Memórias de um Sargento de Milícias

Memórias de um Sargento de Milícias Manuel Antônio de Almeida

Resenhas - Memórias de um sargento de milícias

Karolaine 14/02/2023

Uuhuuu! Terminei!! No início fiquei com bastante receio da linguagem. Mas depois com o passar de umas 5 páginas fica muito fluído!! É uma leitura leve e engraçada. O enredo é super envolvente!! É possível mergulhar na vida e no cotidiano das pessoas do século XIX. Leiam simmm, please!!

igsuehtam 13/02/2023

Releitura
Memórias de um sargento de milícias fica muito ao lado de O Cortiço. Dois grandes livros que retratam uma parte muito importante da história do nosso país no século XIX.

Renata1004 11/02/2023

Um bom livro para se divertir
Na minha releitura de Memórias de um sargento de milícias, eu não esperava rir novamente das peripécias do protagonista Leonardo, mas foi uma agradável surpresa relembrar as mesmas sensações que eu tive no primeiro contato com a trama.

A obra satírica de Manuel Antônio de Almeida, apresenta a história de Leonardo “ filho de uma pisadela e um beliscão”, maneira do flerte em que seus pais Maria das Hortaliças, uma camponesa e Leonardo Pataca, um meirinho, no período da regência de D. Pedro II, se conheceram.

A história começa com o primeiro encontro dos pais de Leonardo em um navio originado de Lisboa, Portugal, com destino a colônia brasileira. No entanto, após os mesmos desembarcarem no país e virem a conceber o Leonardo, ambos se separam por um desentendimento, e o Leonardo Pataca, aborrecido por causa da separação, expulsa Leonardo, o filho, ainda criança de casa. O mesmo, adotado então pelo padrinho, que é barbeiro, vive em meio às suas peraltices várias reveses ao longo da sua vida, sendo que apesar de ser amado cegamente pelo seu padrinho, recebe despeito da comadre, e por onde passa deixa seu rastro de sapequices.

Em meio à elas, conhece então seu amigo, o sacristão que o ajuda em suas peripécias, quando seu pai adotivo tenta fracassadamente, o experimentar para se tornar padre.
No entanto, Leonardo desenvolve um traço de seriedade no percurso da história, quando conhece a Luisinha, que é também adotada por D. Maria, amiga de seu padrinho. Nesta amizade, ao mesmo tempo que nosso protagonista se diverte às custas de Luisinha, também desenvolve um terno sentimento pela menina desengonçada, ao fato de a trama entre os dois se tornar disfarçada e unilateralmente labiríntica, visto ao fato do mesmo não conseguir externar seus sentimentos à menina, ao longo da sua adolescência, e ao mesmo tempo seu relacionamento corre maiores riscos devido a chegada de José Manuel, um oportunista aliado a um mestre de reza de D. Maria, com pleno interesse sobre a herança da jovem, porém com a chegada a vida adulta, D. Maria, a qual nutre sérios anseios pela união de Leonardo e Luisinha, se preocupa com o ofício do rapaz juntamente com seu padrinho. O mesmo, opta então pela carreira de barbeiro e reencontra o pai, no batizado da irmã, no entanto após novos conflitos entre ele e o pai, Leonardo é novamente expulso de casa, onde no percurso conhece certos amigos, os quais o convidam a viver em uma vila de ciganos, participando de festas a noite e sendo preso por levar uma vida de valdevino, e escapando da prisão, o mesmo desenvolve no Major vidigal, personagem chave que o levará a vida militar, uma pequena motivação de vingança que será certamente vantajosa para o protagonista.

Obra escrita por Manuel Antônio de Almeida, no período do romantismo, no início do século XIX no cenário do Rio de Janeiro colonial.

VitArya 10/02/2023

Memorias de um sargento de milicias
A literatura brasileira não tenha muitos leitores , então poucos conhecem essa obra .
Escrita pelo romancista Manoel Antônio de Almeida no sec XIX , se passando no Rio de janeiro e narrada a vida de Leonardo , um garoto criado pelo padrinho , que depois de muita reviravoltas vira soldado . No começo eu fiquei perdida se o foco era o garoto , padrinho ou o pai

starboxd 05/02/2023

As vezes a leitura ficava tão cansativa que eu nem lembro mais de certas partes do livro, mas é uma leitura diferente do que estou acostumada. Esse estilo que quebra a quarta parede, chamando o leitor nas interpretações do narrador, é muito legal, por me fazer sentir parte do livro. A história também é interessante, a evolução que Leonardo teve desde ser um moleque travesso para um homem, sargento de milícias e casado, mas acho que gostaria de ter tido um pouco mais de ideia do que os outros personagens faziam, como o pai de Leonardo ou seu padrinho. Fora algumas coisas que achei ruim, é um livro muito bom e, pelo o que pesquisei, foi a primeira vez que o personagem principal é um malandro, nas obras brasileiras, achei o máximo!

Anna.Bichler 30/01/2023

livro complicado
Eu gostei muito da história, do jeito que ela foi montada falando desde a infância de Leonardo até morte de seus entes queridos.
Algumas palavras e frases diferentes foram colocadas no rodapé para ajudar o leitor, então não há do que reclamar nessa parte.
A única coisa que eu não gostei foi da maneira que foi escrita, o jeito que o narrador fala diretamente com o leitor, trazendo os fatos como se tivesse conversando comigo ou afirmando que no decorrer da leitura eu entenderia por que tal coisa aconteceu naquele momento. Também achei as letras pequenas, tudo bem que o livro é menor que muitos, mas acho que poderia ter mais páginas com uma letra maior para ajudar quem é míope como eu sabe?
Enfim, pela história mesmo eu recomendaria esse livro, porém se você não gostar do jeito que foi escrito, do narrador falando diretamente com você, eu não recomendo porque a leitura pode ser muito estressante.

Daniel1503 25/01/2023

Grande obra clássica nacional
No romance Memórias de um Sargento de Milícias, Manuel Antônio de Almeida conta a história de Leonardo, um menino travesso e malandro que entre tantas ações se torna um sargento: O Sargento de Milícias. A história é narrada em terceira pessoa e acontece no Rio de Janeiro do início do século XIX.

O livro é uma obra-prima da literatura brasileira, escrito em um estilo sutil e poético. Ele retrata com realismo a vida e os costumes da sociedade brasileira da época, abordando temas como amor, ambição, orgulho e desespero. O personagem principal é bem construído e a história é envolvente e emotiva.

É uma obra de leitura obrigatória para quem quer conhecer mais sobre a literatura brasileira e suas raízes históricas.

pires_georgia 24/01/2023

Clássico encantador!!! ♥
Desde o último ano decidi começar a ler clássicos da literatura. Aqueles que tentamos quando mais novos (principalmente na época de vestibular rs) e não temos maturidade o suficiente para apreciar a obra e toda a sua riqueza.

Hoje, depois de avançar nas minhas leituras (sem a pressão do vestibular) e com muito mais experiência de diferentes gêneros literários, épocas de produção e outros fatores, revisitei novamente esse livro. E que decisão certa eu tomei!!!

A leitura foi muuuito fluida. Mesmo o português 'antigo' e diferente foi um fator positivo para a leitura. Pude ver como as frases eram organizadas, diferentes em estrutura da nossa atual. A edição da Panda Books foi essencial para a leitura correr bem: ela traz muitas notas de rodapé, traduções de termos antigos (que estão em desuso) e alguns comentários que auxiliam na compreensão de alguns conceitos e contextos.

Me diverti muito com as personagens, as tramas e as histórias paralelas que se formam ao redor do Leonardo com seus familiares, amigos e criaturas que acabam por esbarrar com ele. Me surpreendeu o fato do Leonardo só se tornar Sargento no final do livro, pois pelo título eu achei que a história era mais focada nesse episódio e, na verdade, aborda mais a trajetória do menino até que chegue nesse ponto.

História divertida, leve e o autor ainda conversa com o leitor em diversos pontos. Muito legal!

manu_ 21/01/2023

Achei a leitura muito arrastada, não fluiu bem para mim. Principalmente no começo onde não acontece nada que prende na leitura.

Alessa_08 15/01/2023

Cansativo
Achei a leitura muito cansativa, apesar de muitos eventos cômicos durante a história, não conseguiu me prender.

Bruna 09/01/2023

foi uma leitura legal mas que me deixou muito confusa em alguns momentos por causa da quantidade de personagens e suas descrições (quase) sensacionalistas

Karina 06/01/2023

Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida, foi publicado em 1854 e é um típico romance de costumes, no entanto, com uma forte pegada realista. Sendo assim, pode ser considerado como um livro à frente de seu tempo.
A obra tem como personagem principal o Leonardo, um jovem malandro que se mete em muitas confusões no decorrer da história. Diferentemente do costume da época, o livro retrata a vida de pessoas do povo, não mais de cavalheiros e damas idealizados no romantismo.
No início da obra, é contado brevemente como se deu o início do namoro dos pais de Leonardo, vindo ambos de Portugal em um navio. No decorrer do livro, o pai de Leonardo, também chamado Leonardo, descobre a traição da esposa e desconta sua ira nesta e no filho, que aos 7 anos de idade é expulso de casa e vai morar com seu padrinho.
O padrinho de Leonardo é um barbeiro que faz vista grossa às travessuras do pequeno. Para tentar lhe dar um rumo na vida, pensa até em torná-lo padre, missão que falha miseravelmente.
Leonardo vai crescendo e toma gosto pela vida mansa, não demonstrando qualquer interesse em seguir alguma profissão. Já na mocidade, apaixona-se por Luizinha e trava uma pequena batalha com um possível rival. Ocorre que o padrinho de Leonardo falece e ele se vê obrigado a morar com o pai novamente. Por lá, acontecem muitas brigas e Leonardo sai de casa e conhece Vidinha, que o faz esquecer Luizinha. Desta forma, o nosso protagonista passa a viver como agregado na casa da moça, mas isso não o impede de se meter em mais confusões e se envolver com outros amores.
Apesar de tudo e por incrível que pareça, a obra consegue ter um final feliz para Leonardo, que toma jeito na vida com a ajuda de outros personagens.
Podemos verificar claramente o estilo cômico e caricato adotado pelo autor, principalmente pelo fato de o personagem principal ser um anti-herói.

Marcos Bobco 04/01/2023

Sitcon
Um livro leve e divertido sobre Leonardo, de suas origens até sua nomeação como sargento de milícias. Escrito em folhetim, cada capítulo (curto) funciona como uma "aventura do dia", ou acaba com uma deixa para o próximo. Escrito no romantismo, o escritor foge completamente de suas características, criando um livro com linguagem leve, com personagens humanos, onde o amor é banal e não o centro de tudo. Interessante notar, como o professor Rodrigo Gurgel apontou, em Memórias de um sargento de milícias, as mulheres são as protagonistas, elas movem o enredo, enquanto os homens ficam à sua mercê. As pessoas humildes são retratadas nesse livro como em nenhum outro desse tempo, os tipos de rua são o centro de tudo. Sem mais a aristocracia e a nobreza. O palco de tudo é o povo.
A linguagem é popular, mesmo para os leitores atuais não há dificuldade na sua leitura, poucas palavras necessitam de uma busca no dicionário. Para quem gosta do Machado isso livro é um prato cheio. Manuel de Almeida influenciou a escrito do Machado, em sua obra é possível perceber o narrador-personagem irônico, o tipo parasita social encarnado na figura dos agregados e o poder dos diálogos.
Um ótimo livro para ler despretensiosamente. Curto, é possível acabar em 3 a 5 dias.