Fita verde no cabelo:uma nova velha história

Fita verde no cabelo:uma nova velha história João Guimarães Rosa

Resenhas - Fita verde no cabelo

Dedê 11/06/2024

Intensa, sombria e melancólica.
O autor faz uma releitura de Chapeuzinho Vermelho, onde a protagonista é desajuizada e perambula pela região destemidamente com uma fita verde no cabelo, que é a sua característica marcante.

A pedido da mãe, ela foi levar doces para a vovózinha. Não havia mais lobos, pois os lenhadores haviam matado todos, então o caminho estava seguro. Chegando lá, ela se depara com a sua avó falecida, e com o choque, constata que ainda tem medo de lobos e ?cria juízo?, devido a consciência da finitude da vida e da solidão de não ter mais a figura da avó como alguém para lhe cuidar e preservar a vida.

C4nteiros 21/03/2024

Curto e melancólico
Indicação do professor de criação literária.
Bem curto e melancólico. É possível dissertar e conversar por horas a fio sobre a literatura e as possibilidades que Guimarães nos fornece com essa releitura.

emilly1169 13/11/2023

Fita verde no cabelo
Essa história se baseia um pouco no conto da "chapéuzinho vermelho".Uma menina com fita verde no cabelo ia á casa de sua vó,pois sua mãe mandou. Ela levou um pote de doce e um cesto vazio, e no meio do caminho, ela viu uns lenhadores, mas não tinha lobo nenhum porque tinham exterminado ele. Ela decidiu pegar um caminho para chegar na casa da vó dela. Chegando lá, percebeu que ela estava daquele jeito. A avó respondeu que estava muito fraca, até que em certo momento, a avó dela não estava respondendo mais e a menina percebeu que a avó já não estava mais ali, por conta da fraqueza a avó veio a falecer.

goddessmiau 20/08/2023

? Leitura obrigatória para o Projeto de Extensão: Contadores de Histórias. ? Referentes à 4° e 5° série.

Dearibeiro 09/07/2023

Nostalgia
Um dos muitos livros que peguei emprestado na biblioteca.

Uma leitura rápida mas cheia de sensibilidade.

W3b_bookstan 04/06/2023

Fita verde no cabelo
Sinopse:

Numa releitura do conto de fadas ?Chapeuzinho Vermelho?, Guimarães Rosa mostra a trajetória das fantasias de uma adolescente até o confronto com a morte de sua avó, quando ?mais se assustou, como se fosse ter juízo pela primeira vez?.

José Vitor 12/05/2023

"what died didn't stay dead"
Um conto tão curto mas tão lindo, uma história sobre amadurecimento, luto e perda. infelizmente me vi na fita verde no cabelo, e assim como ela, ainda tenho medo do lobo, vó.

LimaJr 22/01/2023

Texto e imagem, conjunto que dialoga
História curtinha, mas que dá o que pensar, ao acompanharmos a velha estória recontada com um novo universo e na linguagem ímpar de Guimarães Rosa e as ilustrações fantásticas de Roger Mello. Gostei muito e recomendo.

Lala 16/01/2023

A melhor releitura de Chapeuzinho Vermelho
Ah...a literatura infantil!Falando sobre temas super leves como luto, o medo da morte inerente a todas as criaturas viventes e a ansiedade que a passagem de tempo gera nos seres mortais. E tudo isso na forma simples de um conto de fadas melancólico que com certeza fez muita criança chorar. Amei.

Ana Elisa 14/03/2022

História com peso e tristeza
Comecei a trabalhar em uma sala de leitura escolar e por isso estou pegando alguns pequenos livros para ler e poder indica-los aos estudantes que aparecem por lá, leituras simples e marcantes para que nunca falte o incentivo para eles.
Saber quais livros e como são suas histórias antes de indicas aos estudantes faz parte do trabalho, e que trabalho gratificante!

André Hausmann 19/05/2021

Nova Velha Estória
Com esse subtítulo, o autor já nos apresenta que o seu texto se trata de uma releitura.
Mas Guimarães Rosa não faz isso de maneira simples, nos dá de presente uma nova versão de Chapeuzinho Vermelho cheia de poesia e lirismo, e numa ambientação que lhe é bem conhecido, o interior, o sertanejo.
Além de suas palavras que fluem de maneira suave e prazerosa, o trabalho do ilustrador dessa edição, Roger Mello, complementa essa obra de uma forma que só pode ser classificada como onírica.

Siqueira 10/05/2021

Conto curto, rápida leitura, palavras difíceis, uma nova versão para a história de chapeuzinho vermelho, Boa leitura

Elaine Miranda 22/04/2021

Tema sensível, belíssima releitura do clássico
Sensível, essa releitura de Chapeuzinho Vermelho encanta pela bela narrativa de Guimarães Rosa.

Luciana.Rodovalho 28/03/2021

Aterrorizante. A alusão a chapeuzinho é ótima, porém considero como uma história de terror infantil.