Fausto

Fausto Goethe

Resenhas - Fausto

Mateus com h 28/03/2020

Mais um clássico pra conta
Tive o auxílio de leituras complementares. A versão da Martin Claret acaba sendo densa para leitores comuns como eu.

Goethe consegue sintetizar de maneira muito honesta e poética a natureza humana. Principalmente na segunda parte.

Pretendo reler esse ano, porém a versão da editora 34.

Magnífico. Um clássico que me encheu de abstratos e infinitos.
Kim 29/03/2020minha estante
Mas que bonito o que cê disse!, deu vontade de ler.

Mateus com h 29/03/2020minha estante
Recomendo forte

Antonio 03/02/2020

Esta talvez seja a quarta ou quinta vez que leio a primeira parte do Fausto, passada no "pequeno mundo", mas a primeira na qual realmente me detive em algumas de minhas partes preferidas, comparando a tradução em português com o original em alemão. Disso surgem duas observações que, de certa forma, complementam uma à outra: primeiro, que a tradução da Jenny Klabin Segall é primorosa, tentando verter para o português tanto o sentido quanto a sonoridade do texto original. Segundo, embora a tradução seja excelente, ainda assim não chega nem perto da qualidade poética do texto de Goethe.

Além disso, o trabalho de pesquisa do professor Mazzari é essencial para entender melhor o Fausto, com notas sempre úteis sobre os trechos destacados (exceto, talvez, uma ou outra no intermezzo Sonho de uma noite de Valpurgis, que são bastante óbvias mesmo sem a ajuda das notas). A única coisa que faltou foram paralelos com versões posteriores do mito de Fausto, mas dá para entender que isso tenha sido deixado de lado para não sobrecarregar um texto já bastante denso por si só.

Julyan 25/01/2020

É uma obra muito difícil de entender, possui muitas alusões e referências. Seria necessário um edição com MUITAS notas de rodapé para ajudar o leitor comum como eu.

Rafaela 15/10/2019

"Oh feliz quem ainda em esperanças palpita,
Do mar de desengano deseja se salvar!
Aquilo que se ignora, é o que mais nos agita
Aquilo que se sabe, nunca há de usar
Fazei com que estas horas plenas de ventura
Em tristeza não mudem, de repente!
Olhai como o fulgor do sol já no poente
Doura a casa e o pomar, envoltos na verdura...
Morre, renasce o sol, nova aurora descerra,
E além, onde ressurge, outra vida produz.
Oh, quisera ter asas, sobrevoar a terra,
Seguindo sempiterno a sua eterna luz!" (P.57)

"O espírito da idade e que o tempo projeta,
Está na alma do homem, que a interpreta
E que espelha da história a longa caminhada.
Por vezes, esse espelho, é uma grande tristeza!
Pode-se traçá-lo logo, em poucas pinceladas,
É um monte de detritos pleno de impureza,
Quais peças teatrais pomposas, ensaiadas,
Com excelente enredo e máximas pragmáticas,
Como as de marionetes populares práticas." (P.38)

Sílvia 01/01/2019

O primeiro Fausto
O autor de Laranja mecânica disse que Marlowe, se não tivesse morrido tão jovem, seria maior do que Shakespeare.
Creio que posso entender e concordar com essa suposição após ler essa peça. É muito bom o roteiro. A criatividade em trazer personagens históricos da Grécia antiga; as traquinagens no Vaticano e a humanidade da vingança. Até as partes cômicas são interessantes.
O texto é baseado numa antiga lenda folclórica alemã. Um jovem muito arrogante vende sua alma ao diabo para ter um demônio à sua inteira disposição por 24 anos.
Confesso que gostei mais dessa versão do que a do Goethe. E me pergunto se o autor alemão não foi influenciado pela peça do inglês que foi publicada postumamente em 1604.

Leila de Carvalho e Gonçalves 15/07/2018

Entre A Luz E As Trevas
Fausto" é um poema dramático, escrito por Goethe (1749-1832) como peça de teatro, singularmente, feito para ser lido e não encenado.

Sua realização ocupou grande parte da vida do autor desde sua juventude até a velhice. Dividido em duas partes, a primeira foi publicada em 1808 e a segunda, logo após sua morte.

Nele, em busca do conhecimento e prestígio, Fausto vende sua alma a Mefistóteles, partindo numa trágica peregrinação que acaba por levá-lo a redenção através do amor.

Seu fio condutor é a luta entre a luz e as trevas, expondo a dualidade humana dilacerada entre o desejo de elevação espiritual e a atração pelos prazeres e bens terrenos.

Trata- se de um clássico da literatura alemã que o tempo não conseguiu apagar o interesse, mas que exige um leitor preparado, pois sua leitura necessita de concentração e um bom vocabulário.

Para finalizar, esse mesmo tema também foi explorado na literatura por Christopher Marlowe, Lawrence Durreil e Thomas Mann, três impecáveis sugestões de leitura, mas não deixe de ouvir a "Sinfonia Fausto" de Liszt.

Leila de Carvalho e Gonçalves 15/07/2018

Entre A Luz E As Trevas

Erika Daniela 15/01/2017

Você faria um acordo com o Diabo na busca de uma felicidade suprema? Quando se fala de Fausto, logo se pensa nesse acordo. Mas a história não é só isso.
É conhecer o estudioso, sempre insatisfeito, que quer compreender o Universo. É acompanhar o amor juvenil de um homem já adulto. É torcer pelo desenrolar dos fatos e para que ele fuja das armadilhas de Mefistófeles. É um passeio pelo Império Romano, pela mitologia Grega, do Clássico ao Romantismo. É se deparar com a eterna insatisfação humana e essa busca desenfreada para satisfazê-la.
Um livro de muitas leituras e releituras.
É outro encalhado?

Marta Skoober 15/01/2017minha estante
Nunca antes me senti entusiasmada com o Fausto. Mas confesso que seu comentário despertou a minha curiosidade.

Erika Daniela 15/01/2017minha estante
Pra falar a verdade esse livro tem minha idade. Ganhei uma coleção de clássicos quando nasci. Esse é um dos últimos a serem lidos. Acho que agora só falta O Vermelho e o Negro, de Stendhal

Marta Skoober 15/01/2017minha estante
Então o Desafio está ajudando a movimentar a estante.

Erika Daniela 15/01/2017minha estante
Sim :)

Gláucia 04/12/2016

Fausto - J. W. Goethe
O tema é universal e seus personagens se tornaram simbólicos. Sem ter lido muita gente conhece a história do doutor Fausto que vendeu a alma ao demo Mefistófeles em troca de todo o conhecimento do mundo e juventude, ferrando de quebra a vida da jovem Margarida.
Li por essa edição da Martin Claret, numa famosa tradução de Agostinho D'Ornellas do século 19 e a primeira para a língua portuguesa.
O poema se divide em duas partes, a primera achei bem mais interessante e é onde temos praticamente toda a trama envolvendo os personagens. Na segunda parte há um encontro com várias figuras épicas da mitologia grega.
Tudo é muito interessante e icônico mas tenho grande problema em ler poesia (e aqui temos poesia pura, não texto poético). Quando percebo não estou mais centrada no texto e tenho que reler às vezes mais de duas vezes cada trecho. Sem falar que depois li um resumo da obra pra ver se tinha perdido muita coisa e fiquei surpresa em averiguar que sim, perdi e coisas importantíssimas na história, por exemplo um infanticídio e uma morte acidental causadas por Margarida. Isso me fez perceber minha grande incapacidade de assimilar e compreender poesia. Reli essas partes pois fiquei frustrada ao descobrir que passaram batidas. Teriam sido mesmo traduzidas por Ornellas?
Geórgea 05/12/2016minha estante
Também não me considero uma boa leitora de poesia. :( E acabo não insistindo muito no gênero por esse motivo. Logo, acabo não praticando também. A prosa é tão melhor, né?

Gláucia 05/12/2016minha estante
Muito melhor! Pra mim é como ver filmes musicais, por que não falam de uma forma normal ao invés de sair cantando do nada e por qualquer coisa?

Geórgea 06/12/2016minha estante
Hahaha! Concordo! Gosto de poucos musicais, em alguns a minha atenção vai para o espaço enquanto estão cantando! Gosto dos filmes que conseguem mesclar falas e músicas sem exagero nas músicas, assim facilita a compreensão.

Johannzito 22/10/2016

Análise Combo - Fausto I e II de Goethe
Um poema dramático semiautobiográfico sobre um ancião culto desiludido com os padrões sociais(ciência e religião principalmente) que recorre ao pacto com o demônio Mefistófeles.
A lenda do Doutor Fausto é aproximadamente da idade da Dercy Gonçalves, porém a releitura Goethiana transforma em uma visão única da trama.
O leitor já começa encantado por um prólogo bem metalinguístico em um teatro, mas o vislumbre real do que acontecerá é o do céu. A forma que JWVG descreve o cenário é forte, estimula o imaginário do leitor, assim como seus diálogos poéticos que se forem ditos de forma rápida podem parecer uma herança da poética clássica(tá, ele não tem o mesmo virtuoso de um Virgílo da vida - e nem a sonoridade de Homero) com uma musicalidade estranhíssima mas confortável ao mesmo tempo.
Falando em Homero, a obra analisada faz um tour pelo mundo clássico, começando com o Genesis Bíblico, passando pela Ilíada e referenciando até John Milton e As Mil e Uma Noites.
Conforme o texto avança, Fausto passa por uma metamorfose mental, você sabe que o destino dele(o próprio subgênero teatral comprova) mas o final na realidade é gratificante.
O amor é o tema principal, o amor artístico, o filosófico... a narrativa gradativa remete ao Paraíso de Dante em que o poeta encontra diversas figuras lendárias(da filosofia e religião), o atemporalismo do universo de Goethe é impressionantemente explosivo.

Recomendo para todos que adoram uma leitura pessoal e universal simultaneamente, aos estudantes de filosofia e quem adora boa literatura.

*Nota 11.

detalhes sobre a edição
•Título: Fausto, Uma Tragédia(divido em dois livros, mas comprem de uma vez e leiam em sequência) ---> versão lida: bolso
•Autor: Johann Wolfgang Von Goethe
•Editora: 34;
•Tradução: Jenny Klabin Segall;
•Notas e comentários: Marcus Vinicius Mazzari.
Gustavo Kaspary 23/10/2016minha estante
Faça uma análise de Paraíso Perdido.

val silva 05/09/2016

Para Baixar este e muitos outros livros Grátis acesse nosso site http://http://livrosgratisbibliotecaonline.com/

Esta é uma dica Ouro para quem Gostar de ler livros Grátis...

Marcelo Dakí 22/05/2016

Evitem a edição da Otto Pierre Editores!
A segunda parte de Fausto contida nessa edição não é o texto integral. Contém alguns trechos da obra original, mas na maior parte são apenas comentários do editor/tradutor. Menos de 20% do texto da segunda parte dessa edição foi escrito por Goethe D:

Shirlei.Stachin 31/03/2016

Fausto
Revela a decadência do espírito humano que se deixa seduzir pelo mal. Fausto possui todas as ciências do mundo, mas revela-se insatisfeito com o conhecimento que já tem, buscando ser mais sábio e de melhor aparência, faz um pacto com o Demônio. No final a redenção católica está presente na contemplação da Virgem Maria, a Mater Gloriosa, que intercede pela alma de Fausto, que escapa às mãos de Mefistófeles.

Luciano Luíz 30/07/2015

É comum escritores se basearem em fatos históricos (ou seriam lendas em alguns casos) para dar vida a sua ficção. Usando de personagens que realmente existiram em algum século. Geralmente pessoas vivas ou mortas recentemente também entram nesse esquema.
Ao que tudo indica existiu um Dr. Fausto que vendeu a alma ao Demônio em troca de sabedoria, conhecimento profundo e tudo o mais que desejava...
Aí devido a essa história, diversos escritores ao longo do tempo foram criando suas versões faustianas. Mas a que se consolidou de maneira imortal, foi a de GOETHE.
FAUSTO é um poema épico em duas partes. Na primeira, vemos a relação do protagonista (e antagonista?!) com Mefistófeles, um dos muitos demônios. Nosso personagem faz seu acordo (ainda que de forma nada clara) e assim o cotidiano vai indo e nada vemos dele usar a tal sabedoria. Apaixona-se por uma bela moça, e então quer fazer de tudo para com ela viver. Assim pede ao diabinho que lhe dê uma força... e aí me pergunto onde foi parar o pacto...
Ela, Margarida, tem seus segredos, e por isso teme que não possa vir a ter um amor real. Seu irmão não gosta de Fausto logo a primeira vista e então um assassinato ocorre. Mais tarde Margarida é presa devido a maternidade e Fausto aparece junto na cela graças ao poder de Mefis...
Aí termina a parte um.
Depois temos uma quase nova saga, onde visitamos um palácio que de uma forma a dar a melhor interpretação, se oculta no Inferno, e lá, Fausto com seu amigo, está pronto a tecer uma guerra, onde conta até com o apoio de Helena de Troia.
Próximo do fim, três poderosos cavaleiros são convocados para lutar ao lado dos nossos heróis (vilões?!) contra todo aquele poderio...
Até que vemos Fausto velho, e os anjos arrebatando sua alma...
Finis...
Bem, O poema em verdade é uma peça teatral, com um teor de erudição extremo. Não é uma leitura fácil. Exige tempo e dedicação. Não com relação a dicionários, mas sim, a interpretação. A quantidade de informações que as entrelinhas ocultam são muitas, e dessa forma pode deixar leitores e leitoras bem ocupados.
Lembro que em 2009, eu estava indo ao Banco do Brasil, mas tinha uma fila enorme. Aí fui na livraria procurar algo que pudesse me levar pra longe do tédio da espera. Vi a edição de FAUSTO. Já ouvira falar, mas nunca me interessara de fato. Catei o pocket e me mandei pro banco. Mas de alguma forma, a leitura não fluiu com prazer naquele ano. E somente agora em 2015, o fascínio apareceu. Valeu o investimento e a espera na estante.

Nota: 10

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/pages/L-L-Santos/254579094626804?pnref=story

val silva 05/09/2016minha estante

Esta é uma dica Ouro para quem Gostar de ler livros Grátis...