Flash Forward

Flash Forward Robert J. Sawyer

Resenhas - Flash Forward

Fernanda 11/04/2014

Resenha: Flash Forward
Resenha: “Flash Forward”, de Robert J. Sawyer, é o livro que inspirou a série homônima estrelada pelo ator Joseph Fiennes. Possui um enredo inovador, com passagens instigantes sobre o ramo da ciência e da ficção, que ao longo da narrativa são explorados com profundidade e alguns embasamentos críticos.

O leitor é apresentado ao CERN, um instituto rigoroso de pesquisas que gira em torno do centro de controle do Grande Colisor de Hádrons (LCH). As descrições sobre o local são claras e objetivas, garantindo visões distintas e ao mesmo tempo sérias e muito perigosas.

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2014/04/resenha-flash-forward-robert-j-sawyer.html

jessylins 10/06/2021

Bom demais
Cheguei no livro através da série que tem o mesmo nome infelizmente a série foi cancelada fui atrás do livro para ter um desfecho e foi ótimo recomendo.

Dudu 24/08/2021

Uma boa leitura, mas nada de excepcional.

Algumas passagens são bem interessantes e instigantes, no entanto possui um enredo bem morno no geral.

Para quem gosta de física, acredito que seja uma leitura bem interessante devido às discussões teóricas. Minha compreensão permitiu acompanhar estas discussões, mas mais do ponto de vista filosófico.

Bia 29/07/2020

Eu gostei muito dessa leitura, quase virou um favorito e indico muito pra quem gosta de ficção científica, deixo logo avisado que pra iniciantes pode ser um pouco complicado pois tem muitas teorias e palavras que podem deixar a gente bem confuso mas fora isso foi uma super leitura

Blog MDL 23/08/2014

Lloyd e Theo são físicos ambiciosos e que estão em busca da imortalidade através da conquista do prêmio Nobel de Física. Para tanto, eles buscam incansavelmente reproduzir o bóson de Higgs (conhecida como a partícula de Deus) através do Grande Colisor de Hádrons localizado no CERN na cidade de Genebra. Empresários do mundo todo investiram milhões nesse experimento e as expectativas para a sua realização eram as melhores possíveis, no entanto quando o acelerador de partículas foi ativado naquele dia 21 de abril de 2009 às 17:00 horas, algo que ninguém esperava aconteceu: toda a humanidade pôde ter um vislumbre do seu próprio futuro.

Mas não foi só isso, por pouco mais de dois minutos a terra parou e a inteligência humana sofreu uma interrupção que resultou em uma sucessão de desastres sem precedentes e que deixou um rastro de mortes e dúvidas por todo o mundo. Agora, com muitas perguntas sem respostas, e com seus próprios problemas para enfrentar, Lloyd e Theo se tornam protagonistas de uma jornada onde os confrontos internos se tornam tão importantes quanto o caos que domina a população mundial e que ameaça colocar um fim na maneira de viver que todos conheciam até então.

Flash Forward foi uma leitura intensa e nenhum pouco fácil para mim. Escrevendo assim, sei que soa como se eu não tivesse gostado muito da experiência, mas a verdade é que mais do que gostar, eu me apaixonei pela trama de Robert J. Sawyer de mais maneiras do que eu sou capaz de definir em uma simples resenha. O motivo para tanto é que ele conseguiu transformar a minha relação com o seu livro em algo único, já que dando ênfase a ciência e as relações (e contradições) humanas, a sua história compõe o retrato perfeito da sociedade atual e de todas as suas expectativas com relação ao por vir.

O modo que ele trabalha isso é tal, que sua proposta inusitada se torna algo quase palpável se pensarmos nas pesquisas científicas que já podem ser observadas na atualidade e que de alguma forma dão suporte aos argumentos utilizados por ele durante o decorrer da narrativa. Ainda mais quando sabemos que as previsões do autor não podiam estar mais certas, visto que em 2012 o CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear) anunciou a descoberta do bóson de Higgs e em 2013 os teóricos François Englert e Peter Higgs ganharam o Nobel de Física após quase 50 anos de debates sobre a existência da denominada partícula de Deus.

Coincidências (ou não) à parte, Sawyer foi muito feliz nas abordagens que fez durante o livro, pois por mais que a ciência tenha destaque, em nenhum momento ele a coloca em um pedestal, muito menos subjuga os sentimentos humanos. Com relação a esse ponto, ele se prova ainda mais admirável por pontuar todas as nuances da mente humana mostrando que independente daquilo que se acredita, todos estão sujeitos a serem vítimas de fatalidades e receios. Tanto que atitudes que são consideradas simples, acabam se tornando o ponto chave para entendermos o porquê de certas coisas serem como são.

Considerando todo esse panorama, tenho que acrescentar que o livro pode não agradar a um público muito jovem por seu conteúdo mais adulto. No entanto, independente da idade, se o leitor gostar de ciência e um pouco de filosofia, encontrará em Flash Forward uma fonte inesgotável de questionamentos nessas áreas. Principalmente porque os personagens que compõe essa história são levados a situações limites que cobram deles uma atitude mais enérgica se quiserem assegurar o futuro que eles desejam para si, assim como nós fazemos durante todos os dias de nossas vidas mesmo sem termos presenciado um salto do espaço-tempo que nos indicasse qual o melhor caminho a seguir. Em suma, um livro inspirador.

site: http://www.mundodoslivros.com/2014/08/resenha-flash-forward-por-robert-j.html

Mirian 02/01/2022

Melhor do que o seriado
Adorei! Onde ciência encontra a ficção tudo é possível! Muito bem desenrolada a história. As vezes a parte científica me fazia parar e reler alguns trechos para ver se eu tinha entendido mesmo, mas nada que tenha prejudicado minha leitura. Recomendo.

Marcelo Ricarte 22/07/2020

O que fazer com seu vislumbre do futuro?!
Confesso que fui ler o mesmo por causa da série e como era de se esperar, fui surpreendido, muito diferente de tudo que li e te prende de tal forma que é difícil parar de ler, e te faz pensar se saber ou não do futuro é um bom sinal... Recomendo demais :-D

aAnaCarvalho 02/04/2021

Leitura deliciosa
Mesmo que eu não tenha dado 5 estrelas, foi muito bom ler esse livro
Pela leitura ser extremamente fluída e pelo livro entreter o leitor com assuntos e questionamentos interessantes e um toque de suspense. Amei

DeBem 02/03/2021

Um dos melhores livros que eu li. Intenso, profundo, filosófico e com um andamento fantástico. Oriundo de uma pesquisa super inteligente, moderna e que trata de uma tema super antigo, talvez o mais antigo do mundo e ao mesmo tempo Extremamente atual onde todas as referências são procedentes. Uma livro D+.

Juliano Loureiro 15/03/2021

Série melhor que o livro
Há vários anos, quando ainda comprava DVD's para assistir minhas sérias favoritas, adquiri o box com a primeira - e única - temporada de Flashforward. A série oferece tudo aquilo que eu gosto: ficção científica, investigação policial e suspense. É uma das minhas favoritas até hoje.

E foi somente ano passado, 2020, que descobri que a série televisiva fora inspirada no livro de Sawyer, publicado pela primeira vez em 1999. Como já pretendia rever a série, entendi que este seria o melhor momento para ler a obra. Leia agora a minha resenha. Saiba o que gostei, o que não gostei e as diferenças entre a série e o livro.

Resenha completa: https://www.livrobingo.com.br/resenha-flashforward
Thais 08/04/2021minha estante
Nossa, comigo aconteceu a mesma coisa, descobri recentemente que Flashforward (que me deixou órfã haha) foi inspirada nesse livro. Acabei de ler, interessante, mas gostei mais da série...

Thiago Araujo 28/04/2020

O futuro sempre acerta?
Livro envolvente. Tramas bem desenvolvidas e personagens com relacionamentos bem construídos. Acerta na fórmula, mas peca uma pouco no excessivo detalhamento do lado científico, que talvez seja importante para quem realmente é cientista.
Mas o resultado é bem positivo e traz aquele clima de suspense bem interessante das obras modernas de sci-fi.
Uma ótima jornada!

Pedro.Xavier 11/02/2023

Excelente premissa, mas só isso
Uma boa ideia para a história é um sólido ponto de partida, mas é só o ponto de partida.

O que me atraiu para assistir à série, baseada no livro, há vários anos atrás foi justamente a idéia por trás da história. O que aconteceria se todas as pessoas do mundo "desmaiassem" por 137 segundos e durante este tempo vissem como seria o seu futuro? As possibilidades de desenvolvimento são quase infinitas para essa história...
Série cancelada na primeira temporada e vários mistérios sem solução. Nasce aí minha vontade de ler o livro.

A primeira metade do livro é empolgante exatamente porque é nela em que o autor apresenta essa boa ideia. Mas depois de apresentada a ideia, me senti preso aos dramas de meia dúzia de personagens muito pouco interessantes. Todo o potencial para um excelente desenvolvimento se vê perdido em personagens rasos e com motivações pouco cativantes.

No fim do livro o autor trás alguns assuntos interessantes, talvez um pouco filosóficos, que quase me animaram. Mas talvez por ser um livro escrito a tanto tempo, as ideias e discussões do final me pareceram datadas e bastante limitadas. A impressão que tive foi que o autor soube começar bem o livro, mas se perdeu tentando dar um fim para a história.

Posso ter sofrido com este livro um caso agudo de "expectativas altas demais para serem atendidas", mas não posso dizer que fiquei satisfeito com a leitura.

Luluton 10/08/2020

#2 | FLASH FORWARD - ROBERT J. SAWYER
"Abril de 2009". É quando tudo começa...

Acompanhando o drama de Lloyd Simcoe e o Theo Procopides, físicos de partículas do LHC (Grande Colisor de Hádrons), temos um vislumbre do que seria ter uma breve visão do futuro. Durante um experimento no acelerador de partículas, por alguma razão desconhecida, toda a humanidade simplesmente apaga por 2min17s segundos. Esse acontecimento foi chamado de flashforward. Durante esses 137 segundos, muitos têm vislumbres de um mundo um tanto diferente, com alta tecnologia, com uma vida completamente diferente, morando em lugares que não imaginavam. Mas o que seria isso? Uma visão do futuro? Mas e aqueles que não viram nada, o que isso poderia significar?

O acontecimento foi de grande repercussão no mundo todo, e após pessoas entrarem em contato umas com as outras, descobriu-se que, de fato, todos tiveram uma visão de 21 anos à frente. Chegou-se também a conclusão de que aqueles que não tiveram visões estariam mortos em 21 anos - e uma dessas pessoas foi Theo Procopides.

A partir disso, Theo começa uma busca por pistas da sua própria morte, na tentativa de evita-la. E ele não é o único que vive um dilema: Lloyd, que teve uma visão com outra mulher, passa por uma crise no seu relacionamento com Michiko. Ao mesmo tempo em que tudo isso acontece, o mundo tenta se recuperar dos desastres ocasionados pelo flashforward, e também começa a se perguntar se seria vantajoso tentar ter outro vislumbre do futuro.

A trama é recheada de conceitos da física, o que num primeiro momento pode parecer de difícil compreensão. Várias teorias sobre o futuro são discutidas: o futuro é mutável? O futuro é predestinado? Você pode mudar o futuro e, por exemplo, evitar sua própria morte? Apesar disso, as possíveis respostas para essas perguntas geram uma grande curiosidade no leitor. Acabamos nos afeiçoando a personagens como Theo e, claro, ficamos super curiosos para saber se ele realmente vai estar morto em 21 anos.

"Flash Forward" é realmente muito bem escrito, porém não é o tipo de literatura que eu indicaria para principiantes na leitura. Por ter vários conceitos físicos e ser divido em três livros, cada um narrando uma época diferente, a história pode se tornar um pouco cansativa. Portanto, um leitor não muito assíduo poderia abandonar a leitura no início. Independente disso, a história é muito boa e sugiro que os cansados resistam, porque o final vale muito a pena. Uma informação a mais é que esse livro inspirou a séria homônima, estrelada por Joseph Fiennes.

Beijo da Luluton e ótima leitura! ;)

Karol 09/01/2023

Vou precisar ver resenha
Resumindo: vou precisar procurar algum vídeo no youtube ou alguma resenha bem detalhada com spoilers pra eu entender esse livro.

A premissa é muito boa, e eu amo isso de viagem no tempo, esse livro tem alguns termos técnicos que confesso ter ficado meio perdida, as vezes tinha que dar um google pra ter uma noção do que estavam falando, mas apesar disso eu tenho amado muito ler sci-fi.

O livro conta que cientistas estão tentado fazer um experimento mas o que acaba por acontecer é que sem eles entenderem, o experimento levou toda a humanidade por exatos 1m43seg para 21 anos a frente, em 2030, ou seja, nesse tempo, todos ficam inconscientes no presente, causando uma grande catástrofe de mortes e tragédias no ano atual de 2009, então a partir disso, todos saem em busca de entender o que aconteceu e uma maneira de explicar isso, mas existe algo que acaba sendo maior que essa curiosidade: o futuro que visualizaram não era como esperavam e daí partiram para outra grande questão: o futuro é imutável? O livre-arbítrio existe ou é só uma ilusão?

Mas juro, não entendi o final ?