias. É uma maneira de fugir ao mundo, criar outro, ignorar problemas, acabando por criar outros.

Uma família é perfeita - e no proferir destas palavras sem sentido estaríamos a mentir. Os gritos, falas problemáticas, hábitos medíocres, recorrentes, reais daqueles quais que são os ramos que originaram as nossas folhas são, na verdade da mentira, palavras carinhosas, gentis, cuidadosas, que surgem de instintos surrealistas.

Tudo e todo é um mergulho na realidade. Um pisar dos pés na areia, um caminhar suave até à água, que nos mostra muito, mas muito pouco. E quando tentamos ir mais a fundo, mais ele se afasta, se esconde, e quando estamos bem perto, aí percebemos que não passa de uma ilusão - dizem eles que é um eufemismo - mas estamos a nos colocar numa corrente que nos puxa, cada vez mais, para uma rede de falsos diálogos, pedras nas quais batemos com a cabeça.

Mas nem nisso podemos acreditar.

Será que, afinal, não nos estamos a queimar aos poucos? Por dentro, não estará a água a nos corroer? O que nos afoga afinal nos queima, nos deixa com marcas, e nunca apaga as memórias.

Viver de privilégios que irritam, coisas sem valor, e beleza do feio é excelente, se escolhermos mentir, como os Sinclair. Passar o verão numa ilha, com família, totalmente repetitiva, chata, duvidosa, uma vista maravilhosa para o desgosto, e um cheiro desagradável que provoca irritação e atrai o amor, no meio de falsas flechas do cupido, é verdadeiramente incrível, se continuarmos a mentir. Passar da realidade para outra, que escolhemos mudar, para proteger uns, acolher outros em desejos de exilar, cheia de histórias, emoções nada subtis, voltas que nunca acabam e choro escondido por risos, dias que queimam e noites que brilham graças ao fogo que arde, cruel, é, claramente, a cereja no topo do bolo, o conto retratado neste livro.

Ao lermos, muitas vezes fugimos da realidade... Mas neste, encontramo-la de volta, e bem triste, crua, cruel, com a qual nos identificamos em inúmeros aspetos. E, aí, nos apercebemos que, por vezes, estamos a criar enredos perfeitos num mundo em que vivemos de forma ilusória, com uma família que produz efeitos constantes, sinceros, para nos proteger, mas sempre cheios de imperfeições e mentiras.

Roberta 10/03/2024

Jamais achei que fosse gostar tanto, tentei adivinhar o tempo todo o que tinha acontecido e obviamente errei, metade do livro passei achando que era algo muito dramático, até entender que esse é exatamente o propósito. Muito muito bom, leitura super leve e interessante.

Vanessa 20/02/2024

I loved the very short chapters in which this book is separated, makes you want to read just onemore chapter until you're pretty much done with the whole book lol One thing that was lacking was the explanation to why they were called Liars but the plot twist is what makes this book worth it... I did not expect that AT ALL !!!

Gustavo 01/02/2024

Bom mas nem tanto
Achei a trama em si meio chata, principalmente a descrição do romance teen que era sempre cega pela visão da narradora. Alguns contos citados também são chatos. No começo me chamou bastante atenção pelas relações de poder na família. No geral eu fiquei curioso pra saber o que tinha acontecido e acabei não abandonando a leitura justamente por isso. O final tem uma baita reviravolta mas não deixa muitos detalhes (diferentemente do resto do livro que achei bem descritivo).

jojo 26/01/2024

Ao meu ver a história tinha potencial, poderia ter sido mais explorado e desenvolvido. Gostei muito do final, foi o que fez o livro valer a pena para mim, achei muito triste e chorei enquanto lia.

aline221 21/01/2024

Passei a maior parte da leitura bem confusa com as coisas e não imaginei como seria o plot twist, confesso que me pegou de surpresa.
não sei se entendi 100% o título do livro porque não tem explicação na história a não ser que eles eram o grupo "the liars" então assim kkk um pouco complicado
e o final foi meio triste, mas apesar de ter ficado confusa foi uma boa leitura pra passar o tempo

Arthur023 02/12/2023

Realmente surpreende mas?
? deixou a desejar na explicação do nome, que pra mim é o básico!
A leitura bem dinâmica, rápida e envolvente, capítulos curtos, livro bem dividido. Plot twist me agradou bastante, e me deixou vários minutos perplexo e boquiaberto!
Acho que vale sim a leitura, não entendo o hype negativo que ele ganhou por parte dos leitores, embora o drama da narradora me irritou um pouco, mas é um livro ótimo pra se recuperar de ressacas literárias e de outros livros pra começar uma nova história.

Biel 10/10/2023

Deixou a desejar na execução da ideia!
Mentirosos é um bom livro, e traz uma história promissora, contudo, acredito que se perdeu muito no desenvolvimento dos personagens, dos quais não foi possível, em minha opinião, estabelecer qualquer apego emocional a eles. A coerência dos personagens também é duvidosa e a protagonista infelizmente não transmite nenhum carisma.

A leitura é fluida, mas faltou um melhor desenvolvimento na história! Acredito que o plot twist seja bom, contudo, um pouco previsível se você de fato estiver prestando atenção na leitura!

José Godoi 01/10/2023

Proveitoso
Tem o melhor final? Não! Tem uma aproximação extrema com o leitor? Não! Mas foi de muito proveito essa leitura. É um livro bem confortável de ler e apenas de um thriller é leve e de rápida leitura.
Eu particularmente dei uma demorada pra engatar na leitura pq estava lendo dois livros ao mesmo tempo, mas é beeem bom. Vou comprar a continuação!

Andressa 19/06/2023

We Were Liars
We were Liars é uma leitura muito fluída e rápida, possui capítulos curtos que instigam o leitor a ler "só mais um", porém o livro não me surpreendeu de todo.
Ouvi muitos leitores falarem do grande plot twist da história, o que me fez criar muitas teorias enquanto estava lendo e acabei que imaginei o que estava acontecendo em 20% do livro.
Ainda assim gostei, mas não me surpreendeu como achei que faria.

maria 10/05/2023

We were liars (mentirosos)
Não tem nem como dizer o quão esse livro me abalou. não esperava nada do que aconteceu no final e o plot-twists é muitoooo bom! eu recomendaria esse livro para todos e principalmente para quem quer uma mistura de romance, descobertas e mistério.

Laura 05/04/2023

Isso será duro, mas digo: nada de mais...
Não gostaria de ser tão rígida assim dando apenas 1 estrela, mas infelizmente nada nesse livro me agradou. Talvez eu consiga entender o hype, mas vamos as minhas impressões:

- o plot twist principal é possível de descobrir já nos primeiros capítulos do livro;

- o enredo envolvendo romance é extremamente chato;

- é um livro bastante repetitivo, o que acaba adiando o que já é possível perceber (problema do plot);

- é triste? Sim. No entanto, não me despertou empatia, é tudo muitoooo chato;

- e por fim, mas não menos importante: tentativa de crítica social extremamente falha.

Por essas e outras coisas, eu não recomendo esse livro.