Memórias de um Sargento de Milícias

Memórias de um Sargento de Milícias Manuel Antônio de Almeida




Resenhas - Memórias de um sargento de milícias


827 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Karine 07/01/2024

He?s so crazyyy I love him
Muito divertido, uma história sem muitas emoções ou personagens cativantes mas que te prende pela fofoca! Eu pegava pra ler como quem chega em um amigo perguntando ?e aquela história lá com fulano? Que fim deu??
comentários(0)comente



isadora.borsato 06/01/2024

...constituiu-se um completo vadio, vadio-mestre, vadio-tipo
Memórias de um sargento de milícias retrata o Rio de Janeiro do tempo passado, sendo perceptível as origens do caos que se apresenta hoje. Mas a obra não objetiva isso, ao menos não na minha percepção, o que ela traz é, na verdade, uma das histórias mais cômicas e cotidianas que já li, situações mirabolantes, problemas domésticos, e até mesmo linguagem considerada imprópria para a época. 

É um livro do povo.

Mostra vizinhas mexeriqueiras, amores desiludidos, ciúmes, maquinações de toda a espécie e, claro, no meio disso tudo está o dito Sargento de Milícias, um vadio da mais alta qualidade, que, com o fim de manter o mistério da obra, convém ler para saber. 

Uma sátira inteligente que demonstra o poder de construção dos escritores do passado e o porquê tais títulos ainda se mantém.

Vale rir e se emocionar com essa leitura.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Diagora.Liara 30/12/2023

Leve e divertido
Uma leitura gostosa e divertida, personagens envolventes com um lado travesso de criança sapeca! Clássico leve!
comentários(0)comente



eileen.achinelli 29/12/2023

Muuuito confuso???
Tudo começa com uma árvore genealógica extremamente longa e confusa. Já começa desse jeito aí.
A linguagem é um pouquinho difícil e o livro é beeem descritivo, mas acho que esse era o objetivo.
A história é muuuito arrastada e tem hora que tu tá lendo mas parece que não tá.
Pra entender o que esse livro tá querendo dizer tive que dar um google, e mesmo assim fiquei um pouco perdida. Não consigo nem explicar direito nessa resenha o quanto eu fiquei confusa com esse livro.
E sabe o que é o pior de tudo? A história parece ser muito boa, mas essa árvore genealógica doida deixa muito difícil de entender. Pelo menos comigo foi assim? No mais, é isso.
comentários(0)comente



Michele 29/12/2023

Li o livro há muitos anos para o vestibular, me encantei pelo livro, a leitura na época foi muito divertida e me incentivou a assistir uma peça baseada no livro. Os HQ é bom, mas obviamente o livro, rico em detalhes e bem escrito, é muito melhor.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Lívzz 17/12/2023

Muita expectativa
Assisti um resumo sobre o livro para fazer uma prova e acabei me interessando.
Comecei a leitura com a expectativa que seria um livro engraçado e fluido, porém me decepcionei.
Possui pouquíssimos diálogos e exagero nas descrições de personagens e situações, além de vários momentos o autor dizer ser desnecessário contar algum fato e segundos depois estar falando detalhadamente sobre o assunto.
Como algumas pessoas, também achei que o final foi bem corrido.
Leitura difícil e muito lenta.
comentários(0)comente



rafa_._cardoso 14/12/2023

Livro muito divertido e para se pensar
Um livro muito divertido que narra a história de Leonardo, uma criança que é abandonada pelos pais ainda pequena e é criada pelo padrinho, o barbeiro (muitas personagens não possuem nomes narrados ou, quando são, são apelidos).

O menino cresce aprontando todas e causando muita confusão, criando dificuldades para seu padrinho. Como dito, o padrinho era barbeiro e já tinha sido militar, mas possuía um bom dinheiro herdado de uma forma... (lendo é legal de entender) e seu maior desejo era transformar Leonardo em um padre para que ele vivesse uma vida honrada.

O futuro de Leonardo, entretanto, segue por outros caminhos.

É uma leitura excelente!!!
comentários(0)comente



Jorge Luiz da Silva 12/12/2023

Leonardo em detalhes no século XIX
Uma boa história que se passa no século XIX. O escritor Manuel Antônio de Almeida conta alguns detalhes importantes da vida de Leonardo...
comentários(0)comente



Tamiris Fornazari 11/12/2023

?É sempre assim que sucede: quereis que nos liguemos estreitamente a uma coisa? Fazei-nos sofrer por ela.?
comentários(0)comente



Lety Tate 06/12/2023

Clássico
O sargento de milícias é um livro clássico da literatura brasileira e, como muitos outros, parece um livro de crônicas em formato de fofoca que devia atrair muito os leitores da época... Não a mim. Nossa que chato, demorei meses pra terminar simples 200 páginas. E ainda dão um final "feliz" se baseando que vamos acreditar que o personagem mudou sem ter havido qualquer tipo de redenção do personagem, curva de mudança. É igual do começo ao fim. Sério. Vale a pena a leitura para conhecer a literatura brasileira e até fazer comparativos com a leitura nacional atual, mas como entretenimento não recomendo não.
comentários(0)comente



Salim 01/12/2023

Nosso primeiro malandro
Reli, na verdade, uma adaptação curtinha do texto integral, realizada bastante a contento por Selma Rutzen.

Foi ótimo relembrar as peripécias de Leonardo, o primeiro malandro da literatura nacional, vindo antes até do famoso Macunaíma.

Leitura pra lá de divertida!
comentários(0)comente



Suely Cristina 15/11/2023

Um anti-herói romântico
Um romance romântico muito diferente daqueles de José de Alencar, que nos dão a sensação de que naquela época era tudo um conto de fadas, com mocinhas virginais e mocinhos sempre dispostos a defender sia honra e salvar sua amada, como verdadeiros cavaleiros medievais.
Aqui a história é outra. Um retrato de como o chamado "jeitinho brasileiro" já reinava naquela época, ora por pura malandragem, ora por questão de sobrevivência mesmo.
Leonardo, fruto de "beliscão e uma pisadela" é o retrato de tanto a filhos que vieram ao mundo sem planejamento, que acabam sendo criados de qualquer jeito, muitas vezes sem amor. Apesar de sempre estar aprontando, cai nas graças das pessoas e acaba se dando bem.
Uma leitura muito leve, divertida, mas muito necessária, que nos faz refletir sobre muitos costumes da sociedade brasileira que perduram até hoje.
comentários(0)comente



Cartola de Bigode 14/11/2023

Livrinho bom de ler.
O personagem principal é um completo vagabundo arruaceiro e ainda assim é interessante ver onde que as cagadas dele e eventos vão levar. A forma que o narrador interage com o leitor é muito boa e também engraçada em certos momentos.
Não tenho certeza porque não pesquisei sobre, mas fiquei com a impressão de que o autor tava querendo sacanear um poucos os romancista da época criando uma história divertida com personagens fora dos padrões de exemplar daquele tempo, mas que são bem mais próximos da nossa realidade do que alguns personagens idealizados da época.
comentários(0)comente



827 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR