O Efeito Urano

O Efeito Urano Fernanda Young

Resenhas - O Efeito Urano

Bia 22/03/2024

Chato e recheado de esteriótipos
Completamente chato, mesmo sendo um livro pequeno, conseguiu enrolar muito até o final da história, seria facilmente resumido. Acho que a personagem divaga muito e fala sobre muitas coisas desnecessárias. O enredo eu achei interessante, mas, repito, a forma que foi escrito foi muito arrastada. Nunca cogitei tanto o abandono de um livro.
Além de tudo, é recheado de esteriótipos terríveis e não acho que o ano em que foi escrito sirva de desculpa para tanta desinformação, acredito ser o mínimo pesquisar sobre o que está escrevendo.

Robremir 15/01/2024

Um livro que funciona
Um livro de muitas vozes, que funciona.
Cristiana tem a vida perfeita, mas os astros estão prestes a interferir e tudo irá virar de pernas para o ar. O Criador pede desculpas

Marcello Ramalho 03/01/2024

Contém alguns trechos quase poéticos sobre amor e relacionamento. Em todo caso, a narrativa é não linear e é preciso um pouco de paciência e vontade para ler o livro até o final.

lauramathias 29/12/2023

Um sopão de esteriótipos
Tentei ler o livro com a cabeça focada no ano de escrita dele mas em alguns momentos foi bem difícil engolir o sopão de esteriótipos principalmente de gênero.

Apesar disso, gostei do romance platônico.

eusil 30/10/2023

Respeitar o nosso tempo é um dos diálogos mais lindos que a gente pode ter com a gente mesmo. sobre o ato de amar loucamente aquela pessoa que a gente conhece ontem sabe? amor sem muitas regras. do jeitinho que eu gosto. Fernanda é especial demais né? suas escritas sempre tão surpreendentes.

semirobotica 16/10/2023

Infelizmente é o que é e é o que acontece
Acho que todas nós, mulheres, somos um pouco Cristina, ainda que ela seja uma pessoa horrível. É uma leitura que vale a pena, foi meu primeiro da Fernanda Young e já anseio pelo próximo que lerei!

Mih 11/10/2023

Perca-se quando puder, se ache quando for necessário.
Uma paixão desenfreada por uma pessoa encantadora, um sentimento raso disfarçado de verdadeiro. Largar tudo por Isso, sofrer e se arrepender. Mas no final, dá se jeito.

Chimeny 04/10/2023

Acidez e luxúria de mulheres.
Alguns segredos desvendados sobre a mulher e seus desejos. Um casamento hétero sem problemas e um caso lésbico que passou dos limites.
No fim a personagem vê sua vida despencar pela intensidade de se jogar completamente em algo que poderia ter sido apenas um flerte. Fernanda Young coloca todas as vísceras de Cristiana em um triângulo amoroso entre a calmaria, razão e a adrenalina de uma vida cheia de nuances e instabilidade com Helena.
Vale a leitura porque tudo isso parece clichê mas é escrito de forma criativa, ácida e aleatória. Leitura rápida!

Charleees 28/03/2023

O EFEITO URANO - Fernanda Young
O caso de Cristiana não é único - um pequeno desvio na curva de frequência, causado pelo campo magnético de Urano, desestabilizou seu centro de força, movendo o ponto de equilíbrio alguns poucos centímetros na direção da pélvis.
página: 147

O que você faria se estivesse na seguinte situação: uma mulher, casada há anos com uma pessoa que ela ama, que a ama e a entende e de repente se visse apaixonada por alguém do mesmo sexo, sem entender aquele amor, mas perdidamente apaixonada, se entregaria aos efeitos desse amor ou manteria a vida na mesma sintonia? Cristiana decidiu se entregar ao amor, as descobertas de um novo sexo, um novo beijo, um novo tipo de afeto e como reação a perda súbita da razão frente aos seus mais novos desejos.

Young mais uma vez é catártica com suas palavras, com suas tiradas maravilhosas, seu texto tão atual, tão jovem e gostoso. A leitura flui rapidamente e as idas e vindas de Cristiana nos prende da primeira a última página sem dificuldades. Que falta você e suas sacadas tão pertinentes na literatura faz por aqui, Young.

Era uma vez uma mulher que se chamava Cristiana e vivia em São Paulo. Ficou apaixonada, dane-se pela pessoa certa ou não, e perdeu nisso a razão e tudo o mais que tinha, passando a se comiserar de sua dor ficando muda; no silêncio, descobriu que amava tudo o que dava por perdido. Desde então tenta, igual um tetraplégico que por um canudo na boca tem os comandos da sua vida, pedir alguma coisa de volta.
página: 174

* Resenha editada em Novembro 2019

gabriela 10/02/2023

Eu hein
Fico pensando pq esse livro tem tanta avaliação negativa. me parece que talvez eu não tenha entendido oq a fernanda young quis fzr com ele pq pra mim foi uma grande ironia e sátira de tudo. achei perfeito e talvez seja apenas uma doideira da minha parte pensar que essa foi a intenção dela o tempo todo.

Caroline 16/01/2023

Confesso que fui com uma certa expectativa por se tratar da Fernanda Young e quebrei muito a cara! A única coisa que me pegou foi a frase ?Somos, todos, esses seres primitivos, que preferem um buraco de carne a um amor profundo.?
Mas, infelizmente, não recomendaria pra ninguém! ?

nothalia 13/01/2023

aí meu deus, que livro sensacional. a leitura flui facilmente entre os pensamentos, anseios, a saudade, culpa e angústia que cristiana sente. de um modo que apenas fernanda young poderia escrever.

Ingrid 10/08/2022

Quem entende Fernanda Young simplesmente entende.
Esse é o fluxo puro dela, de sua existência e seus pensamentos. Muito mais pela forma do que pelo conteúdo.
Não julgo bom ou ruim, apenas sou grata por contemplar tamanha existência.

Para aqueles que nunca leram algo dela: não recomendo começar por aqui.

Pâm 03/06/2022

Uma nova experiência
O efeito urano, conta sobre Cristiana uma mulher que arriscou seu casamento para se envolver com Helena. Fernanda Young com seu escrita característica meio ácida e muitas vezes irônica fala sobre a história dessa relação. Cristiana loucamente apaixonada cada vez mais por Helena, se deixar seduzir pela experiência nova e tem que lidar com as consequências.

A narrativa por vezes enrolada demais, apesar disso a história é muito bem construída, com um ótimo enredo e com citações que deixa tudo melhor, vale a pena ler. Na minha humilde opinião não é a melhor obra da Fernanda Young.

Ps: Eu queria falar sobre algo que não concordo sobre a trauma, Cristiana não era homossexual e sim bissexual. Mas vou deixar esse assunto para outra hora.