O show do eu

O show do eu Paula Sibilia

Resenhas - O show do eu

O Leitor Voraz 13/02/2009

Release + site oficial com capítulo gratuito para download
Site oficial: http://www.oshowdoeu.com.br (com PDF gratuito para download)

Release:
Orkut, Big Brother, uma propaganda política, uma revista de fofocas, um filme sobre Frida Kahlo e um best-seller sobre a vida de Friedrich Nietzsche. À primeira vista, esses produtos do universo midiático parecem não ter nada em comum. Mas, quando pensamos um pouco mais no assunto, percebemos que todos eles têm como foco pessoas reais – embora não necessariamente famosas – que almejam ser (re)conhecidas. Isso acontece, inclusive, com cada um de nós.

Em O show do eu: a intimidade como espetáculo, Paula Sibilia reúne teoria e prática para explicar de que forma nossa sociedade legitimou uma cultura de observação do outro e, ao mesmo tempo, da exposição de si próprio. Neste livro, a autora contextualiza esta sociedade do espetáculo levada às últimas conseqüências, e oferece as chaves para desvendar seus sentidos. A tal ponto que, em alguns anos, talvez não cause mais estranheza encontrar um grupo de paparazzi perseguindo um “famoso anônimo” pelas ruas. E, depois, ainda haverá muita gente querendo ver essas fotos.

O repertório de exemplos aqui mencionados é amplo, e vai dos clássicos até os mais atuais: de O Show de Truman a A história de Adèle H.; de O veneno do escorpião a A máquina de pinball; de Michel Foucault a Walter Benjamin. Tudo isso para tentar compreender por que, hoje, as experiências de vida de uma pessoa — mesmo que desconhecida ou “comum” — podem atrair um vasto público.

Paula Sibilia mostra, neste aguçado e precioso ensaio, que não só a maneira como vemos o mundo e como este nos vê está mudando, mas também a forma como enxergamos a nós mesmos. Afinal, o que leva alguém a querer expor todos os detalhes da sua vida, se em outras épocas lutava-se por preservar a própria privacidade de toda intromissão alheia? Que estratégias são utilizadas para atrair os olhares quando já existem tantas celebridades disputando essa atenção? O que há de tão atraente na vida privada de uma pessoa para despertar a curiosidade de outra que nem mesmo a conhece? E, principalmente, o que torna alguns mais interessantes do que outros, num momento em que cresce a impressão de que a maioria tem tão pouco a dizer de original? É ler para crer.
Tânia Beniz 30/11/2014minha estante
Olá! Estou procurando este livro mas não o encontro em lugar algum. Você sabe onde encontrá-lo?