Memórias de um Sargento de Milícias

Memórias de um Sargento de Milícias Manuel Antônio de Almeida

Resenhas - Memórias de um sargento de milícias

Batata (-_-) 23/03/2023

Só li pois era necessário para fazer um trabalho ?
É uma leitura calma, boa para passa o dia, quando querer algo leve e divertido para ler. Contudo á palavras que dificulta o entendimento em algumas partes, mas dá para lá e de boa.

ju_pinho 19/03/2023

É arrastado mas é bom até
A escrita do autor é bem arrastada tem hora que a gente fica tipo "para de explicar coisa inutil eu quero a história" mas o tom de fofoca usado as vezes consegue prender o leitor

É mto interessante ver a cultura da época refletida no livro: a objetificação da mulher, o imperialismo linguístico, a mistura do romantismo com o realismo...

De qualquer forma eu n leria de novo li pq foi paradidatico :P

Ivana68 15/03/2023

Algumas partes foram engraçadas e surpreendentes, o autor descreve bem os costumes da época, porém em outras partes fica cansativo e até mesmo chato alguns capítulo...
Nomes de personagens alterados, uma confusão entender algumas partes da história. Entendendo o momento que foi escrito e a vida do autor...
Mas de maneira geral foi interessante.

A geógrafa 14/03/2023

Muito bom, porém depende
Em alguns momentos eu adorei, em outros quis abandonar. É uma leitura bem leve e as vezes engraçada. Tem algumas partes difíceis de entender, mas com um pouco de esforço dá pra acompanhar. Não gostei tanto pq tem muita fofoca, climax de novela das 20h e acontecimentos que não me agradaram. É um bom livro sim, mas prefiro outro tipo de história.

Hugo8388 13/03/2023

Destaque do povo brasileiro e crítica à modernidade
É bem vísivel como o autor durante todo o livro destaca as mesquinharias do povo comum ainda em 1800, contudo só no final fui perceber que era uma crítica um tanto quanto engenhosa.
"Esse meio de que falamos, essa caricatura da família, então muito em moda, é seguramente uma das causas que produziu o triste estado moral da nossa sociedade"

Ele percebeu a decadência moral nessa transição de menos de meio século apesar de ter vivido apenas 30 anos. Que diria ele do Mundo da década de 60 e do Brasil na década de 80? Acredito que essa dúvida pode ser perfeitamente colocada em nosso caso: que diremos da mudança moral daqui a 50 anos?
A discussão no Brasil nas décadas de 20-30 era sobre a liberação dos contraceptivos, a discussão na década de 80 era sobre a liberação do divórcio, hoje em dia o aborto em certo sentido está praticamente fora de discussão. Até quando se dará esse maldito "progresso"? Preocupam-se com questões inúteis e se esquecem do verdadeiro fim último do homem: encontrar A Suma Felicidade - contemplar Deus face a face por toda a eternidade.

Helena433 13/03/2023

Literatura brasileira pra dar uma variada
Que livro bom!!! É uma leitura bem rápida. Em um dia só, consegui ler tudo, até porque os capítulos são bem curtinhos. Particularmente, adoro livro com capítulos mais curtos por conta da praticidade no dia a dia. Enfim, indico muito pra quem quer uma leitura brasileira e não sabe por qual começar. Gosto muito do jeito que o narrador conta a história ao mesmo tempo que ?fala? com o leitor como se esse já conhecesse todos os personagens e estivesse lá perto para saber de cada ocorrido. A história é muito bem contada e todos os detalhes do romance fazem a diferença nos capítulos. É nessas horas que tenho orgulho da literatura do Brasil. Muito empolgante saber da história do primeiro malandro da literatura brasileira e sobre a vida de Manuel Antônio.

Maclau 04/03/2023

Engraçado porém difícil
Não vou mentir, quase abandonei esse livro nas primeiras 50 páginas, no início é muito confuso e enrolado, são muitos personagens que a gente não conhece juntos e deixa tudo muito doido.

A linguagem em si não é tão difícil , porém a escrita do autor é, o jeito que ele formula as frase me fez ter que reler uns parágrafos 4 vez p entender o que aconteceu com quem.

Tirando isso o livro é divertido e engraçado, vc fica se acabando de rir das pataquadas do leonardinho, e mesmo ele sendo meio doido e endiabrado, acaba torcendo por ele.
Não sei se recomendaria, mas se quiser tentar é um boa diversão!

Geovana114 20/02/2023

Finalmente terminei
E essa capa que me fez achar que era livro sério kkkkkk
Memórias de um sargento de milícias é pura fofoca, chifre, confusão e calote! Leitura leve que eu levei tempo demais pra concluir. Infelizmente é o único romance do autor.
O jeito de escrita pra jornal dá um charme, sabe? Parece que você tá realmente lendo uma fofoca das boas.

laurinha 20/02/2023

“São das saudades que me atormentam na dura ausência de meu amor”.
A história gira em torno do anti-herói Leonardo, um verdadeiro malandro, que acaba sempre metido em confusão. A obra é narrada com uma boa dose de ironia e sátira, com uma linguagem simples e fluida. Além da forte ponta para o humor, pode-se notar a formidável construção dos personagens, eles não são nem mocinhos nem vilões, todos exibem virtudes e defeitos.

juliana ;) 18/02/2023

AMO CLÁSSICOS!
Eu tenho um amor imenso pela maioria dos clássicos, mas esse aqui em prendeu demaaaiss!
ahhh, a literatura brasileira é perfeita, vocês precisam conhecer essa obra.
(Já vou avisando que vocês vão dar boas risadas)

Giovanna 16/02/2023

Não foi um dos meus preferidos. Sempre gostei de clássicos, mas não me prendeu, o que tornou a leitura arrastada. Tanto isso como a edição do livro, com letras pequenas, dificultaram a fluidez, mas é um bom livro, apenas não estava no momento certo para mim. Quem sabe em uma futura releitura ele funcione.

Karolaine 14/02/2023

Uuhuuu! Terminei!! No início fiquei com bastante receio da linguagem. Mas depois com o passar de umas 5 páginas fica muito fluído!! É uma leitura leve e engraçada. O enredo é super envolvente!! É possível mergulhar na vida e no cotidiano das pessoas do século XIX. Leiam simmm, please!!

igsuehtam 13/02/2023

Releitura
Memórias de um sargento de milícias fica muito ao lado de O Cortiço. Dois grandes livros que retratam uma parte muito importante da história do nosso país no século XIX.

Renata1004 11/02/2023

Um bom livro para se divertir
Na minha releitura de Memórias de um sargento de milícias, eu não esperava rir novamente das peripécias do protagonista Leonardo, mas foi uma agradável surpresa relembrar as mesmas sensações que eu tive no primeiro contato com a trama.

A obra satírica de Manuel Antônio de Almeida, apresenta a história de Leonardo “ filho de uma pisadela e um beliscão”, maneira do flerte em que seus pais Maria das Hortaliças, uma camponesa e Leonardo Pataca, um meirinho, no período da regência de D. Pedro II, se conheceram.

A história começa com o primeiro encontro dos pais de Leonardo em um navio originado de Lisboa, Portugal, com destino a colônia brasileira. No entanto, após os mesmos desembarcarem no país e virem a conceber o Leonardo, ambos se separam por um desentendimento, e o Leonardo Pataca, aborrecido por causa da separação, expulsa Leonardo, o filho, ainda criança de casa. O mesmo, adotado então pelo padrinho, que é barbeiro, vive em meio às suas peraltices várias reveses ao longo da sua vida, sendo que apesar de ser amado cegamente pelo seu padrinho, recebe despeito da comadre, e por onde passa deixa seu rastro de sapequices.

Em meio à elas, conhece então seu amigo, o sacristão que o ajuda em suas peripécias, quando seu pai adotivo tenta fracassadamente, o experimentar para se tornar padre.
No entanto, Leonardo desenvolve um traço de seriedade no percurso da história, quando conhece a Luisinha, que é também adotada por D. Maria, amiga de seu padrinho. Nesta amizade, ao mesmo tempo que nosso protagonista se diverte às custas de Luisinha, também desenvolve um terno sentimento pela menina desengonçada, ao fato de a trama entre os dois se tornar disfarçada e unilateralmente labiríntica, visto ao fato do mesmo não conseguir externar seus sentimentos à menina, ao longo da sua adolescência, e ao mesmo tempo seu relacionamento corre maiores riscos devido a chegada de José Manuel, um oportunista aliado a um mestre de reza de D. Maria, com pleno interesse sobre a herança da jovem, porém com a chegada a vida adulta, D. Maria, a qual nutre sérios anseios pela união de Leonardo e Luisinha, se preocupa com o ofício do rapaz juntamente com seu padrinho. O mesmo, opta então pela carreira de barbeiro e reencontra o pai, no batizado da irmã, no entanto após novos conflitos entre ele e o pai, Leonardo é novamente expulso de casa, onde no percurso conhece certos amigos, os quais o convidam a viver em uma vila de ciganos, participando de festas a noite e sendo preso por levar uma vida de valdevino, e escapando da prisão, o mesmo desenvolve no Major vidigal, personagem chave que o levará a vida militar, uma pequena motivação de vingança que será certamente vantajosa para o protagonista.

Obra escrita por Manuel Antônio de Almeida, no período do romantismo, no início do século XIX no cenário do Rio de Janeiro colonial.