Memórias de um Sargento de Milícias

Memórias de um Sargento de Milícias Manuel Antônio de Almeida

Resenhas - Memórias de um sargento de milícias

Loh Valente 26/12/2022

Divertidíssimo
Achei esse livro bem divertido, uma grande fofoca, ri bastante.
Tem horas que parece um grande caos, mas acabam se resolvendo de uma forma bem engraçada.
Gostei bastante.

psraissafreire 21/12/2022

RI HORRORES
Esse livro é um tapa na cara de quem acha que livros clássicos não podem ser divertidos. O que Manuel Antônio de Almeida fez aqui é surreal de gostoso, eu nunca imaginaria encontrar tanta riqueza numa obra só como essa. Saudades do gaiato do Leonardinho KKKKKKKKKKKKKK!

eduarda 19/12/2022

LEONARDO YOU WILL ALWAYS BE FAMOUS!!! um dos meus clássicos brasileiros favoritos. história escrita de maneira leve e envolvente, trazendo as adversidades e como ele as supera de um jeito humano. ri e chorei.

liviad 09/12/2022

O livro só faz real sentido depois da análise, durante a leitura eu tive muita dificuldade pra compreender.

Caroline 07/12/2022

Não
Peguei o livro pelo design, porque é muito lindo, e minha amiga tinha me recomendo. Porém eu não gostei, achei uma leitura muito cansativa.

Lisboa 06/12/2022

Esse livro é bom. Sério leiam. Não dá pra apreciar ele de cara mas quando você termina o título faz sentido, e vc fica "ainda bem que eu terminei".

Parfu 25/11/2022

Humor refinado e inteligente.
Possui uma linguagem não muito "floreada" diferente das demais obras da época, fato que proporciona uma experiência mais confortável e facilitada em uma primeira leitura do livro, sendo estruturada em capítulos curtos muitas vezes em formato de conto ou causos, dado que seja um romance de folhetim.

A trama, ao mesmo tempo que irônica e cômica consegue também ser minunciosamente realista, com diversas inferências (muitas vezes bastante destacadas entre os parágrafos) que chegam até ao papel de bons questionamentos dos dias atuais, como o próprio conceito de família.

Amei a experiência que tive com a leitura. A obra acaba de ocupar o meu ranking de recomendações aleatórias para pessoas que pedem por recomendações aleatórias de livros.

Amigo 21/11/2022

Mais um bom livro da literatura Brasileira
A escrita de Manuel Antonio é completamente imprevisível, me surpreendi em vários momentos, e a maneira como o narrador conversa com o leitor traz um sentimento de proximidade com os personagens. Sobre a história, acho que a seguinte frase a define bem: pobre rapaz, não nasceu em bom dia e acabara por herdar a sina do pai.

valval 16/11/2022

Memórias de um Sargento de Milícias ou tortura?
Eu juro que tentei gostar desse livro.

Já vou começar dizendo que não gosto de escrever resenhas, mas pra isso eu PRECISAVA. Gosto muito de livros clássicos, já li bastante e me acostumei com a literatura antiga, então o que me fez odiar "Memórias de um Sargento de Milícias" não foi a escrita difícil.

A história é interessante, sim. Embora tenha algumas inconsistências, em si ela é muito boa. Porém, a leitura pra mim foi muito arrastada. Eu costumo ler muito rápido, chegando a acabar livros de 500 páginas em menos de um dia, mas foi muito diferente com esse. Parecia que as páginas não passavam, que nunca ia acabar. Mesmo com capítulos pequenos, parecia que o livro tinha mil páginas e NUNCA chegava perto do final. Achei o desenvolvimento confuso; uma fluidez inexistente; gramática complicada; cansativo ao extremo, etc.

Além de que os personagens são insuportáveis. Eu sei que a mensagem do livro é mostrar que ninguém é totalmente bom nem totalmente ruim - que somos todos humanos e erramos. Mas, pelo amor de Deus, nem todo mundo precisava ser tão chato pra mostrar isso, né?

Enfim, recomendo para quem quer aprofundar em clássicos brasileiros, mas nunca leria de novo.

Andy Costa 13/11/2022

Avaliação Geral
Considero este livro um marco importante na prosa romântica, e amei esse livro porque ele foge um pouco daquele clichê de idealização presente em outras prosas românticas como as do José de Alencar por exemplo e dá ênfase ao protagonista Leonardo e suas malandragens.
Achei muito engraçado também e super recomendo!

Maryana 11/11/2022

Memórias de um sargento de milícias
HORRÍVEL HORRÍVEL E HORRÍVEL

Achei o livro muito chato, a escrita cansativa e a história confusa. Odiei!!!

Porsani 09/11/2022

Clássico
Clássico de rápida e fluída leitura
Um belo retrato da sociedade na época
Boa construção do cenário e dos personagens, super recomendo.

Mariavitoria_sf 09/11/2022

Leonardinho, um brasileiro
Não vou mentir, só li pela faculdade mesmo. Mas foi agradável, o autor tem um tom cômico que traz leveza a obra. A vida de Leonardinho e todas as suas travessuras, vadiagens e malandragens acabam cativando o leitor. Leiam!