Flash Forward

Flash Forward Robert J. Sawyer

Resenhas - Flash Forward

Rosangela 09/06/2017

O poder do tempo
Depois de me atrair pelo preço e tema deste livro em uma loja americanas rsrs e depois de meses lendo outros livros e a disponibilidade dele no kindle unlimited resolvi lhe dar uma chance na minha fila de leitura e pasmem demorei apenas um dia para ler.

Agora vamos la: a historia gira em torno de uma meia duzia de personagens principais, os mais relevantes sendo lloyd, mitchiko e theo todos cientistas que buscavam criar artificialmente a famosa particula de higgs ou boson e por acidente dao a varias pessoas se nao quase todas uma visao do futuro delas do ano de 2030 por 1m e 43 segundos.

O livro tem uma escrita bem fluida e apesar das muitas analises sociologicas e cientificas no decorrer do texto em nada atrapalham o tema principal, o de aproveitar o tempo que temos de vida e como as coisas podem ou nao mudar em duas decadas. Em resumo um file de primeira para amantes de ficçao cientifica com um final bem "tecnologico cataclistico" fora que tem mesmo alguma factualidade em algumas observaçoes tecnologicas do livro.

Ricardo.Vibranovski 07/05/2016

NEBULA e a fina arte da escrita.
Robert J. Sawyer de fato venceu o NEBULA, um dos mais tradicionais e importantes prêmios de ficção cientifica, sendo elevado à companhia de gigantes como Asimov, Ursula K. Le Guin e Orson Scott Card. Mas, ao contrário do que dá a entender na capa da edição brasileira, não foi por esse romance. A indicação do prêmio na capa é uma pequena desonestidade de marketing.
Em termos gerais, o livro é fraquíssimo. Mesmo com uma premissa "razoável", os personagens são muito mal elaborados. Chegam a ser estúpidos em suas premissas, vontades e ações. O autor resolveu alguns conflitos de uma maneira tão lugar comum que chega a dar pena. Nada realmente se sobressai. Não existe nenhuma surpresa do inicio ao fim da leitura.
Não li nenhum outra obra dele. Mas esse realmente é um livro menor.

Nanda 08/04/2016

Em 2009, se não me engano, que tive meu primeiro contato com a série FlashForward. Gostei da premissa da série, afinal um pequeno vislumbre do futuro poderia mudar tudo. Eis que, como a maioria das séries que eu assisti, essa não vingou e foi cancelada (sem um final decente, um explicação e eu fiquei muito p* da vida, como a maioria). Fiquei feliz quando descobri que a série tinha sido baseada em um livro, mas ele ainda não tinha sido publicado aqui no Brasil.

Depois de um tempo eu meio que me esqueci de procurar saber do livro, mas ainda ressentida com o cancelamento da série. Até que em janeiro a Galera Record publicou o livro. Pausa para uma confissão: eu passei o olho tão batido pelas news que não me toquei que o livro tinha sido publicado. Aí comecei a ver resenhas e uma luzinha se acendeu na minha mente, eu me lembrei do livro e solicitei para resenhar.
É inevitável não fazer comparações livro x série, e nesse caso preciso dizer que: gostei mais da série do que do livro. Não é que o livro seja ruim, muito pelo contrário, mas algumas coisas passaram batidas no livro e foram mais explicadas na série. Os personagens do livro são muito diferentes dos da série também, acho que o único que se manteve foi o Lloyd.

Enfim, o livro conta a história de um grupo de pesquisadores do CERN, que estavam fazendo um experimento para encontrar o bóson de Higgs e no meio do experimento aconteceu um apagão, onde a mente de todo mundo teve um vislumbre do futuro (mais precisamente um futuro que só aconteceria 21 anos depois) durante dois minutos e dezessete segundos. O problema maior foi: o que eles fariam com essa visão?

E isso me leva a questionar: o que nós faríamos se víssemos um pouquinho do nosso futuro? No livro, Lloyd prega que o futuro é imutável, que já foi premeditado. Já eu penso o contrário, para mim o futuro (assim como nossas vidas) é sempre um caminho com bifurcações, uma sucessão de escolhas que irão traçar. Logo, eu acho que não gostaria de saber meu futuro, porque acho que de tanto tentar mudar (se fosse algo que eu não gostasse) eu acabaria mantendo-o da mesma forma. Confuso, né? Mas é justamente essa confusão que torna o livro tão bom.

É o que os personagens tentam a todo custo evitar, que o futuro se concretize, sem saber que mudando a atitude ele talvez continue do mesmo jeito. A história é repleta de ação e, apesar de achar algumas partes corridas, consegue prender a atenção totalmente. Confesso que eu tinha uma visão totalmente diferente do livro por conta da série, mas no geral o livro é muito bom. O autor conseguiu seguir sua premissa e prender a atenção. Minha única ressalva com o livro fica por conta do final, achei confuso e corrido, sem contar que achei que deu abertura para um segundo livro.

Mas Flash Forward é uma história que eu recomendo a todos, o livro possui um termos de física quântica que eu achei muito legais (inclusive recomendei para o meu professor de Física Moderna na faculdade rs). Mesmo com esses termos a história não fica ruim (nem confusa), gostei mesmo do livro.

site: http://www.entrelinhascasuais.com/2014/05/resenha-flash-forward-robert-j-sawyer.html

Lys 12/05/2015

Sensacional!
Flashforward é um livro muito interessante e para aqueles que gostam de uma trama que envolva ficção científica então, ele é altamente recomendável. O autor surge com uma premissa ótima e até faz a pergunta para o leitor, sobre o que este faria se pudesse ter um vislumbre do futuro.
A história começa no ano de 2009, onde um fenômeno muito curioso ocorre. Durante 2 min e 17 s todos os seres humanos do planeta Terra tem uma pequena visão de seu futuro, 21 anos à frente. A partir deste acontecimento a trama se desenrola e mostra o que se passa na cabeça dos personagens chave da história. O ponto forte para mim do livro foi todo o arco que envolveu o personagem Theo Procopides. É interessante analisar seus pensamentos e seu comportamento, a partir do acontecimento. Por outro lado, o ponto mais fraco foi o arco que envolveu Gaston Bérenger e sua família. Senti falta de saber mais sobre coisas que não posso falar aqui senão eu estaria dando um mega spoiler.
Em resumo, recomendo o livro e dou cinco estrelas fácil. Até aqui, foi o melhor livro de ficção científica que já li, apesar de ser suspeita para falar pois não costumo ler muito esse gênero, ainda que eu goste bastante.
Fiquei querendo que a série homônima continuasse a ser exibida. Até hoje não consegui entender o porque de ela ter dado errado.
Em fim, leiam! Até para quem não gosta muito, sugiro que dê uma chance! Pode ser que supreenda! :-)
Bruno 29/05/2015minha estante
Olá. Vi que gostou muito deste livro. Recomendo o Revivente, que tem temática parecida...
Livro: http://www.skoob.com.br/revivente-376077ed424768.html
Vale a pena dar uma conferida!

Blog MDL 23/08/2014

Lloyd e Theo são físicos ambiciosos e que estão em busca da imortalidade através da conquista do prêmio Nobel de Física. Para tanto, eles buscam incansavelmente reproduzir o bóson de Higgs (conhecida como a partícula de Deus) através do Grande Colisor de Hádrons localizado no CERN na cidade de Genebra. Empresários do mundo todo investiram milhões nesse experimento e as expectativas para a sua realização eram as melhores possíveis, no entanto quando o acelerador de partículas foi ativado naquele dia 21 de abril de 2009 às 17:00 horas, algo que ninguém esperava aconteceu: toda a humanidade pôde ter um vislumbre do seu próprio futuro.

Mas não foi só isso, por pouco mais de dois minutos a terra parou e a inteligência humana sofreu uma interrupção que resultou em uma sucessão de desastres sem precedentes e que deixou um rastro de mortes e dúvidas por todo o mundo. Agora, com muitas perguntas sem respostas, e com seus próprios problemas para enfrentar, Lloyd e Theo se tornam protagonistas de uma jornada onde os confrontos internos se tornam tão importantes quanto o caos que domina a população mundial e que ameaça colocar um fim na maneira de viver que todos conheciam até então.

Flash Forward foi uma leitura intensa e nenhum pouco fácil para mim. Escrevendo assim, sei que soa como se eu não tivesse gostado muito da experiência, mas a verdade é que mais do que gostar, eu me apaixonei pela trama de Robert J. Sawyer de mais maneiras do que eu sou capaz de definir em uma simples resenha. O motivo para tanto é que ele conseguiu transformar a minha relação com o seu livro em algo único, já que dando ênfase a ciência e as relações (e contradições) humanas, a sua história compõe o retrato perfeito da sociedade atual e de todas as suas expectativas com relação ao por vir.

O modo que ele trabalha isso é tal, que sua proposta inusitada se torna algo quase palpável se pensarmos nas pesquisas científicas que já podem ser observadas na atualidade e que de alguma forma dão suporte aos argumentos utilizados por ele durante o decorrer da narrativa. Ainda mais quando sabemos que as previsões do autor não podiam estar mais certas, visto que em 2012 o CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear) anunciou a descoberta do bóson de Higgs e em 2013 os teóricos François Englert e Peter Higgs ganharam o Nobel de Física após quase 50 anos de debates sobre a existência da denominada partícula de Deus.

Coincidências (ou não) à parte, Sawyer foi muito feliz nas abordagens que fez durante o livro, pois por mais que a ciência tenha destaque, em nenhum momento ele a coloca em um pedestal, muito menos subjuga os sentimentos humanos. Com relação a esse ponto, ele se prova ainda mais admirável por pontuar todas as nuances da mente humana mostrando que independente daquilo que se acredita, todos estão sujeitos a serem vítimas de fatalidades e receios. Tanto que atitudes que são consideradas simples, acabam se tornando o ponto chave para entendermos o porquê de certas coisas serem como são.

Considerando todo esse panorama, tenho que acrescentar que o livro pode não agradar a um público muito jovem por seu conteúdo mais adulto. No entanto, independente da idade, se o leitor gostar de ciência e um pouco de filosofia, encontrará em Flash Forward uma fonte inesgotável de questionamentos nessas áreas. Principalmente porque os personagens que compõe essa história são levados a situações limites que cobram deles uma atitude mais enérgica se quiserem assegurar o futuro que eles desejam para si, assim como nós fazemos durante todos os dias de nossas vidas mesmo sem termos presenciado um salto do espaço-tempo que nos indicasse qual o melhor caminho a seguir. Em suma, um livro inspirador.

site: http://www.mundodoslivros.com/2014/08/resenha-flash-forward-por-robert-j.html

Tami 19/06/2014

Muita ciência, nem tanta ação
Resenha publicada no blog Gaveta Abandonada.

Imagine poder ver como você estará daqui a 21 anos. Parece bom? E se você descobrir que estará com uma pessoa que não é seu namorado ou marido atual? E se descobrir que você vai estar morto? Como seguir a vida conhecendo um futuro que não sabemos se pode ser modificado?

"Um recorte no espaço-tempo...
O prédio de controle do Grande Colisor de Hádrons (LHC) do CERN era recente: sua construção fora autorizada em 2004 e concluída em 2006. O edifício englobava um pátio central, inevitavelmente denominado de "o núcleo"". (pág. 11, primeiras linhas)

Uma equipe de cientistas do CERN, responsáveis pelo LHC está fazendo o seu primeiro experimento para tentar reproduzir os instantes logo após o Big Bang. Porém, bem no momento em que o colisor é acionado, todas as pessoas do mundo desmaiam por pouco mais de dois minutos e tem um vislumbre do seu futuro daqui 21 anos. Devido a isso milhares de pessoas morrem em acidentes de carro e aviões, devido ao desmaio de seus pilotos. A equipe do CERN fica receosa de que o seu experimento possa realmente ter causado tudo, mas não sabe como. Porém o que mais afeta as pessoas é ter visto seu futuro. Será possível mudá-lo?

O livro é bem mais científico e filosófico do que imaginava. Algumas explicações tive que ler duas, três vezes, para tentar entender um pouco melhor todas aquelas teorias físicas sobre o tempo e sua relatividade. Após o FlashForward (como fica sendo conhecido o fenômeno), as pessoas começam a se questionar se é possível modificar o futuro - agora que sabem como ele será - ou se o futuro é imutável. São discussões bem interessantes e aparentemente bem fundamentadas, mas confesso que algumas fugiram do meu conhecimento básico.

O autor tem um ritmo interessante para o livro pois não temos apenas um personagem principal, então a narrativa vai se revezando entre diferentes histórias. Cada um tenta corrigir o seu futuro, ou começa a repensar sua vida a partir da visão. Se o fato fosse real, acho que seria algo meio enlouquecedor. Contudo achei que o livro teria mais ação do que foi apresentado.

Os personagens não são muito cativantes. Lloyd (um dos cientistas) é extremamente cético e chato em vários momentos. Theo (outro cientista) é um pouco mais simpático e sua busca pelo seu possível assassino do futuro é interessante, porém não tem nada que o destaque como algum personagem inesquecível.

"- Você tomou milhares de decisões ontem, mas elas são imutáveis... não há como mudá-las, não importa o quanto você se arrependa de algumas delas. E você tomará milhares de decisões amanhã. Não há diferença. Você acha que tem livre-arbítrio, mas não tem.
- Então, deixe-me ver se entendi bem, dr. Simcoe. O senhor está afirmando que as visões não são apenas um dentre outros possíveis futuros. Ao contrário, elas são do futuro... do único que existe.
- Absolutamente. Nós vivemos em um universo igual a um espaço de Minkowski, e o conceito de "agora" é na realidade uma ilusão. O futuro, o presente e o passado são todos reais e, da mesma forma, imutáveis." (pág. 160)

O livro deu origem a uma série homônima em 2009, que durou apenas uma temporada. Pelo trailer, parece seguir por caminhos diferentes do livro e trazer mais ação, ainda pretendo conferir. Apesar de não ser bem o que imaginava, gostei da história e das reflexões científicas. Mas sei que para alguns o assunto pode ficar meio monótono em algumas partes. Se você gosta de ficção científica e de ler sobre suas teorias, é um livro muito indicado. Senão, busque um mais leve, com mais ação e menos explicações.

site: http://gavetaabandonada.blogspot.com.br/2014/06/resenha-flash-forward.html

gleicepcouto 11/06/2014

Flash Forward (Galera Record), do canadense Robert J. Sawyer, foi uma surpresa em vários aspectos. Todas positivas.

Primeiro que quando fui pesquisar sobre o autor, fiquei chocada por nunca ter ouvido falar dele. O cara tem dezenas de livros publicados, é conhecido na área de ficção científica e já ganhou prêmios importantes como o Prêmio Hugo, o Prêmio Aurora (dois dos mais prestigiados prêmios de ficção científica) e o Prêmio Nebula (curiosidade: o primeiro Nebula foi para Duna, de Frank Herbet, em 1965 - e uma das minhas próximas leituras), além de finalista de outros. Ah, também nem tinha ideia que Flash Forward tinha virado série pela ABC, com Joseph Fiennes, mas só durou uma temporada.

Segundo que eu esperava algo completamente diferente. Por ser um livro da Galera Record, pensava que estava diante de um livro mais ação, e menos introspecção. Uma história com muitas aventuras e reviravoltas, mas cheia de vigor físico; e não uma reflexão sobre livre-arbítrio, física e destino. A ação existe, mas os debates filosóficos são muito mais expressivos. Mas calma, nada monótono. Realmente as discussões são interessantes e levadas a um nível relevante de exploração sobre a natureza humana.

"- Vi você na CNN quando eu estava em Tóquio. Você realmente acredita que nós não temos livre-arbítrio?
Lloyd ficou surpreso.
- (...) Sim, realmente acho que o futuro é tão fixo quanto o passado. E, com certeza, o Flashforward sustenta isso: se o futuro não fosse fixo, como poderíamos todos ter visões de um futuro coerente? (...) Na verdade, não seria impossível que todos tivessem visões?"

Sawyer conduz bem a sua história. Ele sabe balancear conhecimento e acontecimento. Então, quando o leitor pode estar começando a piscar mais lentamente, ele dá uma pausa na quantidade de informação passada e parte pra ação. Percebemos isso claramente nas suas personagens principais. Theo é a parte "movimento" do livro, enquanto que Lloyd, a "reflexiva". Claro que essas características se alternam ao longo da leitura e não morrem em si mesmas.

As personagens são bem elaboradas e com motivações cruciais. Os dilemas que têm que encarar como consequência do flashforward são os mais variados: culpa, morte, separação e outros. Tudo isso por apenas terem visto 137 segundos de seu futuro.

É interessante perceber como o futuro pode interferir no presente. É como se, sabendo o futuro, não exista mais presente, pois você vive em função daquele. Se viu algo bacana, como garantir que seu futuro continue o mesmo? E se vislumbrou algo ruim, o que fazer para se evitar que se concretize? Somos donos de nosso destino? Aliás, destino existe? E o livre-arbítrio entra aonde? Essas e outras questões são embasadas ao longo de diálogos ágeis, coerentes e bem escritos.

Nem tudo, porém, fica só na conversa. A busca de Theo por respostas para o seu futuro é ativa e, próximo ao final, angustiante. Sawyer colocou as manguinhas de fora e escreveu uma cena de dar taquicardia até em pessoas com boa saúde.

Como dito antes, Flash Forward não é tanto o que espero de livros da Galera (acho que tem mais a ver com a Record), e talvez, por isso, as pessoas não tenham curtido muito, já que Galera e Record são voltados para públicos distintos. Acredito, porém, que livro bom pode ultrapassar a barreira de target, de gênero e de todo o restante. Dessa forma, mesmo que ficção científica ou os tipos de questionamentos encontrados no livro não façam a sua cabeça, vale a pena conferir Flash Forward. Antes de tudo é um livro bem desenvolvido e que tem muito a dizer.

site: http://murmuriospessoais.com/resenha-flash-forward-robert-j-sawyer-galerarecord/

Nathy 05/06/2014

Flash Foward – Robert J. Sawyer – #Resenha | O Blog da Mari
Estava muito ansiosa para iniciar a leitura desse livro depois de toda a divulgação feita pela a editora e também por já ter tido uma série baseada no mesmo, não cheguei a ver a série na época, mas a história do livro tinha me deixado intrigada. Então quando comecei tive uma pequena decepção logo no primeiro capítulo, por ter muitos detalhes bem científicos e que não conseguia compreender a maioria, não era muito boa em física na época do colégio e continuo não sendo, portanto nessas partes me sentia muito perdida e um pouco desconectada do livro, porém para quem gosta desse estilo é um prato cheio. Depois de alguns capítulos o livro ganha uma velocidade muito boa e não queria largar até que chegasse no final do mesmo, com tantos mistérios rodeando as pessoas ficava cada vez mais curiosa para saber a causa e como seria o futuro delas. Algumas partes perto do final foram bem cansativas e talvez desnecessárias, mas no geral é um excelente livro que nos faz refletir muito sobre as questões do passado, presente e futuro.

A história começa a partir do momento que os físicos Llyod e Theo estão prestes a fazer um experimento que pode mudar o rumo de tudo, mas não contavam com um fator que os transportou para daqui vinte anos, todo o planeta parou durante dois minutos e maioria teve esses vislumbres de como seria seu futuro, menos Theo que apagou, porém não conseguia ver nada em futuro o que poderia significar diversas coisas inclusive que poderia já estar morto. Quando eles saem desse transe o caos está instalado no mundo onde ocorreram diversos acidentes, mortes e pessoas que não estavam nenhum um pouco satisfeitas com seu futuro. Com a narrativa em terceira pessoa o foco vai mudando entre os dois personagens e a sua vontade de descobrir como tudo isso foi possível, qual foi à causa, se aquele é mesmo o futuro deles e se tem alguma chance de conseguirem mudar tudo.

E então subitamente, tudo mudou.

O livro leva o leitor a pensar sobre quais seriam as suas decisões se soubesse o que iria acontecer no seu futuro. O personagem de Lloyd afirmava que não importavam quais são as suas decisões o futuro era imutável e único, assim como o seu passado, as coisas que fez ontem não podem mais ser mudadas, assim como tudo o que fizer hoje te levará para aquele que já está escrito como seu futuro. Eu fiquei fascinada e parava para discutir com a Mari sobre as ideias do personagem que na minha mente faziam muito sentido, todos nós tomamos diariamente decisões sabendo das consequências dessas ações então na verdade o livre-arbítrio somente existe para que possa tomar as decisões que te levaram para um futuro, mas não pode fazer nada para mudá-lo. Mesmo que no livro alguns personagens tomaram decisões somente na ânsia de provar que seu futuro estava errado.

site: http://www.oblogdamari.com/2014/05/flash-foward-robert-j-sawyer-resenha.html

Danielle 08/05/2014

Sem dúvida maravilhoso
Resenha – Robert J. Sawyer - Flash Forward

A trama se passa no ano de 2009 quando o CERN está fazendo um grande experimento e de repente todas as pessoas do mundo desmaiam por 2 min. e 17 seg. e durante esse desmaio as pessoas conseguem visualizar o futuro delas daqui a 21 anos.

Durante esses desmaios muitos acidentes acontecem causando muitas mortes e um verdadeiro caos, como ninguém sabe o que pode ter causado tal fato, as pessoas ficam assustadas e com medo de um novo apagão.
Lloyd e Theo são os responsáveis pelo experimento no CERN e resolvem contar a todo o mundo que eles foram os responsáveis pelo apagão e isso causará muita confusão, algumas pessoas irão querer responsabilizar o CERN pelas mortes e destruições por todo o mundo.

"-Você arrancou o sonho de milhões de nós. Algumas pessoas tiveram sorte: estavam dormindo no futuro. Então por estarem dormindo , seus verdadeiros sonhos não foram destruídos."

O mais legal de toda a trama é confusão que a visão do futuro vai causar nas pessoas em uma busca alucinante para mudar o futuro, para isso foi feito um canal onde as pessoas colocam suas visões e algumas conseguem parear a mesma visão e juntas irão se ajudar.

A narrativa é muito boa, a sinopse sem dúvida muito interessante e os personagens muito bem constituídos. Apenas um pequeno detalhe no final da trama que achei desnecessário, mas tirando isso o livro foi sensacional e com certeza já é um dos meus favoritos.

O fato da trama se passar dentro do CERN me fez lembrar muito dos livros do meu autor favorito Dan Brown. Para quem não sabe a trama virou seriado tendo apenas uma temporada e é claro que eu já fui conferir como ficou a adaptação e mudaram muita coisa, mas to achando bem interessante e vou assistir até o final.
Recomendo demais a leitura para todos.

site: www.facebook.com/minhasresenhasdp

Ana Luiza 04/05/2014

Bom ou ruim, o futuro é tentador
Em meados de 2009, um experimento de alta energia no Grande Colisor de Hádrons tem uma consequência inesperada que muda para sempre o rumo da história da humanidade. A experiência, de algum modo, permite que as pessoas visualizem, por quase três minutos, sua vida 21 anos à frente. Enquanto alguns destinos se mostram incríveis, outros são terríveis e ainda há aqueles que não veem nada, o que pode ser um indicador de que, daqui 21 anos, estarão mortos.

Tal acontecimento deixa a todos, obviamente, polvorosos e aterrorizados. O número de mortos e feridos durante o Flash Forward, como episódio é nomeado, chega a casa dos milhares, isso sem falar do prejuízo financeiro que os desastres causaram. Enquanto se reestabelece do caos, o mundo procura explicações. Quem ou o quê teria causado o Flash Forward? Será que o destino visualizado acontecerá mesmo ou futuro pode ser alterado?

No meio de toda a catástrofe está Lloyd Simcoe e Theo Procopides, os cientistas responsáveis pelo experimento que eles acreditam ter causado tudo. Por um lado, eles são culpados por causar uma verdadeira desordem mundial, mas por outro, eles são agraciados por terem dado a humanidade a oportunidade única de ver o futuro. Entretanto, os dois estão mais preocupados é com o próprio destino. Lloyd viu a si mesmo velho e casado com uma mulher que não é sua atual noiva. Já Theo não viu nada, o que indica que, daqui 21 anos, ele estará morto.

Lloyd acredita que o futuro é inalterável e não quer casar com uma mulher sabendo que o relacionamento acabará. Já Theo precisa recolher mais informações sobre a própria morte, a fim de, quem sabe, conseguir evitá-la. Consumidos pela ansiedade pelo próprio futuro, os cientistas podem acabar sacrificando o presente, assim como muitos outros ao redor planeta. A vida de ninguém será a mesma depois do Flash Forward e todos, sem exceção, estão gananciosos por mais um vislumbre do futuro. Mas será que é possível repetir o Flash Forward? E se for, será que vale a pena ou é melhor não saber o que está por vir?

“Flash Forward” é completamente diferente do que eu esperava. O livro que imaginei tratar da reação de pessoas comuns, e não de cientistas de alto nível, a um presságio do futuro acabou se revelando uma ficção científica complexa e simplesmente incrível. Mas mais uma que ficção científica com grandes doses de distopia, “Flash Forward” também é livro bastante filosófico, já que os personagens e também o leitor acabam se deparando com questões fundamentais acerca da vida que há muito tempo intrigam a humanidade e que nem mesmo a ciência consegue responder.

Com uma trama bem amarrada e desenvolvida, Sawyer criou uma obra completa, que além de intrigar o leitor, acaba-o conquistando e fazendo refletir. A narração em terceira pessoa do autor é objetiva, o que garante a obra uma leitura leve e rápida, apesar de seu alto nível de complexidade. Um dos pontos mais fortes do livro são os personagens bastante humanos em meio à trama, na maioria das vezes, bem técnica e científica. Bem desenvolvidos, os personagens também são cativantes, eles conquistam e emocionam o leitor, além de ganhar vida própria ao longo das páginas. Theo foi o meu favorito, talvez por estar na posição mais delicada de todos eles. Imaginem descobrir que morrerá jovem e que, talvez, não poderá fazer nada quanto a isso.

Quanto a edição, não há reclamações. A tradução e diagramação estavam ótimas; o tamanho e tipo da fonte estavam bons e as páginas amareladas ajudaram a deixar a leitura mais rápida e leve. A capa é linda e intrigante, além de que combina perfeitamente com a trama. Gosto mais da nossa versão de capa do que as outras (abaixo), que são bem mais simples e, até mesmo, sem graça. Fiquei feliz que a editora não tenha tentado uma tradução ou uma adaptação do título e que tenha mantido o original.

Um livro emocionante e reflexivo, “Flash Forward” foi uma excelente leitura, que recomendo a todos que gostam de ficção científica e distopia bem feitas e que não são muito surreais. Gostei bastante do livro e fiquei curiosa para conhecer outras obras do autor.

site: http://mademoisellelovebooks.blogspot.com.br/2014/05/resenha-flash-forward-robert-j-sawyer.html

RafaCésar89 22/04/2014

Resenha: Flash Forward - Robert J.Sawyer
ntre muitas sinopses que li Flash Forward de longe foi a que mais me chamou a atenção, pois depois de distopia, ficção científica é o meu gênero favorito, principalmente as que mexem com o tempo. E sua sinopse instigante, foi o que me fez querer muito ler Flash Forward e o melhor de tudo foi que esse livro inspirou a série de mesmo nome, que foi lançada em 2009, mas que infelizmente foi cancelada na primeira temporada tendo apenas vinte e dois episódios, pelo que li da série não é cem por cento baseada no livro, mas ainda assim me chama a atenção e tenho certeza que será uma série que muito em breve assistirei, apesar de ter várias na lista depois de ter lido esse livro e mesmo tendo só uma temporada passarei na frente.

O livro se passa em meados de 2009 e durante uma experiência de alta energia liderada por físicos do CERN provocam um único e surreal fenômeno. No exato momento que começa essa experiência todos apagam. Mas não todos que estavam ali naquele local e sim todos do planeta. Em exatos dois minutos e dezessete segundos todos tem vislumbres de um futuro á vinte e um anos à frente. Quando todos voltam, milhões no planeta morrem, em acidentes de carro, descendo escadas, quedas de aviões e assim vai. Sem ninguém entender o que exatamente aconteceu, todos começam a pensar no que viu e qual impacto isso terá na vida de cada um, esse fenômeno passou a se chamar Flash Forward, fenômeno esse que mudou a vida de todo um planeta para sempre.

Um futuro em que eu não estou com a pessoa que estou atualmente, um futuro no qual meus sonhos não se realizam, ou apenas uma visão de nada, ou seja, estarei morto daqui vinte e um anos. Visões essas que podem mudar totalmente o rumo de uma vida (ou não), sinceramente eu ficaria louco.
O autor sabe brincar com esses pensamentos e nos joga o assunto de livre arbítrio, será que temos ou não? Devemos acreditar em destino? A meu ver temos sim a chance de escolher mesmo com um futuro pré determinado exposto no livro, mas essas são questões que o autor aborda e nos fazem pensar, pois além de uma ficção científica lidamos com pessoas no livro, pessoas essas que tem sentimentos, às vezes jogar apenas um fato do seu futuro pode ser algo que facilmente irá te destruir.

Flash Forward foi um livro que simplesmente devorei cada capítulo, cada página, cada palavra, uma leitura extraordinária que me fez viajar. Sem dúvidas o Flash Forward é uma catástrofe que arrancou milhares de vidas, mas para os que ficaram foi uma dádiva, agora só resta tentar explicar e estudar o que realmente aconteceu. E ainda com muitos e muitos termos técnicos em que o autor arrasta algumas páginas, a leitura não ficou chata, e mesmo algumas vezes eu não entendendo as explicações que os físicos davam nessas partes, eu gostei deixou o livro ainda mais sério e a história ainda mais crível.

Quando eu pensei que o autor ia se perder na história, eis que eu sou felizmente surpreendido, e não deixando nada a desejar o autor em certa parte da história joga certo suspense, ação e adrenalina que me fez realmente ficar sem fôlego nos levando a um final ainda mais surreal do que toda a história em si.

Se você é fã de ficção científica (e mesmo os que não são) eu indico esse incrível livro com uma fantástica história, que levanta temas que as vezes é bom parar e refletir. E com uma escrita totalmente fluída é ainda mais fácil conhecer o mundo de Flash Forward e viajar totalmente em sua história.

site: http://livrospuradiversao.blogspot.com.br/2014/04/resenha-flash-forward-robert-j-sawyer.html

Fernanda 11/04/2014

Resenha: Flash Forward
Resenha: “Flash Forward”, de Robert J. Sawyer, é o livro que inspirou a série homônima estrelada pelo ator Joseph Fiennes. Possui um enredo inovador, com passagens instigantes sobre o ramo da ciência e da ficção, que ao longo da narrativa são explorados com profundidade e alguns embasamentos críticos.

O leitor é apresentado ao CERN, um instituto rigoroso de pesquisas que gira em torno do centro de controle do Grande Colisor de Hádrons (LCH). As descrições sobre o local são claras e objetivas, garantindo visões distintas e ao mesmo tempo sérias e muito perigosas.

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2014/04/resenha-flash-forward-robert-j-sawyer.html