Memórias de um Sargento de Milícias

Memórias de um Sargento de Milícias Manuel Antônio de Almeida

Resenhas - Memórias de um sargento de milícias

Mari 15/08/2022

Um livro que abandonei, mas vou dar uma estrelinha pra conseguir fazer a resenha!
Eu NUNCA abandono um livro no meio, mesmo que não me identifique muito, eu termino.
Mas esse, não deu. Eu sempre achei os clássicos chatos mas me fiz ler, e até me surpreendi com ?Luciola?, por exemplo, e me apaixonei por ?Capitães da Areia? e ?Dom Casmurro?. Mas não tem jeito, temos que aceitar as derrotas kkkkkkkk ?Memórias de um sargento de milícias? me derrotou, e ficou pela metade.
No começo eu identifiquei logo aquela conhecida necessidade da escrita brasileira de ter um herói na narrativa, e o personagem principal já foi logo taxado de herói nem sem nem chegar ao fim do primeiro capítulo. Essa caraterística não me surpreendeu tanto, mas, por outro lado, gostei da ?quebra de quarta parede? literária, na qual o eu lírico conversava diretamente com o leitor, o que fazia com que o livro tivesse um ar de ?complô? entre você e o narrador, como se tivessem sempre um passo a frente dos personagens. Uma vibe ?Desventuras em Série?. Mas os parágrafos são MUITO descritivos e minuciosamente detalhados, aquele tipo de livro que te dá detalhes até demais, te fazendo se perguntar ?o que eu tenho a ver com isso??, sabe?
Pra não abandonar e sucumbir à chatice, tentei deixar no escritório e ir lendo um capítulozinho por dia, no horário que tivesse vago, pra descansar meu cérebro fritado de tanto ler processo. Mas acho que terminou de fritar, e ainda adicionou um salzinho no final.
Nada contra? apenas tudo.
Procurando, aleatoriamente, algo que marquei, encontrei: ? A felicidade o cegava a ponto de não ver aquilo que lhe estava entrando pelos olhos.?

@patrickalves.adv 11/08/2022

Não sei se por causa de ter lido Memórias de um Sargento de Milícias logo após da leitura da obra-prima de Machado de Assis (Memórias Póstumas de Brás Cubas), mas não consegui me conectar ao conteúdo do livro e as páginas foram de lenta consumação. Achei um livro mediano e sem muita riqueza no contar.

Yoshida 11/08/2022

Interessante
Li por causa de um seminário que tive que apresentar. E devo dizer que por não estar habituada aos clássicos brasileiros, inicialmente foi difícil me atentar a história. A escrita um problema em potencial. Contudo, conforme fui progredindo com leitura, ela foi se tornando prazerosa.
Memórias de um sargento de milícias acaba por retratar perfeitamente alguns lados do Brasil e de seu povo.

Dan 08/08/2022

Difícil de acompanhar.
Se assim como eu, você não é experimentado (a) na literatura clássica do Brasil, não desanime. Vá até o final. Leia outros clássicos e retorne para esta história quando for mais maduro em matéria de literatura nacional!

Fer 04/08/2022

Surpreendente
Tive que ler esse livro para a escola, achei que o livro seria chato e no começo achei difícil de ler devido a sua escrita, mas conforme fui lendo fui me acostumando e adorei o livro, achei muito legal! Recomendo.
giugiu 05/08/2022minha estante
tive a mesma experiência!

Vic 22/07/2022

amei!
simplesmente AMEI essa obra. cômica, irônica, satírica, sarcástica e extremamente ácida. narrador hilário, acontecimentos dos mais variados e representação clara do povo brasileiro. li esta obra para aula de clássicos da literatura brasileira, no curso de letras, e posso ver claramente o motivo de ser um clássico. é cômica, caótica e divertida demais. uma pena não ter recebido mais respeito durante seu tempo, machado teve clara influência em manuel antônio e fico abismada em quão pouco é falado sobre essa obra no meio das bookredes. é barraco, é briga, é traição, é bate boca e é uma FOFOCA eterna. a descrição maravilhosa de sentimentos que o autor faz, o fato notável que ele é um incrível observador. simplesmente incrível!!

campodemagnolias 18/07/2022

eu li pra escola e não prestei muita atenção, então acho que é por isso q não me agradou tanto, mas quero ler depois sozinha com calma pra ver se gosto mais

Guilhermo del Toró 17/07/2022

Quebrou minhas espectativas mas é um livro interessante, com acontecimentos engraçados e uma escrita não tão difícil

Karine 12/07/2022

um classico incrível
comprei esse livro por 5 reais num sebo da praia pra parecer cult, mas acabou que eu realmente gostei do livro. as personagens são caricatas e os acontecimentos são muito engraçados, é um ótimo livro pra quem está estudando romantismo/ realismo mas ainda não está acostumado com a linguagem mais difícil, já que o autor tem uma escrita bem simples. recomendo mt amei
Daniel.Malaquias 12/07/2022minha estante
Um ótimo livro, o humor está presente em praticamente toda a narrativa.

Debora.Souza 12/07/2022

Fui surpreendida!
O título me enganou. Achei que se tratasse de uma história bem séria já que envolvesse milícia. No entanto, me vi dando boas risadas das ações dos personagens. Realmente não esperava gostar tanto. Fui surpreendida e adorei!

Jailson 28/06/2022

Achei a leitura fluída e amei a interação do autor com o leitor, o desenrolar de todos os personagens que parece ser uma característica dos autores brasileiros.

Lobinha Sincera 24/06/2022

Por mais que tenha muitas problemáticas no qual antigamente era normal, essa história foi bem divertida de ser lida, se tornou uma das minhas histórias no qual guardo com sorriso no rosto

Deza Farias 22/06/2022

@???????????????????
Resumo da leitura.

Então depois que li a HQ resolvi ler o texto integral. Gente, não dá, livros clássicos pra mim não funciona muito.
A escrita é tão diferente que acaba deixando a leitura lenta.
Achei um pouco cansativo, preferi a HQ.

Vick 18/06/2022

Memórias de um Sargento de Milícias
Apesar de ser um livro antigo a escrita é bem clara, parece uma fofoca que o narrador conta a um velho amigo (o leitor). A descrição do cotidiano daquela época é incrível. Recomendo muito!