Fausto

Fausto Goethe

Resenhas - Fausto

Yumi 03/07/2021

Complexo
A sede pelo eterno conhecimento das coisas e do mundo o faz perder a consciência de seus atos, levando assim a uma trajetória de ganhos e muitas perdas. Não é uma leitura fácil, há versos na qual impactam tanto que é motivo de reflexão por um bom tempo. Esse é o complexo dilema do homem da modernidade.

cfxxx 03/06/2021

Uma leitura não é suficiente.
Fausto era uma obra que há tempos eu queria ler e finalmente o fiz. Entretanto, creio que uma leitura não é o suficiente para entender essa história magistral, principalmente se considerarmos a edição, tradução etc. Pretendo ler novamente daqui algum tempo, com mais maturidade, discernimento e extrair o que há de melhor no livro, no mais, não tenho do que reclamar. Nota 10.

Capitu 26/05/2021

Época
Estudo numa escola Waldorf, então sempre contemplamos Goethe e sua obra; essa leitura foi para época (aula) de literatura, da qual lemos o textos e debruçamos sobre o autor.
Usei o livro e li a parte, embora alguns diálogos vi também em aula.
A escrita de Goethe é cheia de referências e auto bibliografias, e também pelo fato do livro ser escrito em versos a leitura ficou fluida e continua.
E a obra em si é maravilhosa, mas gostaria de um final diferente pra Fausto.
Isabela 06/06/2021minha estante
Essa edição é a versão completa ou só a primeira parte?

Fernando.Mazeo 17/05/2021

Difícil
Essa tradução do clássico de Goethe, é antiga e muito rebuscada, tornando extremamente difícil a sua leitura. Recomendo buscar outra tradução.?

Renata 15/03/2021

Em busca do sentido da existência
O texto é em formato de poema, o que torna a leitura bastante rápida. Contudo a linguagem dificulta a compreensão, levando a uma necessidade de leitura mais atenta. Uma história cheia de tragédia, pactos, apostas e da busca por um conhecimento além da capacidade humana. Recomendo ler em paralelo alguns textos complementares.

Graça 04/03/2021

MARAVILHOSO
No início fiquei um pouco receosa, minha primeira vez lendo um clássico sem objetivo acadêmico e eu simplesmente amei a experiência, tive um problema em relação a vários termos, o que me dedicou um esforço extra mas valeu totalmente a pena, ansiosa pra continuar a trajetória de Fausto?

Helly 27/12/2020

Bom, o livro é bom. Cheia de frases lindíssimas que nos faz pensar e refletir sobre nossos atos e nossa vida. Eu estava louca por esse livro e louca pra ler. Eu amei ler e amei a experiência... Porém, entretanto, todavia hahha o final não foi o que eu esperava. Não gostei do final. Depois de tuudo que acontece, tantas coisas provando que deveria acontecer o contrário.... E o final foi daquele jeito. Entendi o recado, sim, mas não achei justo. Haha não vou dar spoilers aqui. Se quiserem saber, leiam ele. Eu recomendo, mas não se empolguem muito não, final é um pouco decepcionante

Anthony 12/10/2020

O mito
Leituratura dramática indispensável para atores e diretores, fundamental para amantes da literatura.

Andrew 26/08/2020

Uma leitura difícil
Essa definitivamente não é uma leitura fácil ou simples. Recomendo fortemente que este livro seja lido na sua edição feita pela Editora 34. Nessa edição bilíngue há algumas informações que ajudam a guiar um pouco o leitor.

Joao.Paulo 29/07/2020

Fausto a favor de uma ligação mais mística com a vida
''O sentimento é tudo;/Nome é vapor e som,/Nublando ardor celeste.''
Essa frase pode nos dar uma das idéias chaves do Fausto, de Goethe.

Temos aqui uma literatura que vai contra um intelectualismo excessivo em prol de uma relação mais subjetiva com a vida. Não é a toa que as estantes de livros são descritas como objetos que desviam e suprimem a luz do dia, a logicidade do pensamento é tomada como uma espécime de labirinto, que faz com que os sentimentos sejam dissipados e articulados em ideia. Fausto, ao ler o Gênesis, entra estado de êxtase, pois é só em uma relação sagrada que este encontra uma ''verdade''.

Apesar de curta a resenha devo alertar para o PÉSSIMO trabalho de organização nessa edição da editora 34. As notas são, em grande parte, se não inúteis, extremamente dispensáveis; grande parte consiste de teorizações que dizem o que está para acontecer na frente do livro, o que acaba sendo trabalho inútil e que engessa a leitura. O leitor deve ter a autonomia para construir sua própria leitura do livro, e não ser guiado pelas notas, que deveriam esclarecer questões específicas. Grande parte dessas notas poderiam ser enxugadas em uns bons posfácios, que aí então, pós leitura do texto, seriam úteis para relações que ficaram desapercebidas, mas quando o próprio início do cabelo vem com uma nota que explica o que acontecera e da uma visão do autor perante aquele capítulo, acaba sendo algo extremamente irritante e imbecil.

Bu 30/06/2020

Um grande clássico.
Muito bom, excelente, uma das melhores leituras que fiz de todos os tempos, edição de uma pompa... A única coisa que tenho de reclamar são as notas no fim do livro, que não são poucas e trava um pouco a leitura principalmente da segunda parte, pelo fato de ir e vim pra o fim do livro sempre, mas deve também esse desconforto meu ter o costume de ler livros com notas de rodapé, e tem notas desnecessárias e repetidas também. Mas tanto tradução como diagramação gramatura e tipo de página, corte prateado fitilho, coisa linda. Indico principalmente pra quem gosta de poemas e epopéias.
Henrique Oliveira 30/06/2020minha estante
A tradução é direta do alemão?

Bu 01/07/2020minha estante
Sim, por Agostinho D'ornellas.

Henrique Oliveira 02/07/2020minha estante
Valeu

anonimoBR 19/05/2020

Li o livro pois já havia lido várias vezes menções sobre o mesmo em outras obras, possui um texto interessante em alguns momentos e extremamente maçante e prolixo em outros, é um texto bastante pesado mas que no fim senti que a leitura valeu a pena.
Aborda a relação entre Fausto e Mefistófeles (o diabo) após um acordo assinado com sangue de que a alma de Fausto poderia ser levada para o inferno após o mesmo alcançar a felicidade plena. No decorrer do livro ocorre uma mistura de várias mitologias que não foi de uma leitura muito agradável, mas que pode ser bastante proveitosa para aqueles que gostam do assunto.

Gleis 21/04/2020

Clássico da literatura
Bom livro, porém confesso que fiquei um pouco decepcionada por se tratar de uma obra clássica da Literatura Alemã. O enredo nos leva a percorrer as aventuras de Fausto, permedadas pelo pacto realizado pelo demônio Mefistófeles.

Francislaine Costa e Silva 02/04/2020

Um livro que de inicio é bem complicadinho para ler, precisa ser lido com muito cuidado, olhando os mínimos detalhes, tem que ler os rodas pé.
O livro é um drama, escrito no formato de poesia.
Fausto é um cara inteligente, mas não está satisfeito com o conhecimento que já tem, por conta disso o diabo do livro, acaba fazendo um pacto....
Mas não estarei dando spoiler, precisa ler o livro para entender, só posso adiantar que se você tiver paciência para ler esse livro, provavelmente vai gostar.