A filosofia na era trágica dos gregos

A filosofia na era trágica dos gregos Friedrich Nietzsche

Resenhas - A filosofia na era trágica dos gregos

paulovf 05/04/2024

Fantástico!
?ele tem o privilégio de arbitrariedade, ele pode começar a qualquer momento, ele depende de si, enquanto todo o resto está todo de fora. Ele não tem nenhuma obrigação e, portanto, tampouco nenhuma finalidade que esteja forçado a perseguir; se começou o movimento, e estabeleceu para si uma finalidade, isso foi, no entanto, apenas - a resposta é difícil.

Livro sensacional, minha primeira leitura do Friedrich Nitzsche, aborda principalmente sobre existencialismo e a questão do a ?a vir a ser?, qual o propósito das coisas, qual a origem de tudo, os elementos da natureza e a formação do universo a partir da perspectiva de filósofos gregos antigos, como: Anaximandro, Heraclito, Parmenides e Anaxagoras.
O pensamento grego sob o sentido da vida.
A liberdade de pensar por si mesmo..

easycassy 28/03/2024

Eu gostei bastante do livro principalmente por ser meu primeiro contato com o nietzsche. eu achei a leitura particularmente pesada mas sla, com muito esforço eu acabei compreendendoKKKKKKKK

Avyla 09/01/2024

Simplesmente impecável
Esse livro trata-se de uma obra inacabada de Nietzsche. Essas notas que ele escreveu estavam sendo preparadas para uma posterior publicação.
É um livro excelente pois trata da filosofia desde Tales de Mileto. O livro retrata e busca entender as concepções e proposições filosóficas de Demócrito, Parmênides, Heráclito, Anaximandro e Anaxágoras. Também é feito comparativos e parâmetros com outros autores da Filosofia, como Hegel, Kant e Schopenhauer.

Tainara.Carvalho 30/12/2023

É um livro muito rico, mas acredito que minha experiência seria melhor se eu possuísse um pouco mais de bagagem sobre filosofia. Se você não conhece o mínimo sobre os principais filósofos e suas teorias, esse livro irá fazer pouco sentido.

Rafael 03/05/2022

"Trágico"
Nunca me senti tão burro quanto já imaginei que era, o livro tem muitos conhecidos sobre a filosofia e diversos filósofos.

Infelizmente, não consegui adquirir todo o conhecimento ao qual é possível adquirir, não tive a capacidade de entender todo o seu propósito.

eriveltoveras 01/02/2022

Atualidade
Um texto maravilhoso que nos mostra a atualidade do pensamento pré socrático e que a filosofia não envelhece com o tempo.

felpspovoa 01/01/2022

Quando o skoob começar a dar os devidos créditos de resenha para os usuários eu faço uma resenha deste livro :)

Gabriel Capelin 01/11/2021

Ótimo ponto de partida.
É muito bom para estudar um pouco sobre algumas das primeiras ideias filosóficas a respeito da criação do mundo e as suas consequências. Bem argumentado, bons adendos do Nietzsche, e, com uma apresentação que mesmo sendo um tanto quanto complexa, entrega muito bem as ideologias de tais filósofos e seus conceitos. Sendo eles os seguintes: Tales, Anaximandro, Heráclito, Parmênides e Anaxagoras.

blxshbreno 28/08/2021

Livro rico, porém não foi a melhor experiência
Como ainda sou iniciante na filosofia, alguns termos e conceitos foram difíceis de serem compreendidos (e alguns continuo sem entender); fora que para um bom proveito desse livro, é necessário de um certo repertório - tanto da filosofia pré-socrática e socrática, quando da moderna, já que, nesse livro, Nietzche usufrui (muito) de alusões a Aristóteles, Platão, Schopenhauer, Hegel e etc.
Entretanto, ler essa obra, embora seja conceitual e conteudisticamente intensa, me fez aprender novas expressões em latim, termos em alemão e, também, novos recursos gramáticos da língua portuguesa.
Caso seja iniciante na filosofia, recomendo que não comece por esse livro! Volte nele após ter adquirido um bom repertório.

Vi 08/09/2020

Preciosíssima reconstrução do pensamento grego pré-socrático - ou pré-platônico, como o autor prefere utilizar. A melhor com que já tive contato até agora, considerando-se, obviamente, a imprecisão com que são formuladas tais reconstruções, visto que os materiais pré-socráticos originais são poucos e o conhecimento sobre eles, menor ainda.

Aqui são feitas considerações sobre a filosofia de Tales e a sua investigação sobre o princípio natural do mundo como realidade para além do homem e suas fantasias; Anaximandro e a sua filosofia do indefinido - ou eterno-ser - e de que forma ele torna-se "vir-a-ser"; Heráclito e o seu "mundo como jogo de Zeus", tendo o "vir-a-ser" como única realidade; Parmênides e Zenão, sua crítica ao múltiplo concebido pelos sentidos, sua crítica primeira ao "aparato cognitivo" e sua defesa da unidade como única realidade eterna e imutável; Anaxágoras, seus incansáveis debates - sendo alguns deles apenas imaginados pelo autor - com Parmênides, sua defesa da multiplicidade infinita e o seu "espírito" como "movimentador inicial e arbitrário" que a si e a tudo move sem ser movido.

Adianto que, tratando-se de uma reconstrução, não é um texto imparcial, mas, ainda assim, vale como guia em uma viagem à antiga Grécia pré-socrática.

Léo 23/06/2019

O jovem Nietzsche entre os pré-platônicos
O jovem Nietzsche, ainda professor de filologia na Universidade da Basiléia, em seu segundo escrito - A filosofia na era trágica dos gregos -, busca analisar não somente a máxima presente no pensamento dos primeiros filósofos, mas também analisar como cada sistema filosófico foi (possivelmente) construído. Para cumprir tal fato, Nietzsche vai tentar pensar como os primeiros filósofos pensaram.
De maneira genial, sucinta e de uma compreensão muito ampla, a obra aqui resenhada serve não só para conhecermos uma visão de Nietzsche acerca dos primeiros filósofos, como também serve para um estudo menos mecânico da filosofia destes primeiros pensadores.

Paulo Silas 08/12/2014

Nietzsche retrata de forma sucinta (mas não comedida) os filósofos pré-socráticos (porém, também incluindo o próprio Sócrates), sendo estes, para ele, os únicos e verdadeiros pensadores que contribuíram de forma inovadora e significativa para com a filosofia.

Para o autor, os grilhões do mundo envolto na aura pré-secularista começaram a ser quebrados graças a nomes como Tales, Xenófanes, Empédocles, Parmênides, Heráclito e diversos outros que antecederam ao mundo das ideias de Platão. Assim, nesta pequena obra, através de ensaios, Nietzsche discorre sobre tais nomes e as suas contribuições para a filosofia.

Como já mencionado, para Nietzsche, a filosofia com a importância de sua existência como visível e facilmente perceptível é encontrada em tais pensadores, dentro da época em que estes começaram a questionar as coisas. Isto devido ao fato de que antes destes, não existiram outros, logo, foram percursores na arte do pensar.
Deste modo, a partir de Platão, o que fizeram os filósofos foi o mesclar de conceitos e questionamentos que já tinham sido idealizados pelos pré-socráticos, com pequenas adaptações ou progressões. Ou seja, todos devem àqueles primeiros, considerando o tempo, a forma, o modo e os métodos que por eles foram criados.

Um texto de glórias aos pré-socráticos, os únicos dignos de tais honrarias, segundo Nietzsche, contendo de forma resumida as ideias de alguns pensadores desta época.
Recomendo!