Razão e Sensibilidade

Razão e Sensibilidade Jane Austen

Resenhas - Razão e sensibilidade: roteiro e diário

Tamires 11/09/2015

Das páginas do romance de Jane Austen para as telas do cinema.
“Este livro não é o romance de Jane Austen. É a história da adaptação da obra Razão e Sentimento para o cinema. Uma adaptação que inclui o roteiro e as filmagens. É, também, a história de duas mulheres, Lindsay Doran, produtora, e Emma Thompson, atriz, que partilharam um gosto até pouco tempo incomum. O prazer de ler Jane Austen e entender a amplitude de sua visão de mundo, a partir de um ponto aparentemente pouco privilegiado: Um cantinho na bucólica província inglesa dos séculos XVIII e XIX.” (contracapa)

Emma Thompson, a Elinor da adaptação cinematográfica de 1995 e também vencedora do Oscar de melhor roteiro adaptado por este filme, reuniu seu premiado roteiro e o diário das filmagens de Razão e Sensibilidade em um livro. Aqui no Brasil, foi publicado pela editora Rocco e é facilmente encontrado em livrarias e sebos de internet.

O roteiro é realmente muito bom, e quem já leu o clássico e assistiu a adaptação pode comprovar tal fato. Lendo o roteiro, em muitas partes não sabemos se é a voz de Austen ou de Thompson que está nos contando a história. Visivelmente um trabalho de fã para fã. O roteiro é ilustrado com fotos das cenas e dos sets de filmagens, uma leitura bastante agradável. Já no diaŕio, vemos uma Emma Thompsom “gente como a gente”, com medos, inquietações… Você percebe o quanto é complicada a produção de um filme (especialmente de época), ainda mais quando a pessoa além de ser uma das protagonistas, é também responsável pelo roteiro. E está adaptando um dos seus livros favoritos.

“SEXTA-FEIRA, 16 DE JUNHO: Fazendo a cena de Elinor “O que você conhece do meu coração?” Por que escrevi uma cena com tantas palavras? Não acaba mais. Mas Mick, Ang e Phil trabalharam nela com alegria e conseguimos não atravessar a linha.” (pág. 281)

“SÁBADO, 17 DE JUNHO: Ressaca novamente. Levantei esta manhã e não encontrava os meus óculos. Finalmente tive de pedir ajuda. Kate encontrou-os dentro de um arranjo de flores. Olheiras roxas.
De repente percebi que durante cinco anos, sempre que terminava um trabalho, voltava a reescrever esse roteiro. Essa será a primeira vez que realmente poderei parar. E assumi-lo por completo.” (pág. 282)

“SEXTA-FEIRA, 30 DE JUNHO: 8:00h da manhã, já estou sofrendo com a maquiagem. Hoje vamos filmar a quase-morte de Marianne. Tensão pré-menstrual me ataca e a temperatura vai ficar em torno de 32 graus. Não tem ar-condicionado no estúdio. Horrível sensação de aperto no peito, incapaz de ficar sentada ou quieta. Desejando que a cena acabe.” (pág. 291)

Assim que tive uma oportunidade, assisti ao filme depois da leitura do Diário, para ir me lembrando das situações que envolveram a produção e as filmagens. Mesmo quem prefere a leitura do clássico ao roteiro, esse livro vale muito a pena pelo diário dessa atriz duas vezes ganhadora do Oscar (melhor atriz em 1992 por Retorno a Howard's End) que nos presenteou com uma bela adaptação de um dos mais belos livros de Jane Austen.

site: http://escritorasinglesas.com/razao-e-sensibilidade-roteiro-e-diario/

Elisa 26/06/2013

Perfeição
Simplicissimamente sem comentários sobre este livro, de todos os que eu já tinha lido, esse é sem dúvida nenhuma é o MELHOR...
Deu-se a entender que ele explicita e valora muito os sentimentos e diz-nos que devemos sempre aprender a lidar com esses dois sentimentos...

Li e recomendo para todos os leitores!!

Sekhmet 09/04/2013

Divertido
Muito Divertido o relato feito por Emma dos bastidores dessa adaptação. Nos dá noção exata do trabalho, por vezes extenuante, que é a construçao de um filme.
Carla Luciana 10/04/2013minha estante
Já percebi q vou gostar muito desta rede, pois onde mais eu encontraria pessoas q leram "R & S: Roteiro e Diário"? Acho esse livro super bacana, principalmente por ver exposta de uma maneira leve a vida de quem deu vida aos personagens do filme. Enfim... Oi, Andreza! Eu sou Luciana! Prazer! PS: vc já leu algo mais da Jane Austen? Gosta da escritora?

jacdeoliveira 22/02/2013

Essa não será bem uma resenha pois esse livro não tem uma história que eu possa comentar da forma como eu comento as outras.
Primeiramente porque estamos falando de uma obra da Jane Austen e segundo porque esse livro é um roteiro e foi totalmente inspirado no livro.
Para começar esse livro é o roteiro do seriado/filme da obra Razão e sensibilidade. Quem o adaptou para o papel foi uma das atrizes do filme Emma Thompson - grande atriz - e posso dizer que o livro ficou impecável.
As falas, as cenas, as pausas me fizeram ver tudo de uma forma diferente e ainda mais emocionante.
Adorei as imagens que ele possui, além de descontrair bastante a história que lembra bastante aqueles livros de peças teatrais, me fez lembrar do filme e sim, eu senti muita saudade da época que eu o via sem parar.
O livro ganhou minhas 5 estrelas, mesmo eu não podendo avaliá-lo da forma certa. Mas como leitora achei que a leitura apesar de ser cansativa em alguns momentos ela fluiu bem e mais uma vez preciso dizer, as imagens são lindas ♥
Qualquer coisa que seja relacionado a Jane Austen me fascina e com esse livro não foi diferente.

NESSA 05/11/2012

Por dentro do mundo de Razão & Sensibilidade
Achei interessante o formato brochura com fotos do filme,trazendo um belo resgate do que aconteceu nos bastidores.Emma Thompson foi a roteirista do filme,e também escreveu um diário das filmagens – muito criativo e engraçado.

Douglas P Da Silva 11/06/2010

Recomendo!!
Um história magnifica,um verdadeiro clássico da literatura Inglesa!Adoro!!!!!! Esplêndido!