Segredos de Família

Segredos de Família Michele Mourão...

Resenhas - Segredos de Família

Fernanda2079 25/06/2016

Guardem seus segredos
[VISITEM MEU BLOG]

Segredos de Família, é uma antologia dos mais diversos gêneros, do sobrenatural ao investigação criminal, mas todos com um tema central: a Família, o que me chamou muito a atenção. Ao todo são 17 contos e cada autor retratou sua história com vividez e muita criatividade. Alguns contos eu particularmente não gostei, porém outras me fascinaram demais.

O livro foi parceria da autora Fátima Venceslau, que inclusive possui um dos meus contos favoritos no livro: Esqueletos no armário. O conto nos apresenta Carlos, um jovem que carrega nos ombros um segredo que assim como seu tio Victor, pode levá-lo ao tormento. O que eu mais curtir foi o jeito que a autora desenrolou um tema tão delicado e que conseguiu me prender até o final e não decepcionou.

A diagramação é simples, a leitura é clara e rápida, os contras foram as páginas amarelas e as letras pequenas (pra quem sofre de dislexia e de dda como eu é um tormento!!!), fora isso, gostei muito da capa e como a Lycia Barros organizou tudo.

Fora o conto da Fátima, selecionei alguns contos que me chamaram a atenção, infelizmente como todos os livros de contos, alguns são ótimos e outros nem tanto, uns eu mal consegui terminar de ler e fui arrastando e pulando páginas, mas os contos bons prevaleceu assim como:

-A queda da Torre (Mateus Atalaia): Monique, uma investigadora criminal que te o pior caso de sua carreira ao acordar naquele dia (ou seria o mais revelador dos casos?), ao descobrir que sua mãe havia sido assassinada aos pés da Torre Eiffel. E assim ela fará de tudo para encontrar o assassino e fazer justiça, ma no final algo realmente surpreendente acontece.

-Relicário (Rodrigo Alves): Em um cenário antigo, Krigor é apaixonado por Adele e os dois guardam segredos que podem destruir suas famílias. Ele é um lobisomem e ela, bom, tirem suas conclusões "E após beijar o relicário como sempre fazia depois de matar uma fera, ajeitou sua capa e colocou o famoso e surrado capuz vermelho sobre a cabeça."

Curiosos em relação ao livro? Eu gostei muito mesmo e já quero ler as outras antologias da editora, mas isso é em outro post! Obrigada minha querida Fátima Venceslau pela confiança. Deixem nos comentários o que mais chamou atenção em vocês na resenha e se vocês conhecem alguns livros assim para me indicarem ♥

site: http://soseiquevou.blogspot.com.br/2016/06/resenha-segredos-de-familia.html

Lina DC 26/10/2014

"Segredos de Família" é uma coletânea que desperta diversas sensações no leitor: euforia, curiosidade, tristeza, alegria. Todos temos nossos segredos, mas existem aqueles que podem colocar outras pessoas em risco ou magoá-los profundamente. Existem segredos que servem para proteger, outros para machucar. Mas um detalhe é universal: segredos nunca são segredos por muito tempo. Como são diversos contos, irei comentar apenas alguns:

Conto "Esqueletos no Armário" - Ambientado na ditadura e narrado em primeira pessoa, esse conto fala de um jovem que tem um tio, chamado Victor, que segundo informou sua mãe, é esquizofrênico. Com o passar dos anos, o narrador percebe que citar o "Tio Victor" é proibido. Sua existência é um tabu. Sem entender o motivo de uma pessoa ser banida das conversas, a verdade vem à tona após muitos anos.
A autora Fátima Venceslau aborda um tema forte e ao mesmo tempo tocante. A ignorância, o preconceito e a rejeição no seio familiar deixam o leitor aturdido ao final da leitura.

"Quanto a mim, o que fazer? Embora ninguém saiba, sou mais parecido com o tio Victor do que eles imaginam." (p. 23)

Conto "Clara" - Lucas Odesrsvank - Quando a jovem Sofia decide desobedecer seu pai Aureliano e explora o local proibido da residência, ela não imagina o quão obscuros são os segredos da família....

Conto "A queda da Torre" - Mateus Atalaia - até que ponto um segredo poderá ser escondido da própria filha? O que seria um dia normal na vida de Monique, torna-se um inferno pessoal que poderia ou não ser evitado por aqueles que a amam...

Conto "Relicário" - Rodrigo Alves - Uma maldição de família pode ser mantida em segredo até quando? E em quem se pode confiar em um pequeno vilarejo, onde todos desconfiam um dos outros?

Conto "Última Sexta à noite" - Quando Fernando e Bárbra acordam juntos em uma cama de hotel vestidos como recém-casados, eles precisam relembrar seus passos após uma fatídica comemoração da família de Fernando.
Fernando e Bárbra são dois jovens que tiveram suas vidas alteradas graças a omissão de suas famílias. A história do autor Laplace Cavalcanti tem uma imensa criatividade, que envolve cenários surpreendentes, saindo de descobertas bombásticas para situações constrangedoras que divertem o leitor.

"- Você vai tentar cair na água? - ele perguntou.
- Não acho que essa seja uma boa ideia, eu não sei nadar." (p. 156)

O conto "Para sempre" escrito por Anaté Merger fala da história de Beatrix e Júlia, duas jovens que estão juntando diversas fotografias que tenham expressões marcantes para uma mostra na galeria.
Elas encontram a foto de um misterioso jovem e através dessa foto vão conhecer a triste história que ocorreu em dezembro de 1965.
Um conto tocante que fala dos conflitos amorosos e de como eles podem chegar a extremos dolorosos. Uma história que fala de desilusões, amores perdidos e corações partidos.

É tão difícil de comentar sobre histórias que ficam próximas aos nossos corações. "Em procura-se Ross Floyd" conto da autora Gabriela Maya, o leitor consegue perceber as emoções saltando das páginas. É tão palpável o amor da protagonista por sua avó, uma mulher forte, divertida e que soube ocultar seu sofrimento, fazendo até mesmo o papel de vilã para sua filha. A história gira em torno da protagonista, tentando entender o universo particular que é a sua família. A sua mãe quer desesperadamente informações sobre o pai, e sua avó recusa-se a fornecê-las. A jornada pela verdade é agridoce e o conto tem um final perfeito. Eu não vejo a hora de conhecer mais detalhes dessa história...

"A velha era orgulhosa. Com o tempo, percebi que o seu maior defeito era também o que eu mais gostava nela. Até hoje me confundo entre o conceito de orgulho e dignidade." (p.206)

Em relação à revisão, diagramação e layout foi realizado um bom trabalho. Foram encontrados alguns errinhos (p. 37, 44, 66, 75, 93) mas não interferiram na compreensão dos textos.