South of the Border, West of the Sun

South of the Border, West of the Sun Haruki Murakami

Resenhas - South of the Border, West of the Sun

Patricia 25/03/2024

Lindo
Cara, esse livro foi uma experiência absurda. É como tocar em todas as feridas abertas e conseguir tirar um conforto disso por saber que você nao é o único a senti-lo.
Eu não consigo colocar em palavras tudo que senti e pensei lendo esse livro, mas leiam. Dos 87% em diante eu não conseguia parar de chorar, terminei o livro com os olhos inchados e mal enxergando as últimas palavras.
Só quem vive nesse vazio incessante, numa busca eterna por ser um outro alguém, de querer ter o inalcançável, de sentir a necessidade de alguém para ajudar a superar o vazio, vai compreender profundamente e chorar junto com as falas.
Estou sensível não falem comigo.

Filipe 20/08/2023

Nesta minha segunda leitura de Murakami, pude confirmar o estilo de escrita serena que o autor tem, o que causa um contraste super interessante quando misturada com assuntos sérios, como é o caso deste.

A trama aborda um homem de meia idade que se vê a vida sair da mesmice para entrar em diversas crises existenciais a respeito dos próprios relacionamentos e modos de tocar o cotidiano. A escrita é cativante e os personagens, incluindo os que mal aparecem, grudam na mente.

Uma leitura ideal para uma tarde tranquila.

Isa 25/10/2021

Murakami ?
Não é à toa que Murakami é meu escritor favorito. Sempre certeiro em diálogos, nesta obra o autor apresenta mais um romance onde a expectativa do mundo é quebrada por um protagonista e sua natureza humana de não ser perfeito e sim o que ele pode ser.

bmeetsevil 24/07/2020

Cadelinha do Murakami
A verdade é que eu sou uma tremenda de uma cadelinha do Murakami, então QUALQUER coisa que esse homem faz eu gosto. Pode fazer zero sentido, o que geralmente é o caso, que eu continuo gostando.

SBWS é basicamente um cara que nunca superou a vizinha dele de infância e passa a vida toda procurando uma mulher que tenha a perna meio ruim igual a vizinha, na esperança DE SER A VIZINHA. Se ele encontra a vizinha ou não, aí você vai ter que ler pra saber.

Maia 31/01/2014

Realmente Murakami é um escritor que adora "tirar" da cultura pop, diversas inspirações para alimentar sua ficção, que muita das vezes se caracteriza por personagens e situações bem similares de um livro para o outro. Jazz, Beatles, artistas famosos, letras de músicas, entre outros.
Talvez o essencial de uma leitura do Murakami seja a percepção dos fatores transcedentais que entram em conflito com a realidade do personagem. E é exatamente nesse jogo de existencialismo, que o autor testa os limites da condição humana.
Não indicaria este livro como sendo o primeiro Murakami de um leitor, pois essa percepção que eu indiquei acima, talvez seja difícil de ser compreendida logo num livro que engloba a maioria das características citadas, e como o livro tem uma narrativa morna, esse universo do autor poderia ser mal interpretado pelo leitor.
South of the Border, West of the Sun, é um livro rápido, um pouco pragmático, porém cheio de situações que nós próprios nos identificamos, mesmo estando num universo do Murakami.
Há toda uma narrativa do personagem desde a sua infância até a fase adulta, e nesse meio termo há várias situações não tão curiosas, tornando quase todo o livro morno.
Não colocarei spoiler, mas acho os fatos narrados cheios de verdades sobre a vida que o próprio indivíduo mascara.
Leitura rápida e obrigatória para quem gosta de Murakami, e para os que estão conhecendo agora o autor, você não vai encontrar coisas tão surreais como você já ouviu falar dos livros dele.

Pappa 01/09/2010

Um curta de Murakami
Resumo: Esta é a história de Hajime, desde sua infância solitária, um filho único, que só tinha uma única amiga, uma menina que uma deficiência em uma das pernas, até a meia-idade, depois de casado com a filha de um rico empreiteiro que proporcinou com que fosse dono de um bar de jazz. Não posso comentar muito sobre a história, afinal ela é de certa maneira simples e direta, mas um encontro com sua amiga de infância depois de muitos anos faz com que passe a pensar no passado e o força a tomar uma difícil escolha.

O foco da história é a passagem do tempo e como nos agarramos às pessoas e fatos do passado, e analisamos nossa vida atual sempre comparando com o que ela poderia ser. Como essa análise é muito pouco objetiva ou concreta, as decisões tomadas sob este prisma são viciadas e raramente nos levam a bons resultados.

O estilo de Murakami salva a obra. A simplicidade da história torna-se atraente devido à forma como o autor retrata os fatos. Além da forma como escreve, sempre temos aquele toque de nostalgia e mistério pela qual Murakami é conhecido.

É uma leitura rápida (afinal além do livro facilitar, ele também é curto), que te faz pensar principalmente pelo final, que deixa, como de costume, algumas pontas soltas para que o leitor tire suas próprias conclusões.