Memórias de um sargento de milícias

Memórias de um sargento de milícias Manuel Antônio de Almeida

Resenhas - Memórias de um sargento de milícias

Carla681 22/01/2024

Um belíssimo clássico da literatura brasileira, leitura com uma escrita mais difícil e em terceira pessoa, porém uma história tranquila, fluida e gostosa de ler mesmo com o português mais robusto. Um belo clássico para quem está querendo começar a ler clássicos.

Nandinh4 17/01/2024

A narrativa é centrada na vida do anti-herói
Leonardo, que cresce em meio a trapalhadas, tornando-se um sargento de milícias.
O enredo se desenvolve com uma série de personagens cativantes. O livro em si é um quadro da sociedade carioca da época e aborda temas sociais, como: mobilidade social, hipocrisia da elite e as dificuldades da classe trabalhadora.
O livro é envolvente!

SocorroBaptista 13/01/2024

Muito divertido e irônico, uma narrativa repleta de referências ao momento da vinda da família real ao Brasil, apresentando alguns personagens bem característicos do Rio de Janeiro encontrado pelos portugueses que acompanharam D. João ao país. O vocabulário pode causar estranhamento, mas é uma excelente leitura. Gostei bastante.

Gsanto 13/01/2024

é maneiro ver histórias do cotidiano do que viria a se tornar a identidade fluminense\carioca mas o foda de livro véio é o português chato.
no geral, divertido

Liv 11/01/2024

Boa tentativa
O livro visa retratar a realidade vivida pelas camadas mais pobres da sociedade fluminense, num recorte histórico bem próprio que fica nítido na linguagem utilizada.
É perceptível a tentativa de trazer um certo tom cômico à algumas "idas e vindas" das histórias narradas que acontecem simultaneamente. Mas o grande problema é que tais idas e vindas só tornam a leitura um tanto enfadonha e perdida.
São dedicadas muitas páginas para personagens que posteriormente serão completamente ignoradas na trama e, em compensação, a personagem que, em tese, é o centro da história e a sua história só irão se desenvolver a pormenores muito tarde.
De modo geral, não é um livro ruim para quem gosta de se debruçar sobre os clássicos e mergulhar em realidades anacrônicas e reais.
Ao mesmo tempo, também não é a leitura mais fluída do mundo.

Karine 07/01/2024

He?s so crazyyy I love him
Muito divertido, uma história sem muitas emoções ou personagens cativantes mas que te prende pela fofoca! Eu pegava pra ler como quem chega em um amigo perguntando ?e aquela história lá com fulano? Que fim deu??

isadora.borsato 06/01/2024

...constituiu-se um completo vadio, vadio-mestre, vadio-tipo
Memórias de um sargento de milícias retrata o Rio de Janeiro do tempo passado, sendo perceptível as origens do caos que se apresenta hoje. Mas a obra não objetiva isso, ao menos não na minha percepção, o que ela traz é, na verdade, uma das histórias mais cômicas e cotidianas que já li, situações mirabolantes, problemas domésticos, e até mesmo linguagem considerada imprópria para a época.

É um livro do povo.

Mostra vizinhas mexeriqueiras, amores desiludidos, ciúmes, maquinações de toda a espécie e, claro, no meio disso tudo está o dito Sargento de Milícias, um vadio da mais alta qualidade, que, com o fim de manter o mistério da obra, convém ler para saber.

Uma sátira inteligente que demonstra o poder de construção dos escritores do passado e o porquê tais títulos ainda se mantém.

Vale rir e se emocionar com essa leitura.

Diagora.Liara 30/12/2023

Leve e divertido
Uma leitura gostosa e divertida, personagens envolventes com um lado travesso de criança sapeca! Clássico leve!

eileen.achinelli 29/12/2023

Muuuito confuso???
Tudo começa com uma árvore genealógica extremamente longa e confusa. Já começa desse jeito aí.
A linguagem é um pouquinho difícil e o livro é beeem descritivo, mas acho que esse era o objetivo.
A história é muuuito arrastada e tem hora que tu tá lendo mas parece que não tá.
Pra entender o que esse livro tá querendo dizer tive que dar um google, e mesmo assim fiquei um pouco perdida. Não consigo nem explicar direito nessa resenha o quanto eu fiquei confusa com esse livro.
E sabe o que é o pior de tudo? A história parece ser muito boa, mas essa árvore genealógica doida deixa muito difícil de entender. Pelo menos comigo foi assim? No mais, é isso.

Michele 29/12/2023

Li o livro há muitos anos para o vestibular, me encantei pelo livro, a leitura na época foi muito divertida e me incentivou a assistir uma peça baseada no livro. Os HQ é bom, mas obviamente o livro, rico em detalhes e bem escrito, é muito melhor.

Lívzz 17/12/2023

Muita expectativa
Assisti um resumo sobre o livro para fazer uma prova e acabei me interessando.
Comecei a leitura com a expectativa que seria um livro engraçado e fluido, porém me decepcionei.
Possui pouquíssimos diálogos e exagero nas descrições de personagens e situações, além de vários momentos o autor dizer ser desnecessário contar algum fato e segundos depois estar falando detalhadamente sobre o assunto.
Como algumas pessoas, também achei que o final foi bem corrido.
Leitura difícil e muito lenta.

rafa_._cardoso 14/12/2023

Livro muito divertido e para se pensar
Um livro muito divertido que narra a história de Leonardo, uma criança que é abandonada pelos pais ainda pequena e é criada pelo padrinho, o barbeiro (muitas personagens não possuem nomes narrados ou, quando são, são apelidos).

O menino cresce aprontando todas e causando muita confusão, criando dificuldades para seu padrinho. Como dito, o padrinho era barbeiro e já tinha sido militar, mas possuía um bom dinheiro herdado de uma forma... (lendo é legal de entender) e seu maior desejo era transformar Leonardo em um padre para que ele vivesse uma vida honrada.

O futuro de Leonardo, entretanto, segue por outros caminhos.

É uma leitura excelente!!!