Memórias de um Sargento de Milícias

Memórias de um Sargento de Milícias Manuel Antônio de Almeida




Resenhas - Memórias de um sargento de milícias


854 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


David.krc 22/07/2024

Nota 7.5/10

Esse livro contém 48 capítulos foi inicialmente publicado em formato de folhetim em um jornal da época (1852-1853).

Curiosidade 1: a linguagem mudou muitooo, então tive que consultar por vezes meu amigo Aurélio para saber alguns significados de palavras.

Dentre as centenas de palavras, por exemplo mono significa beijo, mariola se traduz como sem vergonha/patife, tomar fortuna seria algo como tirar a sorte grande...

Curiosidade 2: esse foi o livro que mais demorei a ler na minha vida, eu comecei a ler em 2011 quando "estudei" para vestibular, mas desisti e li uma resenha na época, que vergonha, David.

Uma leitura divertida, vale a pena principalmente pela questão de nos colocarmos no Brasil de quase 200 anos atrás.
comentários(0)comente



Ana Helô 20/07/2024

Legalzinho
No começo eu me senti entediada, pois havia muita narração e sentia que estava empurrando a leitura pela garganta abaixo à força e isso me deixava confusa, porém conforme o desenvolvimento da história, muitas traquinagens e aparição de novos personagens eu me senti mais envolvida e a história foi fluindo com leveza, tendo momentos engraçados, tristes e até mesmo de indignação.
Eu gostei bastante dessa história, ela tem críticas sociais e entre outras, mas não faria uma releitura.
Nesse momento decidi que eu personagem de conforto é o próprio Leonardo e o personagem que mais odiei foi o pai dele, Leonardo-Pataca.
comentários(0)comente



Ketlin.Chaves 19/07/2024

Pobre Leonardo
Leonardo é criado pelo padrinho e enfrenta diversas peripécias ao longo da história. A obra retrata o Rio de Janeiro no início do século XIX, com suas ruas, festas populares e costumes da época, oferecendo um panorama da sociedade brasileira do período.

A trama não segue um caminho linear de ascensão e queda, mas sim uma série de aventuras e desventuras que envolvem personagens carismáticos e situações cômicas. A linguagem utilizada por Almeida é coloquial e acessível, o que torna a leitura leve e divertida.
comentários(0)comente



Jesnner 16/07/2024

Filho de uma pisadela e de um beliscão
Único romance da carreira de Manuel Antônio de Almeida, Memória de um sargento de milícias é um grande retrato da sociedade brasileira do século dezenove, formada por diversas inconstâncias e hipocrisias, banhada pelo descaso e malandragem das autoridades.
A narrativa é conduzida por um excelente narrador onisciente, que trafega pelos núcleos ? confusos ? da história. Começo pelo narrador porque esse é o ponto alto de toda a obra. Na realidade, é a ironia realista do narrador que faz com que toda a história não caia em um lugar enfadonho e chato.
A origem de Leonardo, menino desde pequeno bagunceiro, é dissecada através dos momentos perturbadores conferidos pelos pais da criança. Na adolescência, o menino se mete em cada vez mais encrencas, chegando à vida adulta como um completo vagabundo.
Leonardo encontra no exército o seu ofício e, através da figura do Major, conhecemos o quão ardiloso e hipócrita o ser humano pode ser, pendendo a escolher o que o beneficia sempre, enquanto finge agir com o rigor da lei.
No fim das contas, a obra tem bons momentos, cenas pitorescas, personagens caricatas e é isso aí. Não posso dizer que a história me prendeu, nem que andou; a sensação que fica é a de ler muitos capítulos iguais, com novos nomes jogados e sem muito desenvolvimento. Em diversos momentos, não pude deixar de compará-la ao bom "Triste fim de Policarpo Quaresma", que, em meu gosto, se sobressai pelo enredo mais amarradinho e pontas menos soltas.
Gosto do trabalho de documentação da origem da burocracia e do jeitinho brasileiro, a gente percebe que, muito do que sofremos hoje em nosso país tem uma origem secular. Gostaria de ver mais um pouco de desenvolvimento em algumas cenas e de ter mais desdobramentos em algumas ações.
comentários(0)comente



Beatriz3345 15/07/2024

Leonardo e suas façanhas
Há quem diga que ler livros obrigatoriamente da escola tiram o prazer do mesmo (eu assino embaixo), porém ao contrário das minhas antigas experiências, eu gostei muito da história. Senti como se estivesse vendo uma novela mexicana, e ri muito dos personagens. O único ponto negativo que me fez tirar estrelas, foi o fato do final do livro ser muito corrido, como se tivesse sido escrito as pressas, só pra finalizar a história rapidamente.
comentários(0)comente



Clara A. D. Cassani 14/07/2024

Memórias de um sargento de milícias- Manuel de Almeida
Para quem nunca gostou de ler clássicos brasileiros, recomendo começar aqui.

Um romance em que o narrador trata os leitores como seus velhos amigos que vai contar só "mais uma história". Ele narra a vida das pessoas (de classe relativamente média) durante o governo de Dom João IV, e claro, do Sargento de Milícias

Com muitas brincadeiras inteligentes, comicidade bem estruturada e claro, Romantismo, esse livro nos tira boas gargalhadas.
Livro excelente, recomendo!
comentários(0)comente



Ana Peres 03/07/2024

Memória de um sargento de milícias
A relação de Leonardo Pataca com Maria das hortaliças começa com pé esquerdo e demonstra que o relacionamento deles não seria bom. O nascimento de Leonardinho, menino travesso e mal educado, e a traição, por parte de Maria, com capitão de navio, põe fim ao casamento deles. O divórcio fez com que a responsabilidade sobre a criança fosse direcionada ao padrinho.
Ao longo do desenvolvimento da criança, ela se torna cada vez mais impalatável e travessa: expulso da escola e da igreja, fuga na via-sacra e reunião com ciganos.
A obra ilustra por meios de tais personagens o jeitinho brasileiro, o toma-lá-da-cá e a corrupção extremamente presente no país, ilustrada na polícia e na igreja. A história tem como desfecho Leonardinho conseguindo, por meios corruptos, um alto escalão na milícia.
comentários(0)comente



Matthew Bates 27/06/2024

Não tava esperando muita coisa, entregou o que eu esperava kkkkkkk
Eu fui ler sem saber a sinopse então já não esperava que me surpreendesse tanto. Gostei da escrita, achei deveras fluida, mas não gostei do andamento da trama. Achei a história repetitiva; portanto me vi entediado já na metade do livro.

Não foi a melhor experiência do mundo mas valeu a pena para gabaritar mais essa obra da literatura brasileira.
comentários(0)comente



isadora 27/06/2024

?
Esse livro tem muitas histórias dentro da história, mas tirando isso, é um livro bem interessante. eu ri e achei q teve momentos bem engraçados no livro.
comentários(0)comente



Dayane.Fargoni 26/06/2024

Memórias de um Sargento de Milícias
Apesar da escrita não mais usual nos dias de hoje e que não permite, em algumas partes, uma leitura tão fluida, a forma como a história é contada é tão leve, tão divertida que mal parece que entre o período em que foi escrita e os dias de hoje, se passaram quase 200 anos.
Esse livro conta a história de um coitado (não tão coitado assim) chamado Leonardo que só se ferrou (porém nem tanto) na vida. Desde momento da sua concepção até seu glorioso final, vemos um pouco de como era a vida no período da Monarquia no Brasil, dos costumes da época, do comportamento de algumas personagens e no fim percebemos que não somos muito diferentes daquelas pessoas.
Quem nunca viu alguém que acha o máximo tudo o que uma criança faz, até quando isso implica em botar fogo na casa? (Brincadeira) Ou passou raiva com aquela velha fofoqueira e intrometida que fala de todo mundo? Essas e várias outras situações estão descritas no livro mas sempre de forma bem humorada que é uma característica da escrita do autor.
No geral é um livro que retrata bem a sociedade da época ao mesmo tempo que faz você rir com gosto de certas situações e ainda de quebra ajuda a aumentar seu vocabulário.
comentários(0)comente



D. Marcas-Moreira 25/06/2024

Memórias de um sargento de milícias - Em quadrinhos
Um pouco sobre o livro: reconta a história do clássico de Manuel Antônio de Almeida em forma de quadrinhos. A trama gira em torno do menino Leonardo e de duas travessuras ao longo dos anos. Também apresenta outros personagens cômicos e caricatos em uma Rio de Janeiro de tempos passados.

Minhas considerações: eu li o texto original no começo do ano e, como foi uma ótima experiência, decidi ler esta versão em quadrinhos e foi muito divertido. As ilustrações de Bira Dantas dão mais veracidade aos personagens, principalmente quando se trata de caretas e trejeitos. Relembrei muitos momentos hilários da história original só de ver os desenhos. "Qual."

Recomendação: acredito que a versão em HQ complementa muito bem a leitura do texto original, então recomendo, sim, em especial para quem já leu o romance e quer relembrá-lo e dar novas risadas.

Avaliação: 5 estrelas

?????
comentários(0)comente



Jorge.Antosko 25/06/2024

Reconheço a importância do livro, da mesma maneira que me diverti lendo em algumas partes. Não é A OBRA, mas é legal...
comentários(0)comente



Guilherme2709 20/06/2024

Bom
Bom

Este foi o meu primeiro contato com literatura nacional. O livro é bem engraçado e divertido, a escrita do autor é muito boa. Recomendo muito para quem quer começar a ler literatura nacional, a linguagem é bem tranquila. Só não dei 4 ou 5 estrelas porque a história não me prendeu muito. Mas com certeza vale muito a pena a leitura.

Agora só quero uma coisa:
? Machado de Assis ??
edilsonjoaquim 23/06/2024minha estante
Criei interesse em ler esse!


Guilherme2709 23/06/2024minha estante
É bem bom


Guilherme2709 23/06/2024minha estante
Preciso ler Memórias póstumas de Brás Cubas do Machado


edilsonjoaquim 23/06/2024minha estante
Também quero muito ler esse. Li Dom Casmurro e gostei muita da escrita dele.


Guilherme2709 23/06/2024minha estante
Ah deve ser incrível, "Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas". Olha essa dedicatória, não tem como ser ruim


Guilherme2709 23/06/2024minha estante
Mas vem cá, capítulo traiu ou não? ??


edilsonjoaquim 24/06/2024minha estante
Amg, vi agora sua pergunta??
Mas para mim, Capitu não traiu, Bentinho era um doido completoKKKK


Guilherme2709 24/06/2024minha estante
Kkkkkk dboa




Gui 18/06/2024

Sargento de milícia
Eu tinha uma ideia totalmente diferente da história, mas foi bom porque criou um certo ?descobrimento? do enredo de novo.
É um bom livro, a primeira novela das 19h da globo
comentários(0)comente



Lucas.Lima 16/06/2024

Um clássico da literatura, Memórias de um Sargento de Milicias traz uma história que se parece muito com uma novela, com os episódios da vida de Leonardo. Apesar de ser uma obra antiga, a linguagem não é tão difícil, o autor tinha essa intenção mesmo de não manter uma linguagem rebuscada. Podemos experienciar tudo no livro, tristeza, alegria, angústia, raiva e diversas outras emoções.
comentários(0)comente



854 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR