S.

J. J. Abrams

Resenhas - S.

Lara Kelly 08/05/2021

Mediano
O livro é bom, a leitura não foi formal como eu achava que seria, gostei do mistério de o personagem não se lembrar quem ele é e do toque sobrenatural, mas a história não me prendeu, achei que o final foi muito apressado (praticamente desenrolam tudo em sete páginas), deu a entender que teria uma continuação, mas se tiver, não tenho interesse em ler.

Stephany 01/05/2021

E tem fim?
É um projeto muito bonito, a intrínseca caprichou demais nesse livro. O livro tem várias camadas, o que o torna difícil de explicar sem sair muito da sinopse pelo medo de dar spoiler. A história de O Navio de Teseu é densa e um pouco cansativa de ler, cada capítulo tem em média de 50 páginas e eu só conseguia ler isso mesmo, as vezes com muito esforço até porque a história não parece estar sendo contada totalmente. Eu li o livro seguindo um guia que encontrei que funciona assim: 1º O livro o navio de teseu+ anotações de lápis do Eric; 2° o primeiro diálogo em caneta preta e caneta azul entre Jen e Eric; 3° diálogo com caneta laranja e verde; 4° diálogo com caneta roxa e vermelha; 5° diálogo com caneta preta. A história da margem já é mais envolvente, mas cheia de entrelinhas. Antes de achar esse guia eu tentei ler tudo junto, mas me deu uma dor de cabeça e muita irritação. Alguns anexos são abertos na segunda leitura e outros so na quarta, o que é um pouco difícil de ter noção.
Alguns trechos que gostei:

?É muito, muito mais fácil curvar o mundo à sua vontade quando curvar o mundo é o que mais importa para você .?

?Ele tem operários dóceis, intimidados, um jornal que vai imprimir o que ele determinar, um exército de Detetives impiedosos e nenhuma consciência, ética ou proporcionalidade evidentes.?

Eu terminei o livro, mas fiquei com aquela sensação de ter deixado passar algo, o que provavelmente aconteceu pela quantidade de informações que são apresentadas.
Recomendo a leitura para aqueles que adoram desvendar mistérios e são curiosos.
Pretendo reler o livro em algum tempo para ver se encontro o que deixei passar.
O título é um questionamento sério, o livro não pareceu ter um fim, nem a história de ONDT e nem a história das margens...

Anne Balbueno 18/04/2021

Lá vai
JJ ABRAMS VOCÊ ME PAGA.

Vou começar primeiro falando que sim, o projeto gráfico desse livro é absolutamente tudo. E inclusive a versão brasileira é uma das melhores do mundo (pega essa França).

Todos os elementos extras no livro só serviram pra nos conectarmos mais com a história e sim, Jen e Eric tudo pra mim.

Agora sobre a história em si:

O QUE O MACACO TEM A VER????? Não consegui achar nada concreto sobre isso. NADA.

O contexto é bem filosófico e se parar para pensar até bem bonito. Mas me deixou com mais perguntas do que respostas. Era o intuito? Sim. Mas não gostei.

As linhas temporais das margens eu consegui separar bem, mas O navio de teseu foi horrível. Cada capítulo parecia que faltava informação, contexto, me senti lendo pedaços avulsos de uma coisa maior.

A frase da roda foi bem bonita e fez todo o sentido com a narrativa mas eu queria mais.
Sil 31/05/2021minha estante
O macaco é como se fosse um aviso que teria uma mensagem codificada. Pelo menos foi isso que eu entendi...

Em alguma página alguém fala "siga o macaco" e dai Jen e Eric acabam percebendo isso.

Ve Domingues 05/04/2021

Adorei a experiência inusitada de ler um livro tão misterioso. É possível mergulhar nessa história de diferentes formas, o que torna a experiência de cada leitor única. Me apeguei muito aos personagens! O livro me fez refletir sobre a importância de contar histórias e não esquecer o passado.

Tainá Rodrigues 04/04/2021

É um livro muito difícil de ler.
O Navio de Teseu em si é extremamente maçante, cansativo e sem propósito. Eu não entendi quem era o cara, aonde ele queria chegar e o que danado estava acontecendo ali. Isso resume essa parte para mim.

Já S., com a história das margens, é mais interessante, dinâmico e desperta a curiosidade. Porém, são tantos códigos, anexos, personagens secundários (muitas vezes mencionados apenas por siglas) que impossibilita manter a linha de raciocínio intacta. Principalmente quando os anexos e comentários estão fora de ordem ou em páginas diferentes das que se referem a eles.

Há vários momentos que você tem que forçar a lembrança de comentários, aparentemente, irrisórios em capítulos anteriores ou até adivinhar acontecimentos (de coisas que poderiam - e deveriam - ter sido exploradas para tornar o livro mais empolgante) para algo fazer sentido. Em muitas fase de leitura, há acontecimentos inacabados que eu tinha certeza que seriam explicadas na fase seguinte... até que a última fase chegou e o acontecimento inexplicado foi engolido e ignorado no meio de tantas informações.

Minha impressão é que os autores queriam fazer algo original e tinham uma ideia concreta em mente, mas não conseguiram colocar completamente em prática. Claro que é difícil escrever tudo apenas em margens. Reconhecimento pela criatividade e esforço aqui. Mas faltou a sensibilidade de notar que nós, leitores, não estamos nas cabeças deles para saber começo, meio, fim e solução de tantos mistérios. A verdade é que é quase impossível ler o livro sem guias e, mais ainda, entender o que aconteceu sem resenhas e explicações na internet.

No fim, foi uma experiência curiosa e diferente. Mas acabei a leitura com o sentimento de que algumas coisas poderiam ser diferente e com uma IMENSA sensação de que muitas perguntas ficaram sem resposta. E isso é muito louco para um livro tão extenso e com tantas informações.
André Alves 09/05/2021minha estante
Oi Taina, posso perguntar como vc adquiriu o livro para a leitura?

Tainá Rodrigues 16/05/2021minha estante
Oi, André! Eu ganhei ele de presente faz bastante de tempo, acho que em 2017. Estava aqui aguardando a leitura ?

André Alves 16/05/2021minha estante
Entendi. Obrigado! (:

Jhess 05/01/2021

Um mar de histórias e mistério
~ S. O Navio de Teseu, narra a história escrita por um autor fictício, que utiliza o pseudônimo de V. M. Straka em suas obras, por esse motivo vários acadêmicos estudam buscam desvendar qual é o verdadeiro homem por trás das palavras. Entre esses estudiosos, está Eric, dono de um edição perdida de 'O Navio de Teseu', encontrada por uma estudante de literatura e arquivista da biblioteca da PSU chamada Jennifer, que acaba deixando um recado na folha de rosto do livro e devolvendo ao local orientado por Eric. Desde então os dois começam um diálogo através da troca de mensagens escritas nas bordas das páginas do livro, sem nunca terem se visto.

Durante a história ocorrem duas narrativas em paralelo: a jornada de um homem que não sabe quem é, chamado S. e o dialogo entre Jen e Eric sobre o mistério de quem seria V. M. Straka. O livro é incrível! O acabamento, as páginas envelhecidas, o diálogo das cores das canetas entre Jen e Eric, os registros, as fotos, cartões postais e as cartas, se tornam elementos essenciais para que o leitor se envolva na história. Porém, é um pouco confuso saber por onde começar a leitura, depois de algumas pesquisas, vi que existem dicas de como realizar uma leitura mais fluída. Portanto, este livro deve ser lido mais de uma vez, para uma melhor interpretação dos fatos narrados. Infelizmente eu não consegui desvendar o código deixado pela tradutora nas notas de rodapé, também me senti confusa em relação as referencias de outras obras de Straka e autores. O final em aberto para S. me deixou decepcionada. Gostaria de mais detalhes sobre Jean e Eric... Enfim, aquele gostinho de quero mais.

Italo Ruan 26/12/2020

Livro excelente, namorei esse livro por anos antes de ganhá-lo e demorei mais alguns anos para lê-lo, mas deveria ter feito isso antes. As histórias são envolventes é mesmo tendo de reler várias vezes não cansa, as peças interativas são ótimas.

Ana Carla 12/11/2020

Minha primeira reação ao tirar S. O NAVIO DE TESEU da luva foi: PUTA QUE PARIU QUE FODA!

S. cumpre, de cara, o objetivo central desse projeto ? porque sim, você vai ter nas mãos um baita projeto ? o de ser antes de tudo uma experiência.

A ideia é absurda de tão boa: uma história dentro de uma história dentro de uma história, escorada em vários anexos que pulam das páginas - literalmente se você não tiver cuidado ? e que são de uma lindeza e riqueza de detalhes que vale cada palavrão que eu soltei. Cada um deles é pensado, e muito bem pensado, para deixar S. cada vez mais envolvente.

E olha que eu nem entrei no mérito de ir catar as pistas e referências fora do livro ? já tive minha época Lost e J.J. Abrams vai ter de se contentar com isso.

Mas além de todo o arsenal com que o livro é munido, além dessa ideia foda, o livro ainda é realmente bem escrito. Meio louco? Muito louco! Você vai ter todas as explicações? Nops. Mas acho que a sua suspensão da realidade é ativada do jeito certo e as lacunas são desculpadas e a falta de algumas respostas tem uma justificativa aceitável.

Ah! E com certeza não é um livro para ser lido só uma vez. Esta é uma obra para ser visitada e revisitada e achar coisinhas que você não notou a primeira vez.

Mas é isso: se prepare para um livro louco, trabalhoso e feito para ser degustado sem pressa, mas com muita curiosidade.

NOTA: vários sites indicam as melhores formas de ler S. Não tem trilho, eu acho, apenas trilhas que você pode escolher ou não seguir. Eu comecei lendo tudo de uma vez, mas depois de alguns capítulos optei por ler apenas O NAVIO DE TESEU, a história em si; e depois ir acompanhando as anotações de Jen e Eric (Parte 1 - Caneta  Azul Jen + Caneta Preta Eric. Parte 2 - Verde (Eric) e laranja (Jen). Parte 3 (li junto) - Roxo (Jen) e vermelho (Eric)/ Preto (ambos Jen e Eric).

Mas descubra o melhor método para você. Possivelmente, quando eu reler, vou optar por outra estratégia pra ver no que dá.

--> MAIS RESENHAS E CONTEÚDOS LITERÁRIOS NO IG @a.estante.da.ana
Márlya 13/11/2020minha estante
Por favor onde você comprou? Obrigada.

Ana Carla 13/11/2020minha estante
Oi, Márlya, tudo bom? Comprei pela Amazon, mas faz um tempo.

Márlya 14/11/2020minha estante
Obrigada Ana!

Lhy 14/09/2020

Um incrível desafio
Um dos livros mais inovadores e difíceis que li, é incrível a proposta do autor com todos os anexos e conversas nas margens, confesso que foi o que me motivou a compra-lo. Porém é preciso fazer várias releituras, e eu simplesmente odeio reler qualquer livro, então foi um desafio para mim, além de assimilar todos os nomes e informações. Porém é extremamente gratificante quando você vai se envolvendo com o Eric e a Jen e percebendo do que o livro realmente se trata, não consegui compreender totalmente a frase na roda e tive que pesquisar, e a frase final foi o principal motivo para eu ter dado 5 estrelas, pois planejava dar 4 ou 4.5. Recomendo muito esse livro, mas leia com tempo e com calma (e anotando em um caderno kkk). Pretendo relê-lo com mais calma em outro momento, para aproveitar mais ainda tudo que o livro nos fornece.
Márlya 13/11/2020minha estante
Por favor pode me informar onde você comprou? Obrigada.

Lhy 13/11/2020minha estante
ooi, comprei na black friday do ano passado na Amazon

Obrigada!

Lhy 13/11/2020minha estante
de nd!

Arnaldo.Veiga 01/09/2020

Surpreendente do início ao fim
Confesso que comprei o livro por causa da capa e de todo o designer dele, vi ele em uma livraria e me apaixonei logo de cara por todos os detalhes dele, comprei ele uns anos depois que eu vi na livraria. Esse livro dispensa comentários primeiro por causa de todos o planejamento que ele tem, os anexos, as anotações, os detalhes de manchas e de "velhice" que ele aparenta pois ele é trabalhado pra se parecer com um livro surrado de biblioteca e tudo o mais.

E vamos falar do livro em si, são duas histórias presentes nele primeiro é O Navio de Teseu escrito por um autor fictício que conta a história de um homem que perdeu a memória, uau esse livro é incrível cheio de referências ao paradoxo de Teseu, eu fiquei encantado com a escrita desse "autor" que queria ler todos os livros dele mesmo não existindo outros livros. Agora vamos pra segunda parte do livro que é o conjunto S. que trata de dois estudiosos do autor e que estão analisando o livro, essa oarte não deixa de ser incrível pois você trabalha junto com eles tentando investigar todas as pistas deixada no livro. Doug Dorts e J. J. Abrams fizeram um trabalho incrível nesse livro e fazem você entrar no universo da história e te torna um investigador.
Márlya 13/11/2020minha estante
Por favor, onde você comprou? Obrigada.

Arnaldo.Veiga 13/11/2020minha estante
Eu comprei na Amazon, mas foi um achado pq ele tá sempre esgotado

Márlya 13/11/2020minha estante
Olá! Pois é, eu olhei e não encontrei disponibilidade. Obrigada pelo retorno!

marcosm 16/08/2020

S.
Independente da qualidade da história ou, de se entender ou não, é um livro que todo amante de livro deveria ter. A qualidade da edição brasileira é de se tirar o chapéu. O cuidado que tiveram, detalhes como dobrar as pontos de um dos papéis que vem no meio do livro. Só isso já vale a pena. A história em si tem altos e baixos. Talvez, o que mais prenda a atenção do leitor seja a história fora da história (as anotações nas páginas do livro em distintos momentos da linha do tempo). Um livro pra ler e depois folhear, se não para tentar encontrar peças do quebra-cabeças, pelo menos para admirar a beleza da edição e de todo o material extra.

Camirota 08/08/2020

Um ótimo quebra-cabeça, sempre quis conversar com alguém através de um livro como os personagens de ?S? fazem, demorei para encontrar a frase do código final mas ainda assim entrou para os favoritos.

Thiago 30/07/2020

Não é um livro
Não é um livro. É uma experiência literária. Gostoso de ler. Divertido. Simplesmente a perfeição em experiência literária.
NandaCL 30/07/2020minha estante
E diga-se de passagem, uma das melhores experiencias literárias que já vivi

deadoll 31/07/2020minha estante
eu tenho ele mas ainda não tive coragem! talvez agora vá!

Fellipe.Henrique 26/07/2020

Livro diferente com um texto muito bom
Um livro realmente interessante, é um livro com várias histórias, a principal e um enredo com as frases anotadas nas folhas.