Memórias de um Sargento de Milícias

Memórias de um Sargento de Milícias Manuel Antônio de Almeida

Resenhas - Memórias de um sargento de milícias

Helena433 13/03/2023

Literatura brasileira pra dar uma variada
Que livro bom!!! É uma leitura bem rápida. Em um dia só, consegui ler tudo, até porque os capítulos são bem curtinhos. Particularmente, adoro livro com capítulos mais curtos por conta da praticidade no dia a dia. Enfim, indico muito pra quem quer uma leitura brasileira e não sabe por qual começar. Gosto muito do jeito que o narrador conta a história ao mesmo tempo que ?fala? com o leitor como se esse já conhecesse todos os personagens e estivesse lá perto para saber de cada ocorrido. A história é muito bem contada e todos os detalhes do romance fazem a diferença nos capítulos. É nessas horas que tenho orgulho da literatura do Brasil. Muito empolgante saber da história do primeiro malandro da literatura brasileira e sobre a vida de Manuel Antônio.

starboxd 05/02/2023

As vezes a leitura ficava tão cansativa que eu nem lembro mais de certas partes do livro, mas é uma leitura diferente do que estou acostumada. Esse estilo que quebra a quarta parede, chamando o leitor nas interpretações do narrador, é muito legal, por me fazer sentir parte do livro. A história também é interessante, a evolução que Leonardo teve desde ser um moleque travesso para um homem, sargento de milícias e casado, mas acho que gostaria de ter tido um pouco mais de ideia do que os outros personagens faziam, como o pai de Leonardo ou seu padrinho. Fora algumas coisas que achei ruim, é um livro muito bom e, pelo o que pesquisei, foi a primeira vez que o personagem principal é um malandro, nas obras brasileiras, achei o máximo!

Bea :) 01/04/2023

Li somente por conta da escola, já que se trata justamente da época do romantismo no Brasil. Mas assim como eu já esperava, foi uma leitura extremamente cansativa e só terminei por que eu realmente precisava...

Isa 08/03/2020

Capítulos curtos que facilitam a leitura.
Por mais que seja considerado um clássico, achei bem entediante, o que não faz com que a história seja completamente chata ao todo. Ainda assim, essencial na literatura nacional.

Rafa Pavão 18/07/2014

A "Fofura" da Lista da FUVEST
Este, sem a menor sombra de dúvidas, é o livro mais fofo que eu já li até hoje. A forma de escrever envolvente e gostosa do Manuel Antônio de Almeida não deixa a desejar em nada, e a história interessante, engraçada e linda ajuda a garantir a quinta estrela que dou agora a este livro. Recomendo para quem quer um pouco de literatura nacional!
Rafa 26/05/2015minha estante
Depois do sofrimento chamado "A Cidade e as Serras", Sargento de Milícias para rir um pouco :D

Cristiane 09/10/2023

Bom!
Uma leitura boa, bem ok!
Não me surpreendeu muito,mas por se tratar de uma história muito original para a época em que foi lançado, todo o crédito e sucesso que a obra possui é de muito merecimento.
Os personagens são bem envolventes e a escrita do autor é de fácil compreensão e em alguns pontos até engraçada.
As vivências dos personagens tem muito valor para retratar a época e acredito que é um livro que vale a pena ser lido, apesar de não ser de grande impacto para a época em que vivemos.
Recomendo!

Bele 24/03/2021

Meio meh...
Não dá pra dizer que é um livro ruim, mas não dá pra negar que teria abandonado no começo se não fosse uma leitura obrigatória. O grande problema está no fato de que não há nenhum personagem que desperte empatia para você desejar saber o que acontece com ele.

samucacn 24/09/2023

Memórias de um Sargento de Milícias é um romance de Manuel Antônio de Almeida. Foi publicado originalmente em folhetins no Correio Mercantil, entre 1852 e 1853, anonimamente. O livro foi publicado em 1854, com o autor identificado como "um brasileiro".

Conta a história de Leonardo que quando era pequeno só sabia aprontar travessuras e veio a ser um sargento de milícias. O espaço físico apresentado na obra é o meio urbano brasileiro do século XIX. A história se passa no Rio de Janeiro, e descreve seus principais pontos, como igrejas, principais ruas, mas descreve também pontos bem à margem da sociedade.[2]

Luciana.Raquel 16/11/2021

Razoável
Não é um livro ruim, mas não fui cativada pela história. A narrativa realmente não me interessou, não consegui me apegar aos personagens e aos aprontamentos de Leonardo. Achei uma leitura interessante para se conhecer um pouco do Brasil Imperial, além de ser leve e engraçada em diversos momentos, mas realmente não me envolvi. Aliviada que terminei ??
Renan.Galvao 17/11/2021minha estante

Luciana.Raquel 17/11/2021minha estante
Kkkkkkkkkkk tá passadah?

Renan.Galvao 18/11/2021minha estante
Eu tô, nunca vi uma nota dessa por aqui ??

J_Piexak 31/03/2020

Das surpresas nacionais
Nunca me interessei muito pela literatura nacional. A fama de má que ela carrega por se enfiada goela abaixo na escola sempre me causou certa preguiça (embora eu mesmo só tenha necessitado ler um). Em 2017 tentei ler "Til" e embora tenha gostado da temática, o linguajar acabou me afastando não só desse como de todos os clássicos.
No fim do ano passado tomei coragem e resolvi encarar "Vidas Secas". Me senti feliz por ter superado um medo literário e resolvi dar oportunidade a outras obras.
E cá estou para dizer que, apesar do livro conter a mesma linguagem um pouco complicada, foi uma das obras mais simpáticas que li. "Simpática" no sentido de me sentir familiarizado com os personagens, apesar dos contextos históricos serem diferentes. Se fomos criados em ambientes populares como o da história é quase impossível ler e não achar graça da Comadre por reconhecer nela alguém próxima a nós.
O título me intimidava, mas hoje posso afirmar que foi uma das leituras mais gostosas que tive.
Maria 02/04/2020minha estante
Em termos de literatura nacional, adoro este livro e também O Cortiço, são bem diferentes do que costumam apresentar na escola cedo. Em romance romântico, Helena, de Machado é ótimo e A Moreninha tb, só que descontraído. Tá pra tirar muita coisa boa depois que a pessoa sai do trauma kkk

J_Piexak 02/04/2020minha estante
O Cortiço trabalhei mês passado na escola, mas não cheguei a lê-lo ainda. Essa semana vou tentar reler Til. Adoro os romances do Alencar.

Maria 02/04/2020minha estante
É muito legal, espero que goste! Til eu ainda não li, minha única experiência com Alencar foi A Senhora e faz 5 anos, sinceramente não lembro mais de nada, rs

Kel 13/06/2021

mt bom
Uma obra nacional muito bem escrita, a narrativa sustenta muito.
Foi um pouco difícil de se apegar nos primeiros capítulos, mas depois não consegui largar até terminar, o personagem principal (Leonardo) é uma graça.

Cartola de Bigode 14/11/2023

Livrinho bom de ler.
O personagem principal é um completo vagabundo arruaceiro e ainda assim é interessante ver onde que as cagadas dele e eventos vão levar. A forma que o narrador interage com o leitor é muito boa e também engraçada em certos momentos.
Não tenho certeza porque não pesquisei sobre, mas fiquei com a impressão de que o autor tava querendo sacanear um poucos os romancista da época criando uma história divertida com personagens fora dos padrões de exemplar daquele tempo, mas que são bem mais próximos da nossa realidade do que alguns personagens idealizados da época.

Lipe 03/08/2020

Clássicos em HQs
A obra original segue as regras dos folhetins do século XIX cheia de muito dinamismo e comicidade, como narrativa de "costumes". Mesmo em HQ, o leitor consegue sentir as peripécias do jovem Leonardo - abandonado pelo pai após a mãe fugir com um amante e criado por seu padrinho - como representação da "malandragem" (esperteza) brasileira carregada de muito humor e cinismo.

Gabriel 04/06/2021

Retrato do brasileiro
A história acompanha pessoas anônimas e comuns do Rio de Janeiro, mais específico a vida de um malandro que se mete em muitas confusões. E assim como essa ultima frase parece uma chamada da sessão da tarde, as personagens parecem e são reais personificações de tipos brasileiros culminando em uma história familiar e divertida para se ler.