Zelota

Resenhas - Zelota:

1 | 2 | 3 | 4

Cris 02/12/2023

02.12.2023
Ler sobre Jesus sempre me agrada. Este livro tenta desvendar a vida de Jesus Histórico. Quem realmente foi esse homem que arrastou multidões em sua pregação terrena, um revolucionário de sua época? Conta um pouco do contexto histórico da região em que se passa a história, os conflitos políticos, econômicos e os religiosos. Nos faz refletir porque Jesus de Nazaré se em várias passagens Bíblicas menciona que nasceu em Belém? Bom, para mim, foi uma leitura sobre fé.
Vanessa.Castilhos 02/12/2023minha estante
????

Eduardo684 19/08/2023

Zelota
"Zelota" de Reza Aslan se apresenta como uma abordagem ousada e provocativa da vida de Jesus Cristo, prometendo lançar luz sobre sua figura histórica e cultural. No entanto, o livro deixa muito a desejar em várias áreas, tornando-se uma leitura profundamente insatisfatória.

Um dos principais problemas do livro é a abordagem tendenciosa do autor. Aslan parece estar mais interessado em promover sua visão particular sobre Jesus do que em fornecer uma análise imparcial e bem fundamentada. Ele frequentemente se envolve em interpretações especulativas e conjecturas sem uma base sólida, o que mina a credibilidade de suas afirmações.

Além disso, o rigor histórico de "Zelota" deixa muito a desejar. Aslan faz uso seletivo de fontes e evidências, muitas vezes ignorando ou descartando informações que não se encaixam em sua narrativa. Isso leva a uma representação distorcida dos fatos e da contextualização histórica, prejudicando a integridade do trabalho como um todo.

Outro aspecto problemático é a falta de clareza em relação às fontes utilizadas pelo autor. Ele muitas vezes recorre a fontes secundárias e terciárias sem fornecer uma análise crítica adequada das mesmas. Isso levanta preocupações sobre a validade e confiabilidade das informações apresentadas, deixando os leitores em dúvida sobre a precisão do conteúdo.

Além disso, o estilo de escrita de Aslan é muitas vezes exagerado e sensacionalista. Ele recorre a descrições emocionais exageradas e linguagem inflamada para criar um senso de drama, o que parece inadequado e desnecessário para uma obra que se propõe a ser uma investigação acadêmica.

Em resumo, "Zelota" de Reza Aslan é uma leitura decepcionante que falha em entregar uma análise sólida e imparcial da vida de Jesus Cristo. Sua abordagem tendenciosa, falta de rigor histórico, uso questionável de fontes e estilo sensacionalista prejudicam a credibilidade do livro e minam sua capacidade de contribuir significativamente para o entendimento histórico e cultural de uma figura tão importante.

nandadamazio 20/02/2023

É o melhor livro para um estudo introdutório sobre o Jesus histórico. A narrativa do autor é primorosa. Você vai obter informações impressionantes sobre a revolta dos Judeus e a destruição de Jerusalém e como isso levou ao fim do verdadeiro movimento iniciado por Jesus com seus discípulos, dando início a doutrina totalmente deturpada e equivocada perpetuada por Paulo.

É impressionante e ao mesmo tempo desesperador saber que mais da metade do nosso mundo atual segue uma religião forjada por um lunático desvairado, cheio de idéias e convicções contrárias ao que o ser humano Jesus de Nazaré realmente acreditou e defendeu até a morte.

Américo 15/06/2022

O Jesus histórico e as bases do cristianismo
Este livro traz um panorama detalhado, do ponto de vista científico e histórico, sobre a época e os principais acontecimentos na vida de Jesus, assim como a posterior adaptação e popularização do cristianismo.

Amplamente embasado em diversos trabalhos sobre o tema, o livro começa com uma narrativa explicando sobre a Jerusalém nos tempos de Jesus, e a relação da nação judaica com os seus dominadores, o império romano. Passando das pregações de João Batista sobre a vinda do messias, do ministério de Jesus na Galiléia até sua chegada triunfante e afrontosa em Jerusalém, para encerrar com a crucificação e posterior formação de uma nova religião, a obra trata do assunto de forma inovadora e cativante, fazendo paralelos com diversos livros da Bíblia, além de outras obras e referências da época.

Uma extensa seção de notas explicativas no final do livro aborda a visão de diversos pesquisadores sobre a temática de cada capítulo, expondo pontos de vista que concordam e que discordam com a tese do autor.

Um livro indispensável para todos aqueles que buscam conhecer mais sobre os fatos históricos da Bíblia e da pessoa de Jesus de Nazaré.

Leonardo 01/06/2022

Jesus, O Cristo x Jesus, Histórico
Antes de iniciar a leitura é recomendável que o leitor renuncie temporariamente qualquer crença religiosa abrindo a mente para informações que muitas vezes vai em desencontro daquilo que aprendemos sobre a vida de Jesus. Aqui, o autor explora o Jesus histórico sob o olhar dos seguidores de Mestre de Nazaré dentro das informações contidas nos evangelhos bem como a utilização de informações do novo testamento. A Bíblia é o livro sagrado que norteia toda a história, fazendo um paralelo dos acontecimentos marcantes da passagem de Jesus.

Achei a leitura bem fluida e de fácil linguagem. É interessante saber o tipo de sociedade da época, as características das cidades que foram palcos da passagem de Jesus, assim como a existência fervorosa das ideologias religiosas que culminavam em conflitos. Eram tempos difíceis pois vários grupos religiosos brigavam entre si reivindicando o pensamento correto sobre as leis de Deus. Uns acreditavam na vinda de um messias outros não, uns acreditavam que a chegada desse messias salvaria determinado povo e a extinção do outro. O que se percebe que até hoje esses conflitos ainda existe na região.

O livro conta também sobre a revolta dos povos diante da dominação romana onde os imperadores governavam a ferro e a fogo, existia corrupção, troca de favores em busca de interesses particulares, impostos exorbitantes fazendo com que muitos perdessem de propósito suas terras para o império. 90% da população da época era composta por homens analfabetos, o pouco de cultura ficava a cargo do império e de alguns especialistas das escrituras sagradas, os ?doutores das leis?. Era um tempo de muitas intolerâncias, revoltas e insatisfações diante de uma vida difícil. Desobedecer as ordens e leis romanas era o mesmo que assinar sentença de morte. Por falar em morte, a crucificação já era muito antes de Jesus um meio de executar os piores criminosos, sobretudo aqueles que desafiavam o império.
Essa era a sociedade no tempo de Jesus. Imagine você o número de dificuldades que o mestre de Nazaré teve que viver.

Contudo, em meio a revoltas e insatisfações do povo uma esperança alimentava seus corações: a chegada de um messias. Ele mudaria a vida de todos, a começar pela expulsão do império romano e dos grupos religiosos contrários à ideologia cristã. Muitos acreditavam que ele seria um homem poderoso, rico, sua idolatria abalaria os quatro cantos do mundo e todos se curvaria a ele. Seu reino seria de paz, riqueza e abundância. Entretanto, muitos homens apareciam se passando por messias, quantos e quantos messias não apareceram naqueles tempos? Então muitos daquela gente já não acreditavam mais nessa promessa contida nas escrituras, inclusive muitos foram mortos ou por se passar por messias como falar sobre a vinda dele.

Então, eis que aparece um homem simples, filho de carpinteiro com um poder de persuasão invejável, convertendo pessoas, promovendo milagres como a cura de doenças ditas como incuráveis, assim como a cura de cegos e paralíticos. Sua linguagem era simples e seus ensinamentos continha amor. Aos poucos sua fama foi ganhando espaço, incomodando os doutores das leis pois seus ensinamentos os causava desembaraço. Até que seu nome chega às escadas do império. Jesus foi acusação de sedição, suas ideias eram muito revolucionárias. Jesus, foi crucificado por ser aquele que balançou as colunas do império como nenhum homem.

Bom, o livro contém muitas informações interessantes de como Jesus ameaçou a mentalidade corrupta e injusta daquela época. Acredito que muita coisa nos dias de hoje ainda permanece. Alguns capítulos falam também do papel de seus seguidores após a sua crucificado como Estevão, Paulo, e alguns de seus discípulos como os evangelistas João, Lucas, Mateus.

A leitura será muito rica se a mente estiver aberta para novas descobertas da passagem de Jesus e seus seguidores, principalmente quando o autor coloca em dúvida alguns acontecimentos bíblicos, sabendo que o livro sagrado sofrera muitas alterações ao longo dos séculos.

Só não dou nota máxima pois o assunto renderia mais capítulos, é um tema muito complexo e difícil certificação de algumas passagens. Mas vale a pena a leitura, todavia contêm informações relevantes riquíssimas.

Marcos.Telles 17/03/2022

Onde a fé e a história se dividem em caminhos bifurcados
Um dos melhores livros para se entender o contexto da época de Cristo, bem como o início do movimento cristão do século I, incluindo contextos históricos envolvendo Jesus, seu irmão Tiago, além de figuras emblemáticas como Pedro e Paulo, entre outros. Não é aconselhável para cristãos fundamentalistas que entendem a bíblia como um livro escrito em português, no ano passado, na qual deus jogou pessoalmente na cabeça do padre ou pastor para a evangelização do povo crédulo e receptivo para novidades messiânicas.

Miguel 25/02/2022

Quem é o MEU Jesus?
De tudo que pudesse pensar sobre o assunto, jamais me ocorreu colocar a minha compreensão básica de quem é Jesus em tão grande crise.

O sentido de zelota - zeloso - que Aslan atribui a Jesus de Nazaré; o Jesus histórico, é surpreendente e é impossível passar por essa leitura sem uma justificação completamente nova para a fé que fundamenta o cristianismo.

Até o momento, quando recém terminei esse livro desafiador, uma das poucas noções claras que se consolidam sobre Jesus é que ele era um homem de fé exemplar e que tinha profundo engajamento político com uma agenda bastante determinada.

Onde fica o Cristão nisso tudo, já não posso responder. Será aquela busca eterna do ser humano por seu Deus.

Raphael 27/06/2021

Rezan Asla, escritor e especialista em assuntos religiosos nos apresenta, aqui, sua versão para a biografia do Jesus histórico. Para isso, ele faz uma reconstrução da situação político-religiosa da Palestina do século I, monstrando o contexto social turbulento em que Jesus nasceu, viveu e, por fim, foi morto. Os judeus que viviam na Palestina, nesta época, estavam submetidos politicamente ao império romano. Havia diversos grupos insurgentes contra o regime estabelecido, dentre eles os denominados “Zelotas”, daí o título do livro, pois o autor sugere que Jesus foi um Zelota, ou seja, pertenceu a este partido revolucionário judeu do século I que insurgiu-se contra o império romano utilizando violência.

Prossegue, o autor, dizendo sobre a dificuldade em reunir informações sobre o Jesus históricos for a dos evangelhos. Aduz o seguinte: “Há apenas dois fatos históricos efetivos sobre Jesus nos quais podemos realmente confiar: o primeiro é que Jesus foi um judeu que liderou um movimento popular judaico na Palestina do século I; o segundo é que Roma o crucificou por isso”.

A crucificação, nesse sentido, diz muito sobre quem Jesus foi em vida. A imagem dele na cruz lança dúvidas sobre a interpretação dos evangelhos de Jesus como um homem de paz incondicional quase totalmente isolado das convulsões políticas de seu tempo. O trabalho dos cristãos do século primeiro - Paulo, notadamente - foi justamente desvincular Jesus da imagem de um judeu revolucionário e transformá-lo em um líder espiritual pacífico sem nenhum interesse terreno.

Nesse sentido, o autor apresenta as sérias divergências estabelecidas entre Paulo e os apóstolos, sobretudo Tiago, pois estes, diferente daquele, defendiam o vínculo de Jesus com o judaísmo e a necessidade de observar preceitos judaícos conforme o próprio Jesus ensinava. Paulo, por sua vez, sustentou posições doutrinárias diversas sendo que a mais notável delas foi a de que a salvação decorria apenas da aceitação de Jesus como messias salvador, não havendo mais a necessidade de submeter-se aos preceitos e ritos judaicos da época como a circuncisão, por exemplo.

Assim, com a doutrina de Paulo e a criação do cristianismo, tentou-se apagar o líder judeu revolucionário e nacionalista para criar uma imagem mais universal da figura de Jesus. Um messias universal e transcendente poderia ser aceito inclusive pelo império romano. O triunfo do cristianismo decorreu daí.

Rodrigo 25/06/2021

Zelosa
Eu gosto de ler sobre a vida de Cristo sob outras perspectiva. Mesmo conhecendo a sua história, sempre surge detalhes novos.
É um livro fascinante.
Leia.

Velho Vesgo 09/04/2021

Revolucionário ou homem santo?
Zelota é um daqueles livros de história que te prendem até o último capítulo. Não é um livro religioso e sim um livro sobre este personagem (real) que pisou em nosso planeta e que fez coisas boas para aqueles que precisavam. Se era um "revolucionário" ou não, isso cabe a você decidir. Mas pra mim, foi um revolucionário do bem, que nunca usou da violência para transformar as pessoas.

Daniel432 31/12/2020

Jesus Histórico
A proposta do autor de descrever um Jesus histórico, um Jesus de Nazaré é ousada e polêmica.
Ousada pela escassez de fontes históricas sobre este famoso personagem, obrigando o autor a lançar mão de textos bíblicos, em sua maioria hebraicos, e passíveis de diversas interpretações mesmo entre os historiadores. Mas essa deficiência o autor compensa com uma detalhada descrição do cenário político, social e religioso da Palestina no século I.

Polêmica porque trata de assuntos sensíveis para os católicos, tais como o fato de Jesus ter tido irmãos e irmãs e, portanto, contrariando o dogma da virgindade de Maria. Que Jesus foi um revolucionário (contra o poder de Roma), um zelota (alguém que era rigoroso nos costumes das leis judaicas), e que morreu ladeado por outros dois revolucionários e não ladrões pois, segundo explica o autor, a melhor tradução seria bandidos e bandidos à época seriam quaisquer pessoas que se insurgiam contra o poder de Roma.

Outro ponto bastante interessante e polêmico, que eu já havia lido em uma reportagem da revista Super Interessante em 2003, é que a religião católica como conhecemos foi moldada por Paulo e, segundo o autor, as mudanças realizadas não agradariam a Jesus de Nazaré.

Bom, não vou me alongar pois o assunto é complexo e não tenho a pretensão de discorrer aqui os argumentos do autor, leia o livro e tire suas conclusões.

Paul Law 16/12/2020

Mais humano menos Deus
A figura de Jesus de Nazaré, seja aos cristãos ou a qualquer religião, sempre foi conhecida. Para alguns o Filho de Deus, para outros um profeta importante, ou, ainda, para outros, apenas um judeu que viveu um período conturbado da história judaica. A verdade é que além dos textos escritos bem depois de sua morte, poucas informações existem sobre a vida de Jesus. Reza Aslan, um conhecido estudioso de religiões, em Zelota - A Vida e a Época de Jesus de Nazaré, tenta resgatar a figura histórica do homem que mudou o mundo.

O livro é dividido em duas partes, sendo a primeira destinada a contar o período histórico pelo qual passava Jerusalém quando Jesus viveu. A segunda é mais específica sobre Jesus. O autor embasa parte de seus relatos em fontes históricas, principalmente nas do historiador Josefo de Roma que escreveu bastante sobre Jerusalém por causa do governante do local Herodes, homem bem quisto pelo Império Romano. Reza Aslan explica que é muito difícil traçar uma história totalmente baseada em fatos por conta do tipo de texto que se praticava na época. Não havia distinção entre realidade e ficção. Os textos além de precários e confusos, serviam a um propósito pré-definido. Naquele tempo não se pensava em registrar algo como ocorreu de fato, mas o que aqueles fatos significaram à comunidade. Mesmo assim, Aslan tenta estabelecer veracidade comparando textos, interpretando-os e sugerido possíveis razões. Neste contexto, ele ressalta a importância do período turbulento entre Jerusalém e Roma, a importância de se ter um Messias para resgatar a identidade de um povo quase totalmente dizimado pela fúria da guerra; a importância de pessoas como Paulo que levaram o Evangelho para os Judeus dispersos.

Os milagres, ou seja, a manifestação de poderes sobrenaturais não é contestada pelo historiador, já que não conseguiu fontes para refutá-los. Quando fala desse assunto ele explica que era comum aos pretensos messias da época realizarem prodígios, mas que observou especificamente que muitos textos relatam os feitos sobrenaturais de Jesus, o que, num primeiro momento, pode dar-lhes certa veracidade.

Zelota, o título do livro, é a definição de uma ramificação do Judaísmo, formada por pessoas dispostas a lutar com mais disposição pela Lei de Moisés. Reza com seus estudos tenta estabelecer relação entre o movimento Zelota e Jesus de Nazaré.

É um livro muito interessante que apresenta uma versão bem humana de Jesus; aproximando-o do Mundo e das pessoas. Uma leitura pontuada e coesa, cujas fontes tomam boa parte do livro e também ensinam.

Fica a dica e a resenha.

site: http://paullawblog.blogspot.com/2019/10/zelota-vida-e-epoca-de-jesus-de-nazare.html

Cassiano 06/11/2020

zelota
O texto de Reza Aslan, não é um tratado teológico, muito menos um escrito de espiritualidade sobre a pessoa de Jesus; trata-se antes de um resgate do Jesus histórico. Aslan, faz isso inserindo a pessoa de Cristo dentro do mundo politicamente conturbado que ele viveu, sobretudo comparando-o com outras figuras parecidas que foram seus contemporâneos, que também reuniram discípulos, se opondo ao poder vigente, tanto ao que vinha do templo quanto o que vinha de Roma. Trata-se de um livro não escrito para cultivar a fé na pessoa de Cristo, mas a leitura desperta sim uma admiração a essa figura tão cativante que foi Jesus de Nazaré.

1 | 2 | 3 | 4