Aradia: O Evangelho das Bruxas

Aradia: O Evangelho das Bruxas Charles Godfrey Leland

Resenhas - Aradia: O Evangelho das Bruxas

ThayAvalon 09/05/2022

Ritos sobre Diana
Ao mesmo tempo que achei muito bonito a forma como é descrito os rituais também achei meio presuncoso. Digo isso porque lendo o livro A história da bruxaria da editora Aleph, abriu muito a mente para os acontecimentos das épocas da bruxaria. Foi escrito a muitos anos a época era outra , em um momento onde a bruxaria estava famosa e digamos ( em alta) muitos queriam ter domínios sobre feitiços e o saber do oculto. Charles Godfrey Leland era um jornalista então sabia escrever muito bem, eu achei muito poético , mas esperava mais história sobre a bruxaria e não um compêndido de rituais e cerimônias, acredito que para a época em que foi lançado fez mais sentido !

Patriccia12 18/10/2020

Evangelho???
Devo ter lido errado, fui com uma expectativa e o que encontrei algo bem aquém.
Tirando a parte da mitologia sobre a Diana e sua filha Aradia e a sua força na Italia entre as Stregas.
O livro é uma coletânea de rituais mágico, que segundo o autor foram extraídos de um manuscrito, que tem a veracidade bastante questionada. E que eu também questiono, para além do manuscrito o foco destes...
Portanto, como curiosidade é um livro para ser lido. No entanto, se desejar, assim como eu, algo que de fato traga a cultura das Stregas ou a mitologia da Deusa Diana com detalhes certamente este não é o livro.

Yasmayfair 03/09/2020

Decepcionadah e surpresah
Como bruxa, comprei Aradia depois de assistir a uma resenha maravilhosa de outro bruxo onde ele foi só elogios, dizendo como os fundamentos da Wicca podem ter sido baseados nele etc. Então fui ansiosa comprar mas não é bem o que eu esperava. Porque eu realmente aguardava um formato que se parecesse um livro sagrado da stregheria ou algo assim, com as histórias, cultos e rituais colhidos pelo autor mais bem organizados e detalhados. Então, me decepcionei nesse ponto pois achei meio bagunçado, já que em certos capítulos ele discorre cansativamente sobre assuntos sem ligação com a crença temática do livro, até sobre poemas, métricas e comparações, o que achei nada a ver com a proposta que o parecia ter, dada pelo próprio Leland. Sem mencionar que ele apenas cita mas não completa alguns temas, dizendo que estariam presentes em outra obra sua, o que é bem chato.
Um outro detalhe, que não me incomodou mas que também não faz sentido com a proposta do livro, é que fala pouquíssimo de Aradia e muito de Diana, sua mãe, então o título deveria realmente ter ?Diana? e não ?Aradia?.

MAS fui positivamente surpreendida por saber mais sobre a deusa Diana, que conheço desde que, quando criança, meu avô me mostrou Sua estátua no zoológico do Rio e fiquei encantada, mas com quem, até então, nunca tinha sentido uma ligação espiritual realmente forte como tenho com outras deusas, não ATÉ a leitura desse livro, e aí senti algo aqui dentro mudar. Além disso, o trabalho de coleta de crenças e histórias que perduraram na região, a despeito da invasão cristã, por um viés realmente histórico, antropológico e de pesquisa folclórica foi outra boa surpresa desse livro, pois eu não esperava um aprofundamento nesse sentido. Sem contar que algumas histórias são especialmente bonitas.

Então, posso dizer que ele me decepcionou num sentido mas me surpreendeu em outros, e ainda me aproximou de uma deusa de algumas das minhas ancestrais, de uma forma que eu talvez não soubesse que precisava. Isso não tem preço!
Então, recomendo? SIM. Agora você sabe o que esperar dele.
Pra mais resenhas e conteúdo mágico, me acompanhe no Insta: @yasmayfair ;)

Rosa 01/05/2020

O livro é bastante interessante pra quem gosta de mitos gregos e romanos. É importante destacar que não é um livro sobre como praticar a bruxaria, e sim, sobre como se praticava bruxaria em algumas regiões rurais da Itália no séc XIX. O autor é na verdade um folclorista, não um bruxo. Ele viajou pela Europa recolhendo informações com supostas bruxas e conseguiu um manuscrito contendo lendas e práticas de bruxas modernas (usando o termo "moderna" para a época, meados de 1800) que ele denominou do Evangelho de Aradia. O autor realiza quase que o trabalho de um mitógrafo, reunindo e comentando os mitos que consegue resgatar. Vale lembrar também que a grande maioria dos textos fala de Diana e não de Aradia. A título de conhecimento, vale a pena ler.

Greice.Vedder 31/03/2020

Recomendo apenas a título de conhecimento

Mrs. Helena Hawthorn 22/02/2019

Para se aprofundar no tema "Bruxaria"
Achei um excelente livro. Não esperava aprender tanto com ele,
no entanto, me incomodou a quantidade de histórias relacionadas
à Diana e pouco sobre Aradia. O Evangelho em si também é bem
curto, se restringe basicamente em 9 cáps, o resto são as histórias
sobre a deidade Diana. O apêndice de Leland foi bem enriquecedor
para conclusão do livro. Gostaria de ler mais livros dele. Recomendo
para amantes de religião, história e bruxaria :)