O Espírito de Cornélio Pires

O Espírito de Cornélio Pires Francisco Cândido Xavier...



Resenhas - O Espírito de Cornélio Pires


3 encontrados | exibindo 1 a 3


Ângela Bittencourt Cardoso 03/11/2023

Quem foge ao mar não se afoga,
Repete o povo onde vais,
Contudo, quem não se arrisca
Nunca se afasta do cais.
comentários(0)comente



Lara 17/04/2022

Muito interessante as histórias de pessoas do convívio em vida do autor, sobre suas passagens e deslizes durante a existência terrena e pós.
comentários(0)comente



Wagner 23/10/2013

Monteiro Lobato um Cornélio Pires passado a limpo...

(...) Aliás, o pequeno trecho a seguir, de Mário da Silva Brito (8), elucida em parte a razão por que os homens de letras deixaram Cornélio num injustificável ostracismo literário: “O regionalismo converte-se, aos poucos, no caboclismo – que é uma espécie de decadência do regionalismo.
A princípio bem representado por Waldomiro Silveira, com as suas experiências lingüísticas e de expressão psicológica de “Os Caboclos”, o gênero passa pelas contribuições decorativas dos versos de Paulo Setúbal e anedóticas de Cornélio Pires, para, em seguida, descambar num processo fácil e falso, em que pululam mediocridades sem conta”. Em último caso, o lúcido historiador do Modernismo Brasileiro, noutro passo, segundo depoimento de Sérgio Milliet (9), diz que alguém chegou a considerar Monteiro Lobato um Cornélio Pires passado a limpo(...)


in: XAVIER, Francisco Cândido. O Espírito de Cornélio Pires. FEB
comentários(0)comente



3 encontrados | exibindo 1 a 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR