Fausto

Fausto Goethe

Resenhas - Fausto

Carolina Del Puppo 18/02/2022

Goethe é Goethe
"sei que finjo espalhar luz, e nunca a espalharem que dos maus faça bons, ou torne os bons melhores; antes faço os bons maus, e os maus inda piores."

Eu praticamente devorei essa obra prima, mesmo que não tenha sido uma leitura fácil, eu realmente adorei. ???

PCesar 14/02/2022

A edição Martim Claret dessa obra é muito diferente da que tenho em minha Biblioteca Digital.

SOFRÍVEL
VOU PRECISAR LER DE UME EDITORA PORTUGUESA OU DA EDUSP EDUNESP

Taisa 13/02/2022

Ler para reler
O Fausto realmente é uma obra basilar para várias outras.
A leitura não foi fácil, principalmente porque não tenho toda a bagagem de literatura clássica que as referências requerem.
Gostei de ter lido essa tradução, por ser a primeira direta do alemão para o português. Mas o texto é seco, sem comentários. Notas de rodapé ajudariam e há edições mais novas do Fausto, em português, ricas nesse quesito. Para reler a obra no futuro, vou buscar uma dessas edições.

Jonathas dos Santos Benvindo 19/01/2022

Obra-prima de Goethe baseada num conto medieval. Narra os questionamentos e inquietudes de Fausto, homem culto. Encontra-se com o demônio Mefistófeles, que trará mais dúvidas acerca da história. Essa é a primeira parte. A segunda parte é muito confusa e mistura vários temas. Interessante para quem quer conhecer uma das principais obras da literatura mas não aconselho ler a versão integral se não costuma se adaptar a esse tipo de narrativa.

Margot Brandão 06/01/2022

Uma experiência única!
No início me assustei um pouco com a leitura mas me surpreendi muito. Versos lindos!

Diferentemente da segunda parte é possível seguir a leitura com um certo ritmo sem que seja necessário parar o tempo todo com as notas de rodapé.

Cuidado com spoilers na explicação do início de cada capítulo!

Patrick 15/10/2021

" O próprio Goethe foi em sua juventude, com toda a força de seu grande coração amoroso, um adepto do evangelho e da boa natureza. O seu Fausto foi a imagem mais elevada e ousada só homem rousseaniano, pelo menos tanto quanto se podia representar sua ardente fome de vida, sua insatisfação e nostalgia,seu envolvimento com os demônios do coração."

Friederich Nietzsche

vinavass 06/10/2021

Eritis sicut Deus, scientes bonum et malum
Uma leitura difícil, tanto por ser um clássico antigo, tanto pela complexidade dos diálogos e passagem de tempo entre as cenas e quadros.
Quando me foi indicado, espera algo completamente diferente. Achei até bem fantasioso, como nas partes onde o cachorro preto se transforma no demônio, ou na parte da feiticeira com os macacos mexendo o caldeirão.
Romance de alta literatura.

bobbie 30/09/2021

Grandioso.
Fausto, um homem bem sucedido em sua profissão, que acredita já ter conquistado tudo o que a vida e a ciência têm a oferecer, desiludido com a falta de desafios e conquistas. Mefistófoles, o diabo que convence Deus a lhe dar permissão de tentar a alma deste homem em busca de mais realizações pessoais. Com a permissão Divina, Mefistófoles propõe um pacto de sangue a Fausto, que o aceita, mesmo sabendo que está trocando sua alma pelos novos desafios e sensações que lhe são ofertados. Este é o mote deste poema épico de mais de 13000 versos, dividido em duas partes. A primeira, de mais fácil deglutição, leva Fausto a corromper a moral de Margarida, uma moça de "boa família", temente a Deus, que Mefistófoles "ajuda" Fausto a conquistar porque atende aos seus caprichos. Caída em desgraça, grávida mesmo solteira, a moça tem sua honra maculada, o bom nome de sua família destruído, e é levada a cometer uma atrocidade, o que a leva à prisão. Sua redenção vem apenas quando Fausto e Mefistófoles apresentam-na a uma fuga fácil, mas ela se recusa a aceitá-la. A segunda parte já é de mais complexa digestão. Um belo poema épico, aos moldes d'A Odisseia de Homero (a quem abertamente presta homenagem), com seus personagens greco-romanos mitológicos, segue Fausto e Mefistófoles em mais uma "aventura" onde o primeiro desenvolve uma ojeriza ao diabo e o segundo luta para não perder a alma que lhe foi concedida por meio do pacto de sangue na primeira parte. Conseguirá Fausto salvar sua alma do fogo eterno? Fausto, a tragédia, flui rapidamente mas não facilmente. Trata-se de uma obra magnífica que certamente requer mais de uma leitura. E esta minha resenha está sendo escrita apenas ao final da primeira delas.
Ester ;) 16/02/2022minha estante
Obrigada! Me ajudou muito no meu trabalho da escola

Dani Carrara 14/09/2021

"A arte é longa, a vida breve".
"O que foi, torna a ser. O que é, perde existência. O palpável é nada. O nada assume essência".

Elane48 11/09/2021

ATÉ OS CANALHAS ENVELHECEM
Gente, que leitura difícil, mas cada verso valeu a pena! Essa obra é mais uma leitura concluída do meu projeto "Ler todos os clássicos que puder". Como já revelei em outra ocasião, por ter gostado muito de "Os sofrimentos do jovem Werther" era imprescindível a leitura desse mega clássico "Fausto". Terminei agorinha mesmo e, de novo, Margarida me comoveu. Quem me conhece sabe a predileção que tenho pelos vilões/vilãs e Mefistófeles não me desapontou. Que personagem!!!! Ele me fez rir, eu realmente curti essa figura. Por outro lado, que cara chato, mimado o protagonista Fausto! "Oh, qual o sentido da vida?..." E façam-lhe todas as vontades! Fez um pacto com o demo e ele lhe deu tudo o que quis... E no final ainda se deu bem! Sim, ele tem um "final feliz". Margarida, a quem tanto mal ele fez, estava lá para garantir que sua alminha medíocre fosse bem recebida no Paraíso.
Quem pretende ler "Fausto" já previno: Dois terços da segunda parte (o que alguns chamam de "Fausto II") é bem difícil! Se quiser entender o texto, esteja com disposição, procure ler em voz alta (a mim isso ajuda muito) e sem nenhuma distração, porque é um lance psicodélico!
Não me espanta Goethe ter dedicado tanto tempo para escrever esse magnânimo livro. Eu me sinto um vitoriosa, porque foi um grande desafio.
carolmds 05/04/2022minha estante
Eu tbm tô nesse projeto!!

Elane48 06/04/2022minha estante
Espero que vc goste, pq eu curti muito esse livro!

Zaqueu 01/09/2021

Espetacular
No decorrer da história por mais que Mafistofeles tenta demonstrar que pode dar tudo o que Fausto podemos perceber o quanto ele quer ter o controle sobre tudo. Quem sofre mais em toda história é a Margarida que se apaixona por Fausto...pobre moça.

Criadordej 25/08/2021

Leitura difícil.
A primeira parte é incrível, porém a segunda.... nem lembro de quantas vezes me peguei chorando pela quantidade de coisas que tinha de estudar para ler e entender uma pagina, mas confesso que aprendi muito sobre mitologia grega.

Luiz 23/08/2021

Fausto de Goethe
Livro: Fausto (1 e 2)
Autor: Johann Wolfgang von Goethe

"Quem nos torna imortais, nos une aos Deuses ?
É a força do homem que sublime
Revela-se no vate."
(Dramaturgo / Goethe - p. 27)

"Por novas sensações os meus sentidos
Todos anseiam! A ti todo entregue
Sinto meu coração! Apareça!
Mostra-te, embora a vida isso me custe!"
(Fausto / Goethe - p. 46)

"Ora aí estamos de novo nos limites da nossa razão, onde vós outros homens perdeis de todos a cabeça. Para que te associas conosco, se te falta a necessária força? Queres voar, sendo sujeito a vertigens?"
(Mefistófeles / Goethe - p. 232)

"Bem vos conheço!
Coisa que não toqueis, está a mil léguas.
O que não percebeis, negais que exista,
O que não calculastes, é mentira;
O que vós pesastes, não tem penso;
Metal que não cunheis, dizeis que é falso."
(Mefistófeles / Goethe - p. 266)

Fausto é a história de um homem extremamente inteligente que opta por fazer um acordo com Mefistófeles e viver experiências que nunca antes poderá viver, e que nesse desenrolar situações cada vez mais inusitadas acontecem.

Excelente livro de literatura, gostei muito da proposta que o autor pra condução da história. Uma obra que abrange diversos assuntos tanto filosóficos, políticos, mitológicos, religiosos e etc.

É um livro que não é de fácil a leitura, é todo feito em versos e exige muito atenção e paciência pra compreender o ritmo de leitura, que caso não seja respeitada, irá dificultar muito o entendimento da obra, além de haver inúmeras referências a outras obras literárias.

Yumi 03/07/2021

Complexo
A sede pelo eterno conhecimento das coisas e do mundo o faz perder a consciência de seus atos, levando assim a uma trajetória de ganhos e muitas perdas. Não é uma leitura fácil, há versos na qual impactam tanto que é motivo de reflexão por um bom tempo. Esse é o complexo dilema do homem da modernidade.