O Mandarim Eça de Queiroz

Resenhas - O Mandarim

1 | 2 | 3 | 4

Maura Ataíde 27/11/2011

Este livro deve ser analisado sob dois enfoques: um neo-romântico e outro realista/naturalista. Ninguém pode passar pelo prefácio sem ler. O autor explica para o editor da revista francesa que o publicou que este livro "se afasta do realismo por ter entre seus personagens elemntos ainda presos à escola anterior". Estes personagens na verdade são fantasmas e o prórpio demo, para quem supostamente Teodoro (protagonista) vende sua alma para herdar a fortuna do mandarim assassinado. O final é nitidamente romântico, pode-se até fazer uma alusão à Bíblia "De que vale ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?"
RECOMENDO!!!

Raquel Lima 02/07/2010

Um pouco de fantasia...
Um conto de Eça diferente dos críticos temas dos outros romances, apesar da crítica a sociedade, que somente o considera e respeita pelos recursos que tem, além dele próprio ter sucumbido ao poder do dinheiro "matando" o mandarim. Com tantas obras grandiosas, Eça pode simplesmente fantasiar um pouco, escrever por diversão. No entanto, encerrando sua narrativa o Eça critico nos deixa o seguinte comentário:

"E a vós, homens, lego-vos apenas, sem comentários, estas palavras: “Só sabe bem o pão que dia a dia ganham as nossas mãos: nunca mates o Mandarim!”
E todavia, ao expirar, consola-me prodigiosamente esta idéia: que do Norte ao Sul e do Oeste a Leste, desde a Grande Muralha da Tartária até as ondas do Mar Amarelo, em todo o vasto Império da China, nenhum Mandarim ficaria vivo, se tu, tão facilmente como eu, o pudesses suprimir e herdar-lhe os milhões, ó leitor, criatura improvisada por Deus, obra má de má argila, meu semelhante e meu irmão!"

N. 04/05/2010

Interessante
Para aqueles que estudaram em literatura sobre as fases de Eça de Queirós, ler O Mandarim é uma boa experiência para identificar bem a crítica social que o autor faz da própria terra. Bem fantasioso, então não esperem um ritmo inquebrável de narrativa, e em alguns pontos o leitor pode se perder caso não preste muita atenção na linha de pensamento de Theodoro. Um bom livro.

Sudan 11/07/2009

Eça de Queirós

Bom Livro

Com um simples tilintar de campainha, Theodoro decreta a morte de um velho mandarim na China, herdando sua fortuna.Mas o fantasma do chinês o atormenta dia e noite... Por meio desse enredo exótico e de personagens muito estranhas, Eça faz uma ...

1 | 2 | 3 | 4