Flash Forward

Flash Forward Robert J. Sawyer

Resenhas - Flash Forward

Shirley.Peixe 05/02/2024

Interessante
A temática de passagem do tempo, ver o futuro ou alterar o passado sempre me chama a minha atenção e torna tudo mais interessante.
Não posso afirmar o quão fiel o autor foi quanto aos estudos de física e das teorias a respeito desses assuntos, mas fiz o possível para entender os termos técnicos citados (tem bastante coisa nesse sentido). Acredito que entendi boa parte e dentro da ficção teve lógica.
No geral a experiência de leitura foi ótima, eu me importei com os personagens principais e com a história como um todo. Minha ressalva foi quanto ao final sobre a descoberta científica que achei bem qualquer coisa, e sobre a promessa feita a respeito de alguns personagens que achei sem sal também.
De toda forma, gostei bastante. Valeu a pena.

Vi 06/01/2024

Já li umas 3 vezes, e sempre me supreendo. Os personagem principais são bem escritos, a gente se envolve na história. E para ficção cientifica, o final até é bom. Claro que para quem entende de ciencia devem haver lacunas, mas não é o meu caso.

Pedro.Xavier 11/02/2023

Excelente premissa, mas só isso
Uma boa ideia para a história é um sólido ponto de partida, mas é só o ponto de partida.

O que me atraiu para assistir à série, baseada no livro, há vários anos atrás foi justamente a idéia por trás da história. O que aconteceria se todas as pessoas do mundo "desmaiassem" por 137 segundos e durante este tempo vissem como seria o seu futuro? As possibilidades de desenvolvimento são quase infinitas para essa história...
Série cancelada na primeira temporada e vários mistérios sem solução. Nasce aí minha vontade de ler o livro.

A primeira metade do livro é empolgante exatamente porque é nela em que o autor apresenta essa boa ideia. Mas depois de apresentada a ideia, me senti preso aos dramas de meia dúzia de personagens muito pouco interessantes. Todo o potencial para um excelente desenvolvimento se vê perdido em personagens rasos e com motivações pouco cativantes.

No fim do livro o autor trás alguns assuntos interessantes, talvez um pouco filosóficos, que quase me animaram. Mas talvez por ser um livro escrito a tanto tempo, as ideias e discussões do final me pareceram datadas e bastante limitadas. A impressão que tive foi que o autor soube começar bem o livro, mas se perdeu tentando dar um fim para a história.

Posso ter sofrido com este livro um caso agudo de "expectativas altas demais para serem atendidas", mas não posso dizer que fiquei satisfeito com a leitura.

Karol 09/01/2023

Vou precisar ver resenha
Resumindo: vou precisar procurar algum vídeo no youtube ou alguma resenha bem detalhada com spoilers pra eu entender esse livro.

A premissa é muito boa, e eu amo isso de viagem no tempo, esse livro tem alguns termos técnicos que confesso ter ficado meio perdida, as vezes tinha que dar um google pra ter uma noção do que estavam falando, mas apesar disso eu tenho amado muito ler sci-fi.

O livro conta que cientistas estão tentado fazer um experimento mas o que acaba por acontecer é que sem eles entenderem, o experimento levou toda a humanidade por exatos 1m43seg para 21 anos a frente, em 2030, ou seja, nesse tempo, todos ficam inconscientes no presente, causando uma grande catástrofe de mortes e tragédias no ano atual de 2009, então a partir disso, todos saem em busca de entender o que aconteceu e uma maneira de explicar isso, mas existe algo que acaba sendo maior que essa curiosidade: o futuro que visualizaram não era como esperavam e daí partiram para outra grande questão: o futuro é imutável? O livre-arbítrio existe ou é só uma ilusão?

Mas juro, não entendi o final ?

Jenni 16/07/2022

Apesar de gostar demais da premissa, o livro me decepcionou um pouquinho por ter um enredo que não vai a lugar nenhum. Nada acontece DE FATO e acho que o autor passa muito tempo elaborando as tramas do futuro que deveriam ser mais secundárias a ficção científica, na minha opinião (acho que li procurado um Recursão 2.0).

As partes em que o livro mostra mensagens do Mosaico ou fala sobre teorias do que poderia ter acontecido foram as que mais me chamaram atenção.

Luiza 08/07/2022

De explodir a cabeça
O que você faria se pudesse dar uma espiada no futuro? A proposta desse livro é fazer você viajar nas ideias junto com os personagens, algumas coisas nesse livro me fizeram pensar e ainda me fazem pensar por muito tempo sobre a dualidade entre o conceito de livre árbitro e predestinação. Coisas que não gostei no livro: Alguns trechos descritivos tornam a linguagem complexa (principalmente pra quem não entende de ciência) e não existe uma ordem correta pra falar dos personagens, que são vários, fora isso é um livro pra se ler em 1 dia de tanto que deixa o leitor curioso.

MariFontes 09/05/2022

Nunca li nada parecido
É de explodir a mente, tem suspense, muitas teorias e suposições. Eu não sei se tem qualquer embasamento científico, mas fala como se tivesse, uma leiga como eu fica impressionada. Final me surpreendeu, pois não termina nada como eu imaginaria ou pudesse prever.

Junior.Dias 06/04/2022

Vim pela série?
Em 2009 todo mundo apaga por quase dois minutos e essas pessoas têm um vislumbre do futuro, 21 anos à frente, em 2030.
Durante o livro o autor nos brinda com termos técnicos de física de maneira bem interesse, os conceitos explicados de maneira simples.
Ahh fica aqui minha crítica à tradução que usa e abusa do pretérito mais que perfeito, errando várias vezes sua utilização, o que torna a leitura maçante.

Gabriela.Lobato 09/01/2022

Não serve pra ruim, nem pra ótimo. Talvez bom.
Foi bom, aí foi viagem total, aí foi normal. Achei bem marromenos. Gostei da parte da física (mesmo as vezes ficando difícil de entender, e até cansativo), mas o autor usou uma droga não é possível.

Mirian 02/01/2022

Melhor do que o seriado
Adorei! Onde ciência encontra a ficção tudo é possível! Muito bem desenrolada a história. As vezes a parte científica me fazia parar e reler alguns trechos para ver se eu tinha entendido mesmo, mas nada que tenha prejudicado minha leitura. Recomendo.

Dudu 24/08/2021

Uma boa leitura, mas nada de excepcional.

Algumas passagens são bem interessantes e instigantes, no entanto possui um enredo bem morno no geral.

Para quem gosta de física, acredito que seja uma leitura bem interessante devido às discussões teóricas. Minha compreensão permitiu acompanhar estas discussões, mas mais do ponto de vista filosófico.

Vanessa39 17/08/2021

Vale a pena
Uma leitura bem fluída com personagens interessantes. Dei 4,5 porque achei umas coisas desnecessárias... porém estou satisfeita com o desenrolar dos assuntos.

Deixo aqui uma frase do personagem mais querido:

"[...] eu me sinto deixado de fora, entende? Como se todo mundo no planeta tivesse visto a nave-mãe enquanto eu estava lá fora dando uma mij@da."

Suzana148 30/07/2021

Flashforward
Nunca tinha lido ficção científica foi minha primeira experiência e amei.
Acho que esse livro tinha potencial pra ser melhor, porém eu amei mesmo assim.
Fiquei muito feliz com o final dos personagens Theo e Lloyd.