Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios

Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios Marçal Aquino

Resenhas - Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios

Nessa Gagliardi 23/06/2010

Eu chamo de amor
Os professores de ensino fundamental e médio deveriam ser processados por causar tanta repulsa à literatura brasileira nos alunos. Eu fui uma das vítimas, e tento até hoje não me deixar influenciar por isso.
Ainda bem. Caso contrário, teria perdido essa preciosidade.

Meu primeiro livro do Marçal Aquino e estou até agora tentando encontrar as palavras para descrevê-lo.
Pra começar o cara deveria ganhar um prêmio já pelo belíssimo título. Aliás, um dos melhores que vi nos últimos tempos.
O livro é real, factível e ao mesmo tempo surreal, filosófico, louco.
Não há heróis ou bandidos. Deturpam-se as emoções e os conceitos morais a todo momento. Desgostamos do pastor e ignoramos o pedófilo. Lavínia, a protagonista, é um furacão de altos e baixos e Cauby é um apaixonado, "O" apaixonado.

Marçal ainda inventa um filósofo renomado, Schianberg, como personagem que arrepia a cada citação.

Alguns trechos lindos do livro:

"Queremos o que não podemos ter, diz o professor Schianberg, o mais obscuro dos filósofos do amor. É normal, saudável. O que diferencia uma pessoa de outra, ele acrescenta, é o quanto cada um quer o que não pode ter. Nossa ração de poeira das estrelas."

"De acordo com o professor Schianberg (op. cit.), não é possível determinar o momento exato em que uma pessoa se apaixona. Se fosse, ele afirma, bastaria um termômetro para comprovar sua teoria de que, nesse instante, a temperatura corporal se eleva vários graus. Uma febre, nossa única sequela divina. Schianberg diz mais: ao se apaixonar, um 'homem de sangue quente' experimenta o desamparo de sentir-se vulnerável. Ele não caçou; foi caçado"

"O que acontece é que, quando estou com você, eu me perdôo por todas as lutas que a vida venceu por pontos, e me esqueço completamente que a gente como eu, no fim, acaba saindo mais cedo de bares, de brigas e de amores para não pagar a conta. Isso eu poderia ter dito a ela. Mas não disse."

É daquele tipo de livro que se pega e não quer mais largar. E dá-lhe romance, drama, comédia e sexo. Não daquele vulgar, mas o sensual, íntimo.
E cada amante, apaixonado, se identifica em algum pedacinho do livro.

"Uma reserva de sonho contra tudo o que não é doce, sutil ou sereno. É o mais próximo da felicidade que podemos experimentar, sustenta Schianberg.
Não sei que nome você daria a isso.
Bem, não importa muito, chame do que quiser.

Eu chamo de amor."

Eu também, Marçal, eu também.
Débora 06/05/2010minha estante
Linda resenha sobre o livro. Concordo em gênero, número e grau.

*Carina* 26/10/2010minha estante
Linda resenha, Nessa!! Ganhei esse livro hoje e depois de ler a tua resenha fiquei ainda mais animada para lê-lo!

Ilmara Fonseca 06/05/2012minha estante
Achei linda a sua resenha, vou ler o livro o mais rápido possível.

Bruno 13/07/2012minha estante
estou lendo e gostando muito . me apaixonei pela personagem Lavínia . pode parecer exagerado, mas cheguei a sonhar com trechos do romance. já estou na expectativa de ver o filme , mas duvido q terá a mesma densidade.

Robin 06/02/2014minha estante
Sem falar do nome na primeira "parte" do livro: "O amor é sexualmente transmissível"

Achei genial, sem mais.

Anny 07/06/2019minha estante
Bela resenha, conseguiu transmitir um pouco do que o livro desencadeia em quem lê. Sensacional ! O livro é pura poesia

Mirna 19/03/2021minha estante
Acabei de ler agora e concordo inteiramente com sua resenha. Sem heróis, sem bandidos. Maravilhoso livro

Dani 28/03/2021minha estante
Resenha maravilhosa! ? Na semana passada havia lido 52 páginas. Ontem, sábado, devorei 147 páginas, de tão envolvida que estava. Fazia muito tempo que eu mainline algo tão delicioso! Simplesmente amei! ??

Dani 28/03/2021minha estante
* não lia algo tão delicioso!

Triz 30/12/2021minha estante
SIMMMM ? você disse tudo! Sou apaixonada nesse livro e já coloquei como meta de leitura para o próximo ano (de novo) haha

Garota de Nárnia 11/01/2022minha estante
Que resenha linda, se eu já não estivesse lendo eu iria ler agr ks

claraformiga 05/12/2023minha estante
que resenha sensacional! adicionando o livro agora nas leituras desejadas depois de ver que despertou tanta coisa boa!

Debora.Zatoni 30/12/2023minha estante
mulher, me diz que tu é escritora! Que linda resenha!

livia669 11/01/2024minha estante
fiquei super interessada pela leitura encontrando a obra em um site, agora com essa resenha irei iniciar a leitura muito satisfeita, obrigada pela resenha!

Selma 17/02/2024minha estante
Linda resenha! Li o livro ANO passado e já estou começando a releitura novamente de tão impactando que ele foi.

Dani.Pivatelli 18/02/2024minha estante
Uma pena q tenha sido uma experiência ruim. Oa livros q tive d ler p escola me deram experiências maravilhosas. Graças a essas prof eu me apaixonei pela leitura.

Meire 18/02/2024minha estante
Não conhecia o livro ou o autor, mas depois de sua bela resenha já o coloquei na minha lista de leituras. Obrigada por compartilhar de forma tão impactante suas impressões sobre o livro! ?

Bookster Pedro Pacifico 26/02/2020

Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios, de Marçal Aquino - Nota 8,5/10
Com um estilo que me lembrou o incrível “As travessuras da menina má”, de Vargas Llosa, Marçal Aquino constrói a história de uma relação intensa entre Cauby e Lavínia, uma personagem com um passado repleto de traumas. E o interessante da obra é que o autor foge da ideia do amor romântico e idealizado que costumamos ver em filmes e livros, passando a retratar de um amor mais real. O amor mais carnal, íntimo e cru.

Quem nos conduz pela obra é Cauby, narrador personagem, que vai alternando entre um presente de pouca importância com o passado marcante como Lavínia. O início pode até parecer um pouco confuso, já que as distinções dos tempos acontecem do nada, como se a mudança de cena acontecesse igual na televisão. Mas aos poucos passamos a entender esse vai e vem dos acontecimentos. E quando pensamos em um livro escrito em primeira pessoal, temos sempre que lembrar que a visão do narrador sobre os demais personagens e das situações descritas é parcial. E no caso desse livro, essa parcialidade pode ate gerar um certo incômodo no leitor, já que Cauby descreve Lavínia de uma maneira mais estereotipada, como uma mulher que sofre duas personalidades: a Lavínia mais contida, esposa do pastor local; e a outra mulher, sensual e sem pudores, que aparece apenas para o próprio narrador. E por que essas duas características não podem fazer parte de uma mesma pessoa?

Os demais personagens que fazem parte da narrativa apresentam sempre uma característica patológica, que os marca como à margem da sociedade. E o próprio ambiente também me passou uma sensação de marginalidade: uma cidade de garimpo do Pará, terra repleta de homicídios em que os interesses pessoais dos mais poderosos conduzem a vida dos seus moradores.

Quando a gente se propõe a incluir mais autores brasileiros contemporâneos nas nossas leituras, a gente percebe que tem muita coisa boa por aqui e que ainda não conseguiu o destaque que merece. A obra de Marçal Aquino me deixou com essa sensação... Terminei a leitura com vontade de conhecer mais!

site: https://www.instagram.com/book.ster/

Andre.28 21/06/2020

A Beleza do Amor e a Crueza Da Realidade
Dentro da literatura, com determinados tipos de motivações, podemos criar uma infinidade de histórias e dar tons a uma narrativa. Dar tudo de si, criando atmosferas e expondo feridas é ato de coragem, ainda mais quando extraímos as facetas mais cruas da vida real e transformando-as em literatura. A beleza do amor e a crueza de realidades estão descritas em Eu Receberia As Piores Notícias Dos Seus Lindos Lábios, romance escrito por e publicado em 2005. Nesse contexto a realidade muitas vezes pode parecer bem difícil. Pior ainda quando temos um amor complicado em meio ao mundo cruel, a dificuldade de constatar a realidade nua e crua. A velha máxima: a vida como ela é.

Narrado em 1° pessoa, o livro conta a história de Cauby, um fotógrafo de seus 44 anos de idade que trabalha numa região de garimpo no Estado do Pará. O enredo é permeado pela história da paixão avassaladora de Cauby por Lavínia, a esposa do pastor Ernani que tem problemas emocionais profundos. A relação de Cauby com Lavínia beira ao precipício em diversos momentos, e entre altos e baixos o enredo a luz de um amor perigoso vai sendo cada vez mais ameaçada pela nebulosa atmosfera do local. A narrativa se estende na explicação d vida de Lavínia, e as passagens da vida de Cauby. Interessante notar a crueza da escrita. Sem firulas, sem rodeios, a vida estampada na cara dos leitores.

No livro ainda ficamos conhecendo os personagens da pensão onde vive Cauby. O "Careca" e sua história de amor da juventude, o garoto que senta na calçada para ouvir o Careca, a Dona Jane que ajuda Cauby nos momentos mais difíceis. Por essas e outras o enredo descreve como as pessoas, levadas por uma visão de amor, tomam decisões ou aceitam as agruras provenientes das situações. Mais da velha máxima: a gente aceita o que acha que merece. E assim o enredo se coloca. A forma pura e simples de amor e paixão avassaladora. Uma tormenta atenuada pelos desígnios nebulosos do destino.

Em termos de enredo, compreendo que na maior parte do tempo ele se manteve numa média. O final surpreendente trouxe, na minha opinião, um upgrade a história. A forma crua de escrita e as descrições soaram bem fortes, me agradaram mais na segunda metade da história. Eu tenho um certo incômodo com enredos que normalizam traições, mas aqui até que se compreende bem o contexto. O mote do fanatismo religioso e as contendas locais que banalizam a vida humana foram postas no momento oportuno. Muitas vezes senti que digressões na história de Lavínia se estenderam demais, muito embora se passem até a esclarecer mais a motivação da personalidade dela, senti que foram um pouco “demais pra conta”. No geral, o livro é bem escrito e impactante pela sua representação do real, das dificuldades do mundo e das impossibilidades de se entender completamente as diferentes facetas de um amor. O final de redenção caiu muito bem com a história em si. Eu me senti surpreendido pela forma como a vida, o amor, e a realidade foram representadas pela forma de escrita do autor. Livro perfeito para quem gosta de refletir sobre o amor.

Elisa Ponciano 22/01/2024

O amor supera tudo?
Pelo visto sim, supera o proibido, os obstáculos, junto com a paixão, supera até os fins, os adeus, os recomeços.
Livro lindo, história envolvente e emocionante.

Joel.Martins 26/03/2021

Orgulho da literatura brasileira ????
Não é só sobre amor e tesão.
É sobre o Amor e a Vida;
Esse livro é sensacional! As histórias dos personagens e a dura realidade local, envolvem demais.
O lindo título (Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios) condiz com o primor da obra. ??
Xikaum 27/03/2021minha estante
Valeu pela dica . . . Vou add ele na lista de intenções ????

Isadorarofrt 02/03/2022

profundo. denso. romântico. triste.
uma leitura maravilhosa do início ao fim. Um romance romântico contado por um homem apaixonadíssimo. Bem escrito, bem dividido, conexo e coeso, um livro de 232 páginas, mas tão cheio de conteúdo e tão profundo que eu juraria ter lido + de 500 páginas fácil. Perfeito do início ao fim!
Meu primeiro favorito do ano e talvez meu top1 da vida

Cinara... 18/06/2022

O amor e suas diversas faces.
"A esperança é o pior dos venenos, seu Gauby. O senhor não concorda?"

Obra prima brasileira onde nos mostra diferentes tipos de esperanças em diferentes tipos de amores.
O tempo dentro da esperança, o tempo dentro do amor.
Me peguei várias vezes lembrando da escrita de Philip Roth.
felipe.demattos.94 18/06/2022minha estante
Visceral!

Cinara... 18/06/2022minha estante
Sim Felipe!

Julyana. 03/09/2011

"Chame do que quiser. Eu chamo de amor."
Mariana. 03/11/2011minha estante
Não bastasse tudo, no fim, ainda, essa frase. Livro fantástico, né?

LidoLendo 17/07/2012minha estante
Prá que escrever tanto, né?! Essa frase já resume tudo que precisamos saber para ler o livro: é tudo amor. Sensacional.

Dude 16/03/2022

O amor e seus percalços
Excelente livro de um escritor brasileiro. Recomendo leitura leve e nem por isso rasa. Texto bem construído. Vou procurar outros livros do autor.

Willsp 20/01/2023

A esperança é o pior dos venenos, seu Cauby.
"Chame do que quiser, eu chamo de amor" e eu comecei a gritar AAAAAAAAAAAAAAAA. Ai que delicia a literatura brasileira, esse foi o título mais bonito que eu já vi na vida até agora. O que me pegou foi que o romance é contado pelo ponto de vista do homem, e eu achei super inovador pois não tinha tido essa experiência ainda. O livro é de uma beleza crua, personagens vivos e tão bem construídos que quase saltam das páginas, gostei da ligação de alguns com a fotografia. A Lavínia/Shirley fez com que Cauby enlouquecesse de amor e foi bonito de se ler a paixão na sua mais verdadeira definição de loucura. Um romance forte e real em um cenário também forte e real. Obra prima brasileira.

Bebela 08/08/2020

Leitura fluída, Romance realista
Excelente romance!
Li com a sensação de já ter assistido um filme com a mesma narrativa. E para minha surpresa, tem o filme com a Camila Pitanga no papel da Lavínia. Com certeza irei assistir novamente!

NathyFischer 18/07/2020

O título mais lindo que já vi na vida
Esse livro dilacerou o meu coração e eu pedi: continue.
Intenso, extremamente sensual, muito bem escrito e até mesmo filosófico. História linda e impactante de amor.

As primeiras 50 páginas não te prende muito. Mas continuar a leitura valerá muito a pena!
Sávio 01/09/2020minha estante
Li esse livro no ano passado...amei demais! Excelente!

JanaAna 31/01/2023

Poético
Um belo livro para retratar vidas caóticas.
Cauby vê Lavínia e se encanta à primeira vista. A sensualidade desse par em meio a um turbilhão de coisas que acontecem na cidade, encanta o leitor.
Mas nem tudo são flores. Marçal escreve de forma crua, com palavras que podem chocar quem estiver despreparado.
Comprei o livro pelo título, confesso, e já prevendo ser um desses livros de poesias curtas, mas aqui é poema contado através dos diálogos e acontecimentos cotidianos com vários personagens interessantes.

Joaoitalo18 09/08/2021

Realmente as notícias não são boas????
Uma ótima história de amor e loucura, e quando digo loucura e de verdade, personagens bem diferentes e exóticos mas que dão um toque de real a história, uma pena que os flashbacks me deixaram meio perdido, bastante tragédia e paixão, uma história bem brasileira que demonstra como é a realidade em alguns lugares do Brasil, recomendo a leitura.
Karina309 09/08/2021minha estante
Lavínia inesquecível.

rlc.blurryface 26/07/2022

"O amor é sexualmente transmissível"
Algumas coisas me surpreenderam nesse livro e eu gostaria de começar por: a história de Lavínia. Shirley. Lúcia. .. quem mais? Quantas mais em uma só? Do livro todo, o que mais me fisgou foi conhecer sua trajetória e como/por que ela se tornou múltipla. Só lendo pra tu entender, nem vou me estender nisso aqui

De fato, Eu Receberia as Piores Notícias de seus Lindos Lábios merece o reconhecimento que tem, principalmente por manejar tão bem as histórias que estão sendo contadas (na varanda de um prédio), de forma que, por mais denso que pareça, também possui fluidez.

Em relação a escrita, eu costumo ficar irritadinha com diálogos sem travessão, que você inicia os parágrafos tendo que adivinhar se é a fala de alguém ou um pensamento. Não é a pior coisa do mundo, qualquer um distingue quando se adapta à narrativa, eu que sou chata com isso. Mas, em se tratando de conteúdo, eu gostei muito da história.

Fiquem com essa frasinha tchubirau daum daum ao mesmo tempo que "alô, terapia? Bora":
"Lavínia . É música na minha boca. Minha canção e meu estandarte. Meu poema sujo de sangue."
dionisocastro 26/07/2022minha estante
aaaaaa fico feliz que tenha gostado ;']

rlc.blurryface 26/07/2022minha estante
Gosteiii, inclusive, não mencionei no texto, mas aquilo que tu fala na tua resenha sobre os problemas em romantizar situações machistas e afins, eu percebi muito mesmo

dionisocastro 26/07/2022minha estante
ah imagino, isso foi o que me incomodou mais mesmo. concordo pra caramba com a tua resenha